Jump to content

comprar ou alugar carro????


Recommended Posts

Boa tarde, Auvpenses! Estava doido para fazer um upgrade no meu carro esses dias, porém.. estive pensando se é melhor comprar  à vista ou alugar e deixar a grana rendendo no tesouro selic ou em Fiis (o valor total seria em torno de 80/90k). Será que já compensa alugar carro no Brasil? Ou essa cultura ainda não foi aceita?

Editado por Gabriel Urzêda
Link para compartilhar
Share on other sites

17 minutes ago, Gabriel Urzêda disse:

Boa tarde, Auvpenses! Estava doido para fazer um upgrade no meu carro esses dias, porém.. estive pensando se é melhor comprar  à vista ou alugar e deixar a grana rendendo no tesouro selic ou em Fiis (o valor total seria em torno de 80/90k). Será que já compensa alugar carro no Brasil? Ou essa cultura ainda não foi aceita?

Boa tarde Gabriel!

Pra ver se vale a pena tem que pesquisar as ofertas antes, tanto pra alugar quanto pra comprar. Me fala teu carro atual e o que você pretende fazer de upgrade que eu te ajudo a pesquisar.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

22 minutes ago, Gabriel Urzêda disse:

Boa tarde, Auvpenses! Estava doido para fazer um upgrade no meu carro esses dias, porém.. estive pensando se é melhor comprar  à vista ou alugar e deixar a grana rendendo no tesouro selic ou em Fiis (o valor total seria em torno de 80/90k). Será que já compensa alugar carro no Brasil? Ou essa cultura ainda não foi aceita?

Cara, depende muito de você, por exemplo vc ta querendo um carro de 80/90k, é um valor bem alto, e quando você compra o carro ele vai perder muito valor na primeira acelerada pra fora da concecionária, no meu caso, eu comprei em 2017 um carro de 26k (usado) paguei bem rápido então quase não peguei juros (valor final foi 26,8k), e to com ele até hoje, está com alguns arranhados, gastei nesses anos um pouco de manutenção por volta de (10k~12k), mais uns 1,2~1,5k por ano de seguro, mas ele é meu e vai me servir por mais alguns anos. e hoje ele vale 37k com essa desvalorização da moeda. então tudo depende dos seus "luxos", pra mim o carro é só transporte e me ajuda a economizar muito tempo.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Victor Hugo Freire Souza Barcelos Guimarães disse:

Cara, depende muito de você, por exemplo vc ta querendo um carro de 80/90k, é um valor bem alto, e quando você compra o carro ele vai perder muito valor na primeira acelerada pra fora da concecionária, no meu caso, eu comprei em 2017 um carro de 26k (usado) paguei bem rápido então quase não peguei juros (valor final foi 26,8k), e to com ele até hoje, está com alguns arranhados, gastei nesses anos um pouco de manutenção por volta de (10k~12k), mais uns 1,2~1,5k por ano de seguro, mas ele é meu e vai me servir por mais alguns anos. e hoje ele vale 37k com essa desvalorização da moeda. então tudo depende dos seus "luxos", pra mim o carro é só transporte e me ajuda a economizar muito tempo.

De fato, financeiramente carro não vale a pena, que nem comprar casa muitas vezes (em certos casos vale). Mas é aquela coisa: precisa, quer ter mais estabilidade ou é simplesmente um desejo! 

Link para compartilhar
Share on other sites

28 minutes ago, Gabriel Urzêda disse:

Boa tarde, Auvpenses! Estava doido para fazer um upgrade no meu carro esses dias, porém.. estive pensando se é melhor comprar  à vista ou alugar e deixar a grana rendendo no tesouro selic ou em Fiis (o valor total seria em torno de 80/90k). Será que já compensa alugar carro no Brasil? Ou essa cultura ainda não foi aceita?

@Gabriel Urzêda eu tenho interesse no assunto de aluguel (mas ainda nao pesquisei muito sobre), na verdade eu queria entender ou saber se este tipo de contrato entraria como despesa ou algo do genero... eu tenho um Honda Civic desde 2013, comorei usado e como trabalhava viajando paguei ele com o que recebia de kilometragem enfim, hoje uso pouco o carro mas mantenho ele, pois ele me atende 100% na verdade atende mais minha mulher, o uso do carro ficou pequeno, mas como ele ja tem 10 anos e esta funcionando plenamente quando tento avaliar alugar um carro e vender o meu, ou algo do genero ainda nao compensou... mas no meu caso eu nao ligo muito pra carro, e vi que no seu caso vc menciona upgrade (acho que ai vai ter aquele valor sentimental de querer ter um carro) 

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tive que comprar um carro ano passado. Fui pesquisar para ver se compensava alugar naqueles planos anuais. Só que no meu caso não compensa, eu ando muito, meu carro fez 40k Km em 1 ano. Nem um plano me atendia, ou se atendia ficava muito caro, optei por comprar.

