Jump to content
  • 0

Aportes

Pergunta

Boa noite pessoal! Estou com uma dúvida: Dentro do rebalanceamento de aportes, e da porcentagem ideal da carteira, eu atingi minha porcentagem em FIIs, e dentro da minha estratégia eu deveria aportar mais em ações, porém, o mercado de ações, os preços estão relativamente altos, seja pelo meu PM ou pelo "preço teto", já os FIIs estão com uma ótima oportunidade (KNRI11 por exemplo). Estou na dúvida se sigo a risca a estratégia, ou se seria mais prudente aproveitar a oportunidade dos FIIs em baixa no momento e direcionar os aportes das ações para os FIIs para abaixar o PM?

Editado por Diego Florentino Pinheiro Da Silva
  • Brabo 3
Link para compartilhar

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Diego Florentino Pinheiro Da Silva disse:

Boa noite pessoal! Estou com uma dúvida: Dentro do rebalanceamento de aportes, e da porcentagem ideal da carteira, eu atingi minha porcentagem em FIIs, e dentro da minha estratégia eu deveria aportar mais em ações, porém, o mercado de ações, os preços estão relativamente altos, seja pelo meu PM ou pelo "preço teto", já os FIIs estão com uma ótima oportunidade (KNRI11 por exemplo). Estou na dúvida se sigo a risca a estratégia, ou se seria mais prudente aproveitar a oportunidade dos FIIs em baixa no momento e direcionar os aportes das ações para os FIIs para abaixar o PM?

Boa noite, @Diego Florentino Pinheiro Da Silva !

A melhor coisa a fazer como dito pelos amigos é seguir o diagrama. Ele serve justamente para nos livrar de tomadas de decisões que envolvem o emocional como justamente os preços.

O racional do diagrama é fundamental nestes momentos.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
On 11/10/2024 at 20:13, Jaimson Bispo disse:

A galera daqui não é de tá olhando muito preço não, acredito que a recomendação da galera vai ser de seguir o diagrama.

"Olhar apenas o preço é errado, mas não olhar o preço é uma burrice completa." Não sei se foi exatamente com essas palavras o que foi dito nas aulas, mas a ideia era essa.

Eu concordo com essa frase, é importante escolher bons ativos, mas perder a oportunidade de fazer aportes em bons ativos que estão em baixa não me parece muito inteligente. 

Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Guilherme Drögemöller disse:

"Olhar apenas o preço é errado, mas não olhar o preço é uma burrice completa." Não sei se foi exatamente com essas palavras o que foi dito nas aulas, mas a ideia era essa.

Eu concordo com essa frase, é importante escolher bons ativos, mas perder a oportunidade de fazer aportes em bons ativos que estão em baixa não me parece muito inteligente. 

Vou dar um exemplo, bem no início do ano aloquei um pouco mais em BTC do que seria o % preestabelecido. Tive um ganho de quase 100% até agora neste valor, minha posição em BTC ficou alta e não fiz mais aportes desde então. A carteira foi rebalanceada em relação ao BTC naturalmente pois não comprei mais BTC e foi feito com um aporte inicial menor do que se fosse feito aos poucos, mês a mês.

Olhar o contexto pode não ser a essência, mas é importante sim. Neste exemplo, eu imaginava que o BTC teria esta alta em função do halving que se aproximava. 

Vou dar outro exemplo, mais extremo, mas bom para ilustrar como o contexto é importante: imagine o Brasil com índices de inflação como a Argentina há dois anos, você seguiria seu diagrama que manda você não aportar em investimentos nos EUA? 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
7 minutes ago, Guilherme Drögemöller disse:

Vou dar um exemplo, bem no início do ano aloquei um pouco mais em BTC do que seria o % preestabelecido. Tive um ganho de quase 100% até agora neste valor, minha posição em BTC ficou alta e não fiz mais aportes desde então. A carteira foi rebalanceada em relação ao BTC naturalmente pois não comprei mais BTC e foi feito com um aporte inicial menor do que se fosse feito aos poucos, mês a mês.

Olhar o contexto pode não ser a essência, mas é importante sim. Neste exemplo, eu imaginava que o BTC teria esta alta em função do halving que se aproximava. 

Vou dar outro exemplo, mais extremo, mas bom para ilustrar como o contexto é importante: imagine o Brasil com índices de inflação como a Argentina há dois anos, você seguiria seu diagrama que manda você não aportar em investimentos nos EUA? 

Bom dia!

Na realidade, eu até concordo que é necessário olhar o preço, mas, falei que a opinião da "galera" deveria ser de seguir o diagrama, pelo que já vi aqui na comunidade.

Com relação ao seu exemplo, ainda bem que correu tudo como você esperava e você lucrou 100%, mas, o inverso tbm poderia ter acontecido.

Posso citar um exemplo contrário, a taxa Selic pode tá em 13% e aí a pessoa começar a aplicar todo seu dinheiro em renda fixa atrelada ao CDI por períodos mais longo, daí pode aparecer uma pandemia e do nada a Selic cair para 2%, olha o prejuízo que essa pessoa tomou.

Ah! Só uma observação, o diagrama né meu não, por sinal, ainda estou no módulo 4 e nem comecei a usá-lo.

Mas, entendi o que você quis dizer, só que baseado no que já aprendi aqui na comunidade e nas aulas, seguir o nosso instinto talvez traga maiores riscos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...