Jump to content

Como você chegou até aqui? Conte a sua história


Raul Sena

Recommended Posts

1 hora atrás, Ramoel Serafini disse:

Boa noite, galera! Que bacana esse post, fiquei feliz de ver a história de todos e de poder falar um pouco sobre mim. 

Meu nome é Ramoel Serafini, tenho 31 anos e sou engenheiro civil de formação. Tenho doutorado na área de construção civil e materiais e atuo como professor e consultor técnico na área de engenharia 😊 Minhas especialidades são o controle tecnológico de estruturas de concreto e tecnologia de concretos especiais (concretos leves, concretos com fibras, e uma série de outros!). Caso precisem de um apoio técnico, tenho desconto especial para ex-alunos da UVP (rsrsrs).

Vou falar um pouquinho sobre mim, na intenção de me aproximar do Raul e também de todos vocês!

Eu nasci no interior do Rio Grande do Sul, em uma cidadezinha de 10 mil habitantes chamada Paraí. Para os habitantes deste rincão, é um local conhecido como a "terra do Basalto". Com 3 anos de idade, me mudei para Caxias do Sul - a segunda maior cidade do estado do Rio Grande do Sul. Meu pai trabalhava como empregado em uma indústria de móveis, depois trabalhou como garçom, e por fim virou autônomo e criou várias empresas. Hoje, ele é dono de uma fazenda no interior do RS e tem uma indústria têxtil. As coisas deram bastante certo. Falando assim até parece que foi um processo fácil, mas meu pai sempre foi uma das pessoas mais inteligentes e comprometidas que eu já tive o privilégio de conviver. Minha mãe sempre trabalhou muito, e começou a trabalhar na empresa do meu pai assim que casaram. Ela é a pessoa mais honesta e trabalhadora que eu conheço. Essa parte da história é importante porque eu tenho muito dos meus pais (com muito orgulho!) e o exemplo deles sempre me inspira. Fui muito privilegiado nesse sentido.

Desde a adolescência eu sempre gostei muito de matemática, física, de leitura (gibis, mangás, livros...) e de jogos MMORPG. Fui tibiano por alguns anos (viciadíssimo, quase reprovei na 8a série!). Jogava desde o server principal até os famosos "OTs", criava mapas, baixava e abria servidores por um tempo e depois fechava. Finalizei meu ensino médio e decidi que eu gostaria de estudar mais, investir em conhecimento e crescimento. Fiz minha graduação em Engenharia Civil na Universidade de Caxias do Sul e fui morar sozinho já com 22 anos, no Canadá, durante 1 ano. Fiz parte da graduação lá, retornei e me formei em 2017. Nessa etapa cresci muito por “sair de casa” e enfrentar a vida sozinho – algo que eu reconheço e me identifico nos vídeos do Raul.

Na sequência fui aprovado para um doutorado direto na Universidade de São Paulo e com 25 anos eu estava na maior cidade do Brasil, sozinho e com um grande desafio pela frente. Fui para diversos países levar um pouco do meu trabalho como pesquisador –Espanha e França em especial. Nessa época comecei a estudar investimentos, pois eu sempre fui um “poupador” mas nunca um investidor. Comecei a ver canais do youtube e encontrei o Raul, e logo me identifiquei com a história e com as virtudes que ele tem como indivíduo. Comecei a investir em Março de 2020 em fundos imobiliários e empresas que eu conhecia. No fim do mesmo ano eu fiz um dos melhores investimentos da minha vida: o curso da UVP. Desde então, consigo pensar de forma própria sobre os investimentos e sair do ciclo de “indicações” tanto de casas de análise quanto de youtubers. Eu invisto pelo menos 50% de tudo que recebo.

Em setembro de 2021 finalizei a minha tese e no início de 2022 fui contratado como docente da Universidade São Judas Tadeu (São Paulo). Hoje eu trabalho como pesquisador e professor do ensino superior e tenho minha empresa que presto consultoria.

Uma das minhas metas de vida: me aposentar com 50 anos e viver de dividendos; trabalhar com aquilo que gosto e ter o poder de dizer NÃO. Afinal de contas, o dinheiro compra a única coisa que importa!

Está sendo um prazer conhecer todos vocês!

@Ramoel Serafini que bacana cara , fiquei curioso , e acredito que saiba como (pela engenharia ) a  possíbilidade fazer/construir um ambiente (quarto/cômodo totalmente isolado acústicamente) para um estudante de trompete (para evitar ataques inesperados de vizinhos irritados ) 

desejo sucesso cara ! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Fala Sardinhas, bom dia/tarde/noite dependendo da hora que vc está lendo este relato kkkkkkkk

Para quem não me conhece, eu sou o Daniel, mais conhecido entre os amigos mais próximos como CORAÇÃO kkkkk, vc não leu errado, realmente meu sobrenome é CORAÇÃO e vcs já devem ta imaginando o tanto de zueira que tinha que aguentar o tanto de apelido que eu tinha kkkk.

Alguns são: Capitão Planeta, Ursinhos Carinhosos kkkk e por ai vai kkkk.

Quando estudava, sempre faltava no primeiro dia de aula pq as benditas das professoras sempre faziam a chamada e chamavam o nome inteiro kkkk, imagina a zoeira que era.

Antes que me eu me esqueça sou morador da Cidade de Osasco e tenho 39anos. Solteiro e sem filhos.

Sou nascido em uma família humilde que nunca teve luxos porém, sempre teve o básico para não cair em caminhos errados: Comida em casa, educação de qualidade (famosa cinto no lombo) e amor.

