Jump to content
  • 0

O que fazer com o que "sobra" dos aportes mensais?

Ana Letícia Bandeira Morais

Pergunta

Olá, pessoal! Tudo joia?

Estou em dúvida sobre o que fazer com o "residual" do que invisto. Todo mês, após fazer os aportes planejados (FIIs, ETFs, ações, Tesouro Direto), sempre sobra um valor na conta de investimento da BTG. Neste mês, sobrou R$ 18,62. Então, pergunto:

• Seria interessante pegar essas "sobras" mensais e investir, por exemplo, no Tesouro prefixado 2027 que, no momento, está com uma rentabilidade de 13,36% com investimento mínimo de R$ 7,69? 
  • Ou seria interessante aportar nas ações base 10 que possuo (Goau a R$ 10,89; Itaúsa a R$ 10,22; Sanepar a R$ 5,20)? 

Faço esse questionamento porque o Raul aconselha a não deixar dinheiro parado na conta, até porque essa sobra poderia estar rendendo alguma coisa investindo em algum ativo.

Agradeço desde já atenção e o auxílio de vcs!

Editado por Ana Letícia Bandeira Morais
  • Brabo 3
Link para compartilhar

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hora atrás, Ana Letícia Bandeira Morais disse:

Olá, pessoal! Tudo joia?

Estou em dúvida sobre o que fazer com o "residual" do que invisto. Todo mês, após fazer os aportes planejados (FIIs, ETFs, ações, Tesouro Direto), sempre sobra um valor na conta de investimento da BTG. Neste mês, sobrou R$ 18,62. Então, pergunto:

• Seria interessante pegar essas "sobras" mensais e investir, por exemplo, no Tesouro prefixado 2027 que, no momento, está com uma rentabilidade de 13,36% com investimento mínimo de R$ 7,69? 
  • Ou seria interessante aportar nas ações base 10 que possuo (Goau a R$ 10,89; Itaúsa a R$ 10,22; Sanepar a R$ 5,20)? 

Faço esse questionamento porque o Raul aconselha a não deixar dinheiro parado na conta, até porque essa sobra poderia estar rendendo alguma coisa investindo em algum ativo.

Agradeço desde já atenção e o auíxio de vcs!

@Ana Letícia Bandeira Morais quando o Raul fala para não deixarmos dinheiro na conta das Corretoras são valores maiores. Neste caso, pode deixar na conta e juntar com os dividendos para um novo aporte, ou pode transferir de volta para a sua conta.

Se você tem FIIs base 10 já em carteira ou aportar sempre no mesmo Tesouro, não vejo problemas, pois estamos falando de valores bem baixos. 

PS: a única questão no caso do Tesouro é que vai ficar com diversas compras de valores pequenos e talvez seja ruim para o seu controle. Na declaração anual do IR se torem todos do mesmo vencimento será feito um lançamento só do total aportado nele.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Flavio Prado disse:

Se você tem FIIs base 10 já em carteira ou aportar sempre no mesmo Tesouro, não vejo problemas, pois estamos falando de valores bem baixos. 

Oi, @Flavio Prado! Eu não tenho FIIs base 10, só base 100 reais 😅 (do contrário, aportaria nos FIIs hehehehe).

Eu pensei em aportar esses residuais no Tesouro Prefixao justamente pelo valor de aporte mínimo ser baixo. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
24 minutes ago, Flavio Prado disse:

PS: a única questão no caso do Tesouro é que vai ficar com diversas compras de valores pequenos e talvez seja ruim para o seu controle. Na declaração anual do IR se torem todos do mesmo vencimento será feito um lançamento só do total aportado nele.

Eu estou registrando todos os aportes que estou fazendo justamente para facilitar na declaração de IR heheheheh

Estou tentando facilitar minha vida, já que prefiro eu mesma declarar ao invés de pagar um contador 😅

Editado por Ana Letícia Bandeira Morais
  • Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
3 minutes ago, Ana Letícia Bandeira Morais disse:

Oi, @Flavio Prado! Eu não tenho FIIs base 10, só base 100 reais 😅 (do contrário, aportaria nos FIIs hehehehe).

Eu pensei em aportar esses residuais no Tesouro Prefixao justamente pelo valor de aporte mínimo ser baixo. 

@Ana Letícia Bandeira Morais eu prefiro deixar na conta para juntar com os dividendos e aí fazer um aporte durante o mês, e se sobrar novamente, fica para juntar com o aporte no mês seguinte. Eu acho que não vale o tempo para raspar a conta. No limite, transfere de volta para a sua conta bancária, pois provavelmente este valor não fará que seu aporte mensal fique abaixo de 25% rsrsrs

6 minutes ago, Ana Letícia Bandeira Morais disse:

Eu estou registrando todos os aportes que estou fazendo justamente para faciliar na declaração de IR heheheheh

Estou tentando facilitar minha vida, já que prefiro eu mesma declarar ao invés de pagar um contador 😅

Perfeito, mas não precisa anotar nada, a Corretora vai fornecer todos os informes necessários para a declaração anual, e quando a Receita Federal liberar o programa de declaração, vamos trocar muitas mensagens aqui na Comunidade rsrsrs É bem tranquilo de fazer os lançamentos dos investimentos. É simples, mas tem os detalhes.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Flavio Prado disse:

Perfeito, mas não precisa anotar nada, a Corretora vai fornecer todos os informes necessários para a declaração anual, e quando a Receita Federal liberar o programa de declaração, vamos trocar muitas mensagens aqui na Comunidade rsrsrs É bem tranquilo de fazer os lançamentos dos investimentos. É simples, mas tem os detalhes.

@Flavio Prado, Perfeito! Com certeza ficarei atenta às publicações na comunidade heheheh

Irei declarar esses investimentos pela 1ª vez 🙌

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Flavio Prado disse:

eu prefiro deixar na conta para juntar com os dividendos e aí fazer um aporte durante o mês, e se sobrar novamente, fica para juntar com o aporte no mês seguinte. Eu acho que não vale o tempo para raspar a conta. No limite, transfere de volta para a sua conta bancária, pois provavelmente este valor não fará que seu aporte mensal fique abaixo de 25% rsrsrs

@Flavio Prado, entendi! Agradeço a dica 😉

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
54 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Ana Letícia Bandeira Morais quando o Raul fala para não deixarmos dinheiro na conta das Corretoras são valores maiores. Neste caso, pode deixar na conta e juntar com os dividendos para um novo aporte, ou pode transferir de volta para a sua conta.

Então, sempre procuro manter ao menos um FII base 10 pra isso... Se passar um pouco ainda dou cobertura já q a diferença seria irrisória... 😉

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
13 horas atrás, Joao Lima disse:

Investi em algo com liquidez diária e usa esse como caixa para oportunidades 

@Joao Lima a reserva de oportunidade em si não é uma boa estratégia na fase de construção de patrimônio, pois estar posicionado é melhor que aguardar uma oportunidade aparecer, além disto como os valores são muito pequenos a reserva de oportunidade teria um valor muito baixo, o que faria menos sentido ainda rsrsrs

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Então, sempre procuro manter ao menos um FII base 10 pra isso... Se passar um pouco ainda dou cobertura já q a diferença seria irrisória... 😉

@Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, estou cogitando ter um FII base 10 para alocar esses residuais, é uma ideia boa (acho que é melhor do que alocar no Tesouro Prefixado).

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

tudo o q sobra eu meto em cripto

sobras + cashbacks + qqer troco q fica perdido

eh como eu invisto em criptos

@Sergio Tanaka, achei interessante a sua estratégia heheheh é uma opção também. Eu ainda não comprei a wallet física para guardar as criptos, por isso ainda invisto nesse tipo de ativo. Mas, assim que eu estiver comprando cripto, vou considerar a sua estratégia.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
33 minutes ago, Ana Letícia Bandeira Morais disse:

@Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, estou cogitando ter um FII base 10 para alocar esses residuais, é uma ideia boa (acho que é melhor do que alocar no Tesouro Prefixado).

Não é uma recomendação... apenas ideia para estudar, vejo muita gente usando o MXRF11 como FII de "troco" ...

Agora investir nas ações que já possui e que são "base 10" seria uma ideia legal no meu ponto de vista também... mandar brasa na saneparzinha todo troco não pode ser ruim não ...

Outra coisa que tem uma assimetria bem grande e pode ficar no radar, seria comprar uns biticoisinhos com o troco.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
16 horas atrás, Flavio Prado disse:

eu prefiro deixar na conta para juntar com os dividendos e aí fazer um aporte durante o mês, e se sobrar novamente, fica para juntar com o aporte no mês seguinte.

Eu faço da mesma forma que o @Flavio Prado. Sempre quando sobra uma "quirera", eu deixo na conta para aumentar o aporte do mês seguinte ou fazer um novo aporte.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...