Post popular Rebeca Machado Postado Terça-feira às 00:32 Post popular Compartilhar Postado Terça-feira às 00:32 Na live de hoje muita gente ainda não utilizando essas ferramentas, pensei em compartilhar experiências aqui. Eu uso bastante pra fazer análises básicas de dados (uma prévia pra ver se vale a pena ir mais a fundo), tbm bastante pra traduções e melhorar textos. Como vocês usam por ai? (; 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Anderson Ribeiro Dos Santos Postado Terça-feira às 00:53 Post popular Compartilhar Postado Terça-feira às 00:53 Sou desenvolvedor. Uso github copilot para ajudar na programação ChatGPT como ferramentas auxiliar de trabalho em outras atividades. A empresa também possui um prompt interno, com integração em ferramentas internas. No meu dia a dia, uso bastante o Gemini da Google, no celular. Copilot Para o meu dia a dia, usando copilot, ele me ajuda em melhorar a qualidade de código, na automação de testes internos e me ajuda em automatizar algumas coisas repetitivas. ChatGPT e prompt interno da empresa Vou descrever brevemente alguns cenários onde essas ferramentas me auxiliou: me gera uma planilha com dados de relatórios de algum sistema interno, gera script de banco de dados baseado em algumas variáveis informadas no prompt, resume um arquivo excel e gera alguns dados estatístico, descrever resumo de uma apresentação em power point, gerar algumas imagens. Gemini Gerar alguns lembretes por comando de voz, baseado na tela que estou vendo, fazer uma pergunta ao prompt referente a tela que você ta vendo, contar histórias infantis para meus sobrinhos, bater foto de alimento e estimar a quantidade de calorias, entre outros. As ferramentas de IA realmente pode ajudar, mas dependendo do assunto, é necessário ter algum conhecimento prévio naquilo 4 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Marcelo R Postado Terça-feira às 00:54 Compartilhar Postado Terça-feira às 00:54 19 minutes ago, Rebeca Jacqueline Machado disse: Na live de hoje muita gente ainda não utilizando essas ferramentas, pensei em compartilhar experiências aqui. Eu uso bastante pra fazer análises básicas de dados (uma prévia pra ver se vale a pena ir mais a fundo), tbm bastante pra traduções e melhorar textos. Como vocês usam por ai? (; Aprofundar conhecimento em alguns assuntos, Validar ideias, Fazer cálculos preguiçosos e trabalhosos, Roteiro de video / anuncio, Montar tabelas comparativas de algumas coisas... 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Lucas Borin Postado Terça-feira às 00:54 Post popular Compartilhar Postado Terça-feira às 00:54 Sou desenvolvedor e uso praticamente o dia todo. Ela me ajuda sugerindo código, reescrevendo, fazendo "transformações" que antes eram manuais, revisando textos e melhorando documentações, etc. Também uso bastante no Teams (chat) para reescrever as ideias em um texto compreensível, pois quando preciso escrever algo muito detalhado, eu gosto de listar em tópicos (bullets) e depois consolidar. Em um futuro próximo, quero começar a usar a IA nos contextos a cima porém por voz. A LLm será o meu novo "rubber duck". Outro caso de uso é o de tirar dúvidas gerais. Como as grandes LLms estão fazendo buscas no google/bing, podemos perguntar o que quiser e ter uma resposta bem consistente e com links de referência. 