Jump to content
  • 0

Planilha de calculo automático de Valor Intrínseco.


Thiago Alves

Pergunta

Recommended Posts

  • 0
13 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Segue meus 0,50 cents rsrs

Dei uma editada na planilha do @Thiago Alves pra ela pegar os valores automaticamente...

Como diria o @Henrique Magalhães o puro suco do prazer preguiça no caso 😅😅😅

Você digita o Ticker (em maiúsculas) ele pega a cotação, o VPA, o LPA, e faz a conta, no "tomatiz"

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1BAGNGzflyxEv06G8ldmNL0-phuR28gelGw9CJUGr_Uk/edit?usp=sharing

Se acharem legal, da pra implementar varias coisas extras...

 

Caraca Marcelo ficou top! Esta base de dados com vpa, lpa é uma base a parte ou função ? A função do Googlefinance já vi q retorna o preço ficou massa demais ! Se ajustar está ideia da pra fazer tudo numa aba só ! Eh fiquei remontando várias infos pra chegar na ideia que queria … gostei da sua ideia 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Caraca Marcelo ficou top! Esta base de dados com vpa, lpa é uma base a parte ou função ? A função do Googlefinance já vi q retorna o preço ficou massa demais ! Se ajustar está ideia da pra fazer tudo numa aba só ! Eh fiquei remontando várias infos pra chegar na ideia que queria … gostei da sua ideia 

Pego os dados daqui pra fazer a baguncinha toda rsrs

https://www.dadosdemercado.com.br/

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

A minha não tem nada de mais, é a própria do Thiago que automatizei o preenchimento dos valores...

Você somente digita aquela parte em vermelho... a parte em verde ela preenche tudo sozinho

image.png.0e9f86f99a613d18579af7ac533f8209.png

Orra que legal ein, gostei disso, estamos agregando bastante coisas um para o outro 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Segue meus 0,50 cents rsrs

Dei uma editada na planilha do @Thiago Alves pra ela pegar os valores automaticamente...

Como diria o @Henrique Magalhães o puro suco do prazer preguiça no caso 😅😅😅

Você digita o Ticker (em maiúsculas) ele pega a cotação, o VPA, o LPA, e faz a conta, no "tomatiz"

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1BAGNGzflyxEv06G8ldmNL0-phuR28gelGw9CJUGr_Uk/edit?usp=sharing

Se acharem legal, da pra implementar varias coisas extras...

 

Show, valeu. 🤝

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/11/2022 at 11:12, Marcelo Ribeiro disse:

Pego os dados daqui pra fazer a baguncinha toda rsrs

https://www.dadosdemercado.com.br/

 

@Marcelo Ribeiro cara muito legal este modelo, estou testando umas coisas aqui e da pra buscar mais dados mesmo, mas preciso achar uma forma de testar o  nome da seção da tabela pq veja só abaixo

 

image.png.fc3aec9c78d029fca8a4fc6478396856.png

para USIM5 ele nao mostra a seção com o VPA e LPA igualmente temos nos outros ticktes

veja só o valor que esta como VPA e LPA na verdade sao margem bruta e margem liquisa na tabela de Indicadores financeiros

image.png.73bef4b2acf93a8dd8af0bb34e5be11f.png

 

e os demais ticktes buscam da tabela/seção Indicadores de mercado

image.png.72b7572a3b4d164efd0a0de20d736f76.png

 

vou tentar fuçar mais um pouco pra ver como daria pra testar/validar o nome da tabela/seção, mas é muito show esta base de consulta 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 09/11/2022 at 10:15, Thiago Alves disse:

Fala pessoal, fiz uma planilha para meu uso pessoal e resolvi compartilhar com vocês. É tudo bem simples mas que facilita na hora de fazer o calculo do valor intrínseco ensinado por Benjamin Graham. 

 

Dentro da própria planilha tem o passo a passo mas basta adicionar os dados que a planilha faz o resto.

 

Também adicionei o Upside que é a possível valorização do ativo, aonde você tem uma noção de margem de risco (ou margem de segurança). Esse principio difundido por Ben dizia que só se deve comprar títulos quando o seu preço de mercado está consideravelmente abaixo do seu VI (Valor Intrínseco). Ou seja a diferença entre o preço de mercado e o VI é a margem de risco, que diminui a forte marcações negativas e perdas irrecuperáveis.

