Jump to content
  • 0

Investimento para meta de curto prazo - Tesouro SELIC?


Ricardo Saraiva Aguiar

Pergunta

Opa galera, como vai?

Tenho uma meta de viagem internacional a curto prazo e tenho poupado um $$$ mensalmente, mas gostaria de investi-lo até a data da viagem.

Pensei em colocá-lo no Tesouro SELIC, pois irei resgatá-lo em 6 meses.

Olhei CDB, mas não encontrei na corretora (XP) opções de liquidez diária que valia a pena (taxa de juros menor do que a SELIC, por exemplo). Fundos de renda fixa achei as taxas de administração altas e as menores que tinham, eram de empresas pequenas.

O que acham do Tesouro SELIC para esse tipo de investimento a curto prazo?

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
3 horas atrás, Ricardo Saraiva Aguiar disse:

Opa galera, como vai?

Tenho uma meta de viagem internacional a curto prazo e tenho poupado um $$$ mensalmente, mas gostaria de investi-lo até a data da viagem.

Pensei em colocá-lo no Tesouro SELIC, pois irei resgatá-lo em 6 meses.

Olhei CDB, mas não encontrei na corretora (XP) opções de liquidez diária que valia a pena (taxa de juros menor do que a SELIC, por exemplo). Fundos de renda fixa achei as taxas de administração altas e as menores que tinham, eram de empresas pequenas.

O que acham do Tesouro SELIC para esse tipo de investimento a curto prazo?

 

Eu iria de Selic, CDB 100% CDI ou LCI/LCA. Joga numa calculadora, e vê qual vai render mais, se você achar um LCA que renda 95% do CDI com carência de 90 dias, já te atende

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Matheus Malheiros Pinto disse:

Bom dia Ricardo!

 

Por conta do IR, geralmente os investimentos mais adequados para metas de curto prazo são LCIs e LCAs, que são isentos. Nesse prazo, você pagaria 22,5% ou 20% de IR, então um investimento desses que citei acima (com vencimento em 6 meses) com 90% do CDI, por exemplo, já seria extremamente vantajoso. Aproveite pra procurar na IsaEx, com certeza vai encontrar um que atende suas necessidades!

Segue abaixo tabela regressiva de IR.

images.png

Na IsaEx nunca achei LCA/LCI com carência curta. Tudo de pelo menos 1 ano

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Ricardo Saraiva Aguiar Como é difícil de encontrar bons investimento que se encaixem no prazo e aportes curtos eu acabo optando em deixar rendendo no Nubank mesmo. Jogo lá na caixinha e boa.

Faz uns 4 meses que estou juntando pra comprar um colchão novo. Então já ia separando no porquinho um dinheiro pra isso.

Agora quando prazo da meta é maior que 1 ano fica mais fácil de encontrar investimento isentos.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

O ideal seria uma  LCI/LCA pela isenção do IR. Mas como você já antecipou que a viagem é daqui a 6 meses eu aconselharia ir de tesouro direto mesmo, não tem muito o que fazer. 

Todavia, você pode olhar algum FUNDO DI para deixar esse dinheiro parado até o resgaste. 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 minutes ago, Heberth Jorge Feres disse:

Off-topic:

@Matheus Malheiros Pinto agora que percebi que você tá no Time AUVP. Parabéns pela conquista. Havia notado que você está bem ativo e explicativo. Top. 👊

Valeu Heberth 👊! Agora é dar meu melhor nessa nova fase 🐟

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 horas atrás, Heberth Jorge Feres disse:

@Ricardo Saraiva Aguiar Como é difícil de encontrar bons investimento que se encaixem no prazo e aportes curtos eu acabo optando em deixar rendendo no Nubank mesmo. Jogo lá na caixinha e boa.

Faz uns 4 meses que estou juntando pra comprar um colchão novo. Então já ia separando no porquinho um dinheiro pra isso.

Agora quando prazo da meta é maior que 1 ano fica mais fácil de encontrar investimento isentos.

Eu faço o mesmo deixo no Nubank, tenho um planejamento por ano de juntar dinheiro para passar o final do ano, esse ano era mil reais sei que é pouco mas ja da pra fazer uma baguncinha no fim de ano (picanha garantida) Ano que vem vamos ver se aumento esse valor por enquanto deixo na nuconta 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 08/11/2022 at 10:45, Matheus Malheiros Pinto disse:

Bom dia Ricardo!

 

Por conta do IR, geralmente os investimentos mais adequados para metas de curto prazo são LCIs e LCAs, que são isentos. Nesse prazo, você pagaria 22,5% ou 20% de IR, então um investimento desses que citei acima (com vencimento em 6 meses) com 90% do CDI, por exemplo, já seria extremamente vantajoso. Aproveite pra procurar na IsaEx, com certeza vai encontrar um que atende suas necessidades!

Segue abaixo tabela regressiva de IR.

images.png

Valeu Matheus pelas orientações 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 08/11/2022 at 14:44, Heberth Jorge Feres disse:

@Ricardo Saraiva Aguiar Como é difícil de encontrar bons investimento que se encaixem no prazo e aportes curtos eu acabo optando em deixar rendendo no Nubank mesmo. Jogo lá na caixinha e boa.

Faz uns 4 meses que estou juntando pra comprar um colchão novo. Então já ia separando no porquinho um dinheiro pra isso.

Agora quando prazo da meta é maior que 1 ano fica mais fácil de encontrar investimento isentos.

É complicado mesmo, mas vamos firmes no propósito 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 08/11/2022 at 14:52, Victor Antonio Cordeiro Rios disse:

O ideal seria uma  LCI/LCA pela isenção do IR. Mas como você já antecipou que a viagem é daqui a 6 meses eu aconselharia ir de tesouro direto mesmo, não tem muito o que fazer. 

Todavia, você pode olhar algum FUNDO DI para deixar esse dinheiro parado até o resgaste. 

 

Obrigado Victor

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Ricardo Saraiva Aguiar disse:

Pois é

Os que achei também o prazo mínimo sempre é de 1 ano

Sim, tem aquela historia. Se eu tivesse certeza que só ia usar esse dinheiro só daqui um ano beleza. Mas como hoje não tenho, prefiro deixar nos CDBs de liquidez diária. Pelo menos agora que a parte de renda fixa representa pouco do meu patrimônio 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Na meta de curto prazo (2 anos) meu marido e eu temos a compra de um carro. Meu marido é motorista de app com carro alugado e fez as contas e um carro próprio é a melhor opção.

Com isso nossoss investimento, neste momento é maior em renda fixa, mas quando falamos em Diagrama do Cerrado, a indicação de aportes diverge da meta. Fiquei na dúvida, meta de curto prazo não é colocada no diagrama?

Editado por Eliane Amelia De Jesus
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Eliane Amelia De Jesus disse:

Na meta de curto prazo (2 anos) meu marido e eu temos a compra de um carro. Meu marido é motorista de app com carro alugado e fez as contas e um carro próprio é a melhor opção.

Com isso nosso incestimento, neste momento é maior em renda fixa, mas quando falamos em Diagrama do Cerrado, a indicação de aportes diverge da meta. Fiquei na dúvida, meta de curto prazo não é colocada no diagrama?

Diagrama só investimento, esse dinheiro ai não é investimento. Você vai deixar ele na melhor renda fixa que encontrar com vencimento de até 2 anos, que é o prazo que você quer resgatar,

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...