Jump to content

Empreender x Investir


Recommended Posts

Tema polêmico não?

Recentemente acabei deixando alguns meses sem fazer meu aporte mensal para investir em uma pequena franquia de academia de luta(com meu sócio), gastos com reforma, pintura, eletricista, etc. Uma coisa muito doida que comecei a pensar foi, as formas que temos disponível para ganhar dinheiro, fiz uma listinha comentem o que acham. Abaixo a lista com maior pontecial para gerar dinheiro, do maior para menor

  1. Renda Ativa + Investimento
    1. Criar um negócio próprio (Mesmo com investimento baixo ainda existe um investimento, e se você tiver now how, quanto maior investimento mais rápido o crescimento da empresa)
    2. Abrir uma Franquia
    3. Investir em uma empresa e ter uma cadeira na gestão
  2. Renda Ativa
    1. Seu trabalho(Não importa se é autônomo, CLT, PJ, Empresário)
  3. Renda Passiva
    1. Aquela que você não precisa trabalhar para receber
      1. Alugueis
      2. Dividendos
      3. Juros Sobre Capital etc

As formas de fazer dinheiro mais arriscadas também são as que mais te possibilitam ganhar dinheiro

  • Empresa com sua própria marca
    • Investimento X
    • Lucro após 12 meses 10X(mensal+valuation)
      • se tudo der certo
    • Vantagens
      • Potencial de crescimento
      • Liberdade
      • Chance de alavancagem abrupta
    • Desvantagens
      • Mais risco de quebrar
      • Dedicar Tempo(seu ou do sócio)
      • Baixa Liquidez
  • Franquia X
    • Investimento R$120.000,00
    • Lucro após 12 meses R$14.000,00(mensal)
      • se tudo der certo
    • Vantagens
      • Receita de Bolo dependendo da franquiaé só seguir o que a franquia te orienta
      • Potencial de Crescimento
      • Mais Díficil de quebrar
      • Se não gostar muitas vezes fica mais fácil vender para um outro franqueado
      • Lucro Previsível
    • Desvantagens
      • Sem muita Liberdade
      • Taxa de Franquia
      • Pode Quebrar
      • Dedicar Tempo
      • Baixa Liquidez
  • Investimento no geral(ações/cdbs/lcis/Fii/etc)
    • Investimento R$120.000,00
    • Lucro após 12 meses R$2.435,00
      • Se você for muito foda e tiver um rentabilidade tipo Warren Buffett) 
    • Vantagens
      • Não dedicar muito tempo
      • Mais seguro(se não fizer cagada)
      • Não precisa de um valor certo para investir
    • Desvantagens
      • Vai te deixar rico, mas no geral vai demorar mais do que as duas opções acima
Editado por Victor Hugo Liboni Abrão
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acredito que o ideal seria os planos de empreender e investir andarem juntos.

Empreender não é fácil e vai consumir bastante tempo do seu dia a dia.

Acho que o ideal seria avaliar realmente qual plano te agrada mais, empresa marca própria, franquia, investir em algo já pronto e etc.

Mas só tomar essa decisão quando tiver um plano financeiro já vem pensado e maduro. Quando se abre um negócio com muita dependência do retorno financeiro imediato, as coisas podem se tornar mais difíceis do que já são.

Essa é a minha opinião. Espero ter ajudado em algo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

O melhor seria Empreender E Investir.

O problema que empreender não pra todos. Muito tentam abrir um negócio mas sem planejamento algum e acaba caindo na estatística de empresas falindo antes dos 3 anos.

Eu já passei por uma "falência" dessas. Separei um capital não muito grande para iniciar uma empresa digital, em 10 meses não conseguimos terminar o projeto que deveria ter levado 4. Na minha cabeça iria demorar 4. Assim o capital acabou e eu preferi realizar o prejuízo do que continuar perdendo mais.

Ainda penso em reativar o projeto mas quero criar um boa reserva antes, deixar ao menos o futuro meio que encaminhado caso eu faça cagada novamente. Então Continuo com renda ativa (trabalho) e investimentos tradicionais.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Uma coisa que foi falada no final do curso, quando vamos definir os percentuais de nossa carteira foi o seguinte...

Se você empreende, já esta exposto a um risco violento, bem como volatilidade etc, neste caso é importante maneirar na mão na distribuição dos tipos de ativos que vai colocar na carteira, deixando uma boa parte livre de riscos altos, pois já somos "vida loka na vida de empresario"

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Uma coisa que foi falada no final do curso, quando vamos definir os percentuais de nossa carteira foi o seguinte...

Se você empreende, já esta exposto a um risco violento, bem como volatilidade etc, neste caso é importante maneirar na mão na distribuição dos tipos de ativos que vai colocar na carteira, deixando uma boa parte livre de riscos altos, pois já somos "vida loka na vida de empresario"

 

Era mais ou menos isso que eu estava pensando. Como eu já perdi um grana num projeto aí, resolver engavetar até eu acumular um patrimônio que me dê certa segurança pra depois tentar retomar o projeto. Empreendedor tem que ficar safe mesmo. Deixa o risco topo pro empreendimento.

Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...