Jump to content

Instalar placa solar é investimento ?


Recommended Posts

Pessoal, sempre tive essa duvida... Podemos considerar a instalação de painel fotovoltaico como um investimento ? Porque penso assim, vejam...
Duração do equipamento 20-25 anos... então vai amortizar legal...
Agora vamos pensar nos números...
Vamos imaginar que uma instalação custe R$ 20.000,00 ... e que isso reduza sua conta em R$ 400,00
Esta operação seria um investimento com retorno de 2\% ? ou seria diferente o pensamento ? uma vez que o principal não consigo conversar em R$ 20.000,00 de volta se eu quiser... talvez 10k a 15k (vendendo no mercado usado se precisar)
Mas os 400,00 ao longo dos 20 anos de duração da placa, investidos a 12\% renderiam ... R$ 368.342,94
Se eu nao instalasse nada, e pegasse os 20.000 da instalação e colocasse nos mesmos 20 anos com 12\% no final teria R$ 192.925,86
To viajando demais ? Me ajudem a pensar...
Sim! Estou pensando em colocar energia fotovoltaica :-)

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Sabe que eu ainda frito o cérebro tentando enxergar a lógica do rendimento real (ja tirando a inflação)
De qualquer forma, a menos que esteja os esquecendo algum detalhe importante, tudo leva a crer que os aportes mensais crescem mais do o aporte único (nesses valores e nesse tempo)
Link para compartilhar
Share on other sites

Marcelo Ribeiro nunca tinha me passado pela cabeça este raciocínio de pegar a economia e aportar. Parece promissor.
Uma vez eu escutei uma meia conversa de um pessoal que colocavam as placas em terrenos vazios para ganhar crédito e vender esses crédito pra empresa de energia ou para terceiros. Nao fui a fundo pra averiguar. Acho que vou dar uma pesquisada depois.
Link para compartilhar
Share on other sites

Se as placas solares forem pra uso proprio aí seria um passivo ou passivo de valor, na minha opinião. Nesse caso não dá pra considerar investimento, por mais economia que gere ela nao faz mais dinheiro com o tempo. A economia gerada vai pros aportes, vai ajudar com certeza, mas são coisas separadas.

Vender a energia excedente muda de figura, porque daí sim ela se torna um ativo. =]
Link para compartilhar
Share on other sites

Não sei se consideraria investimento "financeiro", mas é um investimento sim. E mesmo sem saber teu consumo, pode te garantir que praticamente em quase 100\% dos casos vai compensas. E eu faria o estudo para colocar já sobrando energia, porque certeza que vai aumentar teu consumo com o passar os anos. E sem falar que, só de você ter energia solar, teu consumo aumenta kkkkk
Link para compartilhar
Share on other sites

Marcelo Ribeiro Eu acho um ótimo investimento, se for montar na sua casa, vou explicar o por quê. Uma instalação de R$20.000,00 hoje fica em torno de 3,6 kWp, o que geraria em média 400 kWh/mês. Digamos que a taxa de iluminação pública e o seu padrão seja bifásico geraria um custo fixo mensal em sua conta de R$70,00. Para um consumo mensal também de 400kWh/mês, montando o sistema você economizaria R$330,00 por mês. 20.000,00/330,00 =~60 => 60/12 = 5
Ou seja, você teria o retorno do investimento em 5 anos Mas essa conta não está correta porque a conta de energia sofre correção anual pelo IPCA mais outros fatores, segundo site Poder360 em pesquisa na Aneel o custo do Megawatt em 2013 era R$300 já em 2021 passou para R$600. O IPCA de 2017 para 2022 em Agosto ano a ano foi de 31,89\%, tudo isso só em 5 anos. Então isso reduziria seu retorno para uns 4,5 anos. Seu você instalar o sistema até 31/12/2022 você ficará isento da tal "taxação do sol" até 2045. Sim o governo já botou a mão no negócio com a lei 14300/2022(Estava bom demais pra ser verdade) onde instituirá uma taxa a mais na geração solar a Taxa de uso do Sistema de Distribuição(TUSD). è mais uma taxa que ninguém sabe quanto é que como ela se reajustara anualmente. Não sei se você começou a investir agora mas é claro que R$20.000 investidos a 8\% a.a. rende mais, você sempre enfrentará esse trade-off, se você aceitar a instalação como uma diversificação de investimentos acho que se encaixa bem. Mas um detalhe as placas não duram 20 ou 25 anos, são semicondutores, bem conservados duraram pra sempre, o que acontece é que a uma perda de eficiência com o passar do tempo então a maioria dos fabricantes dão garantia para as placas de 80\% de eficiência em até 25 anos. Desculpe o tamanho do texto, sou engenheiro eletricista, então gosto dos dois temas. Abraço.
Link para compartilhar
Share on other sites

