Jump to content
  • 0

Market Cap

Jony Fernando

Pergunta

Pessoal, esses dias o Malheiros disse no soco matinal sobre a possibilidade das empresas fazerem a recompra de ações e inflarem seu market cap. Qual a verdadeira vantagem disso para as empresas? Ou seja, depois que a empresa faz seu IPO, de que importa o valor das ações pra ela? O valor baixo das ações é prejudicial para saúde de longo prazo da empresa? Nunca entendi isso, gostaria que pudesse me ajudar.

• Brabo 2
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
17 minutes ago, Jony Fernando disse:

Pessoal, esses dias o Malheiros disse no soco matinal sobre a possibilidade das empresas fazerem a recompra de ações e inflarem seu market cap. Qual a verdadeira vantagem disso para as empresas? Ou seja, depois que a empresa faz seu IPO, de que importa o valor das ações pra ela? O valor baixo das ações é prejudicial para saúde de longo prazo da empresa? Nunca entendi isso, gostaria que pudesse me ajudar.

Boa noite, @Jony Fernando !

Vou replicar aqui um conteúdo sobre recompra de ações que postei há um tempo aqui na comunidade.

Recompra de ações é uma manobra que as empresas fazem comprando suas próprias ações que estão circulando no mercado. Quando isso é feito, a empresa pode optar por mantê-las em tesouraria (como se elas estivessem "guardadas" dentro da empresa) ou cancelar as mesmas.

Quando se fica em tesouraria, essas ações podem eventualmente serem disponibilizadas novamente no mercado através de emissões secundárias.

Quando canceladas, elas simplesmente deixam de existir.

Em ambos os casos o intuito é fazer com que as ações em circulação diminuam e isso tende a gerar alguns benefícios. Um deles e eu diria o principal é gerar mais valor as ações em circulação (se tem menos ações em circulação, o preço pode subir semelhante a lei de oferta e demanda). Em segundo lugar e também com relevância é que quanto menos ações disponíveis no mercado, maior é participação do acionista dentro da empresa. Por exemplo: Imagine que a empresa SARD3 tenha em circulação 10.000 ações e você tenha 1000. Isso significa que você possui 10% de participação na empresa. Imaginando que SARD3 recompre 2000 ações e as cancele fazendo com que sobre 8000 mas você ainda tem 1000. Logo, seu percentual de participação é de 12,5%. Isso pode refletir em maior valorização de mercado bem como um aumento de DY (analisando este indicador de maneira mais isolada).

É comum também ter a visão de que a empresa está com visão de futuro pois ela está acreditando em seu potencial de valorização. 

E por fim, é comum também essa manobra ser feita quando a empresa acha que o mercado não está precificando muito corretamente suas ações. Se ela enxerga que está precificada muito abaixo por exemplo, ela podem fazer a recompra em um preço barato por assim dizer e em dado momento caso ocorra uma valorização (como comentado anteriormente) ela pode reemitir essas ações caso as mesmas tenham sido mantidas em tesouraria e isso gera mais dinheiro no caixa.

Esses são alguns do fatores mais comuns que temos quando falamos do programa de recompra.

Espero que tenha ajudado na dúvida!

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Edson, obrigado pelos esclarecimentos. Mas acho q não consegui ser bem claro na minha dúvida. Eu entendo, sim, os valores que a recompra de ações traz ao acionistas em questão de equity na empresa e de valorização das ações.

Mas, para a empresa em si, o valor que suas ações estão sendo negociadas, pode influenciar na saúde financeira da empresa de alguma maneira? Ou para ela, interesse seria essa recompra apenas pensando num follow-on, (comprar barato e depois emitir mais ações mais caras)?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Jony Fernando disse:

Edson, obrigado pelos esclarecimentos. Mas acho q não consegui ser bem claro na minha dúvida. Eu entendo, sim, os valores que a recompra de ações traz ao acionistas em questão de equity na empresa e de valorização das ações.

Mas, para a empresa em si, o valor que suas ações estão sendo negociadas, pode influenciar na saúde financeira da empresa de alguma maneira? Ou para ela, interesse seria essa recompra apenas pensando num follow-on, (comprar barato e depois emitir mais ações mais caras)?

Bom dia, @Jony Fernando!

Sim, pode se influenciar por ser parte do seu patrimônio líquido que é composto por capital social e reserva de lucros.

Não tem uma regra do que seria melhor para ela em fazer a recompra e o cancelamento ou a recompra e o mantimento em tesouraria para um futuro follow on. Vai depender da estratégia da empresa.

Por mais que a efetivação de um follow on gere dinheiro para a empresa, o cancelamento também pode ser bem visto pois coma redução de ações em circulação em mercado, o lucro por ação aumenta e a tendência é que a procura pelo ativo também aumente.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
11 horas atrás, Jony Fernando disse:

Boa tarde @Jony Fernando. Entregar valor para o seu acionista não necessariamente traz beneficios financeiros para a empresa, mas aumenta o valor para os socios. Lembrando que os controladores da empresa tambem são sócios, ou seja, uma valorização das ações aumenta o patrimonio de todos que a possuem

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...