Jump to content
  • 0

Comparação de CRI x CDB


Heberth Jorge Feres

Pergunta

Semana passada depois de congelar alguns aportes até a conclusão do curso eu acabei adicionando alguns ativos na minha carteira de Renda Fixa.

No diagrama coloquei a seguinte composição:

Tesouro Direto 10
Títulos Coberto FGC 8 (CDB, LCI e LCA)
Títulos não coberto 2 (CRI e CRA)

Se um dia eu chegar a acumular 1 milhão em títulos coberto pelo FGC eu congelo e tudo que não for mais tesouro será Títulos não cobertos pelo FGC, ficando:

Tesouro 10
Outros 2

--------------------

Como eu estava a quase 4 meses sem aportar e já carregava tesouro direto do decorrer da vida, o diagrama me sugeriu aportar em FGC e um pouquinho em títulos não cobertos.

Então fui as comprar. Entrei na IsaEx cedinho e comecei a por os títulos no carrinho. No final foram estes itens:

FGC:
- LCI IPCA + 6,40% vencimento 27/10/2023 (não achei com prazo maior que 1 ano)
- CDB IPCA + 9,06% vencimento 2029
- CDB prefixado 14,70% vencimento 2029
-- Sei que deveria checar o risco de cada empresa (BRK Financeira ^^) mas deixei o risco de lado, pois é um valor bem pequeno do patrimônio total. Fui atrás das melhores taxas.

Sem FGC
- CRI incentivada (sem IR) IPCA + 7%, vencimento 15/07/2027, pagamento de cupom trimestral

-----------------------

Como é a primeira vez que faço compra com o conhecimento obtido na AUVP acabei ficando emocionado e na dúvida se fiz um bom negócio. Minha maior dúvida foi no CRI que não me pareceu ser um bom negócio.

Vamos ver se estou certo:

Vou considerar o IPCA de hoje (7,17%) para o futuro nos cálculos.

Como o CRI paga cupom trimestrais o efeito bola de neve não acontece. Não sei se é assim que se calcula, mas vamos lá.

Daqui até lá são 4 anos completo mais 7 meses +-. 48 + 7 = 55 meses.
55 / 3 = 18 trimestres completos (54 meses).

Jogando lá na calculadora do site. Considerando R$ 1.000,00 investido durante três meses a uma taxa de IPCA (7,17) + 7 = 14,17% a.a., dá um acumulo de juros de R$ 33,68 em um trimestre.

18 trimestres vezes R$ 33,68 = R$ 606,24 em cupons recebidos isentos de imposto por todo o período.


Se considerar o CDB 14,70% durante o prazo de 54 meses: R$ 853,68 - 15% IR = R$ 725,63
Considerando do CDB IPCA + 9,06% durante o prazo de 54 meses: R$ 967,58 - 15% IR = R$ 822,44

Resultado
CRI IPCA + 7 = R$ 606,24
CDB Pré 14,07 = R$ 725,63
CDB IPCA + 9,06 = R$ 822,77

------------------------

Os CRIs disponíveis por não ter cobertura do FGC não parecem ter um premio muito interessante para os peixes pequenos. Tá certo que o CDB IPCA + 9,06 é da BRK Financeira que como diz o Raul "Pode falir até o natal."
Já o CDB pré 14.07 da Companhia Hipotecaria Piratini tem um risco menor de acordo com os índices de Basileia e Imobilização.

------------------------

Será então que é melhor eu ficar diversificando entre os títulos cobertos pelo FGC que tem pago premio melhores  até o chegar no limite do seguro e só partir para os CRI/CRAs quando for necessário? Assim eu mudaria meu diagrama:

Tesouro Direto 10
Títulos Coberto FGC 8 (CDB, LCI e LCA)
Títulos não coberto 0 (CRI e CRA)

Depois de atingir o limite FGC:

Tesouro Direto 10
Títulos Coberto FGC 0 (CDB, LCI e LCA)
Títulos não coberto 2 (CRI e CRA)

--------------------------

PS: Eu gosto de fazer continhas, acho que vocês já perceberam. ^^

Pensei aqui. Tá. O CRI vai me pagar cupons trimestrais de R$ 33,68. O que aconteceria se esses cupons fossem reinvestidos em CDI? Será que o resultado final faria o CRI ficar vantajoso?