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1iWtWASTiuKUN3txlpdV9py58NCGiwBiFQZuxMZX1eOg/edit?usp=sharing

Era disso que conversava contigo... Você manda muito bem em planilhas...rsrs

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Parabéns @Thiago Alves pela planiliha matriz e a todos que contirbuiram otimizando ela.
Vivo de fuxico em planilhas do excel.rsrsrsrsr. Agora estou tentando migrar para o Python, mas vai ser um longo caminho até ter um conhecimento sólido, um verdadeiro Buy & Hold.rsrsrsrs, enfim...
em!!
Eu achei este tópico porque eu iria fazer uma pergunta sobre o site Oceans 14.
Então, @Henrique Magalhães eu vi que tu usaste este site para coletar teus dados. Eu sempre gostei dele, mas quando eu fui montar minha carteira de FIIs, bem recentemente, vi muitas erros no indicador de vacância e alguns outros que não me recordo, pois a irritação com a vacância tomou todo o meu tempo.rsrsrsrs
Eu gostaria de saber se tu ainda usa este site e se acredita que os dados disponíveis ali são confiáveis. Aliás, eu até pensei em pagar para usá-lo, mas quando vi estes dados errados, acabei desistindo.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Com ajuda do @Fabrício Fredo Naciuk eu montei uma planilha automática de correlação de ações, nacionais, internacionais e índices. coloquei apenas 15 ativos, mas é possível aumentar. 

segue em anexo a planilha, para utilizar é so substituir o ticker da coluna verde, se mudar o período tem que alterar a seleção de dados, pq eu não me lembro como fazer automático. A base de dados excel puxa das bolsas mesmo.

 

image.png.8e103292c840cb64f6a4e0079c8729c1.png

Correlação entre ativos.xlsx

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 17/11/2022 at 12:24, Henrique Magalhães disse:

@Marcelo Ribeiro cara muito legal este modelo, estou testando umas coisas aqui e da pra buscar mais dados mesmo, mas preciso achar uma forma de testar o  nome da seção da tabela pq veja só abaixo

 

image.png.fc3aec9c78d029fca8a4fc6478396856.png

para USIM5 ele nao mostra a seção com o VPA e LPA igualmente temos nos outros ticktes

veja só o valor que esta como VPA e LPA na verdade sao margem bruta e margem liquisa na tabela de Indicadores financeiros

image.png.73bef4b2acf93a8dd8af0bb34e5be11f.png

 

e os demais ticktes buscam da tabela/seção Indicadores de mercado

image.png.72b7572a3b4d164efd0a0de20d736f76.png

 

vou tentar fuçar mais um pouco pra ver como daria pra testar/validar o nome da tabela/seção, mas é muito show esta base de consulta 

 

 

cara, o investidor 10 tem isso, de um jeito tão bacaninha que vale a pena olhar. 

você pode programar uma carteira e avalia-la 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Fabrício Fredo Naciuk disse:

Então, @Henrique Magalhães eu vi que tu usaste este site para coletar teus dados. Eu sempre gostei dele, mas quando eu fui montar minha carteira de FIIs, bem recentemente, vi muitas erros no indicador de vacância e alguns outros que não me recordo, pois a irritação com a vacância tomou todo o meu tempo.rsrsrsrs

Ai que está , em momento algum citei ele pra FII! E realmente todos os sites que fornecem de graça estas informações requerem uma validação , o que fizemos aqui neste post foram juntar ideias apenas , até por que depois notei que a planilha mais atrapalhava do que me ajudava na hora de avaliar ativos … segui método mais conservador e manual mesmo, achei mais eficiente pra mim .

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Cézar Busato disse:

cara, o investidor 10 tem isso, de um jeito tão bacaninha que vale a pena olhar. 

você pode programar uma carteira e avalia-la 

Na versão paga de não me engano , não eh ?

mas no fim como citei , desisti desta planilha , toma tempo q não dá pra garantir 100% precisão … achei mais prático estudar a moda antiga selecionando manualmente e visitando os sites RI de cada empresa … 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Ai que está , em momento algum citei ele pra FII! E realmente todos os sites que fornecem de graça estas informações requerem uma validação , o que fizemos aqui neste post foram juntar ideias apenas , até por que depois notei que a planilha mais atrapalhava do que me ajudava na hora de avaliar ativos … segui método mais conservador e manual mesmo, achei mais eficiente pra mim .

