Jump to content

Pergunta

Postado

Olá, gostaria de saber a opinião de vocês para saber a respeito de aproveitar oportunidades mesmo que elas signifiquem desbalancear a carteira (conforme sua estratégia). Ou seja, esta atrativo uma determinada classe de ativo, porem se decidir compra-lo a carteira será desbalanceada, seria interessante aproveitar a oportunidade e corrigir a carteira de acordo com sua estratégia posteriormente ?

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
2 horas atrás, Gabriel Oliveira#2674 disse:

Olá, gostaria de saber a opinião de vocês para saber a respeito de aproveitar oportunidades mesmo que elas signifiquem desbalancear a carteira (conforme sua estratégia). Ou seja, esta atrativo uma determinada classe de ativo, porem se decidir compra-lo a carteira será desbalanceada, seria interessante aproveitar a oportunidade e corrigir a carteira de acordo com sua estratégia posteriormente ?

Boa noite, @Gabriel Oliveira#2674 !

Por experiência e pelo que já vimos aqui na comunidade: ir na emoção é furada e o arrependimento bate cedo ou tarde e junto vem o prejuízo também.

Vamos pensar de forma mais racional. O diagrama serve para agir no racional pois sabemos que agir no emocional que é o que naturalmente fazemos, é pedir pra olhar para o abismo e ele olha de volta pra gente.

Além disso, se definimos metas na nossa carteira, o próprio diagrama vai calibrar essas metas. Se eu tenho, por exemplo, definido 30% em ações nacionais. Se minha carteira está abaixo dos 30% com quedas nas cotações, naturalmente o diagrama manda aportar lá. Agora se está acima, não teria porque aportar. Se nesse meio do caminho eu quero fazer algum tipo de aporte que eleve minha carteira na parte de ações para 40%, qual o sentido sendo que o que eu precisava era de 30% ? E por fim, tem um por menor que quanto mais a gente foge da orientação do diagrama, mais ele vai ficar empurrando investimentos na linha contrária do que iríamos querer pois como fizemos um desequilíbrio da carteira, teremos o preço a pagar para equilibrar ela de volta e isso pode acontecer em momentos que não gostemos muito.

• Brabo 1
  • 0
Postado
6 minutes ago, Gabriel Oliveira#2674 disse:

Se vc tá consciente do que tá fazendo.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Minhas experiências tentando aproveitar algumas oportunidades sempre acabaram sendo frustrantes. Nunca tive um valor realmente relevante para fazer uma boa tacada, e para conseguir um montante que compensasse, eu teria que vender outros ativos ou investir o pouco que tinha disponível, o que no fim das contas, não gerava um resultado que justificasse a movimentação. Por isso, hoje sigo fielmente minha estratégia de aportes regulares. Mas acredito que a realidade de quem tem uma boa reserva de oportunidade seja diferente.

• Brabo 1
  • 0
Postado

eu geralmente aproveito algumas, principalmente de fiis, so que meus aportes é um pouco considerável, algo em torno de 4k ao mês. e quase que todos os aportes que fiz, deram certo, eu lembro de cabeça o fii gare11 que caiu bastante em dez e janeiro de 2024/25, e entrei bastante nele, praticamente era 40% de todos fiis so nele e a ultima oportunidade foi um banco britânico que caiu para 10,60 US e eu entrei e hoje ele esta 13,24 US. Peguei ai uns 20% de valorização em praticamente 1 mês. Enfim; se o valor da reserva é muito pouco, talvez nao vale a pena, e também so toma cuidado pra nao "achar" uma oportunidade todo mês 

• Brabo 1
  • 0
Postado
45 minutes ago, Gabriel Oliveira#2674 disse:

Minha humilde opinião: apenas siga o diagrama.

• Brabo 2
  • 0
Postado
20 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

Como eu sou muito milionária com quadizembilhões, jogaria uns 500k para ver oq acontece kkkkkkk

Agora falando sério, minha carteira de bitcoin hoje tava com crescimento de FUCKING 13% hoje, mas como tenho meros farrapos lá, em valores não era grande lucro. Mas poxa, vai aumentando a autoestima sabe?

Ta ai algo que tive sorte , foi o primeiro ativo q aportei tentando balancear a carteira , minha meta inicial eram 6% e depois mudei pra 8%, mas mal aportei 6% ele subiu e hoje representa 15% da carteira ! Da aquela animada linda ! 

• Brabo 2
  • Criar novo...