Jump to content
  • 0

Carteira de Dividendos

Hesley Cassio De Araujo Junior

Pergunta

Olá! Bom dia a todos, espero que todos estejam bem!

Iniciei meus estudos no mercado financeiro pouco mais de 5 meses, e sempre tive a vontade de investir somente em ações em empresas já consolidadas, pensando sempre ao longo prazo, estou com 25 anos agora, fazer aportes mensais durante mais 25/30 anos, e reinvestir os dividendos. O que acham? Acham arriscado eu somente ter ações na carteira?

No primeiro momento estudaria apenas empresas perenes com bons dados e consolidadas já no mercado, mesmo que o preço da ação esteja um pouco mais salgado, mas acredito que com o preço médio durante os anos, seria bacana e mesmo com a carteira variável, seria conservador em tais empresas.

Obrigado.

Link para compartilhar

Recommended Posts

• 0
7 minutes ago, Hesley Cassio De Araujo Junior disse:

Iniciei meus estudos no mercado financeiro pouco mais de 5 meses, e sempre tive a vontade de investir somente em ações em empresas já consolidadas, pensando sempre ao longo prazo, estou com 25 anos agora, fazer aportes mensais durante mais 25/30 anos, e reinvestir os dividendos. O que acham? Acham arriscado eu somente ter ações na carteira?

No primeiro momento estudaria apenas empresas perenes com bons dados e consolidadas já no mercado, mesmo que o preço da ação esteja um pouco mais salgado, mas acredito que com o preço médio durante os anos, seria bacana e mesmo com a carteira variável, seria conservador em tais empresas.

Obrigado.

Bom dia!

Pela sua idade e se vc se sente confortável em ter todas suas aplicações em renda variável, não vejo problemas nisso, não nesses primeiros anos, mas a diversificação é importante, ter ativos descorrelacionados protege e muito sua carteira das variações impostas pelas crises.

Com relação a ter empresas consolidadas e que gerem lucro ao longo dos anos é justamente o que estudamos aqui, mas lembre-se que para crescimento do patrimônio são as small caps que têm um potencial maior, claro que elas devem ser a menor parte da carteira.

Acho que você não deveria abdicar de outros ativos, nem que fosse uma pequena parte da carteira em renda fixa e alguns etfs mesmo que nacionais para equilibrar a carteira em tempos difíceis, mas essa estratégia sua tbm pode ser seguida.

Boa sorte!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
46 minutes ago, Hesley Cassio De Araujo Junior disse:

Obrigado.

ainda não chegou no modulo 4, certo? lá ta tudo explicado

e no modulo 8, explica os percentuais e porque deve ter uma diversificação entre tipos de ativos.

spoilers:

• dividendos não são parâmetro para escolher empresas na sua fase, que é crescimento de patrimônio.
  • precisa de RF
  • preço também não é parâmetro para escolher uma empresa
  • existe o diagrama que vai te indicar quando é mais conveniente fazer o aporte em cada ativo.
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
6 minutes ago, Ricardo O disse:

ainda não chegou no modulo 4, certo? lá ta tudo explicado

e no modulo 8, explica os percentuais e porque deve ter uma diversificação entre tipos de ativos.

spoilers:

• dividendos não são parâmetro para escolher empresas na sua fase, que é crescimento de patrimônio.
  • precisa de RF
  • preço também não é parâmetro para escolher uma empresa
  • existe o diagrama que vai te indicar quando é mais conveniente fazer o aporte em cada ativo.

Opa, bom dia! 

Cheguei sim, eu fiz a pergunta pra ver se só eu que penso em investir neste "risco" por pensar somente no longo prazo e me sentir mais confortavel.

Sobre o preço, a ídeia que eu quis dizer, é preço elevado em uma empresa já consagrada, que mesmo pagando a mais, ela pode me dar mais segurança para daqui a 10,20,30,40 anos.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Bom dia, a maior parte da rentabilidade vem do que chamam de "asset allocation" (tem estudo que diz que 95%). Asset allocation é você definir as % da sua carteira entre diferentes CLASSES de ativos, não em diferentes ativos. Classes de ativos são: renda fixa, renda variavel (ações e fiis), ações ou etfs fora, criptos etc. Quanto mais classes diferentes você tem mais ativos descorrelacionados ou com pouca correlação você tem melhor. E a mágica acontece quando depois de definida essas % você sempre tenta manter essa % a todo custo. A gente tenta perseguir essa meta apenas comprando, mas alguns também realizam vendas de ativos que se valorizaram muito (eu só faço isso com criptos por não serem ativos geradores de renda).

Se você ignorar isso vai ser menos eficiente sua carteira. No seu caso você tem preferencia por ações, então tenha uma % maior em ações, não tem problema. Mas não ignore classes de ativo!

