Jump to content
  • 0

Contrafluxo

Lucas Maximiliano Novo

Pergunta

Olá tudo bem??

Vi a aula de Contrafluxo, compreendi que quando estão falando de um assunto o ideal é ir em outro, se o assunto é inflação ir em pré-fixado, se a Selic estiver baixa é CDI, se não estiverem falando sobre inflação é IPCA, ok!

Mas me deu uma dúvida de por qual razão quando a Selic estiver baixa o ideal seria em CDI, o CDI não é a taxa Selic - 0,10%??
Por qual motivo um investimento que o CDI ficará acima dos 100% quando a Selic estiver a 2%? (exemplo dado na aula 15 do módulo 3)

Se houver outro exemplo e explicações sobre contrafluxo fico grato

• Brabo 1
Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
7 horas atrás, Lucas Maximiliano Novo disse:

Olá tudo bem??

Vi a aula de Contrafluxo, compreendi que quando estão falando de um assunto o ideal é ir em outro, se o assunto é inflação ir em pré-fixado, se a Selic estiver baixa é CDI, se não estiverem falando sobre inflação é IPCA, ok!

Mas me deu uma dúvida de por qual razão quando a Selic estiver baixa o ideal seria em CDI, o CDI não é a taxa Selic - 0,10%??
Por qual motivo um investimento que o CDI ficará acima dos 100% quando a Selic estiver a 2%? (exemplo dado na aula 15 do módulo 3)

Se houver outro exemplo e explicações sobre contrafluxo fico grato

Bom dia, @Lucas Maximiliano Novo !

Apenas complementando nosso amigo @Matheus Passos Silva.

Imaginando um cenário de Selic baixa, concordemos que ninguém olharia para a Selic. E estamos falando de maneira geral, não pensando especificamente no contrafluxo ainda.

2% de taxa de juros, não é nada atrativo ainda mais se pensarmos que isso é uma rentabilidade anual. Então, estes títulos indexados à Selic incluindo os % CDI, deixam de ser comprados. Para tentar dar vazão nestes títulos, os emissores aumentam a oferta para dar mais atratividade. Por exemplo, 150% do CDI (valor hipotético). Acredite ou não, muita gente não fará conta nem mesmo de padaria para saber que 150% de 2% ainda não daria muita coisa. Mas o percentual de 150% chamaria a atenção para ser vendido para alguns "desavisados". Só que além de desavisados, temos nós seguidores de contrafluxo  Haha

Como indicado pelo Matheus, travar essa taxa para o futuro será bom pois o mercado é cíclico.

Por fim, para agregar um pouco mais ao tema, deixo abaixo um tópico que eu criei para explorar mais o contrafluxo incluindo estes exemplos.

Espero que ajude!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Vou expressar como eu encarei a aula de contrafluxo.

É muita assertiva pensando em um balanceamento de carteira. Veja bem, balanceamento.
Dependendo do valor que tu tens investido. Se estiver iniciando, julgo correto comprar rendimentos que te pagam mais agora de imediato.

Quando estiver com um saldo que te satisfaz, aproveitar as oportunidades que pagam pouco hoje e prometem no futuro, pensando na queda do rendimento fixo que tu tem hoje.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:
  • Selic baixa com expectativa de alta: Aposte em títulos atrelados ao CDI ou à Selic para capturar os ganhos com a elevação dos juros.
  • Selic alta com expectativa de queda: Prefira prefixados para travar taxas atrativas antes de um possível corte nos juros.
  • Inflação baixa com expectativa de alta: Olhe para IPCA+ com prêmios mais altos, aproveitando oportunidades futuras.

@Matheus Passos Silva e @Eddy Paulini

Mas para que isso funcione, os títulos tem que vencimento mais longo para ter tempo de inverter o cenário, certo?

Porque não é esperado que a SELIC vá de 2 a 15 em 2 anos. Por favor me corrijam nesse pensamento.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
17 minutes ago, Waleska Barros disse:

Mas para que isso funcione, os títulos tem que vencimento mais longo para ter tempo de inverter o cenário, certo?

Porque não é esperado que a SELIC vá de 2 a 15 em 2 anos. Por favor me corrijam nesse pensamento.

esperado nao eh, mas veja isso, tudo bem q era pandemia, mas da pra ter nocao do tempo de cada cicloimage.png.ee82f30453e3e342444c31a7bedbd698.png

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Waleska Barros disse:

Sim o ideal é com vencimentos maiores. A estratégia visa pelo menos o médio prazo. Não faz sentido ser no curto.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
21 horas atrás, Waleska Barros disse:

Oi Waleska,

Sem dúvida - estamos falando de médio-longo prazo. Entendo eu que seja no mínimo 3 anos pra funcionar direito.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
21 horas atrás, Bruno Caffarate Zuanazzi disse:

Vou expressar como eu encarei a aula de contrafluxo.

É muita assertiva pensando em um balanceamento de carteira. Veja bem, balanceamento.
Dependendo do valor que tu tens investido. Se estiver iniciando, julgo correto comprar rendimentos que te pagam mais agora de imediato.

Quando estiver com um saldo que te satisfaz, aproveitar as oportunidades que pagam pouco hoje e prometem no futuro, pensando na queda do rendimento fixo que tu tem hoje.

Olá Bruno,

Eu não vejo tanto quanto "quantidade de dinheiro", mas sim "quantidade de tempo" hehehe.

Se você tem um prazo razoavelmente curto (até 2 anos), faz mais sentido pensar em ganhos "mais rápidos". Mas para algo acima de 3 anos faz mais sentido.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...