Jump to content

Pergunta

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
21 horas atrás, José Roberto Ceciliano disse:

Boa noite, pessoal!

Na aula de hoje Raul afirmou que não vale a pena investir no exterior quando não se tem pelo menos 100 mil de patrimônio. Pelo que entendi não valeria a pena mesmo que fosse em ETFs, na opinião dele. Ele só não explicou o porquê?

Alguém saberia dizer?

Boa noite, @José Roberto Ceciliano!

Não há uma regra, depende de cada investidor. Há quem ache que valha investir quando chega a uma carteira menor, outro que ache que a partir de um valor maior, e há quem não queira investir fora. Depende dos objetivos de cada um, de onde mora, etc. a exemplo do moderador Flávio, cujo foco é construir patrimônio no Brasil antes de qualquer coisa, e que por conta da idade considera nem investir fora.

A recomendação do Raul de R$100mil vai pelos custos atrelados a essa operação para brasileiros que recebem sua renda aqui mesmo.

Tudo isso pode ficar mais claro quando você chegar no módulo de investimentos internacionais e começar a explorar o cenário além das fronteiras. rsrs

Abraços.

• Brabo 4
  • 0
Postado
On 02/06/2025 at 19:59, José Roberto Ceciliano disse:

Boa noite, pessoal!

Na aula de hoje Raul afirmou que não vale a pena investir no exterior quando não se tem pelo menos 100 mil de patrimônio. Pelo que entendi não valeria a pena mesmo que fosse em ETFs, na opinião dele. Ele só não explicou o porquê?

Alguém saberia dizer?

Acredito que pelo tamanho do patrimônio e consequentemente do aporte, seria como dividir pouca grana em muitos ativos, mas cabe estudar e avaliar ter um ou dois etfs já resolvem bastante a exposição em dólar.

Eu entrei na AUVP e já tinha ativos dolarizados, para mim nada mudou, hj o diagrama do cerrado tá mandando comprar ativos dolarizados e vamos seguindo.

• Brabo 2
  • 0
Postado
21 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:
  • A recomendação dos R$ 100 mil não é uma regra fixa, mas sim uma sugestão prática baseada em prioridades e otimização.
  • Quem tem menos que isso deve focar em crescer o bolo primeiro, com ferramentas mais eficientes e menos custosas.
  • Os custos, a complexidade e os benefícios reais da diversificação internacional podem não compensar tanto nesse início. Com patrimônio baixo, esses custos pesam proporcionalmente muito mais.
  • Depois que o patrimônio crescer, a diversificação internacional direta começa a fazer mais sentido — inclusive por proteção cambial e acesso a outras economias.
  • Agora, se passou de 500.000 fica ruim a pessoa não investir lá fora.
  • Fim da Isenção de R$ 35 mil (para transações feitas no exterior): Uma das mudanças mais importantes para pequenos investidores é o fim da isenção de imposto para venda, liquidação e resgate de ativos investidos no exterior com valores inferiores a R$ 35 mil no mês, quando as transações são feitas em corretoras no exterior. Isso significa que qualquer lucro ou dividendo obtido dessas formas passa a ser tributado a 15%.
  • A isenção de R$ 35 mil na venda de BDRs e ETFs negociados no Brasil continua valendo, o que pode ser visto como uma "vantagem local" para iniciar a exposição internacional de forma isenta até esse limite.

@Ricardo Ochoa Pachasacha que quem tem patrimônio menor vale a pena financeiramente investir em ETF aqui no Brasil como o IVV 11/ GPUS

• Brabo 3
  • 0
Postado (edited)

Fala @José Roberto Ceciliano na aula 6 do módulo 6...o @Raul fala que antigamente ele acreditava que o ideal era atingir os 100k para começar a investir fora, porém com as diversas facilidades (corretora, taxa..etc, etc...) já recomenda investir fora  com baixo valores (diversificação, risco brasil etc etc).

E o curso dá esse suporte e segurança (falo segurança no sentido de entender o risco x benefício).

abraço

Editado por Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo
  • Brabo 2
  • 0
Postado

Vou dar um ponto de vista aqui complementar.

Eu não tinha nada de investimento no exterior até bem pouco tempo. Até que resolvi finalmente dolarizar a minha posição.

Mas aí, quando joguei no diagrama, ele me manda aportar quase tudo lá fora, num momento no mínimo confuso, cheio de figurão apostando contra a economia americana, vendendo a descoberto.... sei lá. Pra mim tá sendo bem incômodo seguir o diagrama pra balancear, considerando todo o peso histórico da minha carteira.

Se eu pudesse voltar atrás, acho que com uns 40k eu já ia começar a dolarizar pra evitar esse tipo de coisa.

Sem contar que não peguei essa alta recente do S&P500... ou seja, pra mim não valeu a pena esperar não.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado (edited)
7 minutes ago, Francisco Vianna disse:

Eu não tinha nada de investimento no exterior até bem pouco tempo. Até que resolvi finalmente dolarizar a minha posição.

Mas aí, quando joguei no diagrama, ele me manda aportar quase tudo lá fora, num momento no mínimo confuso, cheio de figurão apostando contra a economia americana, vendendo a descoberto.... sei lá. Pra mim tá sendo bem incômodo seguir o diagrama pra balancear, considerando todo o peso histórico da minha carteira.

