Já tenho algumas posições em renda variável, e confesso: acompanhar a oscilação diária do patrimônio não é fácil.
Não estou falando de ler relatórios, balanços ou fundamentos.
Falo da montanha-russa emocional de ver o patrimônio subindo e descendo ao longo do dia. Ansiedade, medo, vontade de conferir toda hora…
Hoje mesmo, já abri o home broker umas quatro vezes, ainda mais que tenho o agravante de ser Dev e ficar o dia todo no meu setup programando, em frente a três telas. Fico reparando em cada detalhe, em cada centavo. Sei que, se temos boas posições e visão de longo prazo, não precisamos ficar grudados na tela. Mas, ainda assim, o emocional grita.
Tenho tentado criar hábitos saudáveis: ler um jornal cedo, acompanhar o mercado no horário de almoço, evitar olhar o tempo todo. Mas é um exercício diário.
Por isso, peço a ajuda dos veteranos:
Quais foram as estratégias que ajudaram vocês a lidar com essa ansiedade?
O que fizeram para se blindar das oscilações diárias e manter a calma?
Como vocês desenvolveram essa maturidade emocional no mercado?
Deixem aqui seus conselhos, experiências e reflexões. Vai ajudar (e muito) a quem está começando agora a trilhar esse caminho tão desafiador quanto empolgante.
Pergunta
Bruno Alex Pereira Rodrigues
Já tenho algumas posições em renda variável, e confesso: acompanhar a oscilação diária do patrimônio não é fácil.
Não estou falando de ler relatórios, balanços ou fundamentos.
Falo da montanha-russa emocional de ver o patrimônio subindo e descendo ao longo do dia. Ansiedade, medo, vontade de conferir toda hora…
Hoje mesmo, já abri o home broker umas quatro vezes, ainda mais que tenho o agravante de ser Dev e ficar o dia todo no meu setup programando, em frente a três telas. Fico reparando em cada detalhe, em cada centavo. Sei que, se temos boas posições e visão de longo prazo, não precisamos ficar grudados na tela. Mas, ainda assim, o emocional grita.
Tenho tentado criar hábitos saudáveis: ler um jornal cedo, acompanhar o mercado no horário de almoço, evitar olhar o tempo todo. Mas é um exercício diário.
Por isso, peço a ajuda dos veteranos:
Deixem aqui seus conselhos, experiências e reflexões. Vai ajudar (e muito) a quem está começando agora a trilhar esse caminho tão desafiador quanto empolgante.
Obrigado a Todos.
Top Posters For This Question
4
2
2
2
DIAS POPULARES
17/Jun
18
Top Posters For This Question
Bruno Alex Pereira Rodrigues 4 posts
Matheus P S 2 posts
Lucio Alves Martins 2 posts
Charles T 2 posts
DIAS POPULARES
17/Jun 2025
18 posts
Os mais famosos desse tópico
Leonardo Borella Santos
Fala meu chefe, vou te falar como funcionou comigo Leleo, imaturo e apaixonado começou namorar uma gordinha... sou fã das gordinhas. Empolgado com essa história de bolsa de valores eu comece
Bruno Alex Pereira Rodrigues
Já tenho algumas posições em renda variável, e confesso: acompanhar a oscilação diária do patrimônio não é fácil. Não estou falando de ler relatórios, balanços ou fundamentos. Falo da montanha-rus
Sergio Tanaka
isso acontece por falta de confianca e consequentemente falta de conhecimento em qqer coisa, nao sou terapeuta mas nao vejo a gente ansioso com algo que temos plena conviccao de como funciona.
17 respostas para essa pergunta
Recommended Posts