Jump to content
  • 0

Isenção de IR lucro até 20k


Marcelo R

Pergunta

Pessoal,

Eu estava fazendo umas simulações e vendo uma calculadora que um amigo aqui da comunidade postou, ai surgiu uma duvida!

Temos isenção de IR na venda de ações com lucro de até R$ 20.000,00 correto ?

Mas quando temos prejuízos para compensar, devemos mesmo assim subtrair do lucro ? ou somente vamos olhar se temos lucro ou não após fazer o calculo ?

Por exemplo, se estou no ano com -R$ 50.000,00 (cinquenta de prejuízo) no mes faço uma operação com R$ 20.000,00 de lucro ... de toda forma eu estaria isento, mas eu "perco" o beneficio dos 20k mensal correto ? pois vou abater dos -50 ficando com -30 deste ponto em diante ?

Não sei se ficou claro, mas quando eu estava escrevendo acabei desconfiando que é isso mesmo rsrs

Link para compartilhar
Share on other sites

20 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
15 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Pessoal,

Eu estava fazendo umas simulações e vendo uma calculadora que um amigo aqui da comunidade postou, ai surgiu uma duvida!

Temos isenção de IR na venda de ações com lucro de até R$ 20.000,00 correto ?

Mas quando temos prejuízos para compensar, devemos mesmo assim subtrair do lucro ? ou somente vamos olhar se temos lucro ou não após fazer o calculo ?

Por exemplo, se estou no ano com -R$ 50.000,00 (cinquenta de prejuízo) no mes faço uma operação com R$ 20.000,00 de lucro ... de toda forma eu estaria isento, mas eu "perco" o beneficio dos 20k mensal correto ? pois vou abater dos -50 ficando com -30 deste ponto em diante ?

Não sei se ficou claro, mas quando eu estava escrevendo acabei desconfiando que é isso mesmo rsrs

Boa pergunta. Mas eu acho que só começa a descontar o prejuízo do lucro que ultrapassar a faixa da isenção, ou seja os R$ 20.000,00.

Senão, não faz muito sentido esse abatimento e ele vai sendo consumindo sem efetivamente ter um ganho pra você.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Pessoal,

Eu estava fazendo umas simulações e vendo uma calculadora que um amigo aqui da comunidade postou, ai surgiu uma duvida!

Temos isenção de IR na venda de ações com lucro de até R$ 20.000,00 correto ?

Mas quando temos prejuízos para compensar, devemos mesmo assim subtrair do lucro ? ou somente vamos olhar se temos lucro ou não após fazer o calculo ?

Por exemplo, se estou no ano com -R$ 50.000,00 (cinquenta de prejuízo) no mes faço uma operação com R$ 20.000,00 de lucro ... de toda forma eu estaria isento, mas eu "perco" o beneficio dos 20k mensal correto ? pois vou abater dos -50 ficando com -30 deste ponto em diante ?

Não sei se ficou claro, mas quando eu estava escrevendo acabei desconfiando que é isso mesmo rsrs

Boa tarde Marcelo!

A isenção não é até R$20.000,00 mas sim em vendas, ou seja, caso você venda mais que esse valor deve pagar imposto de 15% sobre o lucro (para operações normais, day trade nao conta com inseção). Por exemplo: vendeu 30k no mês, sendo 10k de lucro -> paga imposto de 15% sobre os 10k, ou seja R$1.500,00. Se você estiver com prejuízos a compensar, pode abater dos seus lucros -> se nesse mesmo caso você estava com R$5.000,00 em prejuízos acumulados, vai descontar do seu lucro, então pagará imposto apenas sobre os outros R$5.0000,00.

Se você vender menos 20k por mês não paga imposto sobre os lucros, mas mesmo assim fica com prejuízos a compensar. Basicamente, se não quiser pagar imposto é só vender menos que essa quantia. Caso ultrapasse os 20k por mês, você paga imposto apenas sobre o lucro e pode compensar prejuízos anteriores.

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
59 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde Marcelo!

A isenção não é até R$20.000,00 mas sim em vendas, ou seja, caso você venda mais que esse valor deve pagar imposto de 15% sobre o lucro (para operações normais, day trade nao conta com inseção). Por exemplo: vendeu 30k no mês, sendo 10k de lucro -> paga imposto de 15% sobre os 10k, ou seja R$1.500,00. Se você estiver com prejuízos a compensar, pode abater dos seus lucros -> se nesse mesmo caso você estava com R$5.000,00 em prejuízos acumulados, vai descontar do seu lucro, então pagará imposto apenas sobre os outros R$5.0000,00.