Como grande maior parte das pessoas, comecei a trabalhar por volta dos anos 2000, em um emprego informal com um vizinho em gravações de comerciais para tv operando um aparelho chamado "Teleprompter", acredito que alguns devem conhecer. Este aparelho tem geralmente em jornais e programas de TV e nada mais é de que uma tela onde fica passando o TEXTO que os apresentadores devem ler....  trabalhei por quase 5 anos lá... até que resolvi estudar... fui fazer faculdade de Ciência da computação.

 

No ano de 2008 minha vida realmente começou a dar uma decolada... arrumei um emprego onde direcionou para a área que atuo hoje,  que é  Analista de Negócio no Banco Bradesco. 

Lembro até hoje que no primeiro dia, uma diretora de RH virou  e falou no meio de um monte de gente. foi exatamente assim. "VC não usa seu nome ao seu favor? Ai meu cérebro bugou kkkk, e pensei. PQP, deveria ter pensado nisto antes. kkkkk

Pois é, reverteram para mim, todo um cenário negativo em positivo. toda zueira que tive foi revertido em uma "MARCA", pq o  nome é um dos bens mais precisos que vc tem. Ai começou realmente a levantar e comecei a viver a vida. Era coração pra cima, coração para baixo, ahhhhh chama o coração ... sempre foi assim... até no futebol kkkkk, muitos acham estranho kkkk, fala que é mentira e em muitas vezes tenho que dar a "carteirada" kkkkk

Quando fui efetivado kkkkk, fiz um consórcio para comprar um carro. Eu conhecia meu histórico de "festas" e necessitava na época de um freio.... o medo de deixar o nome SUJO rs

Depois de alguns anos troquei de trabalho e sempre fui alternando empregos galgando posições e salários melhores.

Em 2019, minha mãe veio com a ideia de querer ir para Portugal ai que o coração doeu literalmente e comecei a investir sem saber kkkk, imagina a caca, queria pagar para ela tudo.... e já viu oq deu kkkk, não perdi muita grana, porém, fiz besteira kkkkk

Veio a pandemia,  e todo aquele circuit breaker kkkk, ai oq a maioria das pessoas fizeram? kkk pois bem, graças as vídeos que estava vendo de investimentos e principalmente do RAUL, eu n vendi e segurei as ações.

Eu vi um patrimônio de 35 mil, reduzido ao valor de 7k, imagine a loucura....k kkkkkk

Bem, neste meio tempo, teve as primeiras turma das AUVP, inclusive, eu quase entrei nela, acho q era turma 3 ou 4 e teve um lançamento na época, porém, n estava bem psicologicamente pois meu pai já tinha falecido na época ou ainda estava internado além de eu estar desempregado... tomei a melhor decisão que poderia ter tomado na época, hj estou bem e estou fazendo o curso.

Tenho um ap financidado, que depois de vários videos que eu vi, eu vou começar a amortizar. Inclusive eu fiz um tópico comentando sobre a estratégia que vou adotar para quitar o meu financiamento. Eu irei complementar o assunto lá pq dei uma revisada na estratégia.....

Inclusive, podem me add no instagran @danielcoracao

 

Bem, é isto. 

Estamos ai para ajudar a todos aqui na comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Editado por Daniel Fernandes Coração
inclusão de informação
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom. Nasci em Ipatinga MG fui morar no interior de minas . sempre ficava olha bolsa de valores no jornal nacional , pasmem mas nunca soube que pra investir tinha que entrar em uma corretora. nao tinha acesso a internet , muito mais livro . sempre trabalhei na roca ,pecuarista em geral , nada meu so a forca de vontade, ate que imigrei aos EUA. onde todos tem a mesma oportunidade , basta querer. ate trabalhar arduamente ai entao gracas a Deus , acesso a tecnologia . ai entao fica assistindo varios videos de investimento , ligava nos bancos , mas os FDP dos gerentes nunca me indicavam ou msm mencionavam sobre corretora . ate entao vi um video do raul , falando nao o que eu queria ouvir mas o que eu precisava ouvir . por isso meus amigos fogete nao tem re, (e conhecereis a verdade e a verdade vos libertara), obrigaduuuuuuu

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Raul Sena disse:

Eu estava aqui de bobeira na empresa e fiquei pensando: Cara, eu contei a minha história para um monte de gente, são centenas de milhares de pessoas no YouTube, mas ao mesmo tempo, eu conheço tão pouco a história dessas outras pessoas.

Então assim... Eu queria saber: Como vocês começaram a investir? Com o que você trabalha? O que te trouxe até AUVP?

Vou ler todos os relatos aqui :)

 

que post foda! Cada história sensacional , pessoas falando de suas vidas (mais puro suco do prazer - em relação a ver o crescimento de cada um dentro da sua realidade )

Bom , tenho 44 anos , nascido na cidade do menino da tábua (MARACAI-SP), comecei trabalhar com 14 anos (clt) em 1993 (sim ganhei milhões de cruzeiros , depois alguns URVs e em 1994 os nosso atuais REAUL)

venho de família simples mas nunca passamos necessidades - me sinto sortudo por isso - mas sempre fiquei incomodado por não me sentir satisfeito em aceitar ter menos (mas também nunca soube ou tentei de fato sair desde ciclo)

mas diferente do que via em meus pais (sempre com uma dívida aqui , um financiamento ali etc etc até empréstimo de agiota) eu não sei por que - talvez uma mera rejeição natural - comecei trabalhar e poupava sempre um pouco (mas ganhava pouco), mesmo assim passei por 2 desempregos e um deles com um depressão longa -  este período usei minha reserva toda e mais um pouco !

