Jump to content
  • 0

Marcação a Mercado - IPCA+ x Pré-fixado


José Eduardo Munhoz Gomes

Pergunta

Ola pessoal ! 


Pelo que entendi nas aulas:

 

  • Caso eu faça um resgate antecipado: Em ambos os títulos, Pré-fixados e IPCA+, irá ocorrer a marcação a mercado. Posso ganhar ou perder dinheiro, isso dependerá da taxa de juros. 
  • Caso eu resgate apenas na data de vencimento: No IPCA+, eu nunca vou perder dinheiro, pois ele é corrigido pela inflação. Já no Pré-fixado, eu posso perder dinheiro, caso a inflação neste período seja maior que a taxa de contratada na compra do título.


       Minha dúvida é : Com relação a isso, qual o sentido de comprar um Pré-fixado ? Não seria sempre mais vantajoso comprar um IPCA+ ? Pois se eu não conseguir especular com a marcação a mercado, eu apenas espero o vencimento e vou receber o valor corrigido com a inflação.

Obs: Me corrijam se eu entendi errado nas aulas
 

Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

Ola pessoal ! 


Pelo que entendi nas aulas:

 

  • Caso eu faça um resgate antecipado: Em ambos os títulos, Pré-fixados e IPCA+, irá ocorrer a marcação a mercado. Posso ganhar ou perder dinheiro, isso dependerá da taxa de juros. 
  • Caso eu resgate apenas na data de vencimento: No IPCA+, eu nunca vou perder dinheiro, pois ele é corrigido pela inflação. Já no Pré-fixado, eu posso perder dinheiro, caso a inflação neste período seja maior que a taxa de contratada na compra do título.


       Minha dúvida é : Com relação a isso, qual o sentido de comprar um Pré-fixado ? Não seria sempre mais vantajoso comprar um IPCA+ ? Pois se eu não conseguir especular com a marcação a mercado, eu apenas espero o vencimento e vou receber o valor corrigido com a inflação.

Obs: Me corrijam se eu entendi errado nas aulas
 

Bom dia José!

Ambos sofrem marcação a mercado, então também é possível perder com o IPCA+ caso a taxa de juros caia após sua compra, ou até em momentos de deflação. Eu mesmo já tive um IPCA+ com rentabilidade negativa. 

Agora, por que comprar IPCA+? Para os títulos com vencimento em 2029 (apenas para exemplo), temos IPCA+6,26% e 13,07% (prefixado). Nesse caso, se a inflação for maior que 6,81% o IPCA+ terá uma rentabilidade maior, porém, se a inflação for menor que esse valor, o prefixado terá uma rentabilidade melhor. 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fala @José Eduardo Munhoz Gomes beleza?
 

2 horas atrás, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

       Minha dúvida é : Com relação a isso, qual o sentido de comprar um Pré-fixado ? Não seria sempre mais vantajoso comprar um IPCA+ ?

 

É sempre vantajoso ter titulo IPCA+ pois no final você sempre terá seu dinheiro corrigido. Porém com o titulo prefixado você consegue travar a rentabilidade.

Imagina que você compra um prefixado 2029 pagando 13% a.a.. Se o governo conseguir derrubar a inflação nesse período o título IPCA+ vai estar pagando uma rentabilidade muito menor que os 13% que você travou até 2029.

Quando a inflação fica "controlada" o governo baixa a taxa Selic com isso o tesouro prefixado vai pagar menos também. Nesse momento você não vai conseguir os mesmos 13%.

É meio que um ciclo:
Inflação sobe
Governo Aumenta a Selic
Inflação cai
Governo diminui a Selic
Governo faz cagada
Inflação sobe
Governo aumenta a Selic
...

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Estou com uma dúvida no mesmo assunto - para evitar abrir um novo tópico, vou fazer aqui! 

 

Todo título de Tesouro, ao final, independente da rentabilidade irá entregar R$ 1.000,00 ao portador ( pelo que entendi). Como a taxa de juros vem subindo nos últimos tempos, a rentabilidade dos títulos vem caindo (inversamente proporcional, justamente para valer os R$ 1.000,00 ao final).

 

Então, qual seria o momento de fazer o resgate antecipado desse título, tendo lucro? 

