Semana passada depois de congelar alguns aportes até a conclusão do curso eu acabei adicionando alguns ativos na minha carteira de Renda Fixa.
No diagrama coloquei a seguinte composição:
Tesouro Direto 10
Títulos Coberto FGC 8 (CDB, LCI e LCA)
Títulos não coberto 2 (CRI e CRA)
Se um dia eu chegar a acumular 1 milhão em títulos coberto pelo FGC eu congelo e tudo que não for mais tesouro será Títulos não cobertos pelo FGC, ficando:
Tesouro 10
Outros 2
--------------------
Como eu estava a quase 4 meses sem aportar e já carregava tesouro direto do decorrer da vida, o diagrama me sugeriu aportar em FGC e um pouquinho em títulos não cobertos.
Então fui as comprar. Entrei na IsaEx cedinho e comecei a por os títulos no carrinho. No final foram estes itens:
FGC:
- LCI IPCA + 6,40% vencimento 27/10/2023 (não achei com prazo maior que 1 ano)
- CDB IPCA + 9,06% vencimento 2029
- CDB prefixado 14,70% vencimento 2029
-- Sei que deveria checar o risco de cada empresa (BRK Financeira ^^) mas deixei o risco de lado, pois é um valor bem pequeno do patrimônio total. Fui atrás das melhores taxas.
Sem FGC
- CRI incentivada (sem IR) IPCA + 7%, vencimento 15/07/2027, pagamento de cupom trimestral
-----------------------
Como é a primeira vez que faço compra com o conhecimento obtido na AUVP acabei ficando emocionado e na dúvida se fiz um bom negócio. Minha maior dúvida foi no CRI que não me pareceu ser um bom negócio.
Vamos ver se estou certo:
Vou considerar o IPCA de hoje (7,17%) para o futuro nos cálculos.
Como o CRI paga cupom trimestrais o efeito bola de neve não acontece. Não sei se é assim que se calcula, mas vamos lá.
Daqui até lá são 4 anos completo mais 7 meses +-. 48 + 7 = 55 meses.
55 / 3 = 18 trimestres completos (54 meses).
Jogando lá na calculadora do site. Considerando R$ 1.000,00 investido durante três meses a uma taxa de IPCA (7,17) + 7 = 14,17% a.a., dá um acumulo de juros de R$ 33,68 em um trimestre.
18 trimestres vezes R$ 33,68 = R$ 606,24 em cupons recebidos isentos de imposto por todo o período.
Se considerar o CDB 14,70% durante o prazo de 54 meses: R$ 853,68 - 15% IR = R$ 725,63
Considerando do CDB IPCA + 9,06% durante o prazo de 54 meses: R$ 967,58 - 15% IR = R$ 822,44
Os CRIs disponíveis por não ter cobertura do FGC não parecem ter um premio muito interessante para os peixes pequenos. Tá certo que o CDB IPCA + 9,06 é da BRK Financeira que como diz o Raul "Pode falir até o natal."
Já o CDB pré 14.07 da Companhia Hipotecaria Piratini tem um risco menor de acordo com os índices de Basileia e Imobilização.
------------------------
Será então que é melhor eu ficar diversificando entre os títulos cobertos pelo FGC que tem pago premio melhores até o chegar no limite do seguro e só partir para os CRI/CRAs quando for necessário? Assim eu mudaria meu diagrama:
Tesouro Direto 10
Títulos não coberto 0 (CRI e CRA)
Depois de atingir o limite FGC:
Tesouro Direto 10
Títulos Coberto FGC 0 (CDB, LCI e LCA)
--------------------------
PS: Eu gosto de fazer continhas, acho que vocês já perceberam. ^^
Pensei aqui. Tá. O CRI vai me pagar cupons trimestrais de R$ 33,68. O que aconteceria se esses cupons fossem reinvestidos em CDI? Será que o resultado final faria o CRI ficar vantajoso?
Então fiz uma planilha simulando os aportes de R$ 33,68 a cada três meses. Considerei CDI fixo de 13,65%, depois que fiz a planilha vi que deveria ter considerado algo em torno de 8% ao ano. Mas tudo bem...
Enfim me renderia R$ 209,29 - 15% IR = R$ 177,90 durante o vida toda do CRI.
Pergunta
Heberth Jorge Feres
Semana passada depois de congelar alguns aportes até a conclusão do curso eu acabei adicionando alguns ativos na minha carteira de Renda Fixa.
No diagrama coloquei a seguinte composição:
Tesouro Direto 10
Se um dia eu chegar a acumular 1 milhão em títulos coberto pelo FGC eu congelo e tudo que não for mais tesouro será Títulos não cobertos pelo FGC, ficando:
Tesouro 10
Outros 2
--------------------
Como eu estava a quase 4 meses sem aportar e já carregava tesouro direto do decorrer da vida, o diagrama me sugeriu aportar em FGC e um pouquinho em títulos não cobertos.