Então fiz uma planilha simulando os aportes de R$ 33,68 a cada três meses. Considerei CDI fixo de 13,65%, depois que fiz a planilha vi que deveria ter considerado algo em torno de 8% ao ano. Mas tudo bem...

Enfim me renderia R$ 209,29 - 15% IR = R$ 177,90 durante o vida toda do CRI.

Resultado do Resultado
CRI IPCA + 7 = R$ 606,24 + R$ 177,90 = R$ 784,14
CDB Pré 14,07 = R$ 725,63
CDB IPCA + 9,06 = R$ 822,77

Acredito que usando juros de 8% ao invés de 13,65% ficaria mais próximo do CDB 14,07%.

E aí? Você que leu até aqui, fez algum sentido pra você?
 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
6 horas atrás, Heberth Jorge Feres disse:

Semana passada depois de congelar alguns aportes até a conclusão do curso eu acabei adicionando alguns ativos na minha carteira de Renda Fixa.

No diagrama coloquei a seguinte composição:

Tesouro Direto 10
Títulos Coberto FGC 8 (CDB, LCI e LCA)
Títulos não coberto 2 (CRI e CRA)

Se um dia eu chegar a acumular 1 milhão em títulos coberto pelo FGC eu congelo e tudo que não for mais tesouro será Títulos não cobertos pelo FGC, ficando:

Tesouro 10
Outros 2

--------------------

Como eu estava a quase 4 meses sem aportar e já carregava tesouro direto do decorrer da vida, o diagrama me sugeriu aportar em FGC e um pouquinho em títulos não cobertos.

Então fui as comprar. Entrei na IsaEx cedinho e comecei a por os títulos no carrinho. No final foram estes itens:

FGC:
- LCI IPCA + 6,40% vencimento 27/10/2023 (não achei com prazo maior que 1 ano)
- CDB IPCA + 9,06% vencimento 2029
- CDB prefixado 14,70% vencimento 2029
-- Sei que deveria checar o risco de cada empresa (BRK Financeira ^^) mas deixei o risco de lado, pois é um valor bem pequeno do patrimônio total. Fui atrás das melhores taxas.

Sem FGC
- CRI incentivada (sem IR) IPCA + 7%, vencimento 15/07/2027, pagamento de cupom trimestral

-----------------------

Como é a primeira vez que faço compra com o conhecimento obtido na AUVP acabei ficando emocionado e na dúvida se fiz um bom negócio. Minha maior dúvida foi no CRI que não me pareceu ser um bom negócio.

Vamos ver se estou certo:

Vou considerar o IPCA de hoje (7,17%) para o futuro nos cálculos.

Como o CRI paga cupom trimestrais o efeito bola de neve não acontece. Não sei se é assim que se calcula, mas vamos lá.

Daqui até lá são 4 anos completo mais 7 meses +-. 48 + 7 = 55 meses.
55 / 3 = 18 trimestres completos (54 meses).

Jogando lá na calculadora do site. Considerando R$ 1.000,00 investido durante três meses a uma taxa de IPCA (7,17) + 7 = 14,17% a.a., dá um acumulo de juros de R$ 33,68 em um trimestre.

18 trimestres vezes R$ 33,68 = R$ 606,24 em cupons recebidos isentos de imposto por todo o período.


Se considerar o CDB 14,70% durante o prazo de 54 meses: R$ 853,68 - 15% IR = R$ 725,63
Considerando do CDB IPCA + 9,06% durante o prazo de 54 meses: R$ 967,58 - 15% IR = R$ 822,44

Resultado
CRI IPCA + 7 = R$ 606,24
CDB Pré 14,07 = R$ 725,63
CDB IPCA + 9,06 = R$ 822,77

------------------------

Os CRIs disponíveis por não ter cobertura do FGC não parecem ter um premio muito interessante para os peixes pequenos. Tá certo que o CDB IPCA + 9,06 é da BRK Financeira que como diz o Raul "Pode falir até o natal."
Já o CDB pré 14.07 da Companhia Hipotecaria Piratini tem um risco menor de acordo com os índices de Basileia e Imobilização.

------------------------

Será então que é melhor eu ficar diversificando entre os títulos cobertos pelo FGC que tem pago premio melhores  até o chegar no limite do seguro e só partir para os CRI/CRAs quando for necessário? Assim eu mudaria meu diagrama:

Tesouro Direto 10
Títulos Coberto FGC 8 (CDB, LCI e LCA)
Títulos não coberto 0 (CRI e CRA)

Depois de atingir o limite FGC:

Tesouro Direto 10
Títulos Coberto FGC 0 (CDB, LCI e LCA)
Títulos não coberto 2 (CRI e CRA)

--------------------------

PS: Eu gosto de fazer continhas, acho que vocês já perceberam. ^^

Pensei aqui. Tá. O CRI vai me pagar cupons trimestrais de R$ 33,68. O que aconteceria se esses cupons fossem reinvestidos em CDI? Será que o resultado final faria o CRI ficar vantajoso?

Então fiz uma planilha simulando os aportes de R$ 33,68 a cada três meses. Considerei CDI fixo de 13,65%, depois que fiz a planilha vi que deveria ter considerado algo em torno de 8% ao ano. Mas tudo bem...

Enfim me renderia R$ 209,29 - 15% IR = R$ 177,90 durante o vida toda do CRI.

Resultado do Resultado
CRI IPCA + 7 = R$ 606,24 + R$ 177,90 = R$ 784,14
CDB Pré 14,07 = R$ 725,63
CDB IPCA + 9,06 = R$ 822,77

Acredito que usando juros de 8% ao invés de 13,65% ficaria mais próximo do CDB 14,07%.

E aí? Você que leu até aqui, fez algum sentido pra você?
 

Rapaz, confesso que deu um trabalho pra ver todo esse aporte hahaha, mas vamos por partes!

Primeiro vamos dar uma olhada nos investimentos:

LCI IPCA + 6,40% - Tomando por base o Boletim Focus, do Bacen, temos uma inflação esperada de 4,94% para 2023, então podemos esperar algo em torno de 11% de rentabilidade líquida, uma vez que é isenta de IR. Ali você não informou qual instituição financeira foi, mas acredito que você faz uma análise antes, além de ser coberto pelo FGC. O tesouro prefixado 2025 está pagando 11,69%-15%=9,93% líquido no momento, então em comparação com o tesouro você conseguiu uma ótima rentabilidade, uma taxa melhor (provavelmente, depende do IPCA, mas dificilmente vai ficar pra menos de 5% mesmo, moramos no Brasil hahaha) pra um tempo menor.

CDB IPCA +9,06% - Nesse você conseguiu uma taxa absurda, mas o problema é ser da BRK Financeira, que tá com tudo negativo, PL, Basileira, imobilização, lucro, então sinceramente acho difícil durar até 2029. Mesmo tendo o FGC não foi muito bom, você tá correndo um risco gigantesco de default. Se isso acontecer você tá protegido, mas vai ter dor de cabeça - FGC existe mas não é pra sair comprando tudo igual maluco, se todo mundo fizer isso ele pode não dar conta.

CDB Prefixado 14,7% - Ótima rentabiliade também com um emissor saudável. No geral, ótimo investimento para o prazo de vencimento.

Agora vamos ao polêmico CRI IPCA+7% - O complicado de fazer essa comparação, ao menos em prazos mais longos, é que estão atrelados ao IPCA. Se um milagre acontecer e tivermos deflação esse vai ser o pior investimento, mas se por acaso tivermos uma taxa altíssima de inflação vai ser uma belo investimento pra você. Você fez o certo, diversificou em pré-fixado e pós-fixado, então em cenários de alta inflação ou baixa inflação você conseguese beneficiar. Os cupons você pode simplesmente pegar a reinvestir em outros títulos atrativos que aparecerem, ou em ações/FIIs e até no exterior, depende do cenário que estivermos e das oportunidades do mercado. 

Mas no geral foram bons investimentos (só o da BRK Financeira que acho difícil durar até 2029). com rentabilidades atrativas e diversificados em inflação e pré-fixados, deixando você preparado para diversos cenários que podem ocorrer. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Matheus Malheiros Pinto a outra instituição que não citei é a Will Financeira. Os indicies dela não são bom como a Piratini e não tão piores quanto a BRK.