Editado por Thiago Moreira Borges
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Hesley Cassio De Araujo Junior disse:

Obrigado.

1 hour ago, Hesley Cassio De Araujo Junior disse:

Obrigado.

Vc já tá pensando no longo prazo e em reinvestir dividendos. Isso é um diferencial enorme pra quem quer crescer no mercado financeiro!  Agora, sobre ter só ações na carteira, pode ser um pouco arriscado. Por mais que você escolha empresas sólidas e consolidadas, o mercado é imprevisível e volátil. Por isso, diversificar é sempre uma boa ideia. Não significa abrir mão das ações, mas sim combinar com outros ativos pra deixar a carteira mais equilibrada.

Você pode incluir um pouco de renda fixa, como Tesouro IPCA ou CDBs, pra ter algo seguro e ainda proteger contra inflação. Outra ideia são fundos imobiliários (FIIs), que geram renda passiva e têm menos volatilidade que as ações. Se tiver interesse em ativos internacionais, ETFs globais também são ótimos pra diversificação.

A ideia é ter uma carteira que aguente tanto os altos quanto os baixos do mercado. Assim, você garante uma proteção maior e aproveita oportunidades em diferentes cenários.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
38 minutes ago, Daniele Vilela disse:

Vc já tá pensando no longo prazo e em reinvestir dividendos. Isso é um diferencial enorme pra quem quer crescer no mercado financeiro!  Agora, sobre ter só ações na carteira, pode ser um pouco arriscado. Por mais que você escolha empresas sólidas e consolidadas, o mercado é imprevisível e volátil. Por isso, diversificar é sempre uma boa ideia. Não significa abrir mão das ações, mas sim combinar com outros ativos pra deixar a carteira mais equilibrada.

Você pode incluir um pouco de renda fixa, como Tesouro IPCA ou CDBs, pra ter algo seguro e ainda proteger contra inflação. Outra ideia são fundos imobiliários (FIIs), que geram renda passiva e têm menos volatilidade que as ações. Se tiver interesse em ativos internacionais, ETFs globais também são ótimos pra diversificação.

A ideia é ter uma carteira que aguente tanto os altos quanto os baixos do mercado. Assim, você garante uma proteção maior e aproveita oportunidades em diferentes cenários.

Olá, bom dia! Tudo bem?

Então, o que acha de 70% Renda variável (ações e duas ou tres Fiis de galpão logístico) e 30% em Renda Fíxa?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
7 minutes ago, Hesley Cassio De Araujo Junior disse:

Olá, bom dia! Tudo bem?

Então, o que acha de 70% Renda variável (ações e duas ou tres Fiis de galpão logístico) e 30% em Renda Fíxa?

Hesley, acho que essa distribuição de 70% em renda variável e 30% em renda fixa tem bastante potencial, dependendo do seu perfil de risco e dos seus objetivos.  Por exemplo:

Renda variável (70%):
A alocação maior em ações e FIIs de galpão logístico pode ser bem interessante se vc tiver um perfil mais arrojado ou se seu foco for o crescimento de longo prazo. A renda variável tende a ser mais volátil, mas, se você escolher bem as ações e FIIs, pode se beneficiar de bons dividendos e valorização no longo prazo. Lembrando que a renda variável exige mais atenção e paciência, mas se vc tiver o prazo adequado (10, 15 anos), essa exposição pode gerar um bom retorno.

Renda fixa (30%):
Ter 30% em renda fixa é legal pra balancear o risco da carteira. Essa parte te dá mais segurança e estabilidade, principalmente em momentos de turbulência no mercado (por exemplo: o atual). Títulos como Tesouro Direto ou CDBs podem ajudar a proteger parte do capital, mesmo que o retorno não seja tão alto quanto a renda variável. Essa parte vai te trazer menos risco e um fluxo de caixa mais previsível.

O que você pode considerar:

Diversificação: Oo bom dessa alocação é que vc está se expondo a tipos diferentes de ativos dentro da renda variável (ações e FIIs de logística), o que já é um ponto positivo. Mas também vale a pena pensar em diversificar um pouco mais, por exemplo, com outros setores. Mesmo dentro de FIIs, diversificar entre galpões logísticos e outros tipos pode reduzir o risco específico de um setor.

Atenção ao perfil de risco: se vc está confortável com a volatilidade e entende os riscos da renda variável, essa alocação pode ser boa. Se sentir que pode se estressar demais com quedas no curto prazo, talvez 70% em variável seja um pouco pesado, mas isso depende de cada um.

Futuro e liquidez: renda fixa te dá mais liquidez e previsibilidade, enquanto a renda variável depende mais de paciência. Se você não precisar dos recursos para um objetivo de curto prazo, esse percentual de 70% pode funcionar muito bem. Mas, se precisar de uma reserva para imprevistos, uma alocação maior em renda fixa poderia dar mais segurança.

No geral, a alocação que você propôs é bem interessante, equilibrada e com um bom mix de risco/retorno. Só lembre de ajustar conforme sua evolução e objetivos.

• Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Hesley Cassio De Araujo Junior disse:

Vou dar meus 2 centavos considerando que tu és jovem e tens um projeto de longo prazo e já declarou algumas preferências (ótimo!!)

Entender bem que a diversificação em ativos não correlacionados é uma necessidade protetiva, conceito igualmente válido para curto, médio e longo prazo.

Foco em investir em ações de empresas brasileiras já consolidadas e reinvestir dividendos. Talvez nessa fase da tua vida poderia focar mais em aumentar a tua renda e considerar/estudar um percentual dos investimentos em uma outra estratégia mais "indexada", barata e mais simples (a seguir).

Pelo puro impacto inflacionário, nosso real brasileiro é uma sub-moeda frente ao dólar. Em termos de tamanho mercado a B3 também é uma ínfima parte do NYSE, NASDAQ. O jogo é mais global do que parece, esquece que nasceu no Brasil por uns minutos ao analisar o tema.

Se queres investir em empresas consolidadas e pretende diversificar a carteira e exposição, porque não estuda internacionalizar parte do teu patrimônio aos poucos dentro desses 25-30 anos e alocar eles em low-cost ETFs tipo VOO (S&P500) só como exemplo.. tem inúmeros ETFs na plataforma, nos mais variados segmentos. Considera assistir novamente as aulas sobre isso com essa estratégia em mente.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
9 minutes ago, Daniel Correa Silveira disse:

Vou dar meus 2 centavos considerando que tu és jovem e tens um projeto de longo prazo e já declarou algumas preferências (ótimo!!)

Entender bem que a diversificação em ativos não correlacionados é uma necessidade protetiva, conceito igualmente válido para curto, médio e longo prazo.

Foco em investir em ações de empresas brasileiras já consolidadas e reinvestir dividendos. Talvez nessa fase da tua vida poderia focar mais em aumentar a tua renda e considerar/estudar um percentual dos investimentos em uma outra estratégia mais "indexada", barata e mais simples (a seguir).

Pelo puro impacto inflacionário, nosso real brasileiro é uma sub-moeda frente ao dólar. Em termos de tamanho mercado a B3 também é uma ínfima parte do NYSE, NASDAQ. O jogo é mais global do que parece, esquece que nasceu no Brasil por uns minutos ao analisar o tema.

Se queres investir em empresas consolidadas e pretende diversificar a carteira e exposição, porque não estuda internacionalizar parte do teu patrimônio aos poucos dentro desses 25-30 anos e alocar eles em low-cost ETFs tipo VOO (S&P500) só como exemplo.. tem inúmeros ETFs na plataforma, nos mais variados segmentos. Considera assistir novamente as aulas sobre isso com essa estratégia em mente.

Ola, boa tarde!
Muito obrigado meu amigo, irei considerar sim! Agradecido

Link para compartilhar

• 0

% em renda fixa e variável depende de:

- objetivo;

- tempo; e

- tolerância ao risco.

Partindo do que você falou, considerando que seu objetivo é aposentar e em um tempo de 25/30 anos, é extremamente provável que as ações vão render mais do que renda fixa.

Um portfólio bem feito 100% em ações vai ter mais resultado do que um 70% ações e 30% renda fixa? Muito provavelmente!

Renda fixa tem esses períodos de pico no Brasil, mas, no geral, é para preservar patrimônio, não multiplicar.

Mas a grande questão é: você tem estômago para aguentar quedas? empresas americanas, por exemplo, passaram uma década lateralizadas antes do boom, aí eu pergunto, você aguentaria passar 10 anos aportando sem visualizar retorno significativo? Renda variável pode ter ano que seu patrimônio cai 40%, você aguentaria?

Nesse espaço de tempo que você passou, ações realmente vão ser melhores, mas a pergunta mais importante é: o que te faz dormir bem? Se você aguenta essa volatilidade, períodos de prejuízo, períodos de lateralização, pra cima! Mas, se tem alguma dúvida sobre aguentar, bota % de renda fixa para estabilizar a carteira.

Ps) Eu acho que vale muito você refletir sobre o conselho que deram de internacionalizar patrimônio. Real é moeda fraca, ficar mais rico em real, mas mais pobre globalmente (hoje em dólar, pq é a moeda que rege o mundo) não resolve muita coisa.

Link para compartilhar

• 0
9 horas atrás, Hesley Cassio De Araujo Junior disse:

Obrigado.

7 horas atrás, Hesley Cassio De Araujo Junior disse:

Olá, bom dia! Tudo bem?