Peguei uma Tracker LTZ, paguei 120k, é um carro confortável e bem econômico, então no meu caso super compensou comprar 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu aluguei carro durante quase 2 anos pela Turbi, uma locadora facilitada que permite locação por horas. Em geral é bem cômodo e econômico, pois você paga apenas nas horas que usa o carro. Este ano eu comprei um Onix 2019 LTZ 1.4, o carro é bem confortável e relativamente econômico, é muito bom ter o carro sempre disponível e sem burocracia para uso.

Aqui trago alguns dados e análises que usei para tomar minha decisão:

  • Locação
    • Locação Virtus = R$ 14,00/h
    • Custo médio com locação mensal = R$ 1.200,00
    • Total Gasto em 10 anos = R$ 144.000,00
  • Compra
    • Compra Onix 2019 LTZ 1.4 = R$ 65.000,00
    • Custo médio mensal ( Gasolina + IPVA + Seguro ) = R$ 600,00
    • Total gasto = R$ 137.000,00

Apenas considerando os gastos num período de 10 anos, é vantajoso comprar o carro, porém eu coloquei estes valores na calculadora de juros da mobills ( Alô @Raul Sena, permita colocar retiradas, não apenas aportes, na calculadora de juros compostos do investidor sardinha ) da seguinte forma:

  • Locação
    • Dados
      • Investimento Inicial = R$ 65.000,00
      • Retirada mensal ( ou aporte negativo ) = R$ 1.200,00
      • Taxa de Juros = 8% a.a
      • Período = 67 meses ¹
    • Resultado
      • Valor final = R$ -.225,06
      • Total juros recebidos = R$ 15.174,94

¹ 67 meses é o tempo em que seu investimento inicial será consumido integralmente pelas retiradas mensais

  • Resultados
    • Total gasto com locação = Total gasto em 10 anos - Juros recebidos no período = R$ 128.825,06
    • Total gasto com compra = R$ 137.000,00

Segundo as análises acima, num período de 10 anos, a diferença entre locação e compra é de R$ 8.174,94, considerando que na compra você permanece com o passivo e pode vende-lo, tem o carro 24h para uso e o risco de ficar sem o carro é expressivamente menor, eu optei por comprar o carro, pois acredito que no final dos 10 anos eu consiga revende-lo por pelo menos R$ 15.000,00, no mínimo o dobro da diferença entre os totais gastos.

IMPORTANTE

Esta análise foi feita baseada no meu cenário, momento atual e carro escolhido para aquisição. Como nosso querido mestre sardinha sempre nos alerta, esta é apenas o método para análise, é preciso avaliar o seu cenário, momento e carro escolhido para chegar ao melhor cenário para você. O meu peixe eu já pesquei, agora que você já conhece o método, é preciso pescar o seu.

Brinque com a taxa de juros para entender quanto é necessário render anualmente o investimento inicial para compensar o aluguel.

Pontos de atenção

  1. As montadoras, sabendo que o lucro na venda de carros de luxo (não populares) é maior do que o lucro da venda de carros populares, estão direcionando suas vendas para este primeiro grupo, o que a longo prazo gerará escassez de carros populares.
  2. O uso de carros compartilhados ainda é novidade, há muito espaço para concorrência e consequentemente preços e condições mais competitivas.
  3. Carros autônomos já estão bem próximos da realidade, a Uber já começou a utiliza-los, sendo assim, o custo destas viagens tendem a decair com o tempo.
  4. O preço da gasolina tende a subir nos próximos meses, a baixa no ICMS é insustentável e com a crise energética da Europa, subiu o preço do barril de petróleo e provavelmente continuará subindo.
Editado por Gabriel Ueti Amaro
Correção do link para calculadora de juros
Link para compartilhar
Share on other sites

Pessoal, atualmente existem varias empresas de carro por aluguel...

Tem que fazer a conta pois cada caso/desejo é um caso...

Paga-se algo entre 1500 e 2000 por mes, a ultima vez que eu tinha visto, tem que colocar na ponta do lapis todos gastos que um carro de valor semelhante custaria

No caso do aluguel já vem com seguro, ipva, e tudo mais... mecânico, revisões, e troca por outro (acho que 1 vez a cada 6 meses ou 1 ano, pode trocar por outro)

Mas eu particularmente não curto a ideia, mas pra quem curte ficar trocando toda hora de carro pra experimentar outro, acaba que não tem a perda de grana das trocas constantes de carro, fora isso, eu acho que não vale muito a pena.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Marcelo Ribeiro disse:

Pessoal, atualmente existem varias empresas de carro por aluguel...

Tem que fazer a conta pois cada caso/desejo é um caso...

Paga-se algo entre 1500 e 2000 por mes, a ultima vez que eu tinha visto, tem que colocar na ponta do lapis todos gastos que um carro de valor semelhante custaria

No caso do aluguel já vem com seguro, ipva, e tudo mais... mecânico, revisões, e troca por outro (acho que 1 vez a cada 6 meses ou 1 ano, pode trocar por outro)

Mas eu particularmente não curto a ideia, mas pra quem curte ficar trocando toda hora de carro pra experimentar outro, acaba que não tem a perda de grana das trocas constantes de carro, fora isso, eu acho que não vale muito a pena.

O que eu tinha visto era planos de 3 anos, são que como eu falei, só era viável para quem roda pouco, que não é o meu caso 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...