Se eu pudesse voltar atrás, acho que com uns 40k eu já ia começar a dolarizar pra evitar esse tipo de coisa.

Sem contar que não peguei essa alta recente do S&P500... ou seja, pra mim não valeu a pena esperar não.

boa francisco....compartilho mesmo sentimento. Fora a correlação negativa que dá uma estabilizada boa na carteira. hahahaha...

Editado por Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo
  • 0
Postado
2 minutes ago, Francisco Vianna disse:

pra mim não valeu a pena esperar não.

se você ainda não vendeu suas posições lá fora e não vai viver de renda agora, não faz diferença alguma a alta/baixa recente do ativo x y ou z.

o que importa é o fundamento. isso é a base do buy and hold.

você pode estar um pouco frustrado por ter perdido uma alta recente, mas ninguém sabe o que vem amanhã.

e se tivesse entrado antes e vindo uma baixa? estaria frustrado também.

então o negócio é entrar quando estiver disposto a começar, não lamentar o que já passou e ficar de boa até o futuro que espera que venha.

• Brabo 1
  • 0
Postado
13 minutes ago, Francisco Vianna disse:

Eu já invisto há 4 anos aqui e nos EUA. Esse ano todo meu aporte está sendo direcionado para os EUA mesmo assim também. Ano passado lá estava na alta e todos os meus aportes foram aqui. O dólar baixou esse ano, a bolsa americana também e a bolsa brasileira subiu, normal o direcionamento no momento. Acaba que é uma compra na baixa. Eu tô tranquilo só sigo o direcionamento dos aportes automático e tem dado certo. 

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
24 minutes ago, Rafael Antunes Teixeira Silva disse:

Eu já invisto há 4 anos aqui e nos EUA. Esse ano todo meu aporte está sendo direcionado para os EUA mesmo assim também. Ano passado lá estava na alta e todos os meus aportes foram aqui. O dólar baixou esse ano, a bolsa americana também e a bolsa brasileira subiu, normal o direcionamento no momento. Acaba que é uma compra na baixa. Eu tô tranquilo só sigo o direcionamento dos aportes automático e tem dado certo. 

Acredito que justamente pelos 4 anos de construção isso vem naturalmente pra vc. E te permite já ter surfado altas e baixas nas classes de ativos certas.

Talvez o diagrama ainda me mandasse aportar lá fora mesmo que eu já tivesse 4 anos investindo, mas certamente não seria tanto. E não estaria montando posição no topo histórico.

Até por isso to indo mais devagar do que o diagrama manda.

Mas esse é o meu ponto. Uma carteira que já criou história há mais tempo tende a ser mais estável e resiliente.

Adicionar uma nova classe de ativo depois que a carteira já tem um certo porte não tem sido legal pra mim, especialmente comparado com o tamanho do meu aporte.

• Brabo 3
  • 0
Postado
2 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Além disso, a partir de 2025, a Receita Federal passou a exigir mais detalhes na declaração de investimentos internacionais, e a tributação ficou mais rígida: os lucros com ETFs como o IVVB11 passaram a ser tributados anualmente, mesmo que você não venda.

Não estou 100% por dentro dessas novas regras. Isso serve apenas para ativos dolarizados ou ETFs em geral, Ricardo ? 

• Brabo 1
  • 0
Postado
19 minutes ago, Francisco Vianna disse:

Adicionar uma nova classe de ativo depois que a carteira já tem um certo porte não tem sido legal pra mim, especialmente comparado com o tamanho do meu aporte.

Pior que investir antes e depois ir "corrigindo" da uma confusão mesmo. Eu mesmo já tinha uma carteira antes do curso e confesso que estou bem travado em evoluir na transição de carteira 

Em relação aos aportes, você tem feito pagando IOF ou por meio de StableCoins ? 

Pergunto pois estou no momento de dolarizar também e esse é um dos pontos que travei haha 

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hour ago, Joel Attilio Frcasso disse:

Pior que investir antes e depois ir "corrigindo" da uma confusão mesmo. Eu mesmo já tinha uma carteira antes do curso e confesso que estou bem travado em evoluir na transição de carteira 

Em relação aos aportes, você tem feito pagando IOF ou por meio de StableCoins ? 

Pergunto pois estou no momento de dolarizar também e esse é um dos pontos que travei haha 

To só comprando dólar mesmo, pelo app do BTG. Não tenho tido muito tempo nem paciência pra economizar essas migalhinhas (que eu sei que no longo prazo fazem alguma diferença mas enfim.... às vezes a gente só é obrigado a escolher algumas lutas e deixar outras)

• Brabo 3
  • 0
Postado
11 horas atrás, Francisco Vianna disse:

To só comprando dólar mesmo, pelo app do BTG. Não tenho tido muito tempo nem paciência pra economizar essas migalhinhas (que eu sei que no longo prazo fazem alguma diferença mas enfim.... às vezes a gente só é obrigado a escolher algumas lutas e deixar outras)

Concordo totalmente! Penso que manter o hábito faça chuva, faça sol é muito melhor que ficar mudando a cada compra, mas gosto de conversar e ver a opinião de outras pessoas. Minha visão é: mesmo que numericamente falando seja melhor, o jogo é de resistência e isso só é possível com hábito

• Criar novo...