Jump to content
  • 0

Minha Carteira de ações


Adriano Rodrigues Paio

Pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite sardinhas. Estou com uma dúvida em relação a três empresas (Rani3, Tasa4 e Jall3) que tinha em carteira e atualmente o preço está bem abaixo do meu preço médio, pensei em comprar para "aproveitar" o preço, dai estava buscando informações e tal, mas como o Raul falou pra segurar a mão no começo, estou em off... Qual a opinião de vocês? Seguro a mãozinha ou faço umas comprinhas?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa noite, @Adriano Rodrigues Paio !

A começar que temos muitas correlações em setor financeiro, saneamento e energia. Como sempre digo aqui na comunidade, é necessário entender os ônus e bônus que isso oferece e quanto mais enxuto e descorrelacionado for, tende a ser melhor. Mas não é necessariamente um erro isso. Porém cabe ao investidor ponderar sobre e ver se estará tranquilo com a decisão que tomar.

Gostaria de reforçar também que se você estiver na fase de acúmulo de patrimônio, os dividendos não fazem muita diferença. Na minha opinião, seria mais viável observar o payout e outros indicadores que mostrem mais o quanto a empresa está focada em lucrar e não necessariamente fazer distribuição de lucros que para o caso de quem acumula patrimônio é apenas uma troca de bolso.

 

A título de curiosidade, por qual motivo Weg não passou pelos seus filtros? Esse ponto vai chamar a atenção de mitos sardinhas  😅

 

Espero que ajude a refletir um pouco!

Estou na mesma apreensão pela WEG rsrs

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá @Adriano Rodrigues Paio,

Os amigos acima já indicaram a questão da correlação.

Eu mesmo estou quase finalizando a minha carteira e vou manter dois bancos (ITUB3 e BBDC3), sabendo dos ônus e bônus desta situação. Se você estiver ciente e confortável, tudo bem. Mas na minha visão mais do que duas empresas do mesmo setor é exagero hehehe.

Um último comentário que faço aqui para sua reflexão é a seguinte: pelos seus critérios, entendi que VIVT3 não passaria mas "como é a melhor do setor", então passou. Cuidado para não cair no erro de querer dominar o Diagrama, tem de ser o inverso rsrsrs.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Edvania Maria Alencar,

Se você ainda não terminou o curso, não deveria nem estar pensando em comprar nada...

Segundo, uma olhada rápida na Analítica mostra que Jall3 é bomba e as outras duas requerem atenção.

Então o preço pode até estar barato, mas qual valor elas entregam?

Ah, e não sei se disse antes, mas se você ainda não terminou o curso, não deveria nem estar pensando em comprar nada! 

Espero ter ajudado!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa noite, @Adriano Rodrigues Paio !

A começar que temos muitas correlações em setor financeiro, saneamento e energia. Como sempre digo aqui na comunidade, é necessário entender os ônus e bônus que isso oferece e quanto mais enxuto e descorrelacionado for, tende a ser melhor. Mas não é necessariamente um erro isso. Porém cabe ao investidor ponderar sobre e ver se estará tranquilo com a decisão que tomar.

Gostaria de reforçar também que se você estiver na fase de acúmulo de patrimônio, os dividendos não fazem muita diferença. Na minha opinião, seria mais viável observar o payout e outros indicadores que mostrem mais o quanto a empresa está focada em lucrar e não necessariamente fazer distribuição de lucros que para o caso de quem acumula patrimônio é apenas uma troca de bolso.

 

A título de curiosidade, por qual motivo Weg não passou pelos seus filtros? Esse ponto vai chamar a atenção de mitos sardinhas  😅

 

Espero que ajude a refletir um pouco!

Bom dia @Matheus Passos Silva,

Obrigado pelo comentário, realmente eu não me atentei no payout, vou refazer a análise com este indicador tambem. Sobre a correlação, tentei deixar ao menos 2 empresa do setor pra ter um pouco mais de segurança, dividindo em 2 empresas se der problema em uma empresa não vou estar alocado 100% em uma empresa só do setor (mas sei que se der problema no setor as 2 irão sofrer) é mais por segurança mesmo.

Sobre os dividendos, eu gosto de ver uma parte dos lucros da empresa sendo distribuídos ao acionista, e os dividendos são uma forma de "materializar" esse lucro, tornar mais visível.. tenho uma planilha que controlo os dividendos mês a mês, e consigo calcular o quanto a carteira está rendendo em %. Assim faço com Fiis há alguns anos, e tem dado super certo.

