Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Já tenho algumas posições em renda variável, e confesso: acompanhar a oscilação diária do patrimônio não é fácil.
Não estou falando de ler relatórios, balanços ou fundamentos.
Falo da montanha-russa emocional de ver o patrimônio subindo e descendo ao longo do dia. Ansiedade, medo, vontade de conferir toda hora…

Hoje mesmo, já abri o home broker umas quatro vezes, ainda mais que tenho o agravante de ser Dev e ficar o dia todo no meu setup programando, em frente a três telas. Fico reparando em cada detalhe, em cada centavo. Sei que, se temos boas posições e visão de longo prazo, não precisamos ficar grudados na tela. Mas, ainda assim, o emocional grita.

Tenho tentado criar hábitos saudáveis: ler um jornal cedo, acompanhar o mercado no horário de almoço, evitar olhar o tempo todo. Mas é um exercício diário.

Por isso, peço a ajuda dos veteranos:

• Quais foram as estratégias que ajudaram vocês a lidar com essa ansiedade?
  • O que fizeram para se blindar das oscilações diárias e manter a calma?
  • Como vocês desenvolveram essa maturidade emocional no mercado?

Deixem aqui seus conselhos, experiências e reflexões. Vai ajudar (e muito) a quem está começando agora a trilhar esse caminho tão desafiador quanto empolgante.

Obrigado a Todos.

Editado por Bruno Alex Pereira Rodrigues
  • Brabo 2
  • HAHAHAHA 1

17 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Opa @Bruno Alex Pereira Rodrigues isso é normal principalmente quando acabamos de entrar nesse mundo de investimento, porém pense que no longo prazo e em boas ações as variações são em sua grande maioria oportunidades de compra. Nas aulas o Raul explica bem como lidar com isso. Mas organize os dias dos seus aportes. Faça preço médio, mantenha os aportes consistentes, e foque em avaliar melhor antes de entrar em uma posição.

O que funcionou muito comigo... Eu foquei principalmente em ações que pagam dividendos, isso me fez ter um pensamento que se a ação cair é promoção por que depois ela vai me render mais por eu ter mais ações. Antes da AUVP eu estava seguindo o método Barsi, porém era focando 100% em açoes, depois da AUVP entendi a importancia de diversificar em outros ativos. Entretanto na parte de ações continuo buscando boas ações de setores perenes que pagam bons dividendos, isso me faz dormir tranquilo hahaha. 

Espero ter ajudado, abraço!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
3 minutes ago, Lucio Alves Martins disse:

Opa @Bruno Alex Pereira Rodrigues isso é normal principalmente quando acabamos de entrar nesse mundo de investimento, porém pense que no longo prazo e em boas ações as variações são em sua grande maioria oportunidades de compra. Nas aulas o Raul explica bem como lidar com isso. Mas organize os dias dos seus aportes. Faça preço médio, mantenha os aportes consistentes, e foque em avaliar melhor antes de entrar em uma posição.

O que funcionou muito comigo... Eu foquei principalmente em ações que pagam dividendos, isso me fez ter um pensamento que se a ação cair é promoção por que depois ela vai me render mais por eu ter mais ações. Antes da AUVP eu estava seguindo o método Barsi, porém era focando 100% em açoes, depois da AUVP entendi a importancia de diversificar em outros ativos. Entretanto na parte de ações continuo buscando boas ações de setores perenes que pagam bons dividendos, isso me faz dormir tranquilo hahaha. 

Espero ter ajudado, abraço!

Obrigado por compartilha comigo sua experiencia @Lucio Alves Martins eu estou tentando seguir mais ou menos essa linha mesmo, mas como eu trabalho como Dev, então eu estou o dia todo na frente de três telas e a curiosidade me corrói o tempo todo hahaha, mas é muito bom saber que outras já passaram por isso.

• Brabo 2
  • 0
Postado
24 minutes ago, Bruno Alex Pereira Rodrigues disse:

Já tenho algumas posições em renda variável, e confesso: acompanhar a oscilação diária do patrimônio não é fácil.
Falo da montanha-russa emocional de ver o patrimônio subindo e descendo ao longo do dia. Ansiedade, medo, vontade de conferir toda hora…

Hoje mesmo, já abri o home broker umas quatro vezes. Fico reparando em cada detalhe, em cada centavo. Sei que, se temos boas posições e visão de longo prazo, não precisamos ficar grudados na tela. Mas, ainda assim, o emocional grita.

Tenho tentado criar hábitos saudáveis: ler um jornal cedo, acompanhar o mercado no horário de almoço, evitar olhar o tempo todo. Mas é um exercício diário.

Deixem aqui seus conselhos, experiências e reflexões. Vai ajudar (e muito) a quem está começando agora a trilhar esse caminho tão desafiador quanto empolgante.

