Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde pessoal! Gostaria de propor para criamos uma lista de boas empresas que valem um estudo aprofundado. Vou citar algumas em minha opinião e vamos fazer essa lista crescer!

Bancos: Banrisul, Banco do Brasil

Seguradoras: Porto Seguro e BB Seguros

Saneamento: Copasa e Sanepar

Energia: Copel, Taesa e Engie

Celulose: Klabin, Irani e Suzano

Ferro: Ferbasa

Saúde: Odontoprev e Fleury

Telecom: Vivo e Oi (brincadeira hahaha)

Lembrando que são apenas empresas para estudos, não é pra comprar sem fazer uma boa análise antes, ver se é um bom negócio, valuation atrativo e se faz sentido na sua estratégia 

• Brabo 4

Recommended Posts

• 0
Postado
1 hora atrás, Lucas Lima De Oliveira disse:

Gosto dos números dela, uma pena não ter outras do setor na bolsa (ainda) hahahahaha

O que me incomoda um pouco nela é o fato da CBC ser dona de, se não me engano, 15% das ações

reparei nisso também mais não me incomodei HAHA

• 0
Postado
On 07/10/2022 at 14:06, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde pessoal! Gostaria de propor para criamos uma lista de boas empresas que valem um estudo aprofundado. Vou citar algumas em minha opinião e vamos fazer essa lista crescer!

Lembrando que são apenas empresas para estudos, não é pra comprar sem fazer uma boa análise antes, ver se é um bom negócio, valuation atrativo e se faz sentido na sua estratégia 

@Matheus Malheiros Pinto legal a ideia , seria bacana quando criar mais corpo , fazer uma relação por setor … na verdade fiquei pensando nisso está semana , em uma comunidade onde todos aqui de alguma forma vão analisar empresas (uns com mais talento e experiências e outros novatos como eu hehe e mais medrosos ainda ) , imagino que muitos indicadores ao menos os principais a galera acaba filtrando e fazendo um resumão … tipo uma peneira para seguir aprofundando o estudo individual !

lendo o livro do graham , vi q em alguns capítulos ele sempre cita indicadores que filtram número X de 500 empresas do índice s&p por exemplo levando em consideração os parâmetros para um “investidor defensivo” como é mencionado no livro !

Enfim ótima ideia cara 

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
32 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

@Matheus Malheiros Pinto legal a ideia , seria bacana quando criar mais corpo , fazer uma relação por setor … na verdade fiquei pensando nisso está semana , em uma comunidade onde todos aqui de alguma forma vão analisar empresas (uns com mais talento e experiências e outros novatos como eu hehe e mais medrosos ainda ) , imagino que muitos indicadores ao menos os principais a galera acaba filtrando e fazendo um resumão … tipo uma peneira para seguir aprofundando o estudo individual !

lendo o livro do graham , vi q em alguns capítulos ele sempre cita indicadores que filtram número X de 500 empresas do índice s&p por exemplo levando em consideração os parâmetros para um “investidor defensivo” como é mencionado no livro !

Enfim ótima ideia cara 

Realmente, se a gente organiza esse post por setor e coloca alguns critérios vai ficar interessante pra dar um norte pro pessoal que tá começando na análise 

• 0
Postado
6 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde Sardinhas! Encontrei esse post antigo meu e achei interessante trazer ele novamente aos holofotes para auxiliar o pessoal a escolher empresas.

@Matheus Malheiros Pinto ainda fica borbulhando na minha cabeça uma forma de termos um painel de empresas por setor avaliadas por alunos da AUVP , tipo um painel de estudos por setor onde muitas cabeças pensantes juntas possam gerar dúvidas , respostas e instigar mais perguntas acerca da análise em si … fiquei hoje pensando nisso depois do caso da americanas, no sentido de,  um fato relevante , afetar dívidas em bancos , alocações em FIIs, confiança nas auditorias em empresas lista das na bolsa … tudo conectado e escancarando  e provando como diversificar  e descorrelacionar nos ajuda com uma certa proteção … e principalmente evitando levarmos surpresas ingratas no nosso todo …

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

On 21/10/2022 at 12:55, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

O role dela, agora nas eleições, não sabemos como vai ficar 

Vi um corte de um analista explicando que no caso da Taurus 80% da receita dela é internacional e que ela fez uma parceria com uma emprest Indiana para fornecimento de armas na India ( um país ridiculamente populoso). E segundo ele tem um potencial de crescimento enorme por causa disso.

Não fui atrás da informação pois Taurus é uma empresa que não me interessa por questões pessoais. Não sou muito a favor do porte de armas apesar de entender que há casos necessários. Não é empresa para mim.

