Jump to content
  • 0

Dúvida sobre imposto numa aplicação de tesouro pré fixado

Filipe Tramontins

Pergunta

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
19 minutes ago, Filipe Tramontins disse:

Bom dia, tudo bom com vocês?

Então, fiz uma aplicação de tesouro direto pré fixado num valor que gostei, agora fiquei numa dúvida, o imposto de renda que pagamos é só na hora do vencimento ou todos os anos?

Bom dia, @Filipe Tramontins !

Apenas complementando nosso amigo @Jaimson Bispo.

O imposto retido é no momento do resgate caso seja sacado antecipadamente ou no dia do vencimento onde será creditado na conta da corretora o valor líquido.

As únicas taxas que são cobradas pelo tesouro antes do vencimento são as as taxas de custódia do tesouro cobradas semestralmente ou em outras eventualidade.

Deixo abaixo um artigo da B3 que explica a respeito.

Espero que ajude!

https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/tarifas/tarifas-de-tesouro-direto/

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
23 minutes ago, Filipe Tramontins disse:

Bom dia, tudo bom com vocês?

Então, fiz uma aplicação de tesouro direto pré fixado num valor que gostei, agora fiquei numa dúvida, o imposto de renda que pagamos é só na hora do vencimento ou todos os anos?

Bom dia @Filipe Tramontins. Se for uma LTN (tesouro prefixado) voce somente pagara o IR no resgate ou no vencimento, calculado sobre os juros

Contudo se for uma NTN-F (tesouro prefixado com juros semestrais) a cada cupom recebido incidira IR obedecendo a aliquota regressiva. Devido a isso este tipo de titulo não é indicado no periodo de crescimento do patrimonio, ja que nos primeiros cupons incidira aliquotas maiores de IR

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
14 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Filipe Tramontins. Se for uma LTN (tesouro prefixado) voce somente pagara o IR no resgate ou no vencimento, calculado sobre os juros

Contudo se for uma NTN-F (tesouro prefixado com juros semestrais) a cada cupom recebido incidira IR obedecendo a aliquota regressiva. Devido a isso este tipo de titulo não é indicado no periodo de crescimento do patrimonio, ja que nos primeiros cupons incidira aliquotas maiores de IR

então ao meu ver, por ser uma ntn-f, eu fiz uma aplicação indevida em relação ao meu momento financeiro. A aplicação é cerca de 12k, sacar seria pior que esse cenário de pagar imposto todo semestre?

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
23 minutes ago, Filipe Tramontins disse:

então ao meu ver, por ser uma ntn-f, eu fiz uma aplicação indevida em relação ao meu momento financeiro. A aplicação é cerca de 12k, sacar seria pior que esse cenário de pagar imposto todo semestre?

Olá Filipe,

Se você aplicou em um título do tesouro com juros semestrais, efetivamente ocorrerá o que o amigo Adriano comentou acima.

Respondendo à sua pergunta, você precisa fazer as contas para ver se vale a pena. Primeiro porque pode contar o IOF (se você tiver feito o investimento há menos de 30 dias) e porque a alíquota será de 22,5% de qualquer forma.

Por outro lado, se você mantiver o investimento, você pagará sim 22,5% no recebimento dos primeiros juros, mas depois cairá para 20%, para 17,5% e por fim para 15% (supondo-se que seu investimento tenha mais de 2 anos de prazo).

Acho que só vale a pena se houver algo que te dê um retorno maior do que o retorno que você receberá se mantiver o título "quietinho" no canto dele rsrsrs.

Dúvida: você já terminou o curso?

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
28 minutes ago, Matheus Passos Silva disse:

Olá Filipe,

Se você aplicou em um título do tesouro com juros semestrais, efetivamente ocorrerá o que o amigo Adriano comentou acima.

Respondendo à sua pergunta, você precisa fazer as contas para ver se vale a pena. Primeiro porque pode contar o IOF (se você tiver feito o investimento há menos de 30 dias) e porque a alíquota será de 22,5% de qualquer forma.

Por outro lado, se você mantiver o investimento, você pagará sim 22,5% no recebimento dos primeiros juros, mas depois cairá para 20%, para 17,5% e por fim para 15% (supondo-se que seu investimento tenha mais de 2 anos de prazo).

Acho que só vale a pena se houver algo que te dê um retorno maior do que o retorno que você receberá se mantiver o título "quietinho" no canto dele rsrsrs.

Dúvida: você já terminou o curso?

Espero ter ajudado!

Ainda não, mas decidi perguntar aqui por ter percebido a meio que bobagem, mas tenho dinheiro pra pagar, e vai dar um dinheiro bom, só vai atrasar alguns planos mas besteira.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 03/10/2024 at 09:00, Filipe Tramontins disse:

Para avaliar se vale a pena uma saida antecipada teria que ser observado a marcação a mercado do titulo. Mesmo tendo liquidez diaria, se a taxa oferecida no seu titulo aumentar o valor do seu titulo diminui, podendo ter perda de rentabilidade ou mesmo do capital investido em um resgate antecipado. Sendo assim procure avaliar todas as variaveis para ver se compensa resgatar antes ou manter o titulo. Como diria o Raul, investimento é igual sabonete, quanto mais voce mexe mais ele diminui 😄

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...