@Hesley Cassio De Araujo Junior os colegas já deram ótimas sugestões, e quero apenas reforçar alguns pontos importantes. 
Você está com o principal "ativo" que é o tempo para investir. Também são importantes o valor dos aportes e uma estratégia diversificada, não tem como dar errado.
Não existe número mágico, não existe certo ou errado. Se for 70% renda variável ou 60% ou 50% está tudo bem. O que faz a diferença é investir em várias classes de ativos, não colocar tudo em uma cesta só. Dois ou três FIIs talvez seja pouco, há boas opões nos FIIs de tijolo. O sucesso está na diversificação, pensar em uma estratégia que faça sentido para você, e deixar que o Diagrama do Cerrado te ajude a gerenciar o risco da sua carteira, pois o Diagrama tira a "emoção" dos aportes.

Vale lembrar que o PIAR é um norte para começarmos a pensar em como montar a nossa carteira, não necessariamente você precisa ter todas as classes de ativos que ele indica, ele te ajuda a iniciar. Eu, por exemplo, não tenho interesse no momento de investir fora, então desconsiderei a sugestão do PIAR para esta classe de ativo e redistribuí nas outras. Cada caso é um caso.

E lembrando que não é recomendação de fazer ou não fazer, é tão somente um ponto de vista para ajudar na sua análise.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Thiago Moreira Borges disse:

A gente tenta perseguir essa meta apenas comprando, mas alguns também realizam vendas de ativos que se valorizaram muito (eu só faço isso com criptos por não serem ativos geradores de renda).

@Thiago Moreira Borges apenas pontuar na sua resposta (e boa resposta) que na filosofia da AUVP ESCOLA o rebalanceamento da carteira é feito prioritariamente com novos aportes e não com venda. Na fase de construção de patrimônio a venda será a última opção, e vai acontecer se a empresa perder os fundamentos os quais te levaram a ser sócio dela, mas antes da venda, vamos congelar os aportes na empresa, ir acompanhando os relatórios trimestrais, analisando se ela está com estratégia para recuperar, se não estiver, aí começa a vender aos poucos e acompanhando os relatórios.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Eu gostei muito da sua estratégia, era a minha até pouco tempo atrás, pois ela é bem validada e muita gente tem fortunas graças a isso. Mas francamente, é necessário diversificar. Temos que ter renda fixa, FII e algum ativo internacional. Diversisficar pode até gerar uma perda de rentabilidade no curto prazo, mas é o que protege a carteira de grandes oscilações. Nosso País é conhecido pela renda fixa generosa, com certeza precisamos ter uma parte assim.

Mas ainda preciso estudar muito pra aprender a alocar os ativos de acordo com minha realidade

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
13 horas atrás, Tales Lima Da Cruz disse:

Eu gostei muito da sua estratégia, era a minha até pouco tempo atrás, pois ela é bem validada e muita gente tem fortunas graças a isso. Mas francamente, é necessário diversificar. Temos que ter renda fixa, FII e algum ativo internacional. Diversisficar pode até gerar uma perda de rentabilidade no curto prazo, mas é o que protege a carteira de grandes oscilações. Nosso País é conhecido pela renda fixa generosa, com certeza precisamos ter uma parte assim.

Mas ainda preciso estudar muito pra aprender a alocar os ativos de acordo com minha realidade

Olá Tales, tudo bem meu amigo?

Opa, show de bola!!! Com tantos comentários e o Raul falando, vou diversificar sim, é que sou um pouco teimoso kkkkkk!

Você disse que era a sua estratégia a pouco tempo atrás!

Se fosse para me dar conselho em pesquisar e acompanhar cada empresa de um setor perene para comprar e nao vender nunca mais!

Quais seriam?

Obrigado desde já!

Link para compartilhar

• 0
5 minutes ago, Hesley Cassio De Araujo Junior disse:

Olá Tales, tudo bem meu amigo?

Opa, show de bola!!! Com tantos comentários e o Raul falando, vou diversificar sim, é que sou um pouco teimoso kkkkkk!

Você disse que era a sua estratégia a pouco tempo atrás!

Se fosse para me dar conselho em pesquisar e acompanhar cada empresa de um setor perene para comprar e nao vender nunca mais!

Quais seriam?

Obrigado desde já!

Olá Hesley,

Mais um que vai falar pra você diversificar rsrsrs.

Já em relação às empresas, um ponto de partida é o site da AUVP Analítica. Assim você vai direto nas empresas que estão tudo "Azulim" e pode começar por lá.

Mas indicar a empresa A, B ou C é difícil porque cada qual tem seus objetivos e metas, portanto aquilo que eu acho que é uma empresa top pra mim pode não ser pra você.

Além de que fazer recomendações de investimento sem poder fazê-lo é crime hehehe.

Mas comece pelo site da Analítica que você já tem um bom ponto de partida.

Isso, é claro, depois de terminar todo o curso. Não pule etapas!

Espero ter ajudado.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...