enfim em 2008 vim pra bauru ser consultor de implantação TOTVS com uma mão na frente e outra atrás - e de lá pra cá as coisas melhoraram em termos de salário e aprendizado, mas eu continuava um poupador (poupança mesmo ) até 2016 … onde por meio de um amigo me interessei pela renda fixa - e dei sorte com as taxas da época (travei práticamente todo meu dinheiro pra 5 anos - pra nem pensar em encostar nele - deixando só uma reserva no bancão )

Em 1 de abril de 2020 (devido a pandemia e estar em férias ) ao voltar ao trabalho fui demitido por não haver demanda na empresa (um baque e novamente a reserva me salvando ) e com calma parei pra estudar mais na minha área de atuação (SAP) e desde então estou como sócio e consultor SAP numa cooperativa de consultores onde temos uma filosofia de atendimento mais simplificada, com valores mais justos e onde trabalho mais livre sem ter que bater cartão , e onde posso me posicionar melhor com meu conhecimento e entregas no trabalho !

(mencionei isso pois foi o instinto de sempre poupar e ter reserva - sem saber o que era que me ajudaram a dar passos bons em meio a tropeços )


Como vocês começaram a investir? 

1993 - era poupador 

2016 - renda fixa 

2022 - renda variável (fii apenas )


Com o que você trabalha?
Consultor SAP SD / Fiscal (Coopersap)

O que te trouxe até AUVP?

aqui uma história diferente , esbarrei em algum vídeo do Raul e não me recordo por que mas achei ele mala , arrogante e nariz empinado , sim eu achei e julguei - e estava errado!

mas o curioso era que eu queria saber se eu estava julgando porque ele estava sendo exatamente sincero (coisa q não vemos com frequência nos canais em geral )

então segui vendo mais vídeos , segui no insta, tentei entrar na AUVP em turma anterior  mas eu fui um idiota e quando falei com o suporte já fui supondo era mais um YouTuber vendendo cursinho … enfim após isso baixei a bola , pensei , análisei mais vídeos , e quando assisti a live “A PROPOSTA” eu pirei, e logo migrei 100% de minha custódia pra ISAEX e na mesma semana me inscrevi na Turma 13 e com o passar das semanas  vi que realmente existe. A única verdade “Possível” - e não definitiva ! Mas ela eh definitivamente sincera e honesta a que se propõe!

Enfim ainda não sou tão confiante como gostaria c ações (mas estou dando passos importantes ) - penso demais - mas ja comprei minhas primeiras criptos , melhorei mais FIIs e estou elaborando as outras ramificações das raizes da minha carteira … a qual pretendo crescimento e daqui 10 a 12 anos me proporcionar renda passiva que almejo!

obs: hoje em dia sou fã da pessoa que vejo no @Raul Sena, admiro, respeito e quero aprender mais com ele e esta equipe foda que ele tem !

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Sou analista de Qualidade de Software que é um nome fresco pra um cara que trabalha validando se o sistema faz as coisas que foram definidas para ele fazer, se a usabilidade dessas coisas está adequada para os usuários e encontrando bugs antes que eles impactem quem vai utilizar o sistema. Faço isso há 11 já. Comecei a guardar dinheiro desde o primeiro Real que recebi da minha saudosa avó Nilza.

Em 2009 comecei a estagiar e para isso precisei abrir minha primeira conta em banco e com ela passei a guardar uma parte considerável dos R$ 450,00 reais que eu recebia mensalmente na poupança. Apesar de guardar dinheiro e receber uma merrequinha todo mês (o que a maioria dos brasileiros não faz), entendi que precisava aprender muita coisa porque sem dúvida não com a poupança que os ricos ficavam ricos.

Em 2014 resolvi começar no Tesouro Direto e depositei na extinta Spinelli R$ 22.000 que era praticamente tudo o que eu tinha levantado até aquele momento. Fiquei bastante empolgado me achando um baita investidor. Fazia simulações e olhava o extrato todos os dias esperando a mágica acontecer. Em pouco tempo eu vi que chegaria a riqueza com sorte depois de uns 40 anos investindo e definitivamente eu precisava encurtar esse prazo. Além disso, o que eu ia fazer quando chegasse lá? Eu queria ter uma renda e não um valor gigante direto na mão quando chegasse a data do vencimento. 

Li sobre muita coisa sobre investimentos e bolsa de valores e comecei a ver vídeos no YouTube sobre isso assim que esse assunto começou a surgir na plataforma, mas nenhuma estratégia fazia sentido pra mim. A maioria das pessoas falavam sobre day trade e honestamente isso nunca me pareceu uma estratégia muito inteligente (até porque vi muitos colegas de trabalho perderem dinheiro com isso), então por falta de opção continuei aportando todos os meses uma parte considerável do meu parco salário no Tesouro Direto mesmo. Fiz isso por 6 anos até que assisti um vídeo do Primo Rico com um cara chamado Pit Money e ele falou sobre Buy and Hold e na hora a estratégia de investir pensando em dividendos fez todo sentido para mim. Li bastante sobre o assunto e vi outros vídeos do Pit, do próprio Primo, do André Bona e do Fábio Holder e o conteúdo que aprendi com eles confirmou que o caminho era realmente esse. Depois de "estudar" se é que eu posso chamar o que eu fiz inicialmente de estudar, ingressei na bolsa em março de 2019 comprando 300 ações de Itaúsa e desde então não parei mais com a bolsa e não tenho arrependimentos. Ver os proventos recebidos aumentando ano a ano e receber bonificação de ações é muito bom. Sei que o caminho é longo, mas olhando para trás o valor inicial que eu tinha comparado ao que tenho hoje é uma alegria indescritível.

