Branca Tresoldi Pires Postado ontem às 19:20 Postado ontem às 19:20 Oi, pessoal! 😊 Adorei esse tópico, @Raul sena Queria compartilhar um pouco da minha realidade e ouvir a opinião de vocês. Tenho 50 anos e 17 anos de serviço público. Eu e meu marido somos servidores públicos, então não podemos ter empresa/CNPJ exercendo função de administrador ou gerente. Pelo que entendo, isso acaba limitando bastante as possibilidades de reduzir a carga tributária usando estratégias mais “empresariais”. Mas confesso que ainda tenho dúvidas. Em 2023, realizamos um sonho - mais meu do que dele: finalizamos a construção de uma casa no sul da Bahia. Desde o início, a ideia era dupla, uso da família + renda extra com locação de temporada, já que moramos no Sudeste. Desde fevereiro de 2024, a casa está anunciada no Airbnb e no Booking.com, e a taxa de ocupação vem crescendo a cada ano 🙏 Comecei totalmente do zero, fiz cursos, fui aprendendo… inclusive cheguei na AUVP para aprender a gerir essa renda, e acabei descobrindo que nem a do meu trabalho eu geria direito 🫣 Mas tem uma coisa que ainda me incomoda bastante: a dificuldade de transformar isso em um lucro mais interessante, principalmente por causa dos impostos. Queria compartilhar os números com vocês: Em 2025 o faturamento bruto com locação de temporada foi de R$ 132.500,29 Custos aproximados: 27,5% de IR (estamos nessa alíquota por conta do trabalho "oficial") 15–16% de taxas (Airbnb e Booking) 10% do valor de cada reserva para uma pessoa que me ajuda localmente R$ 4.600/ano fixo para essa mesma pessoa 25% do valor LÍQUIDO recebido vai para custos com lavanderia, água, luz, limpeza e manutenção No fim, sobra cerca de 22% do valor total (sem considerar melhorias na casa). Aproximadamente 2500,00 mensal :( Esse ano será melhor, pq a taxa de ocupação já está subindo, mas as proporções permanecerão as mesmas. E aí vêm minhas dúvidas: 1. Esse resultado é razoável? Para quem tem experiência com empresa ou locação, esse percentual faz sentido? 2. Existe alguma forma de melhorar isso? Seja em estrutura, gestão, estratégia ou tributação — dentro das limitações de servidor público. Meu marido costuma dizer que, se o valor investido na construção estivesse aplicado, o rendimento seria maior 🫤 Mas, ao mesmo tempo… não teríamos a casa, as memórias, nem tudo o que esse projeto representa pra mim. Eu não cheguei nesse lugar por acaso, mas isso é história pra outro tópico! Então estou tentando encontrar um equilíbrio entre emoção e eficiência financeira. Se alguém já passou por algo parecido ou tiver sugestões, vou gostar muito de ouvir. 2
Marcelo R Postado 22 horas atrás Postado 22 horas atrás Ola @Branca Tresoldi Pires Quanto vale o imóvel atualmente ? Desconfio que financeiramente deva ser bem ruim... infelizmente. ( Se o imóvel valer mais de 300k, e acredito que valha bem mais, esta deixando bastante dinheiro na mesa, mas como você explicou, os motivos são outros ). Não pode receber estes rendimentos por meio de outra pessoa ? para eliminar estes 27,5% de IR ? 3 1
Branca Tresoldi Pires Postado 8 horas atrás Author Postado 8 horas atrás Bom dia @Marcelo R, obrigada. Realmente é bem ruim financeiramente né 😑 Os números não enganam. Mas é uma casa que a gente gosta, pretende manter. A região valorizou bastante e não conseguiríamos comprar/contruir no mesmo padrão e localização. A outra opção pra acabar com o esforço que gera pouca renda seria manter fechada. Que é pior ainda, pq geraria apenas custo. E a gente não tem nenhuma outra pessoa pra receber esses rendimentos... já quebrei a cabeça pra pensar em uma possibilidade de reduzir a tributação, mas não vislumbro nada. É frustrante demais, pq a gente trabalha, junta dinheiro, um trabalhão pra construir a casa (à distância), faz a locação com tudo bem certinho pra que os hóspedes tenham uma experiência boa e o leão vem e come quase 1/3. Continuo estudando pra tentar achar um caminho! Ouvir vcs é bom! 1