Então fui as comprar. Entrei na IsaEx cedinho e comecei a por os títulos no carrinho. No final foram estes itens:
FGC:
- LCI IPCA + 6,40% vencimento 27/10/2023 (não achei com prazo maior que 1 ano)
- CDB IPCA + 9,06% vencimento 2029
- CDB prefixado 14,70% vencimento 2029
-- Sei que deveria checar o risco de cada empresa (BRK Financeira ^^) mas deixei o risco de lado, pois é um valor bem pequeno do patrimônio total. Fui atrás das melhores taxas.
Sem FGC
- CRI incentivada (sem IR) IPCA + 7%, vencimento 15/07/2027, pagamento de cupom trimestral
-----------------------
Como é a primeira vez que faço compra com o conhecimento obtido na AUVP acabei ficando emocionado e na dúvida se fiz um bom negócio. Minha maior dúvida foi no CRI que não me pareceu ser um bom negócio.
Vamos ver se estou certo:
Vou considerar o IPCA de hoje (7,17%) para o futuro nos cálculos.
Como o CRI paga cupom trimestrais o efeito bola de neve não acontece. Não sei se é assim que se calcula, mas vamos lá.
Daqui até lá são 4 anos completo mais 7 meses +-. 48 + 7 = 55 meses.
55 / 3 = 18 trimestres completos (54 meses).
Jogando lá na calculadora do site. Considerando R$ 1.000,00 investido durante três meses a uma taxa de IPCA (7,17) + 7 = 14,17% a.a., dá um acumulo de juros de R$ 33,68 em um trimestre.
18 trimestres vezes R$ 33,68 = R$ 606,24 em cupons recebidos isentos de imposto por todo o período.
Se considerar o CDB 14,70% durante o prazo de 54 meses: R$ 853,68 - 15% IR = R$ 725,63
Considerando do CDB IPCA + 9,06% durante o prazo de 54 meses: R$ 967,58 - 15% IR = R$ 822,44
Resultado
CRI IPCA + 7 = R$ 606,24
CDB Pré 14,07 = R$ 725,63
CDB IPCA + 9,06 = R$ 822,77
------------------------
Os CRIs disponíveis por não ter cobertura do FGC não parecem ter um premio muito interessante para os peixes pequenos. Tá certo que o CDB IPCA + 9,06 é da BRK Financeira que como diz o Raul "Pode falir até o natal."
Já o CDB pré 14.07 da Companhia Hipotecaria Piratini tem um risco menor de acordo com os índices de Basileia e Imobilização.
------------------------
Será então que é melhor eu ficar diversificando entre os títulos cobertos pelo FGC que tem pago premio melhores até o chegar no limite do seguro e só partir para os CRI/CRAs quando for necessário? Assim eu mudaria meu diagrama:
Tesouro Direto 10
Títulos não coberto 0 (CRI e CRA)
Depois de atingir o limite FGC:
Tesouro Direto 10
Títulos Coberto FGC 0 (CDB, LCI e LCA)
--------------------------
PS: Eu gosto de fazer continhas, acho que vocês já perceberam. ^^
Pensei aqui. Tá. O CRI vai me pagar cupons trimestrais de R$ 33,68. O que aconteceria se esses cupons fossem reinvestidos em CDI? Será que o resultado final faria o CRI ficar vantajoso?
Então fiz uma planilha simulando os aportes de R$ 33,68 a cada três meses. Considerei CDI fixo de 13,65%, depois que fiz a planilha vi que deveria ter considerado algo em torno de 8% ao ano. Mas tudo bem...
Enfim me renderia R$ 209,29 - 15% IR = R$ 177,90 durante o vida toda do CRI.
Resultado do Resultado
CRI IPCA + 7 = R$ 606,24 + R$ 177,90 = R$ 784,14
CDB Pré 14,07 = R$ 725,63
CDB IPCA + 9,06 = R$ 822,77
Acredito que usando juros de 8% ao invés de 13,65% ficaria mais próximo do CDB 14,07%.
E aí? Você que leu até aqui, fez algum sentido pra você?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
5
4
1
1
DIAS POPULARES
3/Nov
10
1/Nov
2
2/Nov
1
Top Posters For This Question
Heberth Jorge Feres 5 posts
Matheus Malheiros Pinto 4 posts
Flavio Prado 1 post
Rafael Viana 1 post
DIAS POPULARES
3/Nov 2022
10 posts
1/Nov 2022
2 posts
2/Nov 2022
1 post
Os mais famosos desse tópico
Heberth Jorge Feres
Semana passada depois de congelar alguns aportes até a conclusão do curso eu acabei adicionando alguns ativos na minha carteira de Renda Fixa. No diagrama coloquei a seguinte composição: Tes
Matheus Malheiros Pinto
Rapaz, confesso que deu um trabalho pra ver todo esse aporte hahaha, mas vamos por partes! Primeiro vamos dar uma olhada nos investimentos: LCI IPCA + 6,40% - Tomando por base o Boletim Focu
Heberth Jorge Feres
@Matheus Malheiros Pinto a outra instituição que não citei é a Will Financeira. Os indicies dela não são bom como a Piratini e não tão piores quanto a BRK. Realmente o BRK é arriscado ao extremo.
Posted Images
12 respostas para essa pergunta
Recommended Posts