Sobre a WEG, os indicadores dela estão muito esticados, ela parece ser uma empresa de tecnologia misturada com indústria, por isso não passou nos meus filtros de P/L, D.Y, EV/EBIT, P/VP. Mas quero por ela na carteira da mesma forma por conta dos lucros e receitas crescentes.

Sobre fase de acumulo de patrimônio, já estou com planejamento de menos de 5 anos começar usufruir mais do acumulado, já quero ter noção do quanto rende mensalmente meu patrimonio atual vindo de rendimentos de empresas que distribuem dividendos, jcp, rendimentos de fiis e ir ajustando a partir de agora até chegar no objetivo que é a liberdade.

Estou aberto a novas opiniões e sugestões, agradeço demais seu comentário!!!! Obrigado mesmo

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Hugo Barone disse:

Estou na mesma apreensão pela WEG rsrs

Opa @Hugo Barone, pois éh.. a Weg está muito esticada, dá até medo rsrs.. mas ela estava esticada há 5 anos atrás botando medo em geral e de lá pra cá cresceu 357%.. Por esse motivo pretendo ter exposição nela.. abraço

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
52 minutes ago, Matheus Passos Silva disse:

Olá @Adriano Rodrigues Paio,

Os amigos acima já indicaram a questão da correlação.

Eu mesmo estou quase finalizando a minha carteira e vou manter dois bancos (ITUB3 e BBDC3), sabendo dos ônus e bônus desta situação. Se você estiver ciente e confortável, tudo bem. Mas na minha visão mais do que duas empresas do mesmo setor é exagero hehehe.

Um último comentário que faço aqui para sua reflexão é a seguinte: pelos seus critérios, entendi que VIVT3 não passaria mas "como é a melhor do setor", então passou. Cuidado para não cair no erro de querer dominar o Diagrama, tem de ser o inverso rsrsrs.

Espero ter ajudado!

@Matheus Passos Silva ITUB3 não passou nos meus filtros na questão de EV/EBIT, Crescimento na cotação de 3% nos últimos 5 anos, não ter distribuído ao menos 7% ao ano nos últimos 5 anos, Tag Along de 80% e Nível 1 de governança. Penso eu que se a empresa não for distribuir dividendos, então ela tem que crescer, exemplo da weg, que não distribui mas cresceu 350% nos últimos 5 anos.. não estou comparando pois não são do mesmo setor.

Já BBDC3, ROE baixo menor que 10, P/L alto acima de 10, D.Y últimos 5 anos abaixo de 6%, EV/EBIT acima de 16, ROIC abaixo de 3, Nível 1.. 

BBAS3 na minha análise é a melhor do setor disparado, melhores indicadores e ainda está super barato

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Just now, Edvania Maria Alencar disse:

Boa noite sardinhas. Estou com uma dúvida em relação a três empresas (Rani3, Tasa4 e Jall3) que tinha em carteira e atualmente o preço está bem abaixo do meu preço médio, pensei em comprar para "aproveitar" o preço, dai estava buscando informações e tal, mas como o Raul falou pra segurar a mão no começo, estou em off... Qual a opinião de vocês? Seguro a mãozinha ou faço umas comprinhas?

Bom dia, @Edvania Maria Alencar !

Se ainda está estudando, realmente o melhor a fazer é nada. No máximo aportar no tesouro Selic.

Sem estudar os ativos e saber se eles condizem com sua estratégia, investir em uma empresa apenas olhando para o preço neste momento pode ser um tiro no pé.

O melhor mesmo é segurar a mão para não fazer alguma movimentação sem um fundamento e estudo sólido antes.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
29 minutes ago, Adriano Rodrigues Paio disse:

Sobre a WEG, os indicadores dela estão muito esticados, ela parece ser uma empresa de tecnologia misturada com indústria, por isso não passou nos meus filtros de P/L, D.Y, EV/EBIT, P/VP. Mas quero por ela na carteira da mesma forma por conta dos lucros e receitas crescentes.

Aqui tem um ponto interessante na análise. Se formos buscar no histórico da Weg um momento mais "oportuno" para ter comprado ela, nunca iremos achar. Ela sempre foi uma empresa com indicadores de preços e valuation muito esticados.

Vamos nos lembrar que no longo prazo a tendência é que as cotações acompanhem os lucros. A visão que o mercado tem sobre a Weg para ainda ter indicadores de preços esticados é porque eles ainda enxergam muito futuro, inovação e markeshare competente para o longo o prazo. Isso somado ao que sabemos que a tendência do longo prazo é a cotação seguir subindo, pode ser que hoje ela esteja barata com relação ao que ela ficará daqui 5 anos.

Leve em consideração estes aspectos para se observar e estudar a empresa no que tange seu desempenho e lucros e não necessariamente seu preços.