Se não me engano foi um corte do “Os economistas Podcast” 

On 07/10/2022 at 13:06, Matheus Malheiros Pinto disse:

Eu dei uma olhada beeeem superficial em algumas empresas

Bancos:

— Itaú parece ser o mais sólido dos bancos brasileiros de capital aberto

Energia

— Gostei das propostas da Engie, parece ter um propósito melhor em trazer energia renovável do que as outras produtoras.

Celulose

— Klabin e Irani me pareceram bem mais sólidas e diversificadas do que a Suzano

Funerário

— dá para investir nisso? Exceto aquele CARE11 que é realmente ruim, há algo de bom para ganhar dinheiro aqui? É um setor perene afinal de contas. 
p.s parte da minha família tem uma indústria de urnas funerárias e por isso me surgiu a ideia.

Petróleo

— Ao invés de investir wm pretolíferas, não seria interessante as empresas que fornecem a elas? Fabricantes de oleodutos, ou máquinas que as empresas compram para o processo de extração, por exemplo.

Saúde

— Aqui eu gostaria de saber se existe um setor de alta tecnologia médica para investir no bBrasil. Sei que produtos hospitalares são caríssimos e deve ser um setor lucrativo.

Telefonia

— Existe alguma outra empresa nesse setor que valha a pena além de vivo? Parece ser um setor bem pequeno, com realmente poucos players.

• 0
Postado
5 horas atrás, Otávio José Scarpim disse:

Vi um corte de um analista explicando que no caso da Taurus 80% da receita dela é internacional e que ela fez uma parceria com uma emprest Indiana para fornecimento de armas na India ( um país ridiculamente populoso). E segundo ele tem um potencial de crescimento enorme por causa disso.

Não fui atrás da informação pois Taurus é uma empresa que não me interessa por questões pessoais. Não sou muito a favor do porte de armas apesar de entender que há casos necessários. Não é empresa para mim.

Se não me engano foi um corte do “Os economistas Podcast” 

Eu dei uma olhada beeeem superficial em algumas empresas

Bancos:

— Itaú parece ser o mais sólido dos bancos brasileiros de capital aberto

Energia

— Gostei das propostas da Engie, parece ter um propósito melhor em trazer energia renovável do que as outras produtoras.

Celulose

— Klabin e Irani me pareceram bem mais sólidas e diversificadas do que a Suzano

Funerário

— dá para investir nisso? Exceto aquele CARE11 que é realmente ruim, há algo de bom para ganhar dinheiro aqui? É um setor perene afinal de contas. 
p.s parte da minha família tem uma indústria de urnas funerárias e por isso me surgiu a ideia.

Petróleo

— Ao invés de investir wm pretolíferas, não seria interessante as empresas que fornecem a elas? Fabricantes de oleodutos, ou máquinas que as empresas compram para o processo de extração, por exemplo.

Saúde

— Aqui eu gostaria de saber se existe um setor de alta tecnologia médica para investir no bBrasil. Sei que produtos hospitalares são caríssimos e deve ser um setor lucrativo.

Telefonia

— Existe alguma outra empresa nesse setor que valha a pena além de vivo? Parece ser um setor bem pequeno, com realmente poucos players.

Rapaz, até ia procurar o contexto do que eu comentei para ver se me expressei mal. Mas é isso ai, a maior parte dela é lá fora, tem um futuro promissor na índia. O que eu queria dizer com o se o comentário era algo sobre como o mercado ia precificar e não algo que iria atingir o balanço da empresa

• 0
Postado
1 hora atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Rapaz, até ia procurar o contexto do que eu comentei para ver se me expressei mal. Mas é isso ai, a maior parte dela é lá fora, tem um futuro promissor na índia. O que eu queria dizer com o se o comentário era algo sobre como o mercado ia precificar e não algo que iria atingir o balanço da empresa

É que como você citou o governo, imaginei que estivesse receoso de alguma mudança legislativa que viesse a mudar as leis estabelecidas e prejudicasse o mercado que essa empresa atua. 

• 0
Postado
8 horas atrás, Otávio José Scarpim disse:

É que como você citou o governo, imaginei que estivesse receoso de alguma mudança legislativa que viesse a mudar as leis estabelecidas e prejudicasse o mercado que essa empresa atua. 

Eu não, mas muita gente esta, e mesmo que aconteça a receita da empresa não vai sofrer, mesmo que no curto prazo o papel apanhe um pouco. 

E para te falar bem a verdade, nem vi como esta para aquisição de novos equipamentos, até onde eu tinha entendido, ia dificultar e emissão dos CRs, e na minha opinião, quem queria tirar, aproveitou para tirar ano passado

• Brabo 1
  • Criar novo...