Acredito que seja um investimento sim. Principalmente se vc levar a risca e aportar o valor da conta de luz mensalmente. Não acho que seria um passivo de valor pois não sei se vc poderia futuramente vender as placas, mas acredito que elas valorizariam o teu imóvel então não tenho certeza kkkkkkkkkkkkk. Mas acho que é muito válido a instalação sim.
Link para compartilhar
Share on other sites

Olha, o investimento inicial que fizemos foi de 24.000,00 com o fotovoltaico. Acho eu que foram 11 placas, não lembro bem. A nossa conta caiu de uma média de 500 reais para 100. Aqui nessa imagem mostra a diferença, que é a mesma diferença do seu exemplo. Pensando no longo prazo e com uma selic como tá agora, me parece melhor 10 anos em renda fixa do que fotovoltaico. Em 10 anos, é melhor esse dinheiro rendendo do que aportes de 400,00 mensais. Fiz com 8\% ao ano para os aportes de 400 e 12,5 pro de inicial de 24.000,00 sem aportes mensais. Há de se pensar, entretanto, nos constantes aumentos de preço na conta de luz.
Link para compartilhar
Share on other sites

Se a casa é sua e não alugada, investir em geração de energia faz sentido, até porque quando chega o verão você dorme tranquilo com seus aparelhos de ar condicionados ligados. Um sistema bem montado dá baixa manutenção e com algum tempo permite que você aumente a capacidade de geração para crescer o seu consumo conforme a demanda de sua casa for aumentando.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)

Tem quase uma infinidade de variáveis para considerar nesse cálculo, mas vou calcular só valores brutos sem aumento em kWh nem de potenciais custos extras de manutenções ou da taxa mínima a se pagar de energia.

Se R$20.000 te poupar de gastar R$400 mensais por 25 anos, então:

25(anos)*12(meses)*400(reais) = R$120.000 seriam poupados ao longo de 25 anos (menos R$20.000 do custo).

Total: R$100.000 em 25 anos.

A ideia no entanto é investir após pagar o custo, logo...

Após 4.16 anos (50 meses) em que você recebesse o retorno investido (R$20.000), começaria a aportar com retorno real de 8% pelos próximos 250 meses (quase 21 anos):

Assim, o valor total final seria de R$246.792

Agora vamos supor que investiu os R$20.000 de uma vez só e esperasse os mesmos 25 anos (sob o mesmo retorno real de 8% a.a).

O resultado, então, é de R$136.969.

Sendo assim uma forma válida de economia que resulta num potencial para aportar mensalmente, mas não servindo como um bom investimento por si só visto que apresenta um rendimento bem inferior (R$100.000) do que simplesmente aportando o montante do custo durante os 25 anos (R$136.969).

Pelo que pesquisei aqui, a vida útil das placas solares podem ser de até 40 anos e sabemos que cada ano entregue para os juros compostos faz a bola de neve ficar ainda maior haha, boa sorte!

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Vamos construir a primeira fazenda de placas UVP onde?

No proximo comecam as iniciativas de mercado livre de energia mas ainda de alta tensao.

Por enquanto, a maioria das iniciativas ESG sao mais pressao de alavancagem do que ganhos sustentaveis.

Liberar as pessoas dos gargalos de commodities e entender que os estados sao incompetentes pra gerir as demandas (gosto de uma pegada ancap). Isso seria um legado interessante.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 30/09/2022 at 20:21, Marcelo Ribeiro disse:

Pessoal, sempre tive essa duvida... Podemos considerar a instalação de painel fotovoltaico como um investimento ? Porque penso assim, vejam...
Duração do equipamento 20-25 anos... então vai amortizar legal...
Agora vamos pensar nos números...
Vamos imaginar que uma instalação custe R$ 20.000,00 ... e que isso reduza sua conta em R$ 400,00
Esta operação seria um investimento com retorno de 2\% ? ou seria diferente o pensamento ? uma vez que o principal não consigo conversar em R$ 20.000,00 de volta se eu quiser... talvez 10k a 15k (vendendo no mercado usado se precisar)
Mas os 400,00 ao longo dos 20 anos de duração da placa, investidos a 12\% renderiam ... R$ 368.342,94
Se eu nao instalasse nada, e pegasse os 20.000 da instalação e colocasse nos mesmos 20 anos com 12\% no final teria R$ 192.925,86
To viajando demais ? Me ajudem a pensar...
Sim! Estou pensando em colocar energia fotovoltaica :-)
 

Olá! Tudo bem?
Deixe-me esclarecer algumas coisas sobre geração solar e depois entro nas contas:
1) É considerada uma benfeitoria, ou seja, todo o valor é incorporado ao valor do imóvel. E no caso de aluguel, aumenta a liquidez dele, pois o inquilino se beneficiaria na conta de energia elétrica.
2) Todo mundo acha que instalou, não paga mais energia elétrica, mas na verdade você tem que pagar a tarifa mínima por disponibilidade de energia á concessionária. Essa tarifa é de 30kwh para sistema monofásico, e 100kwh para sistemas trifásicos. (esqueci do bifásico, se for o seu caso olho depois). A exceção é se você botar baterias e se desligar completamente da concessionária. Daí você fica por conta própria.
3) A tarifa de energia elétrica só aumenta, nunca diminui. Assim, os cálculos são feitos baseados na tarifa atual e que ficaria assim por muitos anos. Na prática o retorno financeiro acontece bem antes do previsto.
4) O sistema de geração solar tem custos de manutenção, que quase nunca são falados na venda. Se o seu sistema tiver baterias é pior ainda, pois precisará trocar TODO o banco de baterias a cada 5 anos.
5) Cada vez mais aparece no mercado tecnologias para placas e inversores mais potentes e mais eficientes. Assim, quem instala depois, instala melhor e mais barato.
6) O Governo abriu linha de crédito para instalação de sistemas fotovoltaicos, então, mesmo com pouco dinheiro é possível instalar.
7) O Congresso aprovou a taxa do uso do sol. Então, se você for instalar depois de 1 de Janeiro de 2023 precisará levar em conta esse imposto. Se instalar ainda este ano não paga até 2045.
8) As concessionárias odeiam, e o governo estadual odeia mais ainda. Pois ambos deixam de cobrar. Até por isso inventaram de cobrar pelo sol. Na prática eles cobrarão imposto pelo kwh gerado ao invés de somente pelo kwh consumido como é hoje.
9) Obras civis para instalar o sistema não são inclusas no preço, e até devem ser contratado com outra empresa.
10) Se você usar a energia durante o dia, o que você produz já é consumido ali e nem é contabilizado.
11) Quanto maior o sistema instalado, mais rápido o retorno pois maior é a economia.

Agora, para poder fazer as contas certinho, é preciso antes de tudo saber qual é o seu consumo. Como você não colocou nada, vou então falar do meu caso. Instalei o sistema faz 3 meses e então pego na regra "antiga", só pago imposto sobre o que consumir.

Meu consumo anterior médio: 210kWh
Valor médio da conta de luz: R$ 200,00
Sistema instalado: 4 placas de 550W e microinversor de 2kW. (on-grid, sem baterias)
Custo de instalação: R$12.000 + R$750,00 para parte civil. Paguei avista (autofinanciamento).
Valor médio da conta de luz hoje: R$30,00 (já com aumento de tarifa).

Se eu utilizar então o valor de R$12.750,00 com um juro médio de 8% (algum investimento de renda fixa de longo prazo), Descontando-se R$170,00 todo mês (Conta anterior -Conta atual), eu zero a dívida mais ou menos em 8,3 anos se a tarifa de energia não subir. Como a tarifa sobe em média 12% ao ano, é bem provável que recupere o investimento em 5 anos. O que dali para frente será somente lucro.
Lembrando que é considerado benfeitoria, assim, se meu imóvel valia R$300.000,00 passou a valer R$312.750,00 no momento da instalação. Numa possível venda, recupero 100% do investimento na hora e embolso o já economizado nas contas de luz.

