Jump to content
  • 0

Ainda não tenho minha carteira - Desabafo

Pergunta

Postado

Olá, meu povo,

Queria fazer um desabafo.

Entrei na AUVP há um tempo, e até hoje ainda não formei minha carteira de ações.
O motivo para isso é: não consegui analisar tudo que foi ensinado. Afinal, são muitas empresas. E, após a análise individual, ainda tem as comparações, né...

A AUVP, depois desse módulo avançado, trouxe mais trabalho kkkkk. É bom adquirir conhecimento, mas estou levando tempo para conseguir utilizar.

O que me tranquiliza é que sou novo, não ganho muitooo, então esse período fora não é de grande impacto. Estou investindo bastante, só que na minha carreira no trabalho, por isso inclusive não sobra tanto tempo.

Mas, enfim... era isso. Alguém está passando por algo parecido?

• Brabo 2

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)

Bom dia @João Peralta

Entendo plenamente o que você está passado, comigo não é muito diferente....rs

Uma forma de ajudar você a colocar em prática o que aprendeu é selecionar 2 ou 3 empresas de um mesmo setor (bancos, alimentícios, sanitários, etc.) e analisar as diferenças entre elas.

Um exemplo seria você comparar ações como:  BBAS3, SANB3 E BBDC3 ou de outro setor CASN3, SBSP3 e SAPR3 e analisar a diferença entre elas seguindo o que você aprendeu nas aulas. Depois disso, é só definir a que mais faz sentido para sua estratégia de investimentos e lançar no diagrama que ele faz todo resto (isso se o digrama já estiver ajustado corretamente).

Uma dica pessoal...não compre nada sem analisar primeiro, fiz muito isso antes da AUVP e posso garantir que não é uma boa estratégia....kkkk

Editado por Andre Nonaka Madeira
  • Brabo 3
  • 0
Postado

Indo na linha do que foi dito pelos colegas, comece com um setor perene como Financeiro/Bancos, ou Utilidade Publica/Saneamento, ou Utilidade Publica/Eletrica, compare 3 ou 4 papeis de cada para escolher 1 e começe o investimento. Na medida que for estudando outros setores, va introduzindo outros papeis na carteira, de forma incremental e contínua, equilibrando com renda fixa. 

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Andre Nonaka Madeira disse:

Bom dia @João Peralta

Entendo plenamente o que você está passado, comigo não é muito diferente....rs

Uma forma de ajudar você a colocar em prática o que aprendeu é selecionar 2 ou 3 empresas de um mesmo setor (bancos, alimentícios, sanitários, etc.) e analisar as diferenças entre elas.

Um exemplo seria você comparar ações como:  BBAS3, SANB3 E BBDC3 ou de outro setor CASN3, SBSP3 e SAPR3 e analisar a diferença entre elas seguindo o que você aprendeu nas aulas. Depois disso, é só definir a que mais faz sentido para sua estratégia de investimentos e lançar no diagrama que ele faz todo resto (isso se o digrama já estiver ajustado corretamente).

Uma dica pessoal...não compre nada sem analisar primeiro, fiz muito isso antes da AUVP e posso garantir que não é uma boa estratégia....kkkk

É oque estou fazendo! 

Mas demanda um bom tempo, porém, em renda fixa e Cripto eu já comecei... 
Quando definir a carteira vou começar a equilibrar. 

Me sinto meio dentro e meio fora kkkkkk

• Brabo 2
  • HAHAHAHA 1
  • 0
Postado
10 minutes ago, João Peralta disse:

Me sinto meio dentro e meio fora kkkkkk

Aaaaah...então estamos na mesma situação mesmo...kkkk

Fiz tanta coisa errada na minha carteira (outras até que nem tanto) que hoje eu prefiro ir bem devagar. Quando tenho um tempo fico olhando o RI da empresa e voltando as aulas para entender melhor. As vezes demoro semanas nesse processo...rs

Você citou que ainda é jovem, então continue devagar e sempre...o importante e nunca desistir.😁

• 0
Postado

João acho que você tá no caminho certo. Continua em renda fixa, com essa selic em alta. Começa ver as empresas perenes tipo banco, elétrica ou saneamento. Analise os números e no senário atual como elas estão se saindo nesse período de selic em alta e volatilidade no mundo todo, depois disso você vai ter alguma noção de qual você gosta mais. Acho que depois disso você vai ter segurança pra aportar, faz aportes pequenos e fica tranquilo que o patrimônio que você tá construindo é pra o longo prazo. A medida que você tiver mais segurança coloca outra empresa na carteira. E assim vai. Outra coisa se qualificar é importante pra receber mais e aumentar seus aportes, continue assim que na minha opinião você tá indo muito bem. 