Quanto ao seu canal, assisti o primeiro vídeo há coisa de uns dois ou três anos. O primeiro que assisti foi o "NA RETA #9 - QUANTO EU GANHO DE DIVIDENDOS COM R$ 250 MIL INVESTIDOS?" e a partir daí passei a acompanhar seu conteúdo regularmente e depois assinei a AUVP, só não costumo interagir muito na comunidade, mas esse tópico sugerido me chamou atenção. Em anexo coloco prints das minhas primeiras transferências.

20_de_janeiro_de_2014.png

17_de_janeiro_de_2014.png

16_de_janeiro_de_2014.png

15_de_janeiro_de_2014.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Sai de muito baixo com uma família completamente desestruturada, meu pai é alcoólatra e minha mãe bancava eu, minha irmã e ele com um salário de 1.200.

Comecei a trabalhar com os 7 anos, vendendo o que podia e quando conseguia (já que fazia isso escondido da minha mãe). Nesse curto caminho, fui tentando aprender de tudo um pouco, fiz alguns cursos de TI, aprendi a programar e só aos 13 comecei a jogar xadrez...  Aos 15 já tinha decidido que viveria disso. 

A partir daí minha vida começa a ficar cada vez mais difícil já que eu estudava 10 horas de xadrez todos os dias (sim, dá pra estudar xadrez. Inclusive, é um dos jogos mais difíceis do mundo e está entre as maiores enciclopédias). Meus pais não me apoiaram, começaram a implicar cada vez mais com isso, eles tinham receio de que eu nunca conseguiria alcançar o que almejava. Então, montei um tabuleiro com tampinhas e papelão que fui encontrando na lixeira próximo de casa e cortei algumas refeições pra economizar o meu dinheiro para poder comprar livros e jogar alguns poucos torneios. Foram três intensos anos até que aos 18, já recebendo um pouco mais de 2 salários-mínimos (trabalhando apenas com xadrez) fui morar sozinho, amadureci muito já que passei a ter outras preocupações. Tudo deu muito errado no começo, perdi muitos alunos, passei a ganhar 700 a 900 reais por mês, pagava 500 reais de aluguel e tentava segurar as pontas no restante... Como sempre fui traumatizado com as dívidas enormes que minha mãe sempre fez pra sustentar eu e minha irmã, minhas prioridades sempre foram as contas (nunca gastei mais do que ganho) e almocei e jantei apenas arroz e feijão por uns 2 meses. Na metade do ano, tudo voltou ao normal e decidi que não queria passar por isso nunca mais na minha vida.

Aqui entraram os investimentos.

Aprendi o que era reserva de emergência e uma porrada de coisas. Segui tudo que disseram... as coisas começaram a melhorar, aos 19 já ganhava 5 mil e aos 21 já ganhava mais de 10 mil. As coisas continuam melhorando, não tenho carro e mantenho a maioria dos custos bem abaixo, já que a meta é alcançar o milhão, mas, mais que isso, um dia poder impactar jovens que queiram viver do que amam. 

Hoje em dia meus pais são separados, já se desculparam pelas várias coisas que disseram e fizeram, estão perdoados e eu ajudo financeiramente os dois. Estou conseguindo dar a vida que sempre quis pra minha mãe, uma vida sem dívidas, sem preocupações com o que vamos comer na janta e com alguns luxos que a coroa merece.

 

Conheci o canal no comecinho desse ano. Eu ainda não investia em ações e FIIs e estava procurando algum conteúdo mais sério, didático e responsável. Acompanhei todos os vídeos e revi boa parte deles até tomar coragem para ingressar na AUVP. Aqui estou e muito feliz!

 

 

 

Editado por Kleyton Alcantara Lima
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu comecei a investir por sugestão de um falecido colega de trabalho.

 

Mas tem um problema, ele indicou corretoras, deu um feedback dos investimentos. Então decidi estudar as corretoras, os investimentos, vi vídeos do Primo Rico, Investidor Sardinha, Economista sincero, peguei aquilo que eu acreditava poder usar nas minhas estratégias e comecei a investir. No inicio cometi alguns erros, mas todo mundo comete erros quando começa algo novo, o importante é aprender com os erros.

 

Ironicamente esse colega que me apresentou o mercado financeiro, foi vítima da GAS, levou seus irmãos a serem vitimas da GAS e até o tio dele, que é dono do escritório, o fazendo perder uma quantia de R$ 1.400.000,00 na GAS e até hoje tenta se recuperar.

 

Continuo estudando, ainda não fiz a UVP pq gastei minhas reservas em uma nova pós em Direito Empresarial.

 

Mas gosto de participar da comunidade, sei que posso aprender muito com os membros e posso ensinar o que aprendi com meus investimentos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom, minha família, principalmente meu pai, sempre foram absurdamente contra cartões de crédito, pq eram eles que te ferravam. Aí desde pequeno eu descedi que NUNCA iria ter um cartão de crédito ou uma conta em banco.

Até que em abril desse ano, eu percebi que não teria como fugir, então pesquisei MUITO sobre como funcionava, taxas, e o que significava aqueles nomezinhos estranhos. Criei uma conta no Nubank e fui pesquisando aqueles tais de "CDI", 'Selic", "Inflação" e etc. 

