Jump to content
  • 0

Resultado da minha primeira análise

João Pedro Sá Medeiros

Pergunta

Boa noite pessoal, 

Estou avançando para a finalização do Módulo de Renda Variável e utilizando os conhecimentos adquiridos e as ferramentas (Especialmente AUVP Analítica, Investidor10 e Fundamentus), cheguei a uma carteira inicial de ações em diferentes setores:

Dúvidas e Considerações: 

1- Me senti mais confortável pegando ações com P/VP baixos, faz sentido ter medo de P/VP's mais altos? Tenho a impressão de estar pagando R$1 por R$0,50 no caso de empresas com P/VP's altos demais.

2- Procurei diversificar os setores, algum outro importante ficou faltando?

3- Quais outras empresas incluiriam?

4- Fiz análises utilizando principalmente os indicadores fundamentalistas, ainda não me aprofundei no método Scuttebutt. Para falar a verdade o método me pareceu válido, porém complexo para obter as informações e tirar as minhas conclusões de forma ágil. Existe algum lugar com essas informações consolidadas?

5- CSAN3 e VBBR3 realmente são "bombas"? Apesar das dívidas,  tem resultados aparentemente consistentes. No caso especial da CSAN3, na minha análise a CSAN3 teve um prejuízo recente e está muito descontada por isso seria ainda um bom investimento.

6- Deveria investir em tantas empresas diferentes e setores diferentes logo de início? 

7- Admito que ainda tenho medo da renda variável, hoje invisto 90% em Renda Fixa e tenho ótimas taxas (até prefixados com 19,5%aa). Entendo que a renda variável seja importante mas ainda estou com a mentalidade da renda fixa. Existe alguma ferramenta que de forma mais fácil consiga comparar o investimento nessas ações com outros tipos de investimento? 

Setores / Ações:

• Financeiros: ABCB4, ITUB3, WIZC3
  • Energia: CPLE3 
  • Petróleo, Gás e Biocombustíveis: CSAN3, VBBR3
  • Siderurgia e Metalurgia: GGBR3, FESA3
  • Construção Civil: EZTC3, CYRE3
  • Saneamento: SAPR4, CSMG3
  • (Saúde) Farmacêutico: HYPE3
  • (Saúde): Diagnóstico: FLRY3
  • Alimentos: MDIA3
Editado por João Pedro Sá Medeiros
  • Brabo 3
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
6 horas atrás, João Pedro Sá Medeiros disse:

Boa noite pessoal, 

Estou avançando para a finalização do Módulo de Renda Variável e utilizando os conhecimentos adquiridos e as ferramentas (Especialmente AUVP Analítica, Investidor10 e Fundamentus), cheguei a uma carteira inicial de ações em diferentes setores:

Dúvidas e Considerações: 

1- Me senti mais confortável pegando ações com P/VP baixos, faz sentido ter medo de P/VP's mais altos? Tenho a impressão de estar pagando R$1 por R$0,50 no caso de empresas com P/VP's altos demais.

4- Fiz análises utilizando principalmente os indicadores fundamentalistas, ainda não me aprofundei no método Scuttebutt. Para falar a verdade o método me pareceu válido, porém complexo para obter as informações e tirar as minhas conclusões de forma ágil. Existe algum lugar com essas informações consolidadas?

5- CSAN3 e VBBR3 realmente são "bombas"? Apesar das dívidas,  tem resultados aparentemente consistentes. No caso especial da CSAN3, na minha análise a CSAN3 teve um prejuízo recente e está muito descontada por isso seria ainda um bom investimento.

6- Deveria investir em tantas empresas diferentes e setores diferentes logo de início? 

7- Admito que ainda tenho medo da renda variável, hoje invisto 90% em Renda Fixa e tenho ótimas taxas (até prefixados com 19,5%aa). Entendo que a renda variável seja importante mas ainda estou com a mentalidade da renda fixa. Existe alguma ferramenta que de forma mais fácil consiga comparar o investimento nessas ações com outros tipos de investimento? 

Setores / Ações:

• Financeiros: ABCB4, ITUB3, WIZC3
  • Energia: CPLE3 
  • Petróleo, Gás e Biocombustíveis: CSAN3, VBBR3
  • Siderurgia e Metalurgia: GGBR3, FESA3
  • Construção Civil: EZTC3, CYRE3
  • Saneamento: SAPR4, CSMG3
  • (Saúde) Farmacêutico: HYPE3
  • (Saúde): Diagnóstico: FLRY3
  • Alimentos: MDIA3

Olá João, bom dia.

Considerando o exposto quanto ao seu medo de RV e ainda ter apenas 10% do seu patrimônio nesta classe, acredito que este número de empresas seja muito alto para iniciar, claro dependendo do valor de aporte mensal.

Os setores estão bem distribuídos e abrangentes. 

Agora, quanto as empresas propriamente.... avaliaria melhor a liquidez de ITUB3 e ITUB4, GGBR3 e GGBR4. CSAN3 está bem alavancada no momento. Demais empresas não posso te ajudar muito, não estão sob minha análise.

Espero ter ajudado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 1

Bom dia, @João Pedro Sá Medeiros !

7 horas atrás, João Pedro Sá Medeiros disse:

É relativo e tanto P/VP mais baixo como mais alto requer atenção.

P/VP muito baixo indica que na parte de preços a empresa está muito descontada. Mas qual a justificativa para isso? Por exemplo, BHIA3 está mega descontada no preço. Mas os fundamentos da empresa, não tem o que dizer. Péssimos e sem resultados. Por outro lado, WEGE3 com preços muito esticados. Mas é uma empresa de crescimento constante e lucros altíssimos.

Percebe?

Por isso é sempre importante a não olhar indicadores de preço unicamente. Na verdade eu diria que longo prazo para quem faz aportes mensais como nós, o preço se torna quase irrelevante.

7 horas atrás, João Pedro Sá Medeiros disse:

Veja se o setor de consumo cíclico lhe interessa. Por exemplo, empresas de celulose. Mas vale o ponto de atenção que você já possui outras empresas comoditizadas na sua carteira.

No mais, acho a sua carteira bem diversificada.

8 horas atrás, João Pedro Sá Medeiros disse:

Aqui fica díficil dizer algo, pois uma sugestão que pode ser boa para uma pessoa não será necessariamente boa para outra.

Aqui deixo uma pergunta. O que você acha da sua carteira? Sente falta de algo ou acha que está coerente dessa forma?

Infelizmente não. O método Scuttlebutt é uma método longo e trabalhoso mesmo. E também vale já deixar claro que terão informações que dificilmente iremos achar. Na época quando o Fisher desenvolveu o método, ele tinha uma fama por assim dizer que facilitava a busca dessas informações.

Mas isso não significa que o método não possa ser usado por nós. Podemos avaliar quais perguntas que julgamos mais relevantes de acordo com nossa forma de pensar e ir em busca delas. Normalmente tem muita coisa contida nos relatórios mesmo e em um documento chamado Formulário de Referência presente no RI da empresa. É um documento gigante (em média umas 450 páginas) mas que não precisa ser lido todo. Já pelo índice do documento você consegue achar informações muito pertinentes como estratégias e objetivos da empresa, riscos do setor, informações sobre a administração, corpo executivo e até mesmo salários, dentre outros.

E é uma questão de prática ir lendo informações e interpretando elas.

Os endividamentos delas são altos. Aqui começa já um ponto de atenção pois é necessário interpretar estes endividamentos. São justificáveis? A empresa tem capacidade de arcar com estes endividamentos? Essas dívidas são referentes a investimentos? Se sim, estão dando algum tipo de retorno?

Aqui puxamos um gancho com relação ao prejuízo da CSAN. O que resultou esse prejuízo? E ir na base do preço do ativo já que um prejuízo abriu uma aparente janela de oportunidade, não me parece uma ideia coesa. Você está assumindo um risco muito alto.

Ambas as empresas são comoditizadas o que gera naturalmente uma maior volatilidade e consequentemente fazem seus riscos aumentarem. 

A diversificação é sempre bem vinda.

Um cuidado maior que eu teria era a exposição em mais de uma empresa de um mesmo setor, pois isso aumenta o risco não sistemático da carteira.

Estes comparativo não existe. A renda variável justamente por ser variável não consegue colocar previsões mais assertivas para se comparar com outros tipos de investimentos.

Espero que ajude! 

Link para compartilhar

• 1

As vezes boa empresas tem P/VP alto, nap estamos comprando o patrimônio delas, estamos comprando uma parte da empresa.

Empresas de tecnologia por exemplo, precisam de alguns computadores (valor patrimonial baixo), e produzem muito dinheiro, "são cobiçadas" (preço alto), logo eles tem um P/VP alto.

O oposto também precisa ser analizado, se uma empresa tem o P/VP baixo, não é garantia de um bom negócio.

Se a empresa não tem lucros consistentes, não deve entrar na sua carteira, nem em análise, você está tentando justificar colocar CSAN na carteira.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...