Jump to content

Reserva de Emergência - PicPay


Recommended Posts

Bom dia, Sardinhas 🐟!

Gostaria de compartilhar uma situação que ocorreu agora pra reforçar onde devemos deixar nossa reserva de emergência. 

Como aprendemos na UVP, o foco de nossa reserva deve ser a segurança, não a rentabilidade - pra isso temos nossos investimentos. A reserva precisa ficar em uma instituição com liquidez e solvência, porém alguns são atraídos pela rentabilidade de 102% do CDI oferecida pelo PicPay e deixam seu dinheiro lá. 

Acontece que esse app já tem diversas reclamações sobre instabilidade, deixando o usuário na mão em momentos que precisa (inclusive já aconteceu comigo, digo por experiência própria). Hoje de manhã um amigo me manda mensagem pedindo um PIX, aconteceu uma emergência, e apesar dos meus avisos ele insistia em deixar o dinheiro no PicPay. Resultado: ficou sem acesso ao dinheiro quando precisava, PicPay tinha caído.

Então fica o lembrete pra vocês, deixem sua reserva em instituições confiáveis, nem que seja na poupança, e até um pouco em dinheiro em casa. O PicPay é muito instável, além de não apresentar bons indicadores conforme indicado no Banco Data, com prejuízos recorrentes.

picpay.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Isto dá uma boa discução.

Concordo que devemos colocar nossa reversa em instituições cujo a liquidez seja basicamente imediata. Agora, o que eu acho um pouco errado, é esta questão de n se preocupar com a rentabilidade desta grana.

Emergencia em minha visão é o fato de n termos grana para pagarmos as nossas contas pq estamos desempregado. ( pq ai da tempo de vc fazer o resgate pq vc tem dia para pagar.) emergencia mesmo é pagar uma coisa de um dia pro outro) qualquer outro tipo de gasto diferente disto tem q se programar para resgatar e pagar.

Agora, outro ponto é, acredito então que devemos tb um "extra" no fundo de emergencia, para eventuais danos a outras situações (bati o carro, quebrou o celular... entupiu a pia da cozinha)

Ai sim, acredito que este "extra", sim deveria estar em uma instituição (bancão) cujo a liquidez é imediata e dificilmente eles falham.

tb deixar tudo em um local só n acho certo.

Ao meu ver tem q ser dividido em umas 4 instiuções

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, Daniel Fernandes Coração disse:

Isto dá uma boa discução.

Concordo que devemos colocar nossa reversa em instituições cujo a liquidez seja basicamente imediata. Agora, o que eu acho um pouco errado, é esta questão de n se preocupar com a rentabilidade desta grana.

Emergencia em minha visão é o fato de n termos grana para pagarmos as nossas contas pq estamos desempregado. ( pq ai da tempo de vc fazer o resgate pq vc tem dia para pagar.) emergencia mesmo é pagar uma coisa de um dia pro outro) qualquer outro tipo de gasto diferente disto tem q se programar para resgatar e pagar.

Agora, outro ponto é, acredito então que devemos tb um "extra" no fundo de emergencia, para eventuais danos a outras situações (bati o carro, quebrou o celular... entupiu a pia da cozinha)

Ai sim, acredito que este "extra", sim deveria estar em uma instituição (bancão) cujo a liquidez é imediata e dificilmente eles falham.

tb deixar tudo em um local só n acho certo.

Ao meu ver tem q ser dividido em umas 4 instiuções

 

 

 

Concordo em partes. Você até pode ir atras de um rendimento maior, mas isso não pode envolver muito risco 

Link para compartilhar
Share on other sites

34 minutes ago, Daniel Fernandes Coração disse:

Isto dá uma boa discução.

Concordo que devemos colocar nossa reversa em instituições cujo a liquidez seja basicamente imediata. Agora, o que eu acho um pouco errado, é esta questão de n se preocupar com a rentabilidade desta grana.

Emergencia em minha visão é o fato de n termos grana para pagarmos as nossas contas pq estamos desempregado. ( pq ai da tempo de vc fazer o resgate pq vc tem dia para pagar.) emergencia mesmo é pagar uma coisa de um dia pro outro) qualquer outro tipo de gasto diferente disto tem q se programar para resgatar e pagar.

Agora, outro ponto é, acredito então que devemos tb um "extra" no fundo de emergencia, para eventuais danos a outras situações (bati o carro, quebrou o celular... entupiu a pia da cozinha)

Ai sim, acredito que este "extra", sim deveria estar em uma instituição (bancão) cujo a liquidez é imediata e dificilmente eles falham.

tb deixar tudo em um local só n acho certo.

Ao meu ver tem q ser dividido em umas 4 instiuções

 

 

 

Eu concordo com essa parte de dividir os lugares, vale lembrar que recentemente o Itaú teve um "problema sistêmico" e ficou mais de 24 horas com problemas pros correntistas acessarem as contas...

Link para compartilhar
Share on other sites

18 minutes ago, Daniel Fernandes Coração disse:

CDB liquidez diária ou Tesouro, qual é o menor risco?

Risco financeiro seria o Tesouro

Mas eu gosto do CDB de Bancão, igual o meu CDB do Bradesco, tem resgate automático. O Tesouro não funciona de final de semana, você tem horário para vender, a Isa mesmo demora até um dia útil para transferir para tua conta. Por conta disso, prefiro CDB com liquidez diária 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Daniel Fernandes Coração disse:

CDB liquidez diária ou Tesouro, qual é o menor risco?

@Daniel Fernandes Coração o risco do Tesouro Direto não é o financeiro, mas é do Governo fechar as negociações bem na hora que você for precisar do dinheiro. No caso do CDB de liquidez diária, creio ser bem mais difícil ocorrer um fechamento das negociações, pelo menos não me lembro.

Link para compartilhar
Share on other sites

Já tive essa discussão em outros tópicos que eram bem comuns no inicio da turma 13. Muita gente querendo deixar a RE no PicPay sem se preocupar com o risco.

Hoje metade fica na Caixa, pois é o único bancão que tenho conta no momento. Lá tem um fundo que rende uns 90 e tanto do CDI e você pode sacar o dinheiro como se estive na conta corrente.

5% em espécie e 45% na IsaEx em um Fundo DI.

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Leandro De Melo Malfato disse:

Matheus, vc tem certeza que era seu amigo? Conheço esse papo de amigo pedindo pix hahaha

😅

 

31 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Juro que era meu amigo, fiz a UVP e aprendi a não deixar o dinheiro lá hahaha

Se quiserem mandar pix para algum amigos, só falar que eu mando a chave para vocês!

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Matheus Malheiros Pinto disse:

Juro que era meu amigo, fiz a UVP e aprendi a não deixar o dinheiro lá hahaha

Tô querendo dizer que poderia ser algum golpista se passando por ele.

 

Pelos seus posts, eu já notei que tu é um excelente aluno da UVP e é bem esclarecido qto a investimentos. Parabéns!

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Leandro De Melo Malfato disse:

Tô querendo dizer que poderia ser algum golpista se passando por ele.

 

Pelos seus posts, eu já notei que tu é um excelente aluno da UVP e é bem esclarecido qto a investimentos. Parabéns!

Valeu Leandro! Por sorte não era golpista não hahaha, ele mandou um áudio pra mim

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...