Realmente o BRK é arriscado ao extremo. Ter pego um título com o prazo pra 2029 não parece um bom negócio. Entretanto eu aportei bem pouco. Daqui dois meses não vai ser nem 2 porcento da carteira.

Mas isso me fez pensar melhor. Já houve uma discussão aqui sobre separar o diagrama por FGC ou por risco. Pensando melhor faz mais sentindo organizar pelo risco. Pois um título da BRK é até mais arriscado que um CRI.

Penso em mudar então meu diagrama.

Tesouro 10

Títulos de baixo risco 6

Títulos de alto risco 2.

Não é bom levar em consideração ter ou não FGC na hora de aportar.

Editado por Heberth Jorge Feres
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 minutes ago, Heberth Jorge Feres disse:

@Matheus Malheiros Pinto a outra instituição que não citei é a Will Financeira. Os indicies dela não são bom como a Piratini e não tão piores quanto a BRK.

Realmente o BRK é arriscado ao extremo. Ter pego um título com o prazo pra 2029 não parece um bom negócio. Entretanto eu aportei bem pouco. Daqui dois meses não vai ser nem 2 porcento da carteira.

Mas isso me fez pensar melhor. Já ouve uma discussão aqui sobre separar o diagrama por FGC ou por risco. Pensando melhor faz mais sentindo organizar pelo risco. Pois um título da BRK é até mais arriscado que um CRI.

Penso em mudar então meu diagrama.

Tesouro 10

Títulos de baixo risco 6

Títulos de alto risco 2.

Não é bom levar em consideração ter ou não FGC na hora de aportar.

Realmente, um título da BRK pra 2029 eu nem pegaria, com o risco que tem de default eu iria pra renda variável. Classificar pelo risco faz bem mais sentido, porque quando passa de 1 milhão o FGC não faz mais diferença nenhuma, então você já fica com sua estratégia desde agora, e mesmo antes disso, apesar de existir não é pra usar hahaha.

Seu diagrama organizado assim fica mais coerente, vamos supor que o Itaú emite um CRI, ele realmente seria mais arriscado que um CDB da BRK? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 01/11/2022 at 13:46, Heberth Jorge Feres disse:

Semana passada depois de congelar alguns aportes até a conclusão do curso eu acabei adicionando alguns ativos na minha carteira de Renda Fixa.

No diagrama coloquei a seguinte composição:

Tesouro Direto 10
Títulos Coberto FGC 8 (CDB, LCI e LCA)
Títulos não coberto 2 (CRI e CRA)

Se um dia eu chegar a acumular 1 milhão em títulos coberto pelo FGC eu congelo e tudo que não for mais tesouro será Títulos não cobertos pelo FGC, ficando:

Tesouro 10
Outros 2

--------------------

Como eu estava a quase 4 meses sem aportar e já carregava tesouro direto do decorrer da vida, o diagrama me sugeriu aportar em FGC e um pouquinho em títulos não cobertos.

Então fui as comprar. Entrei na IsaEx cedinho e comecei a por os títulos no carrinho. No final foram estes itens:

FGC:
- LCI IPCA + 6,40% vencimento 27/10/2023 (não achei com prazo maior que 1 ano)
- CDB IPCA + 9,06% vencimento 2029
- CDB prefixado 14,70% vencimento 2029
-- Sei que deveria checar o risco de cada empresa (BRK Financeira ^^) mas deixei o risco de lado, pois é um valor bem pequeno do patrimônio total. Fui atrás das melhores taxas.

Sem FGC
- CRI incentivada (sem IR) IPCA + 7%, vencimento 15/07/2027, pagamento de cupom trimestral

-----------------------

Como é a primeira vez que faço compra com o conhecimento obtido na AUVP acabei ficando emocionado e na dúvida se fiz um bom negócio. Minha maior dúvida foi no CRI que não me pareceu ser um bom negócio.

Vamos ver se estou certo:

Vou considerar o IPCA de hoje (7,17%) para o futuro nos cálculos.

Como o CRI paga cupom trimestrais o efeito bola de neve não acontece. Não sei se é assim que se calcula, mas vamos lá.

Daqui até lá são 4 anos completo mais 7 meses +-. 48 + 7 = 55 meses.
55 / 3 = 18 trimestres completos (54 meses).

