Jump to content
  • 0

Como deixar o dinheiro disponível para caixa

Gabriel Duraes Guth

Pergunta

Bom dia, pessoal. Tudo bem?

Tenho uma dúvida em como deixar o dinheiro em caixa disponível para compra de uma eventual oportunidade. Exemplo, rolou uma queda brusca da bolsa (ex. covid ou algo mais pontual) e quero comprar mais ações para aproveitar essa queda. Parte da minha carteira está em renda fixa com títulos "sem liquidez" e parte está em tesouro direto. Ontem, pela primeira vez, precisei realizar um resgate do dinheiro que estava no tesouro, mas achei o processo bem lento com a liberação só depois das 13 horas e tal.

Estava olhando a plataforma da BTG e vi que tem um fundo de renda fixa que possui liquidez D0 (BTG CDB Plus FIRF CrPr) com 0,3% de taxa de administração e acompanha o CDI. Será que vale a pena deixar o dinheiro nesse tipo de investimento, visando essa possibilidade de resgatar mais rápido?

e quanto de dinheiro deixar na parte mais "líquida" da renda fixa? Sendo que na minha carteira, defini 30% como meta para renda fixa.

• Brabo 2
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Concordo com o @Flavio Prado

Andei pesquisando sobre o timing de comprar e me deparei com alguns estudos sobre o assunto. Pelo que entendi, a compra regular proporciona mais retorno do que ficar tentando acertar os momentos de baixa para comprar.

Segue um link que achei sobre o assunto, mas confesso que ainda não fui atrás do paper original.

https://exame.com/invest/mercados/comprar-bolsa-na-baixa-ou-fazer-aportes-regulares-veja-o-que-diz-estudo/

Abraços e bons investimentos

Editado por Marco Antonio Yamamoto
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Muito obrigado, @Flavio Prado @Marco Antonio Yamamoto e @Edison Paulini.

Acredito que o melhor a ser feito mesmo é alocar esse patrimônio de acordo com as metas de cada classe de ativo e aproveitar o desbalanceamento entre elas a cada mês para ir aportando nos ativos que importam. Eu já tinha visto essa questão do "buy the DIP", mas não tinha associado que essa prática de deixar um "caixa", mesmo que mínimo, se encaixava nela kk. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Oi pessoal, boa tarde! Tenho uma dúvida, antes de comprar o curso da AUVP eu tinha a consultoria da AUTEM, e eles indicaram 3 fundos de investimento de renda fixa para alocar minhas reservas, depois que comprei o curso, principlamente no ponto em que estou, vi que era uma péssima ideia, tanto ter 100% da reserva alocada, quanto destiná-la a Fundos de Investimento de renda fixa.

Os fundos são:

• BTG CDB Plus FIRF CrOr - Taxa adm 0,30% / Taxa de performance 20% (sem taxa de performancesem e sem taxas de gestão e distribuição);
  • Ouro Preto Real FICFIRF LP - Taxa adm 0,80% (sem taxa de performancesem e sem taxas de gestão e distribuição);
  • MAG Cash FIRF LP - Taxa adm 0,80% / Taxa de performance 20% (sem taxas de gestão e distribuição);

Me indicaram na época a dividir o que eu tinha de reserva entre eles, mas agora estou confusa, pq tirei da caixinha da Nubank porque a assessoria disse que era melhor e acompanhando vejo uma diferença pouco relevante e as vezes, no mes, ate perde para o CDI.

Eu queria uma ajuda pra entender se ok manter parte da minha reserva neles ou se estou perdendo muito, se vale tirar agora e pagar a aliquota do IR maior, ou se melhor aguardar ja que nao to usando mesmo e é liquidez diária a maior parte do valor que eu apliquei.

Desculpa gente, ainda não sei mto bem como calcular quando realocar investimentos é o melhor. Tenho um COE também da XP e hoje ja sei que é uma pessima opção, e os assessores sempre tem vieses e interesses, mesmo quando garantem que eles nao ganham nada com isso. ☹️

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Dayane Lucas Da Silva disse:

Oi pessoal, boa tarde! Tenho uma dúvida, antes de comprar o curso da AUVP eu tinha a consultoria da AUTEM, e eles indicaram 3 fundos de investimento de renda fixa para alocar minhas reservas, depois que comprei o curso, principlamente no ponto em que estou, vi que era uma péssima ideia, tanto ter 100% da reserva alocada, quanto destiná-la a Fundos de Investimento de renda fixa.

Os fundos são:

• BTG CDB Plus FIRF CrOr - Taxa adm 0,30% / Taxa de performance 20% (sem taxa de performancesem e sem taxas de gestão e distribuição);
  • Ouro Preto Real FICFIRF LP - Taxa adm 0,80% (sem taxa de performancesem e sem taxas de gestão e distribuição);
  • MAG Cash FIRF LP - Taxa adm 0,80% / Taxa de performance 20% (sem taxas de gestão e distribuição);

Me indicaram na época a dividir o que eu tinha de reserva entre eles, mas agora estou confusa, pq tirei da caixinha da Nubank porque a assessoria disse que era melhor e acompanhando vejo uma diferença pouco relevante e as vezes, no mes, ate perde para o CDI.

Eu queria uma ajuda pra entender se ok manter parte da minha reserva neles ou se estou perdendo muito, se vale tirar agora e pagar a aliquota do IR maior, ou se melhor aguardar ja que nao to usando mesmo e é liquidez diária a maior parte do valor que eu apliquei.

Desculpa gente, ainda não sei mto bem como calcular quando realocar investimentos é o melhor. Tenho um COE também da XP e hoje ja sei que é uma pessima opção, e os assessores sempre tem vieses e interesses, mesmo quando garantem que eles nao ganham nada com isso. ☹️

Boa tarde, @Dayane Lucas Da Silva !

Receio em dizer que a maioria esmagadora de fundos de investimentos são péssimos negócios. Raro achar um que sirva pra alguma coisa, para dizer o português claro.

Uma primeira coisa que eu faria no seu lugar é já se desvincular dessa assessoria. A maioria também de produtos oferecidos assim são bons pra eles e péssimos para quem compra. Infelizmente.

Segundo, reserva de emergência em fundos de investimentos, jamais. Aposto que estes fundos não dão a possibilidade de saques imediatos em finais de semana ou a noite, de madrugada. O pilar mais importante de uma reserva de emergência é a liquidez imediata e estes fundos não oferecem isso. Apesar de a liquidez ser tida como diária, provavelmente o tem horários limites para a operação e o valor pode cair na conta somente no próximo dia útil. Reserva de emergência é conta corrente de bancão (Bradesco, BB, Itaú, Santander, Caixa). 

E por último, apesar de neste momento a maior alíquota de IR estar sendo regida neste momento, o cálculo será feito apenas sobre o rendimento. Ou seja, não haveria uma perda de capital se sacar o dinheiro a princípio. Mas é bom observar a lâmina do fundo para ver as condições de saída, se tem algum letrinha miúda. Se não tiver, eu sairia o quanto antes pois o dinheiro nestes fundos está deixando de render legal.

PS: não é uma recomendação de compra ou venda de ativos.

Espero que ajude a refletir!

• Brabo 1
  • Me ajudou 2
Link para compartilhar

• Criar novo...