Se você vender menos 20k por mês não paga imposto sobre os lucros, mas mesmo assim fica com prejuízos a compensar. Basicamente, se não quiser pagar imposto é só vender menos que essa quantia. Caso ultrapasse os 20k por mês, você paga imposto apenas sobre o lucro e pode compensar prejuízos anteriores.

@Marcelo Ribeiro complementando a resposta do @Matheus Malheiros Pinto, os R$20.000,00 de venda que te isentam é a somatória de todas as ordens de venda dentro do mês, ou seja, a isenção não é se você fizer uma única ordem de venda acima de R$20mil vendendo uma única empresa. Se você fizer ao longo do mês várias ordens vendendo várias ações e a somatória das vendas superar os R$20.000,00 e você tiver lucro, então você terá que recolher os 15% sobre o lucro.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu tento fazer essa venda de 20k todo mês, mas sempre esqueço. 

Exemplo: Vale3 estou com mais de 50% de valorização, vendo o lote até próximo dos 20k e recompro no outro dia.

Ahhhh mais pode ser que amanha o ativo abre subindo muito e você vai perder, sim, pode acontecer, como também pode ser de abrir caindo. 

No final das contas nem sei se compensa, como acabo fazendo uns 2/3/4 meses no ano

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

E esse cálculo de lucro para o imposto de renda não tem nenhuma dedução sobre a inflação né?

Ou seja, quem comprou ação do BB há 20 anos atrás por R$ 2,00, se for vender agora por R$ 40, o governo calcula R$ 38 reais de lucro sobre cada ação, mesmo tendo 20 anos de perda de valor de compra pela inflação né?

Não me parece muito justo com o investidor de longo prazo....

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Leonardo Salles Binato disse:

E esse cálculo de lucro para o imposto de renda não tem nenhuma dedução sobre a inflação né?

Ou seja, quem comprou ação do BB há 20 anos atrás por R$ 2,00, se for vender agora por R$ 40, o governo calcula R$ 38 reais de lucro sobre cada ação, mesmo tendo 20 anos de perda de valor de compra pela inflação né?

Não me parece muito justo com o investidor de longo prazo....

Isso, para quem investe em imóveis eu acho mais sacanagem ainda hahahaahah

A vantagem, é que talvez essa empresa já esteja pagando dividendos, ai faz mais sentido você viver da renda que essa empresa paga, do que vender ela. O investidor de longo prazo, tem que ser investidor para sempre ahahahah

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Leonardo Salles Binato disse:

E esse cálculo de lucro para o imposto de renda não tem nenhuma dedução sobre a inflação né?

Ou seja, quem comprou ação do BB há 20 anos atrás por R$ 2,00, se for vender agora por R$ 40, o governo calcula R$ 38 reais de lucro sobre cada ação, mesmo tendo 20 anos de perda de valor de compra pela inflação né?

Não me parece muito justo com o investidor de longo prazo....

Fique feliz que existe a isenção kkkk 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu tento fazer essa venda de 20k todo mês, mas sempre esqueço. 

Exemplo: Vale3 estou com mais de 50% de valorização, vendo o lote até próximo dos 20k e recompro no outro dia.

Ahhhh mais pode ser que amanha o ativo abre subindo muito e você vai perder, sim, pode acontecer, como também pode ser de abrir caindo. 

No final das contas nem sei se compensa, como acabo fazendo uns 2/3/4 meses no ano

Não entendi direito a logica de ficar vendendo e comprando novamente ?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
25 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu tento fazer essa venda de 20k todo mês, mas sempre esqueço. 

Exemplo: Vale3 estou com mais de 50% de valorização, vendo o lote até próximo dos 20k e recompro no outro dia.

Ahhhh mais pode ser que amanha o ativo abre subindo muito e você vai perder, sim, pode acontecer, como também pode ser de abrir caindo. 

No final das contas nem sei se compensa, como acabo fazendo uns 2/3/4 meses no ano

O pessoal tem cada macete pra burlar imposto. 🤣

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu limpo o imposto. Vou subindo meu preço medio. 

Cara, só precisa ficar esperto, se suas vendas somadas passarem de R$20.000,00 você precisa pagar imposto sobre o lucro. Outro risco é a empresa decolar no outro dia e você acabar não conseguindo comprar a mesma quantia de antes.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Isso, para quem investe em imóveis eu acho mais sacanagem ainda hahahaahah

A vantagem, é que talvez essa empresa já esteja pagando dividendos, ai faz mais sentido você viver da renda que essa empresa paga, do que vender ela. O investidor de longo prazo, tem que ser investidor para sempre ahahahah

Meu avô quer vender a casa dele e se mudar pra um apartamento menor, tô achando a maior sacanagem. Se corrigir o valor que ele pagou na época (uns 30 anos atrás), o imóvel basicamente se corrigiu com a inflação, mas vai precisar gastar uma porrada de cartório, comissão do corretor e ganho de capital, então no final das contas só perdeu dinheiro...