 

Inclusive aqui podemos fazer um gancho com relação a um estudo de DY. Este indicador nada mais é do que uma divisão entre os valores pagos nos últimos 12 meses e o preço atual da cota do ativo. Isso gera uma visão turva pois em algum caso onde a cotação da empresa cai por algum motivo, o DY vai subir loucamente. Novamente é um ponto que sempre dizemos que não deve ser estudado de maneira isolada. Os lucros que a empresa gera em seus exercícios com boas margens de eficiência são números palpáveis pois teremos uma visão mais clara do que ela pode reinvestir em si e continuar crescendo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Edison Paulini disse:

Bom dia, @Edvania Maria Alencar !

Se ainda está estudando, realmente o melhor a fazer é nada. No máximo aportar no tesouro Selic.

Sem estudar os ativos e saber se eles condizem com sua estratégia, investir em uma empresa apenas olhando para o preço neste momento pode ser um tiro no pé.

O melhor mesmo é segurar a mão para não fazer alguma movimentação sem um fundamento e estudo sólido antes.

Bom dia @Edison Paulini, blz, obrigado.. vou manter o foco nos estudos

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Oi @Edvania Maria Alencar,

Se você ainda não terminou o curso, não deveria nem estar pensando em comprar nada...

Segundo, uma olhada rápida na Analítica mostra que Jall3 é bomba e as outras duas requerem atenção.

Então o preço pode até estar barato, mas qual valor elas entregam?

Ah, e não sei se disse antes, mas se você ainda não terminou o curso, não deveria nem estar pensando em comprar nada! 

Espero ter ajudado!

Blz @Matheus Passos Silva, sem compras! rs.. obrigado

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/10/2024 at 19:24, Adriano Rodrigues Paio disse:

Fala pessoal tudo bem com vc's? Espero que sim! Este é meu primeiro tópico e gostaria de uma opinião FRANCA e vc's rsrs...

Assisti todas as aulas, ok. Coloquei em prática as análises de ações com alguns critérios aprendidos nas aulas do curso, por enquanto estudei as ações de Bancos, Elétricas, Saneamento, Seguradoras e Telecomunicações. Montei uma carteira com 13 ativos (não sou petista, foi coincidência juro rs) Gostaria da opinião sincera de vc's. 

Carteira ficou assim:

BMGB4, BBAS3, ABCB4, CPFE3, TAEE11, CSMG3, SAPR11, BBSE3, BRAP4, WIZC3, VIVT3, WEGE3, PETR3

Observações: A PETR3 e WEGE3 não passou pelos meus filtros, porém mantive na minha carteira uma por ter bom histórico de dividendos e a outra por ter um bom histórico de crescimento. E a VIVT3 está aí só por ser a melhor do setor, mas nos meus filtros ficou meio sem sal.. mas resolvi manter.

 

Vlw galera, agradeço quem puder dar a opinião!!! Obrigado.

Gostei de suas ações.
Só que eu adotei uma estratégia diferente. Menos ações mais exposições nelas para receber mais dividendos em setores distintos.
Só que eu cometi um erro que você não cometeu. Eu já tinha algumas ações antes do curso então eu tive que verificar se valeria mantê-las. 
Eu fiquei com 5 das suas ações.

BBAS3 TAEE11 CSMG3 BBSE3 VIVT3

A minha ideia é ter um valor máximo em casa empresa. Quando tiver chegando perto, vou avaliando outras empresas para investir.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 12/10/2024 at 18:47, Israel Costa disse:

Gostei de suas ações.
Só que eu adotei uma estratégia diferente. Menos ações mais exposições nelas para receber mais dividendos em setores distintos.
Só que eu cometi um erro que você não cometeu. Eu já tinha algumas ações antes do curso então eu tive que verificar se valeria mantê-las. 
Eu fiquei com 5 das suas ações.

BBAS3 TAEE11 CSMG3 BBSE3 VIVT3

A minha ideia é ter um valor máximo em casa empresa. Quando tiver chegando perto, vou avaliando outras empresas para investir.

 

Oi @Israel Costa, depois que fiz esse post reavaliei as ações escolhidas incluindo novos filtros, então retirei algumas e cheguei a outra carteira, ficou assim por enquanto:

BBAS3 BBSE3 BRAP4 CPFE3 PRIO3 SAPR3 VALE3 WEGE3

Retirei BMGB4,

Retirei ABCB4,

Retirei TAEE11,

Retirei CSMG3,

Troquei SAPR11 pela SAPR3,

Retirei WIZC3,

Retirei VIVT3,

Troquei PETR3 pela PRIO3

Fiquei com 8 ações por enquanto, retirei algumas que estavam correlacionadas em alguns setores, deixei as mais bem avaliadas de acordo com meus filtros e critérios, resolvi manter a SAPR3 por estar subvalorizada e o PAYOUT melhor que a CSMG3, retirei VIVT3 por realmente não ter passado nos meus filtros.

