Jump to content
  • 0

Darf para venda de ações.


Erasmo Matias Da Silva

Pergunta

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Erasmo Matias Da Silva disse:

Para gerar o DARF temos que somar todas as ordens do mês e se houver ganhos calculamos o valor retirando as taxas de corretagem e outras (ISS, emolumentos...)?

Boa tarde Erasmo!

Para estar sujeito ao pagamento Darf você teve ter vendido acima de R$20.000,00 por mês em ações com lucro (operações comuns), em day trade com lucro ou venda de FIIs, com lucro.

No primeiro caso, o cálculo é de 15% em cima do lucro - para o cálculo do preço você pode considerar corretagem, emolumentos, ISS e até o imposto retido na fonte, mas recomendamos que calcule no máximo a corretagem, pois os outros valores são irrisórios e complicam o cálculo.

Em day trade a alíquota é de 20% sobre o lucro, sem a inseção de R$20.000,00, seguindo o mesmo cálculo de preço médio. Por fim, nos FIIs a alíquota é igual ao day trade, 20% do lucro sem isenção.

Você pode somar todos os resultados e pagar em apenas uma Darf, com o código 6015, por exemplo: vendeu R$21.000,00 em operações comuns, com R$1.000,00 de lucro, R$500 de lucro em day trade e R$500 de lucro em FIIs -> 15% de R$1.000,00 + 20% de R$500,00 + 20% de R$500,00 = R$350,00 (valor da Darf).

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fala @Erasmo Matias Da Silva beleza cara? Cara é exatamente isso, porém fazer na mão sempre me deu trabalho, recomendo utilizar o servico da VeloTax. Ele faz o sync das operações da sua conta no mês com a B3. Exatamente igual ao Gorila, StatusInvest etc.. E com base nessas operações ele já gera a DARF corretamente para você, utilizei bastante quando estava me desfazendo de algumas posições.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/11/2022 at 12:28, Marcos Paulo Vilela disse:

Fala @Erasmo Matias Da Silva beleza cara? Cara é exatamente isso, porém fazer na mão sempre me deu trabalho, recomendo utilizar o servico da VeloTax. Ele faz o sync das operações da sua conta no mês com a B3. Exatamente igual ao Gorila, StatusInvest etc.. E com base nessas operações ele já gera a DARF corretamente para você, utilizei bastante quando estava me desfazendo de algumas posições.

Obrigado @Marcos Paulo Vilela, já havia gerado a Darf com valor errado, com sua dica foi muito rápido! 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá pessoal, este é meu primeiro post na comunidade.

Tenho algumas dúvidas sobre o IR e acho que aqui seria um bom lugar pra perguntar, e evitar a criação de um novo tópico.

Sobre a isenção de IR sobre a venda de 20k de ações com lucro, isso significa que posso vender, por exemplo, 20k de ações com lucro + 60k de ações com prejuízo?

Quando liquidando uma carteira para compra de imóvel, por exemplo, posso liquidá-la totalmente desde que o lucro das ações seja equilibrado com as ações em prejuízo?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Felipe Moretti Rodrigues disse:

Olá pessoal, este é meu primeiro post na comunidade.

Tenho algumas dúvidas sobre o IR e acho que aqui seria um bom lugar pra perguntar, e evitar a criação de um novo tópico.

Sobre a isenção de IR sobre a venda de 20k de ações com lucro, isso significa que posso vender, por exemplo, 20k de ações com lucro + 60k de ações com prejuízo?

Quando liquidando uma carteira para compra de imóvel, por exemplo, posso liquidá-la totalmente desde que o lucro das ações seja equilibrado com as ações em prejuízo?

20.000 é o valor a operaçao que fica isento

para nao pagar IR tem que vender até 20k

vai ter um modulo sobre IR, ta tudo nas aulas

tambem vai apreder como aproveitar o prejuizo para abater no imposto

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Felipe Moretti Rodrigues disse:

Sobre a isenção de IR sobre a venda de 20k de ações com lucro, isso significa que posso vender, por exemplo, 20k de ações com lucro + 60k de ações com prejuízo?

Boa noite @Felipe Moretti Rodrigues. Não ira ocorrer separação, sera calculado o valor total de vendas no mes e se houve lucro ou prejuizo. Por exemplo, se no exemplo que voce citou a venda de R$80mil gerar lucro voce pagara o IR sobre este lucro. Se gerar prejuizo não pagara IR e este prejuizo pode ser provisionado para uso em outras operações futuras. Lembrando que a isenção de até R$20mil em vendas seria para operações comuns, não havendo isenção para daytrade

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...