Inevitavelmente caí no mundo dos investimentos. Como um bom curioso que sou, fui pesquisando, enquanto coloquei meu dinheiro em um CDB 200% de 3 meses. Até que um dia eu vi um vídeo seu sobre como conseguir investir, era vc falando sobre investir antes de gastar e o resto gastar como quisesse. Ninguém nunca havia falado aquilo, sempre falavam em economizar TUDO possível, além do "like depois que algo agregar". Porr@, achei você foda pra caramba, e seus vídeos são um dos poucos que ensinam MUITA coisa prática sobre investimentos no YouTube. 

Aprendi muita coisa gratuitamente, até que descidi entrar na UVP pq eu já te conhecia e pra mim parecia ser o curso mais completo possível sobre investimentos. 

Obrigado por tudo, Raul!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, Raul Sena disse:

Eu estava aqui de bobeira na empresa e fiquei pensando: Cara, eu contei a minha história para um monte de gente, são centenas de milhares de pessoas no YouTube, mas ao mesmo tempo, eu conheço tão pouco a história dessas outras pessoas.

Então assim... Eu queria saber: Como vocês começaram a investir? Com o que você trabalha? O que te trouxe até AUVP?

Vou ler todos os relatos aqui :)

 

O pior que lhe conheci através desse video. Estava vendo videos de varias pessoas no Youtube falando sobre investimentos e o primeiro video seu que apareceu foi esse, lembro que estava na academia e botei pra escutar, daí curti e passei a ver outros videos e tomei coragem pra fazer o curso.

Estou com 35 anos, sou advogado em Belém-PA, já morei 18 anos em Salvador, 10 anos em Recife e agora estou 07 anos aqui em Belém, tenho uma empresa de cobrança. Desde sempre aprendi a controlar os gastos, fazer planilhas, ter controle sobre o dinheiro, mas investimentos era só aqueles de Bancos, previdência, etc. Durante o curso comecei a variar e hoje estou com uma carteirinha boa, começou a pingar os dividendos, vai dando um ânimo pra continuar nessa. 

Inclusive lancei tudo na planilha também, e vi que de um mês pro outro já aumentou pouco mais de mil reais nos investimentos! 

Gostei do seu jeito mais direto de expor as coisas, por isso decidi te acompanhar.

Abraços!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom vamos lá... 

 

Primeiramente sou nascido e criado em Curitiba/PR e tenho 30 anos.

 

Nunca me apeguei a dinheiro talvez porque quando mais novo meus pais não podiam dar tudo o que queria, quando comecei a trabalhar com uns 15 anos comecei a ajudar em casa, (tanto eu quanto meus dois irmãos) ai subimos de nível podemos dizer assim, começamos ter coisas que sempre quisemos... Eu sempre que tinha vontade de algo ia lá e comprava. 

 

Já trabalhei como, Pintor, Ajudante de Motorista, Segurança (apenas 2 dias final de ano 🤣), voltei para pintura e fiquei uns 10 anos na profissão ganhava muito bem para um pia de 18 anos na época mas também gastava bem, inclusive gastava errado (me viciei em fumar maconha). Nesse tempo deixei de conquistar muitas coisas...

 

Por volta dos meus 25 anos voltei para igreja e também comecei a trabalhar na UBER novamente ganhando muito bem, foi quando estava com a 'cabeça no lugar.' Conquistei casa, carro e casei (Já namorava ela desde os 17 anos, e não, não enrolei ela, era o contrario).

Perto dos 27 anos acompanhava um canal no YouTube de um motorista de UBER que começou a falar de Day Trade. Comecei acompanhar o conteúdo, e o algoritmo começou a indicar outros canais (Na época, Tiago Nigro, Nath e a Mirna).

 

Foi quando abri a conta na corretora empolgado para começar a investir, mas nunca comecei HAHA.

Tinha sempre aquele pensamento errôneo de quando 'sobrar' vou investir...

 

Bom, depois disso virei Motoboy, passou mais uns 3 a 4 anos e já estava com a vida financeira bem bagunçada  ganhando bem ainda mais gastando mais do que ganhava. 

 

Até que em 2020 comecei a pedalar pra pagar algumas contas, fui empurrando com a barriga e sempre tendo em mente que era só uma fase que logo ia passar, para minha surpresa passou (1 ano e meio depois) e venho uma das melhores fase de minha vida que...

 

Foi em JUN 2021 que comecei a ter como objetivo virar investidor. Comecei a consumir conteúdo 24 horas por dia, lia os primeiros livros de investimentos, ouvia podcast e via os vídeos no YT. Em AGO 2021 fiz minha primeira compra de um titulo do Tesouro. Estava tentando investir 300 reais por mês (alguns meses conseguia outros não). Já no finalzinho de DEZ estava a um passo de colocar minhas contas em dia mas sabia que JAN 2022 ia ser difícil por ser um mês fraco no meu ramo, decidi vender o que tinha investido ate ali para me livrar de vez das contas que vinha pagando atrasado desde 2020. Fiquei bem triste mas hoje para mim foi uma das melhores decisão pois comecei em FEV 2022 a investir Mil reais.

 

Bom, no meio disso tudo acompanhava vários canais mas achava que eles não entregavam o 'ouro' foi quando pesquisei "Como analisar uma ação" no YT e lá estava o @Raul Sena com um vídeo que ele fala 6 critérios para escolher uma empresa

837665240_Capturadetela2022-12-01080636.png.72d05f57de110b5637ac54f854b1dfb5.png

 

Achei sensacional o conteúdo, e fui me admirando com a pessoa que o Raul é sempre tem ótimos vídeos, e entrega de fato o 'ouro' foi quando decidi fazer AUVP mas de primeira não fui aceito... Alguns meses depois consegui e aqui estou. 