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Felipe Gabriel Ferraz Corrêa Postado Terça-feira às 01:49 Compartilhar Postado Terça-feira às 01:49 Eu uso bastante para estudar e fazer trabalhos da faculdade. O ChatGPT já me ajudou bastante com programação e a escrever relatórios também. Eu experimentei outros como o Copilot e o Gemini, mas não curti muito e prefiro o ChatGPT, por ser uma IA mais "linguística". Agora estou com vontade de experimentar esse DeepSeek. Dizem ser equivalente à versão o1 do ChatGPT, só que de graça 😂 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Ademilton Carvalho Postado Terça-feira às 02:07 Post popular Compartilhar Postado Terça-feira às 02:07 Eu pergunto tanta coisa para o chat GPT, que já não conseguiria viver sem ele. Também curto o do google. Linguas: Ele me ajuda na tradução, no significado e no uso de palavras no Inglês, português e Alemão. Correção de gramática. Teste de proficiência. Para procurar uma palavra especifica ou para ver se ela existe (acontece muito) Criação de peças infantis. Financeiro: Recentemente, usei ele para calcular meu salário bruto a partir do liquido. Descobri que não to pagando IR porque têm um desconto de 500 e pouco e que o calculo do INSS é feito em faixas, tipo a conta de luz. Dúvidas sobre indicadores. Ex.: Quando usar o ROE e o ROIC, qual a importância deles. Nas aulas não ficou claro, foi muito superficial. A IA do Google: Me ajudou a achar uma pesquisa de quanto eu deveria gastar com roupas e presentes no ano de maneira saudável. Viajens: Locais para viajar com neve e que sejam baratos, datas, transporte e valores e no geral ele até recomendou algumas empresas e pontos turísticos. Excelente. Programação: Criação de site com bootstrap. Integração com o git hub E muito mais. Mas 60% do meu uso é em línguas. 4 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rebeca Machado Postado Terça-feira às 02:19 Author Compartilhar Postado Terça-feira às 02:19 Vários PROs! @Anderson Ribeiro Dos Santos @Lucas Borin, @Ademilton Carvalho me inspiraram heinn 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rebeca Machado Postado Terça-feira às 02:22 Author Compartilhar Postado Terça-feira às 02:22 32 minutes ago, Felipe Gabriel Ferraz Corrêa disse: Eu uso bastante para estudar e fazer trabalhos da faculdade. O ChatGPT já me ajudou bastante com programação e a escrever relatórios também. Eu experimentei outros como o Copilot e o Gemini, mas não curti muito e prefiro o ChatGPT, por ser uma IA mais "linguística". Agora estou com vontade de experimentar esse DeepSeek. Dizem ser equivalente à versão o1 do ChatGPT, só que de graça 😂 É uma oportunidade pra fazer coisas novas, talvez. Certeza que daqui a pouco já vai ter tutorial de praticamente tudo 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Lucas Borin Postado Terça-feira às 02:27 Compartilhar Postado Terça-feira às 02:27 4 minutes ago, Rebeca Jacqueline Machado disse: É uma oportunidade pra fazer coisas novas, talvez. Certeza que daqui a pouco já vai ter tutorial de praticamente tudo YouTube, :) 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Antonio De Matos Teixeira Neto Postado Terça-feira às 02:45 Compartilhar Postado Terça-feira às 02:45 2 horas atrás, Rebeca Jacqueline Machado disse: Na live de hoje muita gente ainda não utilizando essas ferramentas, pensei em compartilhar experiências aqui. Eu uso bastante pra fazer análises básicas de dados (uma prévia pra ver se vale a pena ir mais a fundo), tbm bastante pra traduções e melhorar textos. Como vocês usam por ai? (; Estudar inglês; As vezes faço uma analises de sobreposições de ETF e Stocks; Correção de textos; Pesquisa geral; Tem como fazer também comparações de empresas, trazer características; Estudar python; É uma infinidades de possibilidades, fazendo as perguntas certas é uma ótima ferramenta. 