Obrigado a Todos.

Oi Bruno,

Essa sensação é tensa, e te entendo perfeitamente rsrsrs.

O que fiz foi colocar na cabeça que a variação é irrelevante pra mim.

Além disso, simplesmente não acesso minha carteira, ou seja, não sei se subiu ou desceu.

Mas isso é uma característica minha, eu meio que "deixo de lado" e pronto. Não tenho vontade de ver a cotação, até porque sei que a cotação não quer dizer nada, na prática - já que o preço pode variar para mais ou para menos.

Uma coisa que já vi alguns colegas fazendo é simplesmente desinstalar o app dos investimentos, baixando-o novamente no momento do aporte. Não sei se ajuda, mas deixo a dica.

Vamos que vamos 🚀

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado (edited)
7 minutes ago, Bruno Alex Pereira Rodrigues disse:

Obrigado por compartilha comigo sua experiencia @Lucio Alves Martins eu estou tentando seguir mais ou menos essa linha mesmo, mas como eu trabalho como Dev, então eu estou o dia todo na frente de três telas e a curiosidade me corrói o tempo todo hahaha, mas é muito bom saber que outras já passaram por isso.

Também sou Dev kkkk Meu vicio é em noticias, mas cotações não olho muito, acabo olhando a carteira algumas vezes na semana, mas as variações de Rentabilidade da carteira não me afetam mais, bom pelo menos no periodo ela não esta negativa faz tempo, então quando reduz os "ganhos" não fico muito preocupado. Caso ficasse no vermelho talvez eu ficasse mais ansioso, mas ainda veria como uma oportunidade. Como não vivo de renda ainda, quanto mais barato eu comprar um Banco do Brasil por exemplo melhor kkkk por mim pode derreter a cotação kk consigo comprar mais

Editado por Lucio Alves Martins
  • Brabo 2
  • 0
Postado
7 minutes ago, Matheus P S disse:

Oi Bruno,

Essa sensação é tensa, e te entendo perfeitamente rsrsrs.

O que fiz foi colocar na cabeça que a variação é irrelevante pra mim.

Além disso, simplesmente não acesso minha carteira, ou seja, não sei se subiu ou desceu.

Mas isso é uma característica minha, eu meio que "deixo de lado" e pronto. Não tenho vontade de ver a cotação, até porque sei que a cotação não quer dizer nada, na prática - já que o preço pode variar para mais ou para menos.

Uma coisa que já vi alguns colegas fazendo é simplesmente desinstalar o app dos investimentos, baixando-o novamente no momento do aporte. Não sei se ajuda, mas deixo a dica.

Vamos que vamos 🚀

Ola, @Matheus P S essa parece ser uma boa estratégia, talvez eu tente usa-la, mas eu tenho um agravante, sou Dev, f cio o dia todo com três telas na minha frente, uma hora o outro bate o tedio de programar e acabo indo lá olhar hahaha, mas de toda forma, muito obrigado por compartilhar comigo suas experiencias, espero que elas me ajudem muito.

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
  • 0
Postado
6 minutes ago, Lucio Alves Martins disse:

Também sou Dev kkkk Meu vicio é em noticias, mas cotações não olho muito, acabo olhando a carteira algumas vezes na semana, mas as variações de Rentabilidade da carteira não me afetam mais, bom pelo menos no periodo ela não esta negativa faz tempo, então quando reduz os "ganhos" não fico muito preocupado. Caso ficasse no vermelho talvez eu ficasse mais ansioso, mas ainda veria como uma oportunidade. Como não vivo de renda ainda, quanto mais barato eu comprar um Banco do Brasil por exemplo melhor kkkk por mim pode derreter a cotação kk consigo comprar mais

O pior de tudo, já fico imaginando criar soluções personalizadas pra mim, trabalho com Automações, Analise e Ciência de dados então já viu ne.

• Brabo 1
  • 0
Postado
5 minutes ago, Bruno Alex Pereira Rodrigues disse:

Ola, @Matheus P S essa parece ser uma boa estratégia, talvez eu tente usa-la, mas eu tenho um agravante, sou Dev, f cio o dia todo com três telas na minha frente, uma hora o outro bate o tedio de programar e acabo indo lá olhar hahaha, mas de toda forma, muito obrigado por compartilhar comigo suas experiencias, espero que elas me ajudem muito.

Espero que ajude sim! E é mesmo um processo de aprendizado de simplesmente "deixar de lado".

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado (edited)
1 hour ago, Bruno Alex Pereira Rodrigues disse:

Hoje mesmo, já abri o home broker umas quatro vezes, ainda mais que tenho o agravante de ser Dev e ficar o dia todo no meu setup programando, em frente a três telas. Fico reparando em cada detalhe, em cada centavo. Sei que, se temos boas posições e visão de longo prazo, não precisamos ficar grudados na tela. Mas, ainda assim, o emocional grita.