Quando compro a proporção do título, 0,30 por exemplo, como calcularei a sua rentabilidade? (Seria 0,30 de 1 ?) 

Se o PREÇO DO TÍTULO NA APLICAÇÃO, vale por exemplo R$ 10.852,75 como ele vai entregar R$ 1.000,00? 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Bruno Guilherme B Fernandes disse:

Estou com uma dúvida no mesmo assunto - para evitar abrir um novo tópico, vou fazer aqui! 

 

Todo título de Tesouro, ao final, independente da rentabilidade irá entregar R$ 1.000,00 ao portador ( pelo que entendi). Como a taxa de juros vem subindo nos últimos tempos, a rentabilidade dos títulos vem caindo (inversamente proporcional, justamente para valer os R$ 1.000,00 ao final).

 

Então, qual seria o momento de fazer o resgate antecipado desse título, tendo lucro? 

Quando compro a proporção do título, 0,30 por exemplo, como calcularei a sua rentabilidade? (Seria 0,30 de 1 ?) 

Se o PREÇO DO TÍTULO NA APLICAÇÃO, vale por exemplo R$ 10.852,75 como ele vai entregar R$ 1.000,00? 

@Bruno Guilherme B Fernandes são dois títulos diferentes estes que você coloca em seu post. Vamos por partes.

Temos 3 tipos de Tesouro Direto, que são:

1) Tesouro Prefixado: este é o único que valerá exatos R$1.000,00 no vencimento e portanto o preço atual dele sempre será menor que R$1.000,00. Quanto mais longo o vencimento, menor é o valor atual dele.

2) Tesouro Selic: este título teve início lá em 2002 e o valor inicial vem sendo corrigido pela Selic desde então, por este motivo ele vale mais de R$12.000,00 hoje e no vencimento vai valer mais, pois terá a correção da Selic até lá. 

3) Tesouro IPCA+ e IPCA+ com juros semestrais: é a mesma dinâmica do Tesouro Selic, porém o valor inicial lá de 2002 é corrigido pela inflação (IPCA).

PS: qualquer um dos 3 tipos você pode comprar a partir de 1% do valor e seus múltiplos, ou seja, 1%, 2%, 10%, 33% até o equivalente a R$1.000.000,00 (este é o limite mensal de compra).

Com relação a sua dúvida, o momento de venda é quando você analisar que até o vencimento falta pouco para entregar em valor, ou seja, o título se valorizou mais que o valor teórico dele. Valor teórico é o quanto ele deveria valer naquele dia pela taxa que você contratou no dia da compra.

Espero ter ajudado, e se ficou dúvida é só falar.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Bruno Guilherme B Fernandes disse:

Estou com uma dúvida no mesmo assunto - para evitar abrir um novo tópico, vou fazer aqui! 

 

Todo título de Tesouro, ao final, independente da rentabilidade irá entregar R$ 1.000,00 ao portador ( pelo que entendi). Como a taxa de juros vem subindo nos últimos tempos, a rentabilidade dos títulos vem caindo (inversamente proporcional, justamente para valer os R$ 1.000,00 ao final).

 

Então, qual seria o momento de fazer o resgate antecipado desse título, tendo lucro? 

Quando compro a proporção do título, 0,30 por exemplo, como calcularei a sua rentabilidade? (Seria 0,30 de 1 ?) 

Se o PREÇO DO TÍTULO NA APLICAÇÃO, vale por exemplo R$ 10.852,75 como ele vai entregar R$ 1.000,00? 

Só uma pequena observação.

Pelo que entendi das aulas, me corrijam se estiver errado, funciona assim:

No caso o amigo citou que, “as taxas sobem e a rentabilidade cai”;

Acho que no caso as taxas subindo, a rentabilidade aumenta correto?

Porem o titulo desvaloriza, pois com a rentabilidade maior ele ultrapassaria o valor de 1000 no vencimento.

Seria isso não? 🤔

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/01/2023 at 10:29, Jefferson Luan Fernandes Lousa disse:

Só uma pequena observação.

Pelo que entendi das aulas, me corrijam se estiver errado, funciona assim:

No caso o amigo citou que, “as taxas sobem e a rentabilidade cai”;

Acho que no caso as taxas subindo, a rentabilidade aumenta correto?

