Jump to content
  • 0

Como deixar o dinheiro disponível para caixa

Gabriel Guth

Pergunta

Bom dia, pessoal. Tudo bem?

Tenho uma dúvida em como deixar o dinheiro em caixa disponível para compra de uma eventual oportunidade. Exemplo, rolou uma queda brusca da bolsa (ex. covid ou algo mais pontual) e quero comprar mais ações para aproveitar essa queda. Parte da minha carteira está em renda fixa com títulos "sem liquidez" e parte está em tesouro direto. Ontem, pela primeira vez, precisei realizar um resgate do dinheiro que estava no tesouro, mas achei o processo bem lento com a liberação só depois das 13 horas e tal.

Estava olhando a plataforma da BTG e vi que tem um fundo de renda fixa que possui liquidez D0 (BTG CDB Plus FIRF CrPr) com 0,3% de taxa de administração e acompanha o CDI. Será que vale a pena deixar o dinheiro nesse tipo de investimento, visando essa possibilidade de resgatar mais rápido?

e quanto de dinheiro deixar na parte mais "líquida" da renda fixa? Sendo que na minha carteira, defini 30% como meta para renda fixa.

• Brabo 2
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
16 minutes ago, Gabriel Duraes Guth disse:

Bom dia, pessoal. Tudo bem?

Tenho uma dúvida em como deixar o dinheiro em caixa disponível para compra de uma eventual oportunidade. Exemplo, rolou uma queda brusca da bolsa (ex. covid ou algo mais pontual) e quero comprar mais ações para aproveitar essa queda. Parte da minha carteira está em renda fixa com títulos "sem liquidez" e parte está em tesouro direto. Ontem, pela primeira vez, precisei realizar um resgate do dinheiro que estava no tesouro, mas achei o processo bem lento com a liberação só depois das 13 horas e tal.

Estava olhando a plataforma da BTG e vi que tem um fundo de renda fixa que possui liquidez D0 (BTG CDB Plus FIRF CrPr) com 0,3% de taxa de administração e acompanha o CDI. Será que vale a pena deixar o dinheiro nesse tipo de investimento, visando essa possibilidade de resgatar mais rápido?

e quanto de dinheiro deixar na parte mais "líquida" da renda fixa? Sendo que na minha carteira, defini 30% como meta para renda fixa.

@Gabriel Duraes Guth a questão é que reserva de oportunidade na fase de acumulação, de formação de patrimônio, tem um efeito negativo no patrimônio. Há estudos que mostram que é melhor estar posicionado versus ter uma reserva de oportunidade esperando que alguma oportunidade apareça.

É comum acharmos que ter reserva de oportunidade é boa hoje, onde estamos com uma volatilidade no Mercado, porém já tivemos momentos onde o Mercado estava mais estável e quem estava com reserva de oportunidade estava com dinheiro parado ao invés de estar já diversificado rendendo. Lembre-se o tempo é o que faz tudo acontecer, e reserva de oportunidade está "fora" deste tempo.

O ideal é sempre aportar os valores disponíveis nas melhores opções que tivermos no momento do aporte, dentro da estratégia e deixando a carteira balanceada.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0

Concordo com o @Flavio Prado

Andei pesquisando sobre o timing de comprar e me deparei com alguns estudos sobre o assunto. Pelo que entendi, a compra regular proporciona mais retorno do que ficar tentando acertar os momentos de baixa para comprar.

Segue um link que achei sobre o assunto, mas confesso que ainda não fui atrás do paper original.

https://exame.com/invest/mercados/comprar-bolsa-na-baixa-ou-fazer-aportes-regulares-veja-o-que-diz-estudo/

Abraços e bons investimentos

Editado por Marco Antonio Yamamoto
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Bom dia, @Gabriel Duraes Guth !

Apenas para dar uns centavinhos de contribuição ao tema, segue um gráfico que representa uma diferença entre uma aplicação DCA (Dollar-cost averaging ou preço médio do dolar) X Buy the dip (comprar na queda grosseiramente falando). Inclusive aqui é um complemento a colocação do amigo @Marco Antonio Yamamoto.

Em resumo, o buy the dip só faria sentido se soubéssemos exatamente os melhores momentos de queda para aportar o dinheiro além do fato de que este dinheiro ainda idealmente deveria estar em um local com alguma rentabilidade e com liquidez para se aproveitar o momento exato da queda. Aqui já temos dois problemas pois o dinheiro estar bem posicionado enquanto espera uma oportunidade é uma questão e saber exatamente o momento da queda é como o velho acertar o 👌 da mosca.

Todavia, quando temos um bom preço médio montando o mesmo com aportes regulares, a tendência é que estaremos sempre em uma posição onde nosso dinheiro esteja trabalhando e crescendo. E mesmo nos momentos onde existam quedas, por mais que não peguemos o melhor momento (seja ele qual for) faremos compras com preços mais baixos em comparação ao que os preços estarão no futuro. Isso somado a compensação de que quando não fazemos um aporte em um "momento de queda" ou seja, um mês em que a compras não são feitas em preços mais baixos, nosso dinheiro então já estará posicionado de forma que ele renda mais.

image.png.cbd0e73a0e8bcf59cd7e8bb406c247a1.png

Espero que agregue à discussão!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar

• 0

Muito obrigado, @Flavio Prado @Marco Antonio Yamamoto e @Edison Paulini.

Acredito que o melhor a ser feito mesmo é alocar esse patrimônio de acordo com as metas de cada classe de ativo e aproveitar o desbalanceamento entre elas a cada mês para ir aportando nos ativos que importam. Eu já tinha visto essa questão do "buy the DIP", mas não tinha associado que essa prática de deixar um "caixa", mesmo que mínimo, se encaixava nela kk. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...