Jump to content
  • 0

imposto de renda


Leila Regina Cartoce Guimarães

Pergunta

18 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Então - se vc tem 100 reais - sem grandes problemas, se vc já tem uns 10 mil ou mais - ohhh ai sim, vc pode ter um probleminha até mesmo na hora de vender e aferir o seu lucro - a idéia é ficar por muito tempo, mas.... as vezes temos que vender para quitar alguma obrigação, e nesse ponto pode dar ruim

hoje o valor é X, em 5 anos esses 10 mil do ex pode se tornar 30, 40 (quem sabe né) e ai vc vai ter que dizer que comprou por  tanto e vendeu por tantas vezes esse tanto

ai a receita vai e diz, e cade o meu tanto kkkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
41 minutes ago, Leila Regina Cartoce Guimarães disse:

Mas eu tenho muitos. Sempre fazia um resumão. Meu Deus, sempre fiz minha declaração errada 😭

Se sua declaração passou e não deu problema , segue o jogo é nas próximas lance de forma mais detalhada e mais clara , é até um aprendizado e uma forma de você fazer uma conferência geral ! Como é possível copiar dados da declaração anterior e agora temos a pré preenchida , cada vez mais teremos menos trabalho de digitação e mais de conferência !

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 minutes ago, Carlos Matos disse:

a idéia é ficar por muito tempo, mas.... as vezes temos que vender para quitar alguma obrigação, e nesse ponto pode dar ruim

Epaaa não existe isso de quitar pra vender aqui não hehehe

para isso que se monta uma reserva de emergência , que temos metas no orçamentos domésticos etc

o dinheiro que vai para carteira investimentos não poderia e nem deveria sair de lá antes da faze de viver de renda !

educação financeira vem antes , carteira de investimentos na sequência ! 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

O importante é não vender os ativos em momentos de crise como o @Henrique Magalhãescitou, se tem mais imprevistos do que o comum, seria ideal você aumentar valores em um investimento com liquidez diaria, como uma especie de reserva de oportunidade ou até mesmo aumentar sua reserva de emergencia, sempre terão imprevistos, referente ao modulo 7 ou 8 se nao estou enganado, la o raul vai explicar detalhe a detalhe de como cada ativo deve ser cadastrado no seu IR, tem um modulo todo só ensinando isso. Abraço

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Henrique Magalhães disse:

Epaaa não existe isso de quitar pra vender aqui não hehehe

para isso que se monta uma reserva de emergência , que temos metas no orçamentos domésticos etc

o dinheiro que vai para carteira investimentos não poderia e nem deveria sair de lá antes da faze de viver de renda !

educação financeira vem antes , carteira de investimentos na sequência ! 

Eita eita eita ! kkk se até o Raul já teve que vender (ele disse em uma das aulas antigas), quem sou eu para dizer que dessa agua nunca beberei kkkkk

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Leila Regina Cartoce Guimarães disse:

Mas eu tenho muitos. Sempre fazia um resumão. Meu Deus, sempre fiz minha declaração errada 😭

Boa noite, @Leila Regina Cartoce Guimarães !

Apenas complementando nossos amigos.

Se você por algum motivo se sentir muito insegura com relação as declarações anteriores, o melhor caminho seria procurar um bom contador para que ele te auxilie no caso. Provavelmente seria feito uma retificação e talvez tenha algum valor a ser pago. Só é trabalhoso mas é uma maneira de assegurar que tudo esteja ok. Ou apenas conversar com ele e te deixar a par da situação.

Não tem problema algum retificar.

 

No módulo 7 do curso você aprenderá a fazer a declaração de todos os tipos de ativos que se pode investir. Nas aulas não é ensinado como preencher bens como carro, imóvel, etc. É voltado mesmo para a parte de bolsa de valores, renda fixa, ações nacionais e internacionais e afins.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Leila Regina Cartoce Guimarães disse:

Na declaração de IR eu preciso declarar ativo por ativo?

@Leila Regina Cartoce Guimarães,

Como nossos amigos @Edison Paulini, @Henrique Magalhães e @Carlos Matos já lhe informaram, sim.. devemos fazer item por item, linha por linha...