Porem o titulo desvaloriza, pois com a rentabilidade maior ele ultrapassaria o valor de 1000 no vencimento.

Seria isso não? 🤔

Eu entendi isso também.

Se a taxa subir é o valor do título que vai descer. 

Taxa e rentabilidade vão andar juntas. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/01/2023 at 10:29, Jefferson Luan Fernandes Lousa disse:

Só uma pequena observação.

Pelo que entendi das aulas, me corrijam se estiver errado, funciona assim:

No caso o amigo citou que, “as taxas sobem e a rentabilidade cai”;

Acho que no caso as taxas subindo, a rentabilidade aumenta correto?

Porem o titulo desvaloriza, pois com a rentabilidade maior ele ultrapassaria o valor de 1000 no vencimento.

Seria isso não? 🤔

No caso das taxas subindo, a rentabilidade dos novos títulos aumentará, enquanto o seu deverá oferecer a rentabilidade contratada - por isso o valor do título diminui.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 09/01/2023 at 08:27, José Eduardo Munhoz Gomes disse:
  • Caso eu resgate apenas na data de vencimento: No IPCA+, eu nunca vou perder dinheiro, pois ele é corrigido pela inflação. Já no Pré-fixado, eu posso perder dinheiro, caso a inflação neste período seja maior que a taxa de contratada na compra do título.


       Minha dúvida é : Com relação a isso, qual o sentido de comprar um Pré-fixado ? Não seria sempre mais vantajoso comprar um IPCA+ ? 

Quando se fala em perder dinheiro é preciso entender que deixando o valor até o final, independente do título, você sempre receberá um valor maior do que você investiu, ou seja, não perde dinheiro em números. Porém a inflação diminui o poder de compra, e a longo prazo, um título pré-fixado pode te pagar mais dinheiro que você colocou mas sem o poder de compra de antes.

Investimentos pré-fixados podem ser excelentes opções quando você compra com altas taxas em momentos de diminuição da inflação, que vai fazer o IPCA+ render menos. A maioria dos investidores de renda fixa não sabem fazer marcação a mercado (eu mesmo só aprendi agora com o módulo 3 do curso) e comprar um título do tesouro pensando em manter até o final faz mais sentido.

On 11/01/2023 at 00:52, Bruno Guilherme B Fernandes disse:

Se o PREÇO DO TÍTULO NA APLICAÇÃO, vale por exemplo R$ 10.852,75 como ele vai entregar R$ 1.000,00? 

R$ 1000,00 é o valor de 1 título, e quem compra R$ 10.852,75 está comprando valores múltiplos em que cada unidade, ao final renderá R$ 1000,00.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Gente, to ressucitando o tópico por que a dúvida é muito em cima do que já foi conversado, mas relacionado a marcação a mercado e confirmando se entendi certo mesmo:

Eu entendi o seguinte, se eu tenho indicações que a taxa SELIC atual vai conseguir controlar a inflação, e talvez a mesma vá descer, vale a pena comprar um Prefixado que esteja com uma % alta e boa. Por que se a inflação cair e a SELIC for reajustada pra baixo tu vai ter lá seus sei lá, digamos 13.3% ainda.

E que se a pessoa acha que a inflação ainda vai aumentar nos próximos anos, Tesouro IPCA + (desde que a taxa seja atrativa) é uma boa.

1- Essas presunções estão corretas?
2- Com relação à marcação de mercado em si, com a foto de hoje do mercado (SELIC e IPCA atuais), eu preciso ter algum raciocínio /ponderação adicional à esse de cima, pra investir em algo que possa me beneficiar na marcação a mercado?
Exemplo, se eu pegasse um tesouro prefixado a 13.5%, pensando num chute que a inflação vai cair. E ela cai e as taxas caem, eu me beneficiaria da marcação a mercado. Mas se eu quisesse fazer um investimento em Tesouro IPCA+ eu teria chance de me beneficiar a marcação a mercado caso as taxas caissem e de me beneficiar no investimento em si caso a inflação subisse. Nesse sentido, o que é mais inteligente?

Obrigado

Editado por Tulio Tanikawa
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...