Jogando lá na calculadora do site. Considerando R$ 1.000,00 investido durante três meses a uma taxa de IPCA (7,17) + 7 = 14,17% a.a., dá um acumulo de juros de R$ 33,68 em um trimestre.

18 trimestres vezes R$ 33,68 = R$ 606,24 em cupons recebidos isentos de imposto por todo o período.


Se considerar o CDB 14,70% durante o prazo de 54 meses: R$ 853,68 - 15% IR = R$ 725,63
Considerando do CDB IPCA + 9,06% durante o prazo de 54 meses: R$ 967,58 - 15% IR = R$ 822,44

Resultado
CRI IPCA + 7 = R$ 606,24
CDB Pré 14,07 = R$ 725,63
CDB IPCA + 9,06 = R$ 822,77

------------------------

Os CRIs disponíveis por não ter cobertura do FGC não parecem ter um premio muito interessante para os peixes pequenos. Tá certo que o CDB IPCA + 9,06 é da BRK Financeira que como diz o Raul "Pode falir até o natal."
Já o CDB pré 14.07 da Companhia Hipotecaria Piratini tem um risco menor de acordo com os índices de Basileia e Imobilização.

------------------------

Será então que é melhor eu ficar diversificando entre os títulos cobertos pelo FGC que tem pago premio melhores  até o chegar no limite do seguro e só partir para os CRI/CRAs quando for necessário? Assim eu mudaria meu diagrama:

Tesouro Direto 10
Títulos Coberto FGC 8 (CDB, LCI e LCA)
Títulos não coberto 0 (CRI e CRA)

Depois de atingir o limite FGC:

Tesouro Direto 10
Títulos Coberto FGC 0 (CDB, LCI e LCA)
Títulos não coberto 2 (CRI e CRA)

--------------------------

PS: Eu gosto de fazer continhas, acho que vocês já perceberam. ^^

Pensei aqui. Tá. O CRI vai me pagar cupons trimestrais de R$ 33,68. O que aconteceria se esses cupons fossem reinvestidos em CDI? Será que o resultado final faria o CRI ficar vantajoso?

Então fiz uma planilha simulando os aportes de R$ 33,68 a cada três meses. Considerei CDI fixo de 13,65%, depois que fiz a planilha vi que deveria ter considerado algo em torno de 8% ao ano. Mas tudo bem...

Enfim me renderia R$ 209,29 - 15% IR = R$ 177,90 durante o vida toda do CRI.

Resultado do Resultado
CRI IPCA + 7 = R$ 606,24 + R$ 177,90 = R$ 784,14
CDB Pré 14,07 = R$ 725,63
CDB IPCA + 9,06 = R$ 822,77

Acredito que usando juros de 8% ao invés de 13,65% ficaria mais próximo do CDB 14,07%.

E aí? Você que leu até aqui, fez algum sentido pra você?
 

Pow, Mano.

Achei muito interessante o post, ajudou bastante a estimular o pensamento e análise enquanto surfava na sua linha de raciocínio.

Vou abster a minha opinião por falta de experiência, mas levando em consideração que o valor é insignificante em caso de perda (não quer dizer que o emocional não se abale um pouco hahhaha), é uma boa forma de experimentar e no time comparar a escolha do momento. 

De qualquer forma, estar no Pré e Pós fixado é diversificado e independente do momento do mercado vai ganhar em algum dos lados. Uma base de 10% ao ano no Pós fixado (contando o IPCA no chão) não me parece nada ruim ...

 

Valeu pelo post !

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Matheus Malheiros Pinto e @Heberth Jorge Feres.

Ótima discussão referente a análise dos investimentos renda fixa, queria apenas adicionar alguns pontos referente a proteção do FGC.

O título da BRK Financeira realmente está com uma taxa muito atrativa (justificável, pelos indicadores de basileia, imobilização, dívida da instituição e etc). Realmente a BRK Financeira está em uma situação complicada, e que tende a ficar mais complicada ainda, uma vez que com esses indicadores, ela tem que oferecer um prêmio maior nos papéis emitidos devido ao elevado risco que ela tem quando comparado com as outras instituições financeiras do mesmo porte, o que faz que seja cada vez mais complicado pra ela se recuperar da situação.