 

OBS: Sempre fui autodidata e não pretendia fazer c u r s o nem um pois ate o momento que decidi fazer estava indo muito bem, mas sempre ficava aquela pulga atrás da orelha. Vim para AUVP mas como forma de confirmar o que já tinha aprendido e se confirmou e acrescentou muito mas coisas também inclusive a oportunidade de fazer parte dessa comunidade incrível, e poder ter contato com pessoas sensacionais. 

 

Bom, esse é um resumo da minha vida até aqui...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Tenho 32 anos, casado, nasci e cresci em São Paulo capital e me mudei pra Curitiba quando tinha 13 anos de idade.

A minha família era de uma classe média alta, meu pai trabalhava com representação de vendas e a minha mãe ficava em casa e se dedicava nos cuidados da casa e dos filhos (minha irmã e eu) no caso.

As coisas começaram a mudar quando eu tinha 11 anos de idade, meu pai perdeu o trabalho e começou a trabalhar como taxista, com a queda no padrão de vida ele desanimou, e com isso não demorou muito tempo, começou a ter problemas com bebida alcoólica. Após uns 2 anos nessa vida nos mudamos pra Curitiba pois minha mãe tem família que mora aqui (irmã e mãe), então nos mudamos pra tentar dar uma reestruturada na vida.

Em Curitiba, as coisas continuaram difíceis, meus pais compraram uma pequena lanchonete alugada, e trabalhavam de segunda a sexta das 05:30 da manhã até às 19:00 horas, o dinheiro já começava a faltar, minha mãe fazia aquele rodízio mensal de escolher se pagava aluguel da lanchonete, conta de água, conta de luz e etc.

Mudei de escola particular em SP pra escola pública em Curitiba, depois da escola passava na lanchonete dos meus pais pra ajudar eles com o que podia, minha mãe, acredito eu por viver muito tempo com problema financeiro sempre me falava da importância de guardar dinheiro, mas ela não tinha nenhum conhecimento de como fazer isso, eu comecei a pesquisar e abri uma conta poupança em um bancão e comecei a guardar o que dava, R$20, R$ 50 por mês.

Pra agravar um pouco mais a situação meu pai foi diagnosticado com linfoma, e isso agravou demais o problema que ele tinha com alcoolismo, a partir dali as coisas ficaram realmente difíceis, tivemos que fechar a lanchonete, minha mãe e eu revezávamos pra fazer as visitas no hospital e ajudar meu pai no período de tratamento, minha mãe foi trabalhar como funcionária de um mercado e eu fazia faculdade e trabalhava como dobrador de papel em uma copiadora.

Enfim, mesmo estando em condições difíceis, por aprender com a minha mãe a importância de guardar dinheiro e o medo de passar pela mesma dificuldade deles fez com que eu fosse buscando cada vez mais informações sobre o assunto, passei da poupança pra tesouro direto, depois ações, FIIs e etc.

Conheci o canal do investidor sardinha por uma sugestão do YouTube, tava vendo vídeos relacionados a investimento e uma hora apareceu uma sugestão do vídeo do Raul, assisti e me identifiquei, assisti mais alguns vídeos e já virei inscrito e comecei a maratonar o canal.

Bom, acho que já ficou bem longo o texto, depois da faculdade as coisas foram melhorando um pouco com melhores trabalhos e tal, coisa que só foi possível graças ao esforço SURREAL da minha mãe, que deixou de comprar as coisas mais básicas que se pode imaginar pra ela, pra poder proporcionar pros filhos o melhor possível. Minha mãe é realmente uma mãe espetacular!!!

Hoje, minha mãe vive na sua casa própria, é aposentada e está com condição financeira um pouco mais estabilizada.

Minha esposa e eu, seguimos trabalhando e aportando em busca da liberdade financeira!!!!

Vamo que vamo sardinhas!!!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Daew Galera!

Então, na tentativa de organizar a minha vida financeira, percebendo que quanto mais eu ganhava mais eu devia, busquei conhecimento no assunto investimento, na perspectiva de encontrar conteúdo de forma clara e objetivo, nestas buscas comecei te acompanhar pelo canal do youtube, conheci o curso e a proposta, então aqui estou. Antes de entrar no curso já me arrisquei em pequenos investimentos, com aportes mensais baixos. Sobre a minha carreira, sou funcionário público municipal, formado em matemática (onde o curso também me ajuda bastante, gosto de trabalhar com os alunos empreendedorismo e matemática financeira), concilio em assessorias nas prefeituras na região onde moro, sendo nas áreas de licitações e contratos e sistemas da educação. Tenho hoje 32 anos, casado, moro em Passo de Torres - SC.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Tenho 30 anos e fui criada por uma família de classe média, com mais 3 irmãs. Meus pais me deram uma boa base de estudos mas eu sempre tive muito essa coisa de correr atrás do meu próprio futuro sozinha. Uma autocobrança.

Fiz 5 semestres de ciências contábeis em uma universidade federal no RS. Tranquei o curso final de 2017 para me mudar para Brasília em função do meu trabalho atual, sou comissária de voo.
 

Eu tive um relacionamento sério de 6 anos com um cara que se aproveitou da minha ingenuidade (burrice) e conseguiu me tirar todo o dinheiro que eu havia juntado no meu trabalho, além de ter me deixado com uma dívida enorme. Depois disso eu entrei numa luta para quitar essas dívidas. Quando finalmente havia conseguido acabar com elas, veio a pandemia e junto com ela a minha demissão. 
 

