Jump to content

Recommended Posts

Postado

Olá, sou programador e recentemente conseguir me posicionar no mercado internacional, o que aumentou bem minha renda em comparação o que ganhava no Brasil, porém sei que ainda falta muito mais a conquistar. O problema é que estou meio incerto quanto ao futuro estou buscando me desenvolver mais rapidamente para ter mais dinheiro para aportar. Porém como disse já estou aos 30 e não tenho nenhum portfólio significativo ainda estou em tempo? atualmente meu custo de vida é 8~10k o resto eu guardo como reserva de emergência pois sabemos q na área de programação tudo pode e do dia pra noite o mundo muda e se perde tudo..... Consigo separar uns 1.2~1.5 por mês para investir em renda variável, quanto a meus sonhos (estou na Aula 05 - Modulo 01):

- Casa própria bem grande (o terreno custa certa de 1.5 milhão)

- Renda para viver de uns 25 por mês

• Brabo 2
Postado (edited)
10 horas atrás, Vitor Vicente disse:

Porém como disse já estou aos 30 e não tenho nenhum portfólio significativo ainda estou em tempo?

Fala Vitor.

Não só está, como está muito bem. Você tem uma renda excelente comparado a grande maioria do nosso país e você ainda é novo.
Se você conseguir manter o padrão de vida e investir pelo menos 25% do seu rendimento mensal, em 25/30 anos você vai estar muito bem no que diz respeito a sua aposentadoria.

Termina a sua reserva de emergência e o curso da AUVP, procure bons livros sobre o assunto pra complementar o seu aprendizado, e logo logo você estará pronto pra criar um bom portfólio pra ir investindo o seu dinheiro.

Existe sempre também a consultoria que pode fazer sentido pra você, e aí você vai ter alguém cuidando do seu patrimônio enquanto que você consegue focar no seu trabalho e somente "monitorar" as sugestões do seu assessor e ver se elas fazem sentido (baseado no seu conhecimento já adquirido no assunto).

Um abraço

Editado por Luiz Fernando Correa E Castro Melao
Erro de digitação
Postado (edited)

Você, assim como eu, está iniciando o curso, irmão! Conforme a gente aprende, as opções de investimento e as ideias vão aparecendo! Você perceberá que tudo ficará mais claro. 

Estamos só começando, e tenho certeza que você enxergará opções para além dos investimentos em terrenos e efins. 

Tenha fé no processo - Não deixa a ansiedade tomar conta! 

Editado por Fernando Martins Selva Chagas
  • Brabo 2
Postado
12 horas atrás, Vitor Vicente disse:

Consigo separar uns 1.2~1.5 por mês para investir em renda variável

Não faz sentido , você diz gastar 8~9 k e consegue separar este valor ?

a regra é clara , 25% dos seus ganhos vai pra sua carteira de investimentos com foco em construção de patrimônio numa carteira para viver de renda … mas você vai chegar lá durante as aulas …

nao preocupe por ter 30 anos , você está novo ainda e com este salário você terá ótimos aportes e isso fará uma diferença brutal , apenas siga o plano que vai dar certo … aproveite bem as aulas e projete tudo com números pé no chão , que você consegue ! O mais difícil é ter a renda e está você conquistou! 
vai pra cima cara. 

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Postado

Assino abaixo do que o @Henrique Magalhães disse.

a conta não fecha, renda de 25, gasta 10 e sobra 1.5 .. cade os outros 13.5?

com essa renda e esse custo você poderia colocar fácil 100k por ano só nos investimentos. mas se quiser jogar no recomendado é no mínimo 25%, que seriam 6.25k por mês (72.5k no ano).

Agora para chegar em rendimentos de 25k/mês ainda tem chão. mas o principal que é a renda você já tem.

• Brabo 1
Postado

Ele fala q tá montando reserva de emergência

Deve tá indo pra la

E eu entendo ele... Reserva de emergência pra quem trampa pra fora tem q ser mto alto

Pq o tombo eh alto, qto maior o salario, mais difícil eh se realocar rapidamente

Eu faria uma reserva de 100k , pq cansei de ver dev levando mtos meses pra conseguir outro trampo no mesmo nível (lá fora)

• Brabo 1
Postado
Just now, Sergio Tanaka disse:

Eu faria uma reserva de 100k , pq cansei de ver dev levando mtos meses pra conseguir outro trampo no mesmo nível (lá fora)

Mas aí que está , o cara que é dev fora, deveria ter uma bicos pequenos por fora no BR ou outra empresa pra em casos de parada brusca manter um mínimo de renda !

atuo numa cooperativa onde vários devs abaps trabalhar em um emprego fixo e são part time na coopersap , e atuam mais aqui quando estão com menos demanda no trabalho principal !  
sei que não é simples mas para bons devs sempre tem algum trampo ! 

• Brabo 1
Postado
22 minutes ago, Sergio Tanaka disse:

Ele fala q tá montando reserva de emergência

Deve tá indo pra la

E eu entendo ele... Reserva de emergência pra quem trampa pra fora tem q ser mto alto.

a única justificativa pra não ter uma reserva ainda é se gastava 8 ganhando 10. aí o problema é outro e ganhar mais ajuda mas não resolve, só uma boa organização das contas e do orçamento é que resolve.

e o lance do tombo, é só não subir teus gastos na emoção quando receber um aumento, assim a reserva aumenta mais rápido e o tombo não é grande quando acontecer.

não dá pro cara passar de 10 pra 25 por exemplo e no próximo mês achar que já da pra financiar uma bmw e um flat, essa é a receita pro tombo.

• Brabo 1
Postado
8 minutes ago, Mikhail Koslowski disse:

a única justificativa pra não ter uma reserva ainda é se gastava 8 ganhando 10. aí o problema é outro e ganhar mais ajuda mas não resolve, só uma boa organização das contas e do orçamento é que resolve.

e o lance do tombo, é só não subir teus gastos na emoção quando receber um aumento, assim a reserva aumenta mais rápido e o tombo não é grande quando acontecer.

não dá pro cara passar de 10 pra 25 por exemplo e no próximo mês achar que já da pra financiar uma bmw e um flat, essa é a receita pro tombo.

Ah mas eh por isso q ele deve tá por aqui kkkk e TB tem a parte q esse trampo eh recente pra ele.

Se bobear ainda nem recebeu o primeiro salário

Quem nunca viveu feliz  acima do patamar um tempo hauehaueja

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Postado
34 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Mas aí que está , o cara que é dev fora, deveria ter uma bicos pequenos por fora no BR ou outra empresa pra em casos de parada brusca manter um mínimo de renda !

atuo numa cooperativa onde vários devs abaps trabalhar em um emprego fixo e são part time na coopersap , e atuam mais aqui quando estão com menos demanda no trabalho principal !  
sei que não é simples mas para bons devs sempre tem algum trampo ! 

Concordo totalmente. Tem q aproveitar q da pra produzir mtas coisas em paralelo

• Brabo 1
Postado

Você é jovem ainda. Com 30 anos tinha algum dinheiro já, mas não investia. Apenas guardava na poupança. Investir mesmo comecei em dezembro de 2017. Mas não tive a oportunidade sua de já começar com tudo mastigado com um bom curso como a AUVP. Fui aprendendo aos poucos. Montei uma carteira mesmo há cerca de 3 anos e, mesmo assim, ainda precisa de ajustes. 

• Brabo 1
Postado
23 horas atrás, Vitor Vicente disse:

Olá, sou programador e recentemente conseguir me posicionar no mercado internacional, o que aumentou bem minha renda em comparação o que ganhava no Brasil, porém sei que ainda falta muito mais a conquistar. O problema é que estou meio incerto quanto ao futuro estou buscando me desenvolver mais rapidamente para ter mais dinheiro para aportar. Porém como disse já estou aos 30 e não tenho nenhum portfólio significativo ainda estou em tempo? atualmente meu custo de vida é 8~10k o resto eu guardo como reserva de emergência pois sabemos q na área de programação tudo pode e do dia pra noite o mundo muda e se perde tudo..... Consigo separar uns 1.2~1.5 por mês para investir em renda variável, quanto a meus sonhos (estou na Aula 05 - Modulo 01):

Oi, boa noite.

Cara tu veio ao lugar certo, faz teu colchão de emergência, 30 anos ainda da pra fazer muito, tu nao vai morrer amanha muito provavelmente, entao termina o curso, guarda metade da tua reserva em dinheiro e metade em algum banco, e depois de ter 6 a 12 meses de reserva, começa a aplicar o que tu aprendeu no curso, realmente vai te fazer ser e ver o mundo de outra forma. 

Começa amanhã mesmo a fazer algum projeto em teu tempo livre, pra montar um portifólio, aprende e aplica tudo que tu puder, compra um domínio e vai postando lá e no git tudo que tu fizer. Com o tempo tu vai ter um portifólio bom e diverso

• Brabo 1
Postado
On 30/03/2025 at 06:41, Vitor Vicente disse:

Olá Vitor,

Se eu, com 30 anos, tivesse essa renda e o acesso ao curso da AUVP, era certo que voaria longe. Como, tenho certeza, você também voará.

Como alguém já disse acima, não se desespere por enquanto. Siga a metodologia apresentada no curso: 25% para investimentos; se não terminou o curso, coloque no Tesouro Selic; não faça loucuras antes de terminar, rsrsrs. E também não saia correndo fazendo uma maratona para terminar em uma semana (para tentar "agilizar os investimentos") sem aprender bem as coisas.

Feito isso, você começa a brincar - e a brincadeira será bem boa, tenho certeza.

Sucesso nos investimentos!

• Brabo 1
Postado
On 30/03/2025 at 00:41, Vitor Vicente disse:

Acho que da para abrir mão um pouco da reserva de emergência e começar a aumentar esses aportes, mas veja o curso antes, vai ser bom para te dar mais confiança.

Postado

Essa área está fervendo. Invista em estudo que vc vai longe ! Você está fazendo certíssimo, provavelmente vc é PJ e os contratos dessa área normalmente são de curto período. E é super importante ter dinheiro guardado para caso o contrato não seja renovado. Nessa área tb é super importante o networking. Você pode estar com a impressão de que não tem um portfólio bom, mas lembre-se, vc foi escolhido por um motivo. Essa é a hora de vc investir e muito. E renda de 25k? amigo, um renda de no mínimo 50k vc consegue tranquilamente. Aqui a nossa meta é uma renda de 200k e uma casa em Orlando.  😅 Eu e meu marido tb temos 30 anos, e nos próximos 10 anos, vamos só focar em investir. A porta pro dólar se abriu amigo, agarra com força, e não suba o seu custo de vida, sei que é tentador. Rs 

• Me ajudou 1
Postado
On 30/03/2025 at 13:19, Henrique Magalhães disse:

Não faz sentido , você diz gastar 8~9 k e consegue separar este valor ?

a regra é clara , 25% dos seus ganhos vai pra sua carteira de investimentos com foco em construção de patrimônio numa carteira para viver de renda … mas você vai chegar lá durante as aulas …

nao preocupe por ter 30 anos , você está novo ainda e com este salário você terá ótimos aportes e isso fará uma diferença brutal , apenas siga o plano que vai dar certo … aproveite bem as aulas e projete tudo com números pé no chão , que você consegue ! O mais difícil é ter a renda e está você conquistou! 
vai pra cima cara. 

Então, Henrique metade eu já estou guardando como reserva de emergência, como eu disse o setor de software é muito volátil.

Postado (edited)

Obrigado pessoal pelos ensinamentos 🙏, sobre a questão de ter outro trampo, então eu até então só trabalhei pra 1 empresa apenas, e o resto do tempo estudava para me aprimorar, n sei sobre o outro caminho, mas como dev a medida q melhorava e conseguia resolver problemas maiores ou ficava mais expert, consegui sempre dobrar minha renda quando mudava de job.

Minha timeline de salários:

3k -> 7k -> 12k -> 25k Remoto direto em dólar

De fato recebo muitas ofertas de trabalho no LinkedIn todas com salários de +25k, a maior q já recebi é 7,2k USD, acabei n entrando por n motivos com a vaga. Hj estou focando em crescer dentro do cliente atual. e continuo estudando  (o que praticamente é um segundo emprego cerca de 5~6h por dia). Pessoalmente conheço consultores (devs) que faturam 13k USD

Editado por Vitor Vicente
Postado
14 horas atrás, Carolyne Barreto disse:

Essa área está fervendo. Invista em estudo que vc vai longe ! Você está fazendo certíssimo, provavelmente vc é PJ e os contratos dessa área normalmente são de curto período. E é super importante ter dinheiro guardado para caso o contrato não seja renovado. Nessa área tb é super importante o networking. Você pode estar com a impressão de que não tem um portfólio bom, mas lembre-se, vc foi escolhido por um motivo. Essa é a hora de vc investir e muito. E renda de 25k? amigo, um renda de no mínimo 50k vc consegue tranquilamente. Aqui a nossa meta é uma renda de 200k e uma casa em Orlando.  😅 Eu e meu marido tb temos 30 anos, e nos próximos 10 anos, vamos só focar em investir. A porta pro dólar se abriu amigo, agarra com força, e não suba o seu custo de vida, sei que é tentador. Rs 

Tava falando isso com minha esposa esses dias

estamos numa fase mto boa mesmo, uma renda de 50k sem ser executivo já eh realidade

E não só em dólar. Se o cabra eh bom consegue ser CLT nesses valores altíssimos tb, pois as empresas boas não querem perder dev para o exterior

Eu falo pros meus amigos, se o filho eh nerd, já empurra pra desenvolvimento de software que a vida estará bem encaminhada 

• Criar novo...