Basicamente vc precisa detalhar cada um dos ativos na ficha "bens e direitos", como você faz com um carro, uma casa etc. Ou vc põe 2, 3, 4 casas ou carros de uma vez só tb? Rssss.

Já deu pra entender com essa brincadeira né... Se eu tenho Petrobrás, uma linha só pra ela.. Se tem Banco do Brasil, outra pra ele e assim vai... São coisas distintas!

A outra parte é na aba de rendimentos isentos, que você irá lançar também linha por linha (separando pelos ativos), cada um dos recebimentos que teve. Então, se a Petro me rendeu NO ANO R$ 1.000,00, lanço lá o rendimento isento a título de "dividendos". 

Se for JCP, aí já vai entrar na ficha dos rendimentos sujeitos à tributação exclusiva, mesma coisa, linha por linha....

É trabalhoso sim, mas é uma vez só no ano! E depois que fez uma vez, reuniu a documentação vai que vai...

Existem programas que já fazem isso por nós. Como você diz que tem muita coisa, talvez valha a pena no seu caso.. Eu utilizo o "myprofit", sai tudo redondinho, belezinha.. sempre dou aquela conferida antes, claro, mas bem tranquilo!

Espero que tenha ajudado em algo, apesar de dizer que você terá trabalho para resolver isso aí. Além do que provavelmente precisará retificar as declarações passadas também... 😣

 

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

@Leila Regina Cartoce Guimarães,

Como nossos amigos @Edison Paulini, @Henrique Magalhães e @Carlos Matos já lhe informaram, sim.. devemos fazer item por item, linha por linha...

Basicamente vc precisa detalhar cada um dos ativos na ficha "bens e direitos", como você faz com um carro, uma casa etc. Ou vc põe 2, 3, 4 casas ou carros de uma vez só tb? Rssss.

Já deu pra entender com essa brincadeira né... Se eu tenho Petrobrás, uma linha só pra ela.. Se tem Banco do Brasil, outra pra ele e assim vai... São coisas distintas!

A outra parte é na aba de rendimentos isentos, que você irá lançar também linha por linha (separando pelos ativos), cada um dos recebimentos que teve. Então, se a Petro me rendeu NO ANO R$ 1.000,00, lanço lá o rendimento isento a título de "dividendos". 

Se for JCP, aí já vai entrar na ficha dos rendimentos sujeitos à tributação exclusiva, mesma coisa, linha por linha....

É trabalhoso sim, mas é uma vez só no ano! E depois que fez uma vez, reuniu a documentação vai que vai...

Existem programas que já fazem isso por nós. Como você diz que tem muita coisa, talvez valha a pena no seu caso.. Eu utilizo o "myprofit", sai tudo redondinho, belezinha.. sempre dou aquela conferida antes, claro, mas bem tranquilo!

Espero que tenha ajudado em algo, apesar de dizer que você terá trabalho para resolver isso aí. Além do que provavelmente precisará retificar as declarações passadas também... 😣

 

 

Se não estou engando --- Qdo faz o modelo online ele já traz algumas coisas preenchidas, não é ?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
36 minutes ago, Carlos Matos disse:

Se não estou engando --- Qdo faz o modelo online ele já traz algumas coisas preenchidas, não é ?

@Carlos Matos,

Quando vc opta pela declaração pré-preenchida sim, já vem algumas coisas alocadas nos seus devidos lugares. Mas isso aparece só com base no que as instituições informaram previamente para a receita federal sobre vc.

Por ex., em fevereiro as empresas são obrigadas a informar todos os pagamentos q efetuaram para quem. Aí vc q eh empregado dessa empresa, vai receber seu informe (as vezes não), e vai fazer sua debitaria de ajuste anual em maio.

A receita já sabe o q vc ganhou... 😉 

Esquece de declarar (pq as vezes não recebeu seu informe) e já era! Eh malha fiscal na lata!

Então essa declaração pré-preenchida vai puxar exatamente essas informações q já constam sobre vc lá na receita.

Mas vc tem q conferir sempre, pq já vi monte de empresa lançando coisa errada e gerar a retenção em malha, e o pior é que algumas delas não retificam as informações fiscais depois de fazer.. 😳

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Carlos Matos disse:

Eita eita eita ! kkk se até o Raul já teve que vender (ele disse em uma das aulas antigas), quem sou eu para dizer que dessa agua nunca beberei kkkkk

Precisa rever a aula , ele vendeu sim , mas ele explica que ele aportava quase tudo que tinha e usou do dinheiro para casamento , (o pai na noiva queria ajudar mas ele não aceitou - precisa entender o contexto todo)

se por exemplo você tiver a oportunidade de ter uma casa própria e isso o levar a retirar parte de seus investimentos , seria uma decisão pessoal , ok? E válida !

agora emergências , quitar dívidas , etc como você mencionou , é apenas falta de organização mesmo, nada mais ! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Leila Regina Cartoce Guimarães disse:

Mas eu tenho muitos. Sempre fazia um resumão. Meu Deus, sempre fiz minha declaração errada 😭

@Leila Regina Cartoce Guimarães como disseram os colegas, a declaração dos nossos investimentos são feitos por lançamentos individuais por TICKER e CORRETORA. Por exemplo, se você tem SARD3 e SARD4 custodiados na AUVP CAPITAL você fará dois lançamentos na declaração, um para a SARD3 e outro para SARD4, pois elas terão quantidades individuais e preços médios individuais. E se por acaso você tiver as ações em duas Corretoras, então você vai lançar separadamente, ou seja, um lançamento de SARD3 na AUVP CAPITAL e um lançamento de SARD3 na Corretora "B". 

O motivo de se fazer em lançamentos individuais por TICKER e por Corretora é que cada Corretora vai informar para a Receita Federal qual a quantidade de cada TICKER temos em carteira e assim a Receita consegue cruzar as informações com a sua declaração.

Parece trabalhoso, mas isto é somente na primeira vez que fazemos os lançamentos, pois nos anos seguintes iremos apenas atualizar as informações já lançadas.

Agora algo que de deixou intrigado. Você fala que faz um resumão, então entendo que você faz um lançamento só informando o total investido em Ações. Então como é que você informa o TICKER no lançamento? Pergunto porque no lançamento de Ações na declaração tem um campo onde devemos informar o TICKER daquele lançamento. Como você faz isto?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa tarde!

Vendo esse tópico aqui, lembrei que em março do ano passado comprei um carro e fui conferir se havia colocado na declaração do IR, ao olhar, percebi que acabei me passando, eu mesmo costumo fazer e vacilei.

Agora só preciso enviar uma declaração retificadora incluindo o veículo na aba Bens e Direitos" ou tem mais alguma coisa?

O veículo foi pago à vista.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Jaimson Bispo disse:

Boa tarde!

Vendo esse tópico aqui, lembrei que em março do ano passado comprei um carro e fui conferir se havia colocado na declaração do IR, ao olhar, percebi que acabei me passando, eu mesmo costumo fazer e vacilei.

Agora só preciso enviar uma declaração retificadora incluindo o veículo na aba Bens e Direitos" ou tem mais alguma coisa?

O veículo foi pago à vista.

Olá @Jaimson Bispo,

O ideal seria só fazer a declaração retificadora pra fazer constar o veículo lá na aba de bens e direitos.

Porém, como vc não incluiu na declaração do ano passado, se o fizer neste ano, não vejo tanto prejuízo assim. Salvo se neste ano vc não tiver caixa suficiente para a compra (evolução patrimonial). Da uma olhada antes... 😉

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Olá @Jaimson Bispo,

O ideal seria só fazer a declaração retificadora pra fazer constar o veículo lá na aba de bens e direitos.

Porém, como vc não incluiu na declaração do ano passado, se o fizer neste ano, não vejo tanto prejuízo assim. Salvo se neste ano vc não tiver caixa suficiente para a compra (evolução patrimonial). Da uma olhada antes... 😉

@Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, muito obrigado! Vou fazer a retificadora e incluir nos bens e direitos, será mais fácil, pq ainda tenho o programa no Pc, vou só incluir e enviar. 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Jaimson Bispo disse:

@Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, muito obrigado! Vou fazer a retificadora e incluir nos bens e direitos, será mais fácil, pq ainda tenho o programa no Pc, vou só incluir e enviar. 

 

 

Ótimo, melhor coisa... Só toma cuidado para não mudar mais nada aí! Rsss

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...