Não!!Não!!Não Amigo!!
Acho que houve um mal entendido.
Eu que citei FIIs e foi ai que eu fiquei receioso com a confiabilidade dos dados. Eu sempre usei o Oceans 14 para ações e até então eu não havia percebido discrepâncias grosseiras nos dados.Eu te fiz a pergunta porque tu citaste que usaste o site, mas a pergunta que eu fiz pode ser reformulado somente para ações. Então, tu ainda usa os site para fazer as avaliações baseadas nos dados que o site fornece. Para ações tu acha que os dados são confiáveis??
E realmente, usando sites que são de graça, acaba que temos que fazer uma varredura em vários e checar as informações.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Fabrício Fredo Naciuk disse:

Não!!Não!!Não Amigo!!
Acho que houve um mal entendido.
Eu que citei FIIs e foi ai que eu fiquei receioso com a confiabilidade dos dados. Eu sempre usei o Oceans 14 para ações e até então eu não havia percebido discrepâncias grosseiras nos dados.Eu te fiz a pergunta porque tu citaste que usaste o site, mas a pergunta que eu fiz pode ser reformulado somente para ações. Então, tu ainda usa os site para fazer as avaliações baseadas nos dados que o site fornece. Para ações tu acha que os dados são confiáveis??
E realmente, usando sites que são de graça, acaba que temos que fazer uma varredura em vários e checar as informações.

Quem sou eu pra dar o aval se um site é confiável ou não hehe!

longe disso, eu usei ele sim no início para fazer filtros e alguns estudos , mas volto a dizer , passei a me atentar mais aos RIs das empresas que selecionei pra estudar …

eu entendo que usar planilha e sites geram uma sensação de ganho de tempo etc ,  as aí vai sempre existe este eterno querer 100% de garantia em algo que é oferecido de forma grátis … 

Também entendo que cada sites destes possuem suas versões pagas , logo confiaria mais nelas , mas como eu citei aqui eu resolvi não seguir este caminho … mas pelos sites free da pra filtrar muita coisas sim , mas cabe a cada um estudar os atuais escolhidos um a um antes de por na carteira , não usar apenas os filtros deste sites (isso sim seria um baita equívoco )

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Quem sou eu pra dar o aval se um site é confiável ou não hehe!

longe disso, eu usei ele sim no início para fazer filtros e alguns estudos , mas volto a dizer , passei a me atentar mais aos RIs das empresas que selecionei pra estudar …

eu entendo que usar planilha e sites geram uma sensação de ganho de tempo etc ,  as aí vai sempre existe este eterno querer 100% de garantia em algo que é oferecido de forma grátis … 

Também entendo que cada sites destes possuem suas versões pagas , logo confiaria mais nelas , mas como eu citei aqui eu resolvi não seguir este caminho … mas pelos sites free da pra filtrar muita coisas sim , mas cabe a cada um estudar os atuais escolhidos um a um antes de por na carteira , não usar apenas os filtros deste sites (isso sim seria um baita equívoco )

Haaaa!! Talvez pelo tempo de uso poderia ser o avalista.rsrsrsr
Depois eu li o teu outro comentário abaixo e acabou me tirando a dúvida.
Concordo plenamento com o que falaste. Eu utilizo estes sites free para fazer uma filtragem inicial. Mas tem um site que eu pago e confio bastante que é o Funamentei. Utilizo ele para avaliar os relatórios anuais das empresas, mas é claro, é pago.rsrsr
As vezes queremos fazer uma pequena economia, que mais tarde pode se tornar cara.
Mas muito obrigado pelo retorno.
;-)

Editado por Fabrício Fredo Naciuk
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Cézar Busato disse:

Com ajuda do @Fabrício Fredo Naciuk eu montei uma planilha automática de correlação de ações, nacionais, internacionais e índices. coloquei apenas 15 ativos, mas é possível aumentar. 

segue em anexo a planilha, para utilizar é so substituir o ticker da coluna verde, se mudar o período tem que alterar a seleção de dados, pq eu não me lembro como fazer automático. A base de dados excel puxa das bolsas mesmo.

 

image.png.8e103292c840cb64f6a4e0079c8729c1.png

Correlação entre ativos.xlsx 463 kB · 0 downloads

Beleza @Cézar Busato
Vou te dar os parabéns por duas coisas, primeiro pelo trabalho na planilha. E por fim, por ter reconhecido a ajuda de outra pessoa.
Porque vou te falar heim!! Nos dias de hojes as coisas estão tensas.rsrsrs
Muitas vezes as pessoas não reconhecem quem ajuda e pior ainda, muitas vezes tomam o crédito por algo que não fizeram.rsrsrsrsrsr

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...