Então respondendo, os geradores fotovoltaicos são uma benfeitoria E um investimento de médio prazo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

23 minutes ago, Rodrigo Nunes Endres disse:

Olá! Tudo bem?
Deixe-me esclarecer algumas coisas sobre geração solar e depois entro nas contas:
1) É considerada uma benfeitoria, ou seja, todo o valor é incorporado ao valor do imóvel. E no caso de aluguel, aumenta a liquidez dele, pois o inquilino se beneficiaria na conta de energia elétrica.
2) Todo mundo acha que instalou, não paga mais energia elétrica, mas na verdade você tem que pagar a tarifa mínima por disponibilidade de energia á concessionária. Essa tarifa é de 30kwh para sistema monofásico, e 100kwh para sistemas trifásicos. (esqueci do bifásico, se for o seu caso olho depois). A exceção é se você botar baterias e se desligar completamente da concessionária. Daí você fica por conta própria.
3) A tarifa de energia elétrica só aumenta, nunca diminui. Assim, os cálculos são feitos baseados na tarifa atual e que ficaria assim por muitos anos. Na prática o retorno financeiro acontece bem antes do previsto.
4) O sistema de geração solar tem custos de manutenção, que quase nunca são falados na venda. Se o seu sistema tiver baterias é pior ainda, pois precisará trocar TODO o banco de baterias a cada 5 anos.
5) Cada vez mais aparece no mercado tecnologias para placas e inversores mais potentes e mais eficientes. Assim, quem instala depois, instala melhor e mais barato.
6) O Governo abriu linha de crédito para instalação de sistemas fotovoltaicos, então, mesmo com pouco dinheiro é possível instalar.
7) O Congresso aprovou a taxa do uso do sol. Então, se você for instalar depois de 1 de Janeiro de 2023 precisará levar em conta esse imposto. Se instalar ainda este ano não paga até 2045.
8) As concessionárias odeiam, e o governo estadual odeia mais ainda. Pois ambos deixam de cobrar. Até por isso inventaram de cobrar pelo sol. Na prática eles cobrarão imposto pelo kwh gerado ao invés de somente pelo kwh consumido como é hoje.
9) Obras civis para instalar o sistema não são inclusas no preço, e até devem ser contratado com outra empresa.
10) Se você usar a energia durante o dia, o que você produz já é consumido ali e nem é contabilizado.
11) Quanto maior o sistema instalado, mais rápido o retorno pois maior é a economia.

Agora, para poder fazer as contas certinho, é preciso antes de tudo saber qual é o seu consumo. Como você não colocou nada, vou então falar do meu caso. Instalei o sistema faz 3 meses e então pego na regra "antiga", só pago imposto sobre o que consumir.

Meu consumo anterior médio: 210kWh
Valor médio da conta de luz: R$ 200,00
Sistema instalado: 4 placas de 550W e microinversor de 2kW. (on-grid, sem baterias)
Custo de instalação: R$12.000 + R$750,00 para parte civil. Paguei avista (autofinanciamento).
Valor médio da conta de luz hoje: R$30,00 (já com aumento de tarifa).

Se eu utilizar então o valor de R$12.750,00 com um juro médio de 8% (algum investimento de renda fixa de longo prazo), Descontando-se R$170,00 todo mês (Conta anterior -Conta atual), eu zero a dívida mais ou menos em 8,3 anos se a tarifa de energia não subir. Como a tarifa sobe em média 12% ao ano, é bem provável que recupere o investimento em 5 anos. O que dali para frente será somente lucro.
Lembrando que é considerado benfeitoria, assim, se meu imóvel valia R$300.000,00 passou a valer R$312.750,00 no momento da instalação. Numa possível venda, recupero 100% do investimento na hora e embolso o já economizado nas contas de luz.

Então respondendo, os geradores fotovoltaicos são uma benfeitoria E um investimento de médio prazo.

Show, vou instalar esse ano ainda… não quero entrar na lei nova, infelizmente o governo não aguenta… sempre quer uma mordida maior…

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...