Obrigado a Todos.

Fala meu chefe, vou te falar como funcionou comigo

Leleo, imaturo e apaixonado começou namorar uma gordinha... sou fã das gordinhas.

Empolgado com essa história de bolsa de valores eu comecei investir 10 reais por mês (era estagiário, ganhava pouco e tinha um sonho de levar a gata pra conhecer o mundo)

Acontece que ela era de família rica e eu não, isso ocasionou alguns problemas

Coloquei todo meu dinheirinho em KNRE11, uma ação que nem faço ideia do que ela faz

A família dela me chamou pra ir na roça e precisei sacar o dimdim das ações pra comprar carne pro churrasco

Dito isso, vi que estava negativado e comecei me achar muito burro e etc 

Comecei estudar por conta própria e cheguei a conclusão que investir sem emoção é algo que eu deveria fazer, pois eu era ansioso demais 

A estratégia que comecei tomar foi fazer meus aportes com valores fixos em % dos meus ganhos + reinvestimento de proventos, sem ficar abrindo notícia ou corretora toda hora, pois sabia que eu ia ser fraco e vacilar 

Isso me ajudou bastante, muito mesmo, pois como eu só abria uma ou duas vezes por mês pra comprar mais, sem me preocupar com vender, eu não tinha nenhum gatilho mental relacionado a ganhos ou perdas presentes

De toda forma, eu me forcei acreditar no Fischer que diz sobre "a hora de vender boas empresas é quase nunca" e aceitei isso como minha lei

Agora eu estudo um setor, depois a ação e os indicadores, seleciono e sigo montando participações

Houveram vezes que fraquejei e vendi uma ou outra ação com lucro achando isso incrível, mas depois sempre me arrependia 

Acho que uma coisa que pode te ajudar é tentar ver menos a cotação e entender que se for pra ganhar dinheiro imediato, que seja aumentando a renda que vem do esforço do seu trabalho, e o dinheiro que você investe é do Brunão do futuro

Eu, Leleo Borella, quando to ansioso, saio pra correr ou vou puxar ferro

E sobre a gatinha... ela me deixou fazem quase 3 anos

Editado por Leonardo Borella Santos
  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
  • Me ajudou 1
  • Sad 1
  • 0
Postado

isso acontece por falta de confianca e consequentemente falta de conhecimento

em qqer coisa, nao sou terapeuta mas nao vejo a gente ansioso com algo que temos plena conviccao de como funciona.

por exemplo, vc nao deve ter ansiedade ao tomar banho em chuveiro eletrico, vc confia nele
vejo desta forma em qqer coisa

• Brabo 3
  • 0
Postado
1 hora atrás, Bruno Alex Pereira Rodrigues disse:

O que fizeram para se blindar das oscilações diárias e manter a calma?

Se não quer oscilação, não deveria estar em renda variável. Como o próprio nome já diz, "vareia". Agora vai de ti querer ficar sofrendo e acompanhando numerozinhos de cotação na tela.

A ideia de "ser sócio" do negócio é ter a participação em quantidade de cotas. Acompanhe as cotas, elas não vão oscilar se tu não fizer novos aportes.

• Brabo 1
  • 0
Postado
3 horas atrás, Bruno Alex Pereira Rodrigues disse:

Obrigado a Todos.

É bem natural isso no início, acessar para verificar se suas posições estão lá, sinceramente melhor caminho é não acessar a plataforma, se não for para fazer novas compras.

Focaria em número de ações, fiis. Tudo começa em formar o primeiro lote, depois o segundo e assim sucessivamente.

Agora, se você a realmente fica preocupado, bate desespero, qndo vê sua carteira sangrar, talvez tenha um valor bastante alto, em ativos que não compreende na totalidade.

Vc tem que concordar comigo, que Banco do Brasil a R$27 e R$22, são dois cenários diferentes e riscos diferentes, porém do dia para noite o BB saiu do queridinho para pior banco, quem investe longo prazo, determinou  quantas ações quer ter ou % naquele ativo, vai e compra mais ou aguarda.

É como passar todo dia no posto de gasolina, para ver se baixou 5 ou 10 centavos, para abastecer, qndo vc precisa abastecer não vai fazer diferença alguma.

Se tem uma casa própria, não fica o tempo todo pegando o preço dela, um carro a mesma coisa, não acessa a FIPE para ver se o carro valorizou ou desvalorizou.

Lembre-se preço é o que vc paga, valor é o que vc leva, tem que entender o que determinada empresa faz, como ela ganha dinheiro, quem são seus concorrentes, quais vantagens competitivas ter empresa X ou Y, se exporta ou não.

E crises, elas sempre vão existir, do meu primeiro aporte ao último, sempre se ventila crise, já passei por greve do caminhoneiros, queda da Dilma, Eleição do Bolsonaro, Reeleição do Lula, pandemia e agora taxação/iof, uma 3a guerra a ponto de acontecer, espero que não.

Um conselho olha menos para o homebroker, foca no seu trabalho, continua estudando sobre Investimentos, continua estudando de maneira geral, aumente sua renda ao longo do tempo e faça seus aportes.

A esforço para chegar ao primeiros 100k é muito maior que para chegar aos 200k, não se enriquece investindo, e sim trabalhando e gerando renda ativa.

• 0
Postado

Faço das minhas palavras as do Sergio ali em cima, acho que no início quando estamos aprendendo e ainda não temos conhecimento suficiente, é normal ficar acompanhando os preços, mas conforme vc vai adquirindo conhecimento, estudando sobre, confiando no processo, vc automaticamente para de querer ver os preços oscilando. 

Acredito que se vc está iniciando nesse mundo, uma dica é nunca colocar um dinheiro que vc vá precisar (não digo nem daqui um tempo...é aquele q vc está usando para aprender mesmo e se perder, não vai te afetar), pois assim vc consegue aplicar o aprendizado vendo esse dinheiro trabalhar pra vc no longo prazo e também não te tira o sono caso ele caia demais.

Boas aulas e investimentos

• Brabo 1
  • 1
Postado
4 horas atrás, Bruno Alex Pereira Rodrigues disse:

Obrigado a Todos.

@Bruno Alex Pereira Rodrigues amigo, sai dessa vida. Está ficando em seu tempo em ver pequenas variações diárias 3, 4 vezes ao dia para um horizonte de tempo de investimento de pelo menos uns 15 anos. Você não vai aguentar essa rotina e vai te fazer muito mal. Só vai aumentar as chances de fazer cagada. 

Estratégias para combater isso? Abra o home broker uma vez no mês no dia do seu aporte. Depois de aportar, simplesmente feche e esqueça que isso existe. Tira da reta notícias, notificações, sinal de fumaça, o que for, sobre preços, notícias de ações que tem, etc. E faça tudo no simples. Use as ferramentas que a AUVP oferece, veja o que elas dizem, aporte e segue a vida. Não atrapalhe criando automações, soluções mirabolantes para tentar evitar perdas, achar oportunidades e tudo mais. Isso não existe por mais doloroso que possa parecer.

E foque no estudos para compreender o que de fato é essa conversa de preços. Quando pegar a essência da coisa, verá como isso é praticamente irrelevante.

Talvez não seja fácil. Mas garanto que lhe será mais benéfico.

• 0
Postado

E isso ai meu chapa acredito que em menos de 5 6 meses essa preocupação já vai ter passado!

nao ficar vendo guru de investimento para nao fazer comparações; foca no curso e uma dica valiosíssima se você escolheu um ativo para investir e analisou estudou entendeu seu um bom investimento foi por um motivo se mantenha fiel tenha calma que vai dar certo!

• Brabo 1
  • 0
Postado

Boa noite amigo, também sou Dev, vivo em frente ao computador e o widget da bolsa ta la no cantinho da tela o tempo todo kkkk... mas tá no BTC e ETH pq de vez em quando dá umas loucas, o preço cai e eu boto mais um pouquinho, invisto a uns 2 anos e pouco e hoje em dia eu só abro procurando oportunidades, mas também sou iniciante pois não tenho nenhum estudo, então acabo deixando muitas oportunidades passarem ou não sabendo escolher qual das oportunidades disponíveis é a melhor, consequentemente não tendo a rentabilidade que poderia ter.
Sou da nova turma e espero aprender com a AUVP a aproveitar e escolher melhor as oportunidades

• 0
Postado
8 horas atrás, Bruno Alex Pereira Rodrigues disse:

Acredito que todos tem isso no inicio, mas pra largar este vicio que gera ansiedade, o remedio é simples.

Eu tinha app  n celular acessava no desktop, porem chegou uma hora que comecei a testar olhar 1 vez na semana e hoje olho apenas nos dia de aportes.

removi os apps adicioneis do celular e uso apenas o app da corretora, parei de olhar o valor das acoes, e foco em aportar e aumentar a quantidade cotas, hoje eu conto quantas cotas de acoes eu tenho (achei melhor pq este numero nunca diminui)

A maturidade vai chegando a medida que voce percebe que o tempo em que voce foca ganhando dinheiro é o que vale a pena, este dinheiro que vai pro aporte vem do trabalho, entao o que engorda a carteira é o aporte e nao a oscilação.

Se quiser aprender maturidade em nivel HARD comeca comprar cripto rsrs a osciladao eh bem maior [eu comprei e isso me ensinou muito, ensina ate hoje]

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...