Graças a Deus hoje já tem 1 ano que estou empregada novamente na minha profissão de comissária de voo. Estou conseguindo sair do zero e guardar um dinheiro. Tive que baixar muito meu padrão de vida e abrir mão de muitas coisas. Hoje estou orgulhosa porque pela primeira vez depois de muitos anos o meu décimo terceiro salário vai cair na conta e não será usado para cobrir dívidas e sim para investir! Pode parecer pouco mas pra mim é uma conquista imensa! ☺️
 

Acabei me alongando demais, mas diante disso tudo, minha irmã me apresentou o Raul. Resolvi me inscrever no curso para me incentivar a erguer a cabeça e começar a reconstruir minha vida financeira saudável 🙏🏻♥️
 

 

  • Brabo 2
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Vamo lá. Meus pais tem nome sujo desde que eu nasci. Moramos de aluguel até hoje e eles nunca tiveram planejamento financeiro. Já perdi as contas de como a ideia de comprar tudo parcelado sem poder ferrou minha família. Eu sou quase traumatizado com dívida. Essa experiência me fez querer me resolver o mais rápido possível. Com 24 anos hoje estou em 2 empregos de programador fazendo 14k no mês. Alguns diriam que sou rico ou quase rico ou estou na média dos 10% mais ricos do DF, mas eu sou PCD (pessoa com deficiência) e ser PCD é caro galera. Hoje quase metade da renda é com cuidador, por isso busco independência financeira. Quero empreender, investir e melhorar de vida. Se um dia eu montar um canal igual o mestre Raul já fica registrado aqui o Cadeirante Investidor rs.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

41 anos, casado com 1 filho.

Comecei a trabalhar com 13 anos, nunca faltou o muito básico em casa, porem qualquer coisa alem disso era por minha conta. Ja cometi todos os erros financeiros possíveis, inclusive investir sem nenhum conhecimento (2010) e o prejuízo me traumatizou e parei de investir.

Passei alguns anos no zero a zero (com renda justa para os gastos básicos) e desde 2020 voltei a ganhar mais e voltei a investir, porem agora estudando para fazer direito.

Tenho algumas particularidades pois morava fora do Brasil por isso tenho minha reserva de emergencia em dólares, voltei a morar a morar no Brasil em Outubro mas não sei se o trabalho me mantera aqui após o final do projeto em que estou que vai ate Setembro de 2023, então pretendo criar um plano de investimentos que contemple as possibilidades de ficar ou mudar novamente.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Tenho 42 anos, casado com duas filhas.
Bailarino profissional (sim eu dancei com Sandy & Junior) , Fotógrafo por herança do meu pai que trabalhava com casamentos, Professor de Karatê, Professor de Dança(formado com bolsa de estudos) e hoje Programador, sim programador.
De família simples, mas sempre me agarrando nas oportunidades, nunca tive medo de estudar algo novo ou me importar com os desafios que viriam depois dessas escolhas.

Comecei em artes marciais ao 10 anos, com muito esforço dos meus pais pra pagar e com bolsa de estudo, aos 15 me formei faixa preta e tentei uma bolsa pra estudar Ballet e Jazz(pois sempre gostei de dançar), e também ajudando meu pai nas filmagens e eventos. Depois de alguns trabalhos pegando no pesado em pequenas empresas e fábricas, aos 24 decidi fazer faculdade de Ciência da Computação, pois já editava vídeos e gostava de ficar no computador. Precisei parar a facul por falta de grana, mas consegui estágios que me ajudaram a conseguir outros empregos e enfim uma vaga com programação, onde estou na área até hoje.

Comecei a me interessar pelo mercado financeiro, depois de ter ficado endividado com a faculdade, e ver que muitas pessoas estavam na mesma situação e achavam normal. Em 2012 estava com várias dívidas e comecei a ler livros e sites na internet sobre finanças, algum tempo depois, já estava com as contas em dia, mas mesmo assim nunca sobrava dinheiro para investir pois achava que era muito lento o processo, e acabava que não investia.
A alguns anos comecei a operar na bolsa, mais errando do que acertando, e hoje depois de conhecer a AUVP pelos vídeos do Raul, eu decide investir em conhecimento de verdade.
(Esse resumo tá bem resumido mesmo, tô pensando em escrever um livro, kkkkkk) 

Editado por Pablo Ramon Borges
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Vou tentar resumir (sempre fui ruim nisso na escola) sem perder a essência.

Cresci na época das vacas gordas na família. Antes disso, tanto por parte de pai quanto de mãe, sempre foram fodidos de grana, sabe como é, os bisavós vieram da Itália para trabalhar no campo pouco antes da segunda guerra.
Meu pai mudou a realidade da família, nunca fomos ricos, mas jamais faltou o básico.

A vida inteira vi meu velho trabalhando duro e ganhando uma boa grana, mas nunca teve educação financeira, nunca investiu em nada que não fosse um ou outro terreno, sempre estivemos há um mês da ruína, e isso é uma merda, pois se você vive sempre no limite, uma hora a conta chega.

Assisti o coroa ser demitido da empresa na qual trabalhou por quase 25 anos e não saber o que fazer, montou uma empresa, levou golpe, perdeu 300k e ficou com o nome na lama. Eu já ganhava meu dinheiro mas percebi que estava trilhando o mesmo caminho, foi aí que fui atrás de aprender a me educar financeiramente, segui gente boa e gente ruim, mas com o tempo aprendi a filtrar.

Sinceramente, não me lembro quando vi o canal do investidor sardinha pela primeira vez, mas não demorou muito pra me identificar com alguém que fala a verdade sem pudor. Sem dúvida nenhuma o fato de não maquiar a realidade fez com que eu desejasse me aprofundar mais no conhecimento através da AUVP.