• Brabo 1
  • 0
Postado
8 minutes ago, Sergio Tanaka disse:

Cuidado que eh assim q engravida

Quase impossível ajudar os amigos sem passar por esse comentário do amigo @Sergio Tanaka kkkkkk

Mas brincadeiras a parte....

@João Peralta pare e pense q vc já está muito a frente q a grande média dos investidores, q seguem linhas de investimento baseado em riquinha de Youtubers e ou aleatoriamente pelo preço.

Aqui vc está indo com um curso, método e objetivo. 

Como vc disse, vc é novo, tenha calma e busque setores perenes como foi dito e vá chegando nas empresas.

Separa se quiser um percentual bem pequeno pra vida Loka. Ou seja , empresa q não tem fundamento mas por algum motivo vc acredita.

Mas foque em boas empresas com bons fundamentos e setores perenes. 

Assim vc vai conseguir afunilar seu filtro.

• 0
Postado

@João Peralta

Jovem amigo, mantenha a calma: você tem ao seu favor o que há de mais valioso, o tempo, e ainda mais importante, está adquirindo o conhecimento necessário para construir uma carteira sólida para a sua aposentadoria. Você está no caminho certo, investindo primeiro em si , o que é a base de todo sucesso financeiro. Mantenha-se firme nessa trajetória e, em poucos anos, começará a colher os frutos de uma carteira bem planejada e consistente.

As dicas compartilhadas pelos amigos sardinhas foram excelentes, e o melhor de tudo: você já está praticando o verdadeiro "skin in the game"!

tmj!!

• Brabo 1
  • 0
Postado
13 horas atrás, João Peralta disse:

Olá, meu povo,

Queria fazer um desabafo.

Entrei na AUVP há um tempo, e até hoje ainda não formei minha carteira de ações.
O motivo para isso é: não consegui analisar tudo que foi ensinado. Afinal, são muitas empresas. E, após a análise individual, ainda tem as comparações, né...

A AUVP, depois desse módulo avançado, trouxe mais trabalho kkkkk. É bom adquirir conhecimento, mas estou levando tempo para conseguir utilizar.

O que me tranquiliza é que sou novo, não ganho muitooo, então esse período fora não é de grande impacto. Estou investindo bastante, só que na minha carreira no trabalho, por isso inclusive não sobra tanto tempo.

Mas, enfim... era isso. Alguém está passando por algo parecido?

Te entendo, man! To passando por isso em relação a carteira internacional, minha carteira nacional já estava 90% feita antes da AUVP e eu já havia corrigido minha maneira de pensar antes de entrar. Porém desde que entrei não adicionei nenhuma ação nova ou fundo e estou bem ressabiado quanto a isso.

To pensando em duas abordagens diferentes, a primeira é selecionar 5 ETFs muito bons ou recomendados, ver um ou dois bem seguros e que me façam sentido, mesmo que não sejam os melhores. É melhor do que não estar posicionado. Acredito que é uma abordagem mais pé no chão e que vai me deixar mais tranquilo quando for fazer outros investimentos.

A segunda abordagem, com relação as empresas brasileiras. É reavaliar minhas perguntas do diagrama e tentar colocar outra empresa forte lá. Quero focar no crescimento, mas acima de tudo preciso escolher uma nova empresa seguindo os ensinamentos novos que aprendi aqui. Vou escolher algumas empresas azulim e ver qual brilha aos meus olhos.

Eu diria para você escolher algumas empresas sólidas e analisar elas brevemente e depois jogar aqui na comunidade, junto com um contexto sobre sua situação e planos e ver os insights que a galera lhe traz. Eles podem te dizer se você está indo no caminho certo ou se algo é incongruente com o que você planeja. Daí você faz um aportezinho e ganha coragem e motivação.

• Criar novo...