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Cara, só precisa ficar esperto, se suas vendas somadas passarem de R$20.000,00 você precisa pagar imposto sobre o lucro. Outro risco é a empresa decolar no outro dia e você acabar não conseguindo comprar a mesma quantia de antes.

Sim sim, de cuidar dos 20k esse eu cuido bem. Outra estratégia que tem para quem tem medo de subir muito, você pode comprar 19k num dia e vender no outro

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Meu avô quer vender a casa dele e se mudar pra um apartamento menor, tô achando a maior sacanagem. Se corrigir o valor que ele pagou na época (uns 30 anos atrás), o imóvel basicamente se corrigiu com a inflação, mas vai precisar gastar uma porrada de cartório, comissão do corretor e ganho de capital, então no final das contas só perdeu dinheiro...

Quem entende o mínimo de Fundo Imobiliário e prefere investir em imóveis é doido!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Pessoal,

Eu estava fazendo umas simulações e vendo uma calculadora que um amigo aqui da comunidade postou, ai surgiu uma duvida!

Temos isenção de IR na venda de ações com lucro de até R$ 20.000,00 correto ?

Mas quando temos prejuízos para compensar, devemos mesmo assim subtrair do lucro ? ou somente vamos olhar se temos lucro ou não após fazer o calculo ?

Por exemplo, se estou no ano com -R$ 50.000,00 (cinquenta de prejuízo) no mes faço uma operação com R$ 20.000,00 de lucro ... de toda forma eu estaria isento, mas eu "perco" o beneficio dos 20k mensal correto ? pois vou abater dos -50 ficando com -30 deste ponto em diante ?

Não sei se ficou claro, mas quando eu estava escrevendo acabei desconfiando que é isso mesmo rsrs

Olha, a regra é que você tenha isenção de IR no lucro de venda de ações até R$ 20 mil. Não é R$ 20 de mil de lucro, ok?
Para você compensar o prejuízo anterior, você pode. Desconta o prejuízo do imposto a pagar. 
Ex.: PM 8 reais em uma ação, vendeu a 7 o lote: 100 reais de prejuízo. Vendeu depois um lote (acima de 20 mil reais) que rendeu 400 reais de lucro. Imposto: 15% de R$ 400, R$ 60 reais. Então Ao invés de pagar os 60, segura, porque teve preju de R$ 100. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Heberth Jorge Feres disse:

O pessoal tem cada macete pra burlar imposto. 🤣

@Heberth Jorge Feres quando você acha que viu tudo, vem @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa inovando nas doideiras kkkkk

Em teoria, daqui X-anos quando eu for querer vender os investimentos para gastar, vou fazendo aos poucos, no limite da isenção. Acho muito trabalho e um risco de dar ruim. Vai que você vende exatamente no último dia da data-com de uma Petrobras da vida e perde os dividendos gordos. Têm muitas variáveis. 

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Matheus Malheiros Pinto disse:

Meu avô quer vender a casa dele e se mudar pra um apartamento menor, tô achando a maior sacanagem. Se corrigir o valor que ele pagou na época (uns 30 anos atrás), o imóvel basicamente se corrigiu com a inflação, mas vai precisar gastar uma porrada de cartório, comissão do corretor e ganho de capital, então no final das contas só perdeu dinheiro...

@Matheus Malheiros Pinto na venda de imóvel não tem como fugir de algumas coisas como cartório, documentações mil, corretor ou pelo menos alguém especializado nos trâmites para não ter problemas futuros. E com relacaao ganho de capital, como o imóvel é amtigo têm algumas deduções que o próprio GCAP aplica no cálculo. Se usar o dinheiro para comprar outro imóvel em até 180 dias, fica isento de pagar o imposto.

Minha sugestão é você ir no site da Receita Federal e baixar o GCAP 2022 e preenche as informações para você ver quanto você pagaria de imposto.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Heberth Jorge Feres quando você acha que viu tudo, vem @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa inovando nas doideiras kkkkk

Em teoria, daqui X-anos quando eu for querer vender os investimentos para gastar, vou fazendo aos poucos, no limite da isenção. Acho muito trabalho e um risco de dar ruim. Vai que você vende exatamente no último dia da data-com de uma Petrobras da vida e perde os dividendos gordos. Têm muitas variáveis. 

Libera o video ai pooooo

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...