Ricardo Fernandes Postado 13 de Janeiro Compartilhar Postado 13 de Janeiro qual a quantidade de ações seria o ideal pra uma carteira diversificada, to com 30 acoes (de tudo um pouco kkkk) e to pensando em baixar pra 15 ou 20 acoes usando como base o triangulo invertido da aula, qual a opiniao de vcs? 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rodrigo Delamary Azevedo Martins Postado 13 de Janeiro Compartilhar Postado 13 de Janeiro (edited) Acho muito, mesmo baixando para 15 ou 20. Vai de cada um, mas penso que acompanhar esse número de empresas (você falou em ações, então presumi que seriam ativos de empresas), seja meio complicado, principalmente no longo prazo. Editado 13 de Janeiro por Rodrigo Delamary Azevedo Martins 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 13 de Janeiro Compartilhar Postado 13 de Janeiro 9 minutes ago, Ricardo Fernandes disse: qual a quantidade de ações seria o ideal pra uma carteira diversificada, to com 30 acoes (de tudo um pouco kkkk) e to pensando em baixar pra 15 ou 20 acoes usando como base o triangulo invertido da aula, qual a opiniao de vcs? Nao existe um numero mágico, mas sim a quantidade de empresas que voce consegue acompanhar/analisar de tempos em tempos. Alias voce tem que saber por que escolheu cada uma (ja seria um otima resposta para iniciar sua redução) 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado 13 de Janeiro Compartilhar Postado 13 de Janeiro Eu pensei aqui, e trinta pode ser pouco se você não tiver diversificação em outras classes de ativos. Tipo FIIs, Reits ou ações internacionais. Para mim, 30 é um número muito alto, com muito menos que isso você consegue estar exposto em todos os setores da bolsa. Você só tem que conseguir analisar periodicamente seus investimentos. No livro Investidor inteligente ele disse algo sobre 6 meses ou 1 ano (acredito que seja esse último). Uma boa empresa, que já foi bem analisada não vai custar muito do seu tempo, quando estiver acompanhando o balanço dela, daqui 1 ano. Quando tiver reduzindo o número, vale lembrar que você não deve manter somente as empresas que estão no lucro e descartar as que deram prejuízo. Use outras métricas, e aproveite para fazer uma compensação de perdas com alguma ação que tenha se valorizado e que não faça tanto sentido na sua carteira. 1 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Ricardo O Postado 13 de Janeiro Post popular Compartilhar Postado 13 de Janeiro 5 horas atrás, Ricardo Fernandes disse: qual a quantidade de ações seria o ideal pra uma carteira diversificada, to com 30 acoes (de tudo um pouco kkkk) e to pensando em baixar pra 15 ou 20 acoes usando como base o triangulo invertido da aula, qual a opiniao de vcs? para ser diversificada, tem que evitar o correlacionamento Se analisar, descobrira que sua carteira não esta diversificada 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado 16 de Janeiro Compartilhar Postado 16 de Janeiro (edited) On 13/01/2025 at 17:14, Ricardo O disse: para ser diversificada, tem que evitar o correlacionamento Se analisar, descobrira que sua carteira não esta diversificada Calma lá amigo, quer dizer que um ETF ou um fundo também não está diversificado? E se o cara tiver diversificação setorial? Editado Quinta-feira às 23:24 por Ademilton Carvalho Correção que->quer 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Passos Silva Postado 16 de Janeiro Compartilhar Postado 16 de Janeiro 6 horas atrás, Ademilton Carvalho disse: Calma lá amigo, que dizer que um ETF ou um fundo também não está diversificado? E se o cara tiver diversificação setorial? Oi Ademilton, Não entendi o que você quis dizer com seu comentário 👼 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ademilton Carvalho Postado Quinta-feira às 23:26 Compartilhar Postado Quinta-feira às 23:26 12 horas atrás, Matheus Passos Silva disse: Oi Ademilton, Não entendi o que você quis dizer com seu comentário 👼 Eu errei na hora de escrever, vê se está mais claro agora. Mas me refiro que a quantidade de ações está diretamente ligada a diversificação. É possível que com 30 ações ele não tenha diversificação? Talvez, mas bem improvável. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Passos Silva Postado Sexta-feira às 07:36 Compartilhar Postado Sexta-feira às 07:36 8 horas atrás, Ademilton Carvalho disse: Eu errei na hora de escrever, vê se está mais claro agora. Mas me refiro que a quantidade de ações está diretamente ligada a diversificação. É possível que com 30 ações ele não tenha diversificação? Talvez, mas bem improvável. Oi Ademilton, Agora entendi rsrsrs. Então, é possível sim. Imagina que ele tem 30 ações de 5 setores diferentes, ou seja, seis ações por setor. Não vejo aqui como estando diversificado. Porque por mais que ele tenha 5 setores diferentes, se um deles for mal, aquela parte da carteira vai mal. Imagine que são 6 empresas do setor de energia. Se houver uma crise hidrelétrica como ocorreu no período do FHC, todas elas poderão ter problemas. E aí 20% da carteira dele fica comprometida. Isso sem falar que se faltar energia, provavelmente outras partes da carteira também serão prejudicadas hehehe. Por isso que nem sempre a quantidade de ações leva à diversificação. Tudo vai depender do que ele tem na carteira. Espero ter ajudado! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo Fernandes Postado Segunda-feira às 17:59 Author Compartilhar Postado Segunda-feira às 17:59 eu tenho bbas, BMG, pine, petrobras, brava energia, auren, cemig, vale, cmin, gerdau, jalles, raizen, cozan, goau, marcopolo, itausa, vamos, magalu, CVC, azev3, agro, cxse, ifcm, jhsf, positivo, qualicorp e irani ja vendi shulz, b3sa3 e melk 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo Fernandes Postado Segunda-feira às 18:02 Author Compartilhar Postado Segunda-feira às 18:02 as proximas q pretendo me desfazer e magalu, cozan, azev, ifcm e qualicorp 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Alikaelli Paulino da Porciuncula Postado 8 horas atrás Compartilhar Postado 8 horas atrás Uma das coisas que temos que ter cuidado sobre o uso da diversificação é para não ultrapassarmos a linha dela e entrarmos na pulverização. Além disso, você precisa olhar se as empresas não são correlacionadas. Além disso, você precisa conseguir responder para si mesmo porque cada empresa está na sua carteira e quais fundamentos cada empresa carrega para fazer parte do seu porifólio. Se foi só porque você viu alguém que disse que era uma boa oportunidade, então você tem que repensar a estratégia. Empresas correlacionadas pelo setor: BANCOS: BBAS /BMG /PINE /itausa ENERGIA: brava energia /auren /cemig MINERADORA vale/ cmin/ gerdau, petrobras, jalles, raizen, cozan, goau, marcopolo, itausa, vamos, magalu, CVC, azev3, agro, cxse, ifcm, jhsf, positivo, qualicorp e irani Olhando os ativos da sua carteira e a dúvida que você carrega, acho que sua carteira esta pulverizada, que é quando escolhemos ativos de forma excessiva e desorganizada, sem uma razão de ser na carteira, de forma que você acaba diluindo a patrimônio a um nível que não há ganho expressivo, além de que com as correlações você se expõe a riscos setoriais especificos, e com as escolhas de ativos de setores complicados e ruins como varejo (magalu) e turismo (CVC), você pode estar se expondo a riscos desnecessários. Por fim, com tantos ativos você terá muita dificuldade de monitorar seus investimentos, perdendo o foco e ficando perdido. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado 4 horas atrás Compartilhar Postado 4 horas atrás On 16/01/2025 at 20:26, Ademilton Carvalho disse: Eu errei na hora de escrever, vê se está mais claro agora. Mas me refiro que a quantidade de ações está diretamente ligada a diversificação. É possível que com 30 ações ele não tenha diversificação? Talvez, mas bem improvável. Bom dia, @Ademilton Carvalho ! Apenas complementando nosso amigo @Matheus Passos Silva quanto a sua dúvida. Outro detalhe que podemos nos deparar neste caso que citou além da possibilidade de não existir a diversificação, é a exposição maior aos setores o que pode gerar desequilíbrio. Quanto mais empresas temos em um mesmo setor, maiores as chances de termos mais dinheiro do que deveria naquele setor. Além disso, é um aumento de exposição ao risco não sistemático. Imagine que em 30 ações da carteira, 20 sejam bancos e 10 sejam do setor de energia. Em um cenário onde possivelmente afete os bancos como, por exemplo, altos índices de inadimplência, o aumento do PDD aumenta e isso prejudica os bancos. E no nosso exemplo de carteira, mais de 50% da mesa vai sofrer. Espero que agregue um pouco ao tema! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado 4 horas atrás Compartilhar Postado 4 horas atrás On 13/01/2025 at 11:23, Ricardo Fernandes disse: qual a quantidade de ações seria o ideal pra uma carteira diversificada, to com 30 acoes (de tudo um pouco kkkk) e to pensando em baixar pra 15 ou 20 acoes usando como base o triangulo invertido da aula, qual a opiniao de vcs? Bom dia, @Ricardo Fernandes ! Apenas complementando nossos amigos. Além de como todos bem colocaram que não existe número certo, atente-se em quantos ativos você consegue acompanhar. E lembrando que acompanhar não é olhar cotação diariamente. Mas sim ler relatórios, acompanhar resultados, interpretar os números das empresas, identificar se seus fundamentos são mantidos, etc. Você conseguiria fazer isso com 20 ações? Se sim, manda bala levando em consideração também as questões de riscos que envolve o quesito diversificação e maior exposição em um mesmo setor com mais empresas, assim como comentei ali em cima para o nosso amigo Ademilton. Além disso, ainda falando sobre a quantidade de ativos para se acompanhar, leve em consideração também outros ativos de outras classes que podem entrar nessa conta. Por exemplo, os FIIs. Vamos imaginar que você opte por ter mais 10 FIIs na carteira. Somado a 20 ações, você terá 30 relatórios para ler. Terá tempo disponível para isso? Novamente, se a resposta é sim, mete bronca! Espero que ajude a refletir! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Passos Silva Postado 3 horas atrás Compartilhar Postado 3 horas atrás Olá @Ricardo Fernandes, Além dos pontos já falados pelos amigos, deixou outro para sua reflexão: você falou em se desfazer de ativos. Acha que isso vale mesmo a pena? Por que não apenas deixar congelado? Se você se desfizer, dependendo da situação, terá de pagar imposto, colocar na declaração do IR a venda, etc. etc. Veja se realmente compensa - as aulas do módulo 8 podem te dar uma luz neste sentido. Espero ter ajudado! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Cliscerio Cavalcante Uchoa Postado 2 horas atrás Compartilhar Postado 2 horas atrás Eu discordo sobre mesmo setor não é diversificação. Tenho 3 de energia, de 2021 pra 2025 hove uma grande diferença de crescimento. Uma subiu 170% outra 80% outra 50%. Logico q em crise todas vão cair, mas caem em proporções diferentes. Logico não bemos qual vai ter o melhor resultado por isso a diversificação. Tenho 20 ações e tento sempre manter o equilibrio entre elas. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eli Sousa Postado 2 horas atrás Compartilhar Postado 2 horas atrás Opa... então bora lá ?! hehehehe On 17/01/2025 at 04:36, Matheus Passos Silva disse: Então, é possível sim. Imagina que ele tem 30 ações de 5 setores diferentes, ou seja, seis ações por setor. Não vejo aqui como estando diversificado. Não vou entrar no tema amplo do tópico, gostaria de focar apenas nessa parte de ter algumas empresas do mesmo setor na carteira. Eu confesso que tenho dificuldades em aceitar essa parte em específico e vou descorrer sobre isso. Digamos que numa carteira de 12/15 papéis, o investidor tem 3 ou 4 ações de empresas do setor financeiro, por exemplo, e no total ela tem 4 ou 5 setores representados na sua carteira, se o investidor tiver cuidado para que a soma das ações do setor financeiro não ultrapasse o limite estratégico, digamos que o investidor estipule que o máximo de exposição ao setor é 25% da carteira e desses ele divide entre as empresas que escolheu, eu entendo que está havendo uma diversificação sim, ele tem vários setores na carteira. Penso que, no exemplo dado, se a carteira possuir apenas 1 empresa do setor financeiro, podemos ter a situação do setor estar bem, mas a empresa selecionada não, sendo que se houvesse +1 empresa do mesmo setor diluimos o risco das empresas (não do setor). Claro que ao diluir o risco dilui-se também a rentabilidade, mas me parece que essa é a ideia da diversificação. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lucas Batista Do Amaral Postado 2 horas atrás Compartilhar Postado 2 horas atrás haha cara n sei como vcs conseguem ter tanto ticker, eu tenho 11 empresas, e as vezes acho q exagerei. N sei se adianta ter esse volume de trabalho se vc acaba tendo quase etf . Fora que o volume de aportes que eu faço, com mais do que eu tenho, iria comprando tão pingado no fracionado, q perderia oportunidades muito boas Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts