Jump to content

Pergunta

Postado

Fala galera, sou Fernando e sou novo na AUVP. 
Assim, vou fazer todo o curso ainda e vou ter muito a aprender.

Mas gostaria de saber de vocês considerações sobre alocar em Fiis e/ou ações pagadoras de dividendos, com o pressuposto de ter no futuro uma carteira geradora de dividendos.

Algumas considerações que eu tenho que queria ver se faz sentido. 
Os Fiis dependem de novas emissões já que distribuem 95% dos lucro e teria que sempre comprar novas cotas para não ser diluíd.  As empresas pagadoras de dividendos por não distribuir todo o lucro não tem esse processo como essencial.

O “benefício” dos Fiis seriam somente a regularidade dos dividendos? 

Já agradeço a todos da comunidade! 
Abraço  

• Brabo 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
31 minutes ago, Fernando Yoshimura disse:

Mas gostaria de saber de vocês considerações sobre alocar em Fiis e/ou ações pagadoras de dividendos, com o pressuposto de ter no futuro uma carteira geradora de dividendos.

Os Fiis dependem de novas emissões já que distribuem 95% dos lucro e teria que sempre comprar novas cotas para não ser diluíd.  As empresas pagadoras de dividendos por não distribuir todo o lucro não tem esse processo como essencial.

Abraço  

a parte de ser diluido eu acho q vc tem q tirar da cabeca

vc eh insignificante pro fundo e, qdo ele emite mais cotas, vc apenas se torna um pouco mais insignificante

pouco importa se vc vai comprar mais ou nao cotas, seu rendimento nao tende a diminuir consideravelmente, pois o fundo vai usar o dinheiro pra ter mais rentabilidade

• Brabo 3
  • 0
Postado
3 horas atrás, Fernando Yoshimura disse:

Abraço  

Fala, @Fernando Yoshimura e bem-vindo ao nosso navio!

Às vezes, pode não fazer sentido montar uma carteira geradora de dividendos ainda na fase de acumulação de patrimônio, pois muitas empresas não pagam grandes dividendos, preferindo reinvestir em si mesmas para crescer, o que pode valorizar nosso patrimônio como acionistas, afinal, FIIs e grandes pagadoras de dividendos geralmente não tem uma prospecção de crescimento tão grande. São mais como "vacas leiteiras" rsrs

Por enquanto, seu primeiro teste para se tornar um investidor de longo prazo na nossa filosofia buy and hold será não movimentar sua carteira atual, não vender nem comprar ativos e sugiro que qualquer valor que você vá destinar a aportes futuros mantenha no Tesouro Selic até terminar de absorver todas as aulas dos módulos principais do curso. Durante o período, você aprofundará em alguns conceitos essenciais para traçar uma estratégia condizente com a sua realidade.

Mais uma vez, bem-vindo.

Forte abraço.

• Brabo 4
  • 0
Postado

Não fique focado em dividendos. As empresas passam por ciclos de pagamentos de dividendos e reinvestimento. Deve focar em boas empresas. Dividendo é indiferente, o que importa é patrimônio. Ficar correndo atrás de dividendos o levará a ter menos patrimônio por girar a carteira e consequentemente receber menos dividendos. O foco deve ser na qualidade das empresas e montagem de uma boa carteira de investimentos. 

• 0
Postado
On 23/05/2025 at 14:24, Fernando Yoshimura disse:

Abraço  

Independente de você comprar ações de crescimento, dividendos, fiis ou qualquer outro Investimento, primeiro vc precisa acumular, dessa acumulação por assim dizer, vai ter rendimentos, dividendos, juros sobre capital, nos ativos de renda fixa vai ter o juros composto agindo também.

Então, toda ação de dividendo, uma hora foi de crescimento, ações de crescimento em algum momento pagará dividendos, e tem os fiis que pagam rendimentos, que se uma ação de crescimento não paga dividendo, sendo que ela tá "automaticamente" reinvestindo, nos fiis esse processo é o cotista que precisa reinvestir os rendimentos.

E assim todo mundo vende por aí a ideia de investir como se fosse a cereja do bolo, mas para ter renda passiva eterna, esquecem do fator ACUMULAR, seja lá em qual tipo de investimento tem que ACUMULAR. 

INVESTIR pouco não faz o milagre sozinho, os primeiros aportes, e sua capacidade de aumentar os aportes ao longo do tempo, que vão fazer a engrenagem girar mais rápido.

O melhor a se fazer é escolher bons ativos, seja renda fixa, ações, fiis ou etfs($), ações são mais voláteis, podendo funcionar melhor para uma determinada fase do processo de acumulação, fiis para outra, ainda que no meu entendimento a DIVERSIFICAÇÃO é o segredo.

É preciso entender um pouquinho da curva de juros, e no momento que tende alta alguns ativos se beneficiam, e o contrário também.

Por isso o Raul, criou o DIAGRAMA DO CERRADO, para direcionar a tomada de decisão, de maneira RACIONAL e não EMOCIONAL.

Eu particularmente gosto de fiis, principalmente pelo pinga-pinga dos rendimentos, menor volatilidade, aí é necessário entender o fii de tijolo, os fiis papéis e o retorno que eles trazem para o cotista o de papel (que é dívida) trazendo mais risco, porém mais renda meio que de maneira mais imediata, já de tijolo vai trazendo um crescimento (valorização da cota) e ajuste ao longo do tempo, aqui tô falando por alto é preciso entender e buscar aprender também e sim vc terá que fazer reinvestimentos, não para recompor o rendimento recebido, mas para aumentar seu número de contas.

Não sei se me fiz entender, espero ter ajudado.

• Criar novo...