A sua carteira está bem bacana também, não sei quais filtros vc usou, mas vale a pena se aprofundar um pouco mais, eu vou assistir pela 3º vez o módulo 3 e fazendo anotações pra finalizar a carteira nesse inicio. Gostei da sua estratégia e inclusive faço da mesma forma, quando chegar em um limite pré estipulado, vou colocando novas empresas SE encontrar.. Enquanto sigo com essa carteira inicial vou estudando as outras empresas com calma procurando boas empresas a bons preços e com potencial de crescimento nos lucros.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Rodrigues Paio disse:

Oi @Israel Costa, depois que fiz esse post reavaliei as ações escolhidas incluindo novos filtros, então retirei algumas e cheguei a outra carteira, ficou assim por enquanto:

BBAS3 BBSE3 BRAP4 CPFE3 PRIO3 SAPR3 VALE3 WEGE3

Retirei BMGB4,

Retirei ABCB4,

Retirei TAEE11,

Retirei CSMG3,

Troquei SAPR11 pela SAPR3,

Retirei WIZC3,

Retirei VIVT3,

Troquei PETR3 pela PRIO3

Fiquei com 8 ações por enquanto, retirei algumas que estavam correlacionadas em alguns setores, deixei as mais bem avaliadas de acordo com meus filtros e critérios, resolvi manter a SAPR3 por estar subvalorizada e o PAYOUT melhor que a CSMG3, retirei VIVT3 por realmente não ter passado nos meus filtros.

A sua carteira está bem bacana também, não sei quais filtros vc usou, mas vale a pena se aprofundar um pouco mais, eu vou assistir pela 3º vez o módulo 3 e fazendo anotações pra finalizar a carteira nesse inicio. Gostei da sua estratégia e inclusive faço da mesma forma, quando chegar em um limite pré estipulado, vou colocando novas empresas SE encontrar.. Enquanto sigo com essa carteira inicial vou estudando as outras empresas com calma procurando boas empresas a bons preços e com potencial de crescimento nos lucros.

Boa tarde!

Levando em consideração que já tem BBAS3, será que vale a pena ter tbm BBSE ou seria melhor CXSE? 

É uma dúvida mesmo, pq em breve vou montar uma carteira tbm, aí já aproveito os tópicos alheios para ir tirando minhas dúvidas... hehhehe

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 minutes ago, Jaimson Bispo disse:

Boa tarde!

Levando em consideração que já tem BBAS3, será que vale a pena ter tbm BBSE ou seria melhor CXSE? 

É uma dúvida mesmo, pq em breve vou montar uma carteira tbm, aí já aproveito os tópicos alheios para ir tirando minhas dúvidas... hehhehe

Boa tarde @Jaimson Bispo. Apesar de serem em 2 setores diferentes, BBSE3 se utiliza da estrutura bancaria de BBAS3 para distribuir os seus produtos, ou seja, possuem uma correlação operacional. Se algo acontecer coma operação de BB provavelmente afetara os resultados de BB seguridade.

Desta forma eu preferiria escolher uma empresa que não tivesse esta correlação.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Jaimson Bispo. Apesar de serem em 2 setores diferentes, BBSE3 se utiliza da estrutura bancaria de BBAS3 para distribuir os seus produtos, ou seja, possuem uma correlação operacional. Se algo acontecer coma operação de BB provavelmente afetara os resultados de BB seguridade.

Desta forma eu preferiria escolher uma empresa que não tivesse esta correlação.

@Adriano Umemura @Jaimson Bispo O problema da CXSE3 ao meu ver é que o ROE está em 1/3 da BBSE3, PL está acima de 10, EV/EBIT está acima de 10, único indicador que ganha do BBSE3 é o P/VP. Sem falar do PAYOUT da CXSE3 que está em 117,80% enquanto a BBSE3 está em 63,23%.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
52 minutes ago, Adriano Rodrigues Paio disse:

@Adriano Umemura @Jaimson Bispo O problema da CXSE3 ao meu ver é que o ROE está em 1/3 da BBSE3, PL está acima de 10, EV/EBIT está acima de 10, único indicador que ganha do BBSE3 é o P/VP. Sem falar do PAYOUT da CXSE3 que está em 117,80% enquanto a BBSE3 está em 63,23%.

Entendi, eu realmente não  tinha analisado nenhum dado, só pensei na questão da correlação.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...