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Sergio Tanaka Postado Terça-feira às 02:49 Post popular Compartilhar Postado Terça-feira às 02:49 Trabalho com infraestrutura de software Uso o tempo todo pra análise de erros e logs Logs eu pego 10 mil linhas, meto num zip, deixo o Gepeto ler tudo e mando ele sumarizar os problemas pra mim e por aí vai E pra codar eu TB não vivo sem ele mais 3 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Passos Silva Postado Terça-feira às 08:05 Compartilhar Postado Terça-feira às 08:05 7 horas atrás, Rebeca Jacqueline Machado disse: Na live de hoje muita gente ainda não utilizando essas ferramentas, pensei em compartilhar experiências aqui. Eu uso bastante pra fazer análises básicas de dados (uma prévia pra ver se vale a pena ir mais a fundo), tbm bastante pra traduções e melhorar textos. Como vocês usam por ai? (; Oi Rebeca, Você tem alguns minutos do seu dia? Hahaha. Basicamente uso ChatGPT, AI Studio, NotebookLM, DeepSeek (antes de ser modinha), Claude, e Napkin.ai. Análise de contratos Tradução de documentos Análises de risco de segurança da informação Comparações custo x benefício de produtos diversos Melhoria do meu CV Auxílio na definição de estratégia de investimentos Análise de ativos para investir Melhoria dos textos que escrevo Ideias para minhas aulas Preparação de conteúdo para minhas aulas Montagem de apresentações para minhas aulas Solução de problemas de programação Decoração da casa que comprei há alguns meses Criação de lembretes pra minha agenda Acho que é isso... Mas provavelmente tem mais coisa hehehe. Em síntese, qualquer coisa que se passa na minha cabeça, geralmente coloco por lá pra ver o resultado. Inclusive, para momentos de lazer. Ontem, por exemplo, pedi pro ChatGPT recontar a história dos filmes do John Wick em estilo Marvel, Disney e Pixar hehehe. O céu é o limite. E a versão da Disney foi a melhor! Espero ter ajudado! 2 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado Terça-feira às 11:50 Compartilhar Postado Terça-feira às 11:50 11 horas atrás, Rebeca Jacqueline Machado disse: Na live de hoje muita gente ainda não utilizando essas ferramentas, pensei em compartilhar experiências aqui. Eu uso bastante pra fazer análises básicas de dados (uma prévia pra ver se vale a pena ir mais a fundo), tbm bastante pra traduções e melhorar textos. Como vocês usam por ai? (; Sou Consultor SAP Funcional, e de quebra um Dev Junior (bem junior). Nos ultimos meses usei bastante chapgpt pra me ajudar criar alguns códigos, corrigir varios trechos de codigos existentes, e como eu estava em um projeto com envolvia API com arquivos Json (que eu não tinha muito contato), acabei usando para validar inúmeros arquivos, o que me ajudou a ganhar no minimo 60% de tempo num projeto de tamanho consideravel, e com isso tive tempo para usar as horas para outras melhorias neste mesmo projeto. Mas eu ainda acho que uso muito, muito pouco, eu nao me aprofundei muito nos tipos de usos possiveis. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Anderson Lucas Zeni Postado Terça-feira às 12:04 Compartilhar Postado Terça-feira às 12:04 É um assunto que quero me aprofundar mais, tinha certeza já antes de ler esse tópico, agora, vendo todos os exemplos dos colegas, fico até constrangido em praticamente não utilizar essa tecnologia. Trabalho como customizador do catalog studio promob ~programa utilizado por fábricas e lojas de móveis para criar projetos de móveis planejados~ 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eddy Paulini Postado Terça-feira às 13:57 Compartilhar Postado Terça-feira às 13:57 13 horas atrás, Rebeca Jacqueline Machado disse: Na live de hoje muita gente ainda não utilizando essas ferramentas, pensei em compartilhar experiências aqui. Eu uso bastante pra fazer análises básicas de dados (uma prévia pra ver se vale a pena ir mais a fundo), tbm bastante pra traduções e melhorar textos. Como vocês usam por ai? (; Bom dia, @Rebeca Jacqueline Machado ! Já usei para produção de conteúdo. Ajuda a dar um pontapé inicial, algumas ideias bem básicas para poder desenvolver em cima daquilo que foi proposto com um toque mais pessoal. Ainda nessa linha de dar um start em alguma ideia, alguma estrutura, etc, andei utilizando para elaborar estruturas dos ebooks que pretendo produzir. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniel Loiola Postado Terça-feira às 19:07 Compartilhar Postado Terça-feira às 19:07 Usar ferramentas de IA direito é complicado... Se você simplesmente sai fazendo parguntas aleatórias esperando respostas, a máquina vai te dar algumas respostas, mas você raramente para para analisar o resultado, que muitas vezes pode acabar não sendo o ideal. Para mim, a melhor forma de usar esses bots é em uma conversa mas longa, onde dá pra debater cada questão com mais profundidade. Quando você já começa com uma resposta e pede para a ia criticar o seu trabalho e oferecer melhorias o resultado final é bem mais interessante do que só pedindo por respostas. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rebeca Machado Postado Quinta-feira às 02:13 Author Compartilhar Postado Quinta-feira às 02:13 On 28/01/2025 at 15:07, Daniel Loiola disse: Usar ferramentas de IA direito é complicado... Se você simplesmente sai fazendo parguntas aleatórias esperando respostas, a máquina vai te dar algumas respostas, mas você raramente para para analisar o resultado, que muitas vezes pode acabar não sendo o ideal. Para mim, a melhor forma de usar esses bots é em uma conversa mas longa, onde dá pra debater cada questão com mais profundidade. Quando você já começa com uma resposta e pede para a ia criticar o seu trabalho e oferecer melhorias o resultado final é bem mais interessante do que só pedindo por respostas. Siim, de fato! Se for pra um fim sério, é importante que você já domine o assunto pra avaliar a qualidade daquilo que o bot tá te passando. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rebeca Machado Postado Quinta-feira às 02:15 Author Compartilhar Postado Quinta-feira às 02:15 On 28/01/2025 at 08:04, Anderson Lucas Zeni disse: É um assunto que quero me aprofundar mais, tinha certeza já antes de ler esse tópico, agora, vendo todos os exemplos dos colegas, fico até constrangido em praticamente não utilizar essa tecnologia. Trabalho como customizador do catalog studio promob ~programa utilizado por fábricas e lojas de móveis para criar projetos de móveis planejados~ A galera é brabíssima!!! Mas a ideia era trazer esse choque de realidades mesmo 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rebeca Machado Postado Quinta-feira às 02:15 Author Compartilhar Postado Quinta-feira às 02:15 On 28/01/2025 at 09:57, Eddy Paulini disse: Bom dia, @Rebeca Jacqueline Machado ! Já usei para produção de conteúdo. Ajuda a dar um pontapé inicial, algumas ideias bem básicas para poder desenvolver em cima daquilo que foi proposto com um toque mais pessoal. Ainda nessa linha de dar um start em alguma ideia, alguma estrutura, etc, andei utilizando para elaborar estruturas dos ebooks que pretendo produzir. Quando a gente tá sem ideia nenhuma, é uma mão na roda pra gerar insights 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rebeca Machado Postado Quinta-feira às 02:19 Author Compartilhar Postado Quinta-feira às 02:19 On 28/01/2025 at 07:50, Henrique Magalhães disse: Sou Consultor SAP Funcional, e de quebra um Dev Junior (bem junior). Nos ultimos meses usei bastante chapgpt pra me ajudar criar alguns códigos, corrigir varios trechos de codigos existentes, e como eu estava em um projeto com envolvia API com arquivos Json (que eu não tinha muito contato), acabei usando para validar inúmeros arquivos, o que me ajudou a ganhar no minimo 60% de tempo num projeto de tamanho consideravel, e com isso tive tempo para usar as horas para outras melhorias neste mesmo projeto. Mas eu ainda acho que uso muito, muito pouco, eu nao me aprofundei muito nos tipos de usos possiveis. Que daora! eu uso SAP todo dia... queria não precisar kkkkk 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts