Luiz Otaviano De Moraes Almeida Postado Domingo às 21:11 Postado Domingo às 21:11 Pessoal, boa noite. Tenho uma dúvida: qual seria uma boa quantidade de ativos nacionais para ter na carteira e poder dizer que ela está bem diversificada? Considerando um ativo de cada setor.
0 Rafael Antunes Teixeira Silva Postado Domingo às 21:14 Postado Domingo às 21:14 Não existe um número mágico. Isso depende de sua carteira e perfil de risco. Lógico que precisa de bom senso. Mas se quer um número entre 10 a 20. 1
0 João Vitor Bueno Da Silva Postado Domingo às 22:05 Postado Domingo às 22:05 Boa noite @Luiz Otaviano De Moraes Almeida, tudo bem? Como bem dito pelo @Rafael Antunes Teixeira Silva, não existe um número específico de ativos para se ter em carteira. Para definir um bom número de ações podemos observar dois fatores: 1 - Quantidade de empresas que consegue analisar minuciosamente. Você só deve ter em carteira, empresas que estudou a fundo, identificou bons fundamentos e acredita ter potencial de retorno sobre o capital por ti investido no longo prazo. Num exemplo hipotético de uma carteira com 50 empresas, seria inviável para alguém que trabalha ou estuda, analisar essa quantidade de ações. 2 - Correlação negativa. Quanto maior a correlação negativa da sua carteira melhor. Correlação negativa é quando uma empresa não está ligada a outro direta ou indiretamente. É impossível montar uma carteira somente com empresas de correlação negativa, pois muitas vezes, uma depende de outro setor. Contudo, com uma boa variação de setores de consumo não cíclico e cíclico, financeiro, utilidade pública e outros, você aumenta essa correlação negativa. O que quero dizer com isso é: diversifique entre os setores, sem ter muitas empresas desse setor. Escolha a melhor ou aquela que vê maior potencial de crescimento, ou no máximo duas (na minha visão, cada um monta sua carteira conforme seu pensamento). Por fim, a carteira de ativos é algo muito individual. Eu diria que entre 10 a 25 ativos você já estará muito bem servido, lembre-se que em alguns casos, menos é mais. Espero ter ajudado, um abraço!
0 Bruno Rangel Postado Domingo às 22:35 Postado Domingo às 22:35 Para ser bem especifico e direto! 1 Ativo
0 Mario Regis De Freitas Mendes Postado Segunda-feira às 00:20 Postado Segunda-feira às 00:20 (edited) 3 horas atrás, Luiz Otaviano De Moraes Almeida disse: Pessoal, boa noite. Tenho uma dúvida: qual seria uma boa quantidade de ativos nacionais para ter na carteira e poder dizer que ela está bem diversificada? Considerando um ativo de cada setor. Amigão, "um número", é bem relativo, vou deixar minha humilde opinião... O ideal é você ter pelo menos 1 ativo de cada setor perene, para tentar seguir a "regra" da descorrelação. Entretanto, no setor de bancos eu tenho 3 ativos na minha carteira. Para quem está ainda na fase de construção de patrimônio, que é o meu caso, se você tiver muitos ativos, acaba pulverizando os aportes, com isso, demora a fazer volume na carteira. Acredito que 15 seria um número máximo interessante. Editado Segunda-feira às 00:21 por Mario Regis De Freitas Mendes 2
0 Marcelo R Postado Segunda-feira às 01:02 Postado Segunda-feira às 01:02 3 horas atrás, Luiz Otaviano De Moraes Almeida disse: Pessoal, boa noite. Tenho uma dúvida: qual seria uma boa quantidade de ativos nacionais para ter na carteira e poder dizer que ela está bem diversificada? Considerando um ativo de cada setor. Segundo o estudo do Harry Markowitz (que ganhou Nobel de economia rsrsrs, vai mexendo) Algo entre 10 e 15 ativos já esta excelente... vou colocar o gráfico que exemplifica o estudo do cara 4
0 Gustavo Willian Pinheiro Postado Segunda-feira às 01:49 Postado Segunda-feira às 01:49 46 minutes ago, Marcelo R disse: Segundo o estudo do Harry Markowitz (que ganhou Nobel de economia rsrsrs, vai mexendo) Algo entre 10 e 15 ativos já esta excelente... vou colocar o gráfico que exemplifica o estudo do cara 👏👏👏 1
0 Matheus P S Postado Segunda-feira às 05:30 Postado Segunda-feira às 05:30 8 horas atrás, Luiz Otaviano De Moraes Almeida disse: Pessoal, boa noite. Tenho uma dúvida: qual seria uma boa quantidade de ativos nacionais para ter na carteira e poder dizer que ela está bem diversificada? Considerando um ativo de cada setor. Oi Luiz, Outro ponto a ser levado em consideração é o seguinte: lembre-se de que por "ativos nacionais" estamos falando de renda fixa, ações, FIIs, ETFs nacionais, etc. Então se você pensar em 15 ativos, que foi a média que o pessoal falou acima, neste número já estariam incluídos todos os seus investimentos. Acho que podemos concordar em dar uma colher de chá pra renda fixa, já que a análise é mais simples. Mas se você pensar apenas em ações e FIIs, os 15 ativos devem incluir todos esses investimentos. Se você tiver 15 ações e 15 FIIs, serão 30 relatórios que você precisará ler. Claro, não será todo mês (exceto caso você seja o tarado dos investimentos e queira ler todos os relatórios mensais de todos os seus FIIs), mas é um trabalhinho que você precisará levar em consideração. Isso porque não estou mencionando ETFs nacionais nem investimentos internacionais (ETFs ou stock picking). Não sei em que fase do seu patrimônio você está, mas leve isso em consideração e vá aumentando aos poucos para evitar se sobrecarregar. Espero ter ajudado!
0 Rodolfo Antonici Postado Segunda-feira às 12:18 Postado Segunda-feira às 12:18 Tem esse vídeo aqui do Raul que explica a armadilha de diversificação e pulverização: Aqui ele vai abordar a quantidade de ações ideais de um jeito bem didático ;) 1
0 Bolívar Luiz Postado 22 horas atrás Postado 22 horas atrás On 01/06/2025 at 18:11, Luiz Otaviano De Moraes Almeida disse: Pessoal, boa noite. Tenho uma dúvida: qual seria uma boa quantidade de ativos nacionais para ter na carteira e poder dizer que ela está bem diversificada? Considerando um ativo de cada setor. Bom dia, @Luiz Otaviano De Moraes Almeida. Como os colegas apontaram, tudo vai de acordo com seus objetivos na composição da sua carteira e com como você constrói essa diversificação. Cada investidor é diferente - alguns vão querer se expôr mais no país X ou Y, outros preferem ficar no Brasil pelo momento de vida, oportunidades ou por vários outros motivos. 1
0 Daniel S Postado 22 horas atrás Postado 22 horas atrás On 01/06/2025 at 22:02, Marcelo R disse: Segundo o estudo do Harry Markowitz (que ganhou Nobel de economia rsrsrs, vai mexendo) Algo entre 10 e 15 ativos já esta excelente... vou colocar o gráfico que exemplifica o estudo do cara Opa fiquei curioso com esse estudo (vou pesquisar a origem) só para ver como ele conceituou ATIVO eu sempre considerei que o "asset" é o veículo de investimento, dessa forma como exemplo investir no ETF VOO que replica o S&P500 é investir em 1 ativo apenas e com risco diversificado pela estrutura do ativo mas é ser chato demais kkkkk deixa quieto
0 Daniel S Postado 22 horas atrás Postado 22 horas atrás (edited) só para os nerds, nao consegui me conter Portfolio_Selection.pdf Editado 22 horas atrás por Daniel S
0 Sergio Tanaka Postado 21 horas atrás Postado 21 horas atrás fora q da pra fazer umas surubas do tipo stock picking so do que esta dentro do ibov e ai se quiser small caps vai direto pro etf
Pergunta
Luiz Otaviano De Moraes Almeida
Pessoal, boa noite. Tenho uma dúvida: qual seria uma boa quantidade de ativos nacionais para ter na carteira e poder dizer que ela está bem diversificada? Considerando um ativo de cada setor.
Top Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
2/Jun
5
1/Jun
4
3/Jun
4
Top Posters For This Question
Daniel S 2 posts
Rafael Antunes Teixeira Silva 1 post
Luiz Otaviano De Moraes Almeida 1 post
Sergio Tanaka 1 post
DIAS POPULARES
2/Jun 2025
5 posts
1/Jun 2025
4 posts
3/Jun 2025
4 posts
Os mais famosos desse tópico
Marcelo R
Segundo o estudo do Harry Markowitz (que ganhou Nobel de economia rsrsrs, vai mexendo) Algo entre 10 e 15 ativos já esta excelente... vou colocar o gráfico que exemplifica o estudo do cara
Mario Regis De Freitas Mendes
Amigão, "um número", é bem relativo, vou deixar minha humilde opinião... O ideal é você ter pelo menos 1 ativo de cada setor perene, para tentar seguir a "regra" da descorrelação. Entretanto, no
Rafael Antunes Teixeira Silva
Não existe um número mágico. Isso depende de sua carteira e perfil de risco. Lógico que precisa de bom senso. Mas se quer um número entre 10 a 20.
Posted Images
12 respostas para essa pergunta
Recommended Posts