No entanto, um título com vencimento pra 2029, que esteja garantido pelo FGC (Me corrijam se eu estiver errado, mas em caso de DEFAULT o FGC irá pagar: O valor aportado no título+ os rendimentos contratados até a data que for caracterizada a liquidação da instituição).

Sendo assim, qual seria o maior problema que vocês percebem caso realmente o FGC precise garantir esse título? A segurança do FGC não foi recentemente ajustada (limite de R$ 1.000.000,00 sendo R$ 250.000,00 por instituição e por CPF, restabelecendo esse limite a cada 4 anos) justamente para que o FGC tenha mais segurança para honrar esses casos? Por se tratar de um título com vencimento longo (2029), caso a instituição venha a ter algum problema, você receberia o valor investido pelo FGC antes da data de vencimento efetiva desse título, claro que o FGC pode demorar um pouco pra te pagar, mas estamos falando de um título que está com o vencimento em 2029.

Qual seria a dor de cabeça que você teria se tivesse que recorrer ao FGC? Não seria apenas a questão do tempo que levaria para o FGC te pagar?

No meu ponto de vista o FGC existe, justamente para que instituições que não sejam tão grandes, tenham uma chance de recuperação quando estiverem em cenários complicados, caso essa proteção do FGC não existisse, provavelmente a BRK já teria sido liquidada há muito tempo, certo?

O que acham a respeito? Faz sentido ou estou viajando demais?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Leonardo Salles Binato disse:

@Matheus Malheiros Pinto e @Heberth Jorge Feres.

Ótima discussão referente a análise dos investimentos renda fixa, queria apenas adicionar alguns pontos referente a proteção do FGC.

O título da BRK Financeira realmente está com uma taxa muito atrativa (justificável, pelos indicadores de basileia, imobilização, dívida da instituição e etc). Realmente a BRK Financeira está em uma situação complicada, e que tende a ficar mais complicada ainda, uma vez que com esses indicadores, ela tem que oferecer um prêmio maior nos papéis emitidos devido ao elevado risco que ela tem quando comparado com as outras instituições financeiras do mesmo porte, o que faz que seja cada vez mais complicado pra ela se recuperar da situação.

No entanto, um título com vencimento pra 2029, que esteja garantido pelo FGC (Me corrijam se eu estiver errado, mas em caso de DEFAULT o FGC irá pagar: O valor aportado no título+ os rendimentos contratados até a data que for caracterizada a liquidação da instituição).

Sendo assim, qual seria o maior problema que vocês percebem caso realmente o FGC precise garantir esse título? A segurança do FGC não foi recentemente ajustada (limite de R$ 1.000.000,00 sendo R$ 250.000,00 por instituição e por CPF, restabelecendo esse limite a cada 4 anos) justamente para que o FGC tenha mais segurança para honrar esses casos? Por se tratar de um título com vencimento longo (2029), caso a instituição venha a ter algum problema, você receberia o valor investido pelo FGC antes da data de vencimento efetiva desse título, claro que o FGC pode demorar um pouco pra te pagar, mas estamos falando de um título que está com o vencimento em 2029.

Qual seria a dor de cabeça que você teria se tivesse que recorrer ao FGC? Não seria apenas a questão do tempo que levaria para o FGC te pagar?

No meu ponto de vista o FGC existe, justamente para que instituições que não sejam tão grandes, tenham uma chance de recuperação quando estiverem em cenários complicados, caso essa proteção do FGC não existisse, provavelmente a BRK já teria sido liquidada há muito tempo, certo?

O que acham a respeito? Faz sentido ou estou viajando demais?

O problema do FGC é que se diversas instituições falirem ele simplesmente não tem como pagar, então se todos emprestarem para mutuários que derem default o FGC pode quebrar. Ele é como se fosse um seguro, você tem mas só quer usar em último caso, e investindo na BRK pra 2029, tem uma chance muito alta deles quebrarem até lá. 