Lá atrás começando com meus pouco mais de R$1.000 podendo investir muito pouco, pude chegar aos 50k, agora com o conhecimento adquirido aqui espero chegar à 1M nos próximos 2 anos.

Aproveito pra deixar aqui os meus agradecimentos ao Raul, a toda equipe AUVP e todos os alunos que contribuem com o crescimento e aprendizado na comunidade, em especial os da Turma 13, mais conhecida como a melhor turma de todas. 🤣

Abraço a todos

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Cara, nascido no interior de Goiás (Itapuranga), morando em Goiás Velho (antiga capital do nosso estado) ha 24 anos, fui criado em ambiente rígido, financeiramente muito regrado e sem regalias, pai PM e mãe cabeleireira, cresci dentro do salão (por muitos anos foi dentro de casa, por isso levou o nome @lorensHouse - sigam mamãe no insta 😍). Sempre fui ensinado a trabalhar e tomei paixão por isso por ver meus pais trabalhando sempre, comecei desde cedo arrumando casa, consertando instalação elétrica (resolvo tudo em casa🧐) e hidráulica também (fazemos quase tudo eu e papai👨🏻‍🔧), e com isso sempre tive fascínio pela engenharia das coisas de casa, fazendo com que eu desmontasse aparelhos eletrônicos para usar partes de uns em outros para conserto (perdi alguns, apanhei e fiquei de castigo, mas aprendi muito); quando não trabalhava em casa, eu ajudava a mamãe no caixa do salão nas férias escolares, ou roçava grama e capinava o lote do vizinho que trazia muitos insetos e até alguns bichos pra casa🐸🦇🪱🐛🐌🪲🦗🕷🦎🐍.

Cresci aficcionado por esportes, fiz Karate 🥋 por uns 14 anos, até dar aula, amo basquete 🏀 e adoro qualquer esporte que posso passar o tempo 🏓🏸♟. Cresci no mundo dos games, MMORPG, MOBA, FPS, e principalmente os de estratégia, mas os que mais me tomavam meu tempo e interesse eram os de administração (sejam de empresa ou defender a base) nos quais eram os que eu sempre buscava nos sites de jogos.

Iniciei meus estudos em escola publica, fui para a particular por mérito do esforço dos meus pais e fiz jus às mensalidades pagas com muito esforço até me tornar médico aos 24 anos. Conheci o Raul no ano de 2020, quando eu estava finalizando o curso de medicina em meio ao caos da pandemia, quando fui buscar mais conhecimento no YT após um amigo me mostrar o mundo dos investimentos e o futuro promissor de viver de renda. Enquanto isso meus amigos se ajudavam com indicações e sugestões de compras, e eu com meus 500tão investidos por 6 meses, fui comprando unidades de ações fracionadas, e fazendo a técnica de apenas comprar e não vender. Minha maior fonte de informação era o canal do Investidor Sardinha, por conta da clareza e informalidade em transmitir as informações, o que me dava uma impressão de mais proximidade e sinceridade.

Quando comecei a trabalhar, tive minha própria renda (alguns meses ganhava ate 48k, outros 11k) e consegui fazer aportes maiores nos meus investimentos. Por não ter local fixo de trabalho, busco sempre ter um capital de giro para quitar minhas dividas mensais e fazer com que não me falte dinheiro, e poder aportar quase todo mês. Ja fiz uma divida por financiar uma casa com o objetivo de dar para minha mãe poder trabalhar e futuramente mudarmos para la, mas não me arrependo, pois o imóvel se valorizou quase 100%, então se preciso for, vendo por quase o dobro que comprei.

O que mais me motiva a seguir no mundo do mercado financeiro, é ver médicos em sua 6ª década de vida, se mantendo em plantões por dependência financeira, e saber que ja tiveram muitos bens e patrimônio, mas hoje não tem como se 'aposentar', ou seja, sei que comecei como eles, mas trabalho a fim de evitar o mesmo fim. O que me desmotiva é ver interesses políticos em tributar o mercado financeiro, e o crescente aumento de pessoas no mercado financeiro, o que pode trazer muita visibilidade para o cenário e fazer com que a política possa prejudicar ainda mais a nossa trajetória (torço constantemente para que isso não ocorra e que nossos colegas desta plataforma alcancem todos os seus respectivos objetivos sem estorvo dos políticos, e se estorvar nós alcança do mesmo jeito!👊). Sou extremamente aberto a novas experiências, busco constantemente conhecimento, no momento finalizando um MBA de Gestão em Saúde além da AUVP.

Pretendo não depender do meu trabalho até os 40 anos. A partir dai quero trabalhar com a medicina principalmente por paixão e não por necessidade, e quem sabe montar algo com objetivo de mudar a vida das pessoas, sem depender do trabalho com fins lucrativos.

Obrigado Deus🙏 pela oportunidade, Raul pelo interesse em nos ajudar sempre🫶, e sucesso à todos os colegas da plataforma🫵! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Ola, sou de Porto Alegre/RS e trabalho com desenvolvimento de software faz bastante tempo, além de professor na área de computação. Já passei pelo uso de vários tipos de instrumentos e técnicas, incluindo ações, opções, futuros, cripto, defi e mercado de renda fixa ao longo dos ultimos 15 anos, tanto no Brasil quanto lá fora.

Devido a diferentes prioridades ao longo do tempo e a altos e baixos não cheguei a acumular um patrimonio significativo em investimentos, e agora passando dos 40 anos vejo a necessidade de priorizar isso. Tenho acompanhado o conteudo do canal no youtube e foi a forma como cheguei por aqui.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...