Meu segundo ponto é que o FGC só sobre até 250 mil por instituição e até 1 milhão por CPF, então chega uma hora que ele simplesmente não faz mais diferença. Fazendo isso, desde já você segue com sua estratégia definida.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu não arrisco colocar dinheiro em renda fixa não coberta pelo FGC. Prefiro me expor a LCI e CRI por meio de FII de papel. Eles conseguem uma rentabilidade maior e tem garantias de pegar o imóvel caso não cumpram com o pagamento. Diferente de meros mortais como nós que se investirmos em Renda Fixa não coberta por FGC fica a ver navios se não pagarem. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu gostaria de intender melhor como é de verdade a saúde dessa BRK Financeira.

image.png.c466b191389f389b783d2371b7f70f02.png

 

Basileia -4: Ou seja. Pra cada 100 reais que ela tá emprestando pro mercado, -R$4,00 é dinheiro dela. Ela chegou em um ponto que está girando o dinheiro dos CDBs e LCIs que tem captado.

Imobilização -11,5%:  Refere-se a parcela do patrimônio imobilizada, ou seja, baixa liquidez. Valor negativo significa o que neste caso?

O patrimônio dela é de -R$ 10,1 milhões. Ela não tem patrimônio próprio? Ou quer dizer ela tem tanta dividas de captação no mercado que um menos o outro fica negativo?

Captações R$ 948,8 mil: Esse é o valor de todos os CDBs e LCIs que ele tem captou no mercado?

Ativo Total R$ 988,3 mil: Este valor inclui também tudo que ela vai receber dos empréstimos que ela disponibiliza ao mercado?

 

Por não ser uma empresa de capital aberto é difícil de encontrar informações, como o Raul disse nas aulas. Por isso só investe em CRIs de empresas com capital aberto.

Nos último relatório que encontrei na internet a BRK aumentou bastante a carteira de clientes, mas que são tudo clientes de risco. E também 80 e tantos porcento da sua carteira está concentrada em poucos cliente. Se esses derem calote a empresa já era.

Como é calculado o lucro?
Se ela empresta 1 milhão hoje. Mês que vem os clientes pagam a parcela. Digamos que 100 mil em parcelas. Então ela tem um prejuízo de 900 mil? Ou o prejuízo só tem os calotes?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Heberth Jorge Feres disse:

Eu gostaria de intender melhor como é de verdade a saúde dessa BRK Financeira.

image.png.c466b191389f389b783d2371b7f70f02.png

 

Basileia -4: Ou seja. Pra cada 100 reais que ela tá emprestando pro mercado, -R$4,00 é dinheiro dela. Ela chegou em um ponto que está girando o dinheiro dos CDBs e LCIs que tem captado.

Imobilização -11,5%:  Refere-se a parcela do patrimônio imobilizada, ou seja, baixa liquidez. Valor negativo significa o que neste caso?

O patrimônio dela é de -R$ 10,1 milhões. Ela não tem patrimônio próprio? Ou quer dizer ela tem tanta dividas de captação no mercado que um menos o outro fica negativo?

Captações R$ 948,8 mil: Esse é o valor de todos os CDBs e LCIs que ele tem captou no mercado?

Ativo Total R$ 988,3 mil: Este valor inclui também tudo que ela vai receber dos empréstimos que ela disponibiliza ao mercado?

 

Por não ser uma empresa de capital aberto é difícil de encontrar informações, como o Raul disse nas aulas. Por isso só investe em CRIs de empresas com capital aberto.

Nos último relatório que encontrei na internet a BRK aumentou bastante a carteira de clientes, mas que são tudo clientes de risco. E também 80 e tantos porcento da sua carteira está concentrada em poucos cliente. Se esses derem calote a empresa já era.

Como é calculado o lucro?
Se ela empresta 1 milhão hoje. Mês que vem os clientes pagam a parcela. Digamos que 100 mil em parcelas. Então ela tem um prejuízo de 900 mil? Ou o prejuízo só tem os calotes?

@Heberth Jorge Feres a situação da BRK parece ser bem complicada, porém como ela não é de capital aberto, as informações são complicadas de serem encontradas. 

Imobilização: como o patrimônio da BRK é negativo, o índice de imobilização ficou negativo. Diria que não é um bom sinal rsrsrsrsrs

Patrimônio mostrado é o patrimônio líquido, então são os ativos menos os passivos, e se está negativo, mais uma ponto negativo. 

Captações sim, são os títulos que eles venderam aos investidores.

Ativos sim, inclui os clientes que a BRK emprestou dinheiro.

Enquanto os clientes estão pagando aos empréstimos, não há prejuízo. Porém, se um cliente dá calote, aí sim o que não foi pago será prejuízo ao BRK.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...