Amanda Santos#2716 Postado 4 horas atrás Postado 4 horas atrás Bom dia @Branca Tresoldi Pires tudo bem? Parabéns pelo imóvel! É maravilhoso quando conseguimos conquistar um sonho ♥️ Bom, realmente pagar tributação como pessoa física é triste. A carga tributária é um absurdo e leva boa parte da sua renda. Abrir um CNPJ aqui seria a melhor opção pra vocês, mas entendo que hoje pra vocês essa opção seria impossível. Realizando uma pesquisa, eu encontrei no JusBrasil um estudo sobre esse assunto e acredito que talvez conversando com um advogado vocês podem encontrar alguma solução. Pela minha pesquisa caso vocês estejam na empresa como sócios acionistas por exemplo, me parece que não teria nenhum impedimento. Porém isso mudaria completamente a operação do negócio de vocês, uma vez que vocês não poderiam estar atuando no operacional. @Eddy Paulini conhece algum advogado aqui na comunidade que poderia ajudar a Branca com esse assunto? Espero que dê certo e que vocês consigam fazer um planejamento para pagar menos imposto Branca 🤞 2
Eddy Paulini Postado 4 horas atrás Postado 4 horas atrás Boa tarde, @Branca Tresoldi Pires ! Tudo bom? Em complemento em nossos amigos, aqui na comunidade vejo direto o @Pedro Monaco Ramalho que é advogado e super solícito! 1
Branca Tresoldi Pires Postado 2 horas atrás Author Postado 2 horas atrás 2 horas atrás, Amanda Santos#2716 disse: Bom dia @Branca Tresoldi Pires tudo bem? Parabéns pelo imóvel! É maravilhoso quando conseguimos conquistar um sonho ♥️ Bom, realmente pagar tributação como pessoa física é triste. A carga tributária é um absurdo e leva boa parte da sua renda. Abrir um CNPJ aqui seria a melhor opção pra vocês, mas entendo que hoje pra vocês essa opção seria impossível. Realizando uma pesquisa, eu encontrei no JusBrasil um estudo sobre esse assunto e acredito que talvez conversando com um advogado vocês podem encontrar alguma solução. Pela minha pesquisa caso vocês estejam na empresa como sócios acionistas por exemplo, me parece que não teria nenhum impedimento. Porém isso mudaria completamente a operação do negócio de vocês, uma vez que vocês não poderiam estar atuando no operacional. @Eddy Paulini conhece algum advogado aqui na comunidade que poderia ajudar a Branca com esse assunto? Espero que dê certo e que vocês consigam fazer um planejamento para pagar menos imposto Branca 🤞 Oi @Amanda Santos#2716, muito obrigada 🧡 CNPJ poderíamos reduzir para 11%, mas os dois sendo servidores não existe essa possibilidade. Seria viável se tivéssemos mais imóveis para alugar e que compensasse contratar uma pessoa para o operacional e um contador (que é obrigatório...). No nosso caso, uma casa apenas (quase um hobbie), não vale a pena. Obrigada pelo carinho! 1
Branca Tresoldi Pires Postado 1 hora atrás Author Postado 1 hora atrás 2 horas atrás, Eddy Paulini disse: Boa tarde, @Branca Tresoldi Pires ! Tudo bom? Em complemento em nossos amigos, aqui na comunidade vejo direto o @Pedro Monaco Ramalho que é advogado e super solícito! Muito obrigada @Eddy Paulini 🙂 1
Pedro Monaco Ramalho Postado 53 minutos atrás Postado 53 minutos atrás @Branca Tresoldi Pires, boa tarde! Tudo bem? @Eddy Paulini, como sempre, muito obrigado por lembrar de meu nome por aqui! Fico sempre feliz de ajudar. Branca, vamos lá! Seu caso já é um pouco mais complexo de ajudar sem efetivamente fazer um trabalho sobre, analisando certinho tudo o que vai interferir na sua carga tributária, mas vou tentar ao máximo por aqui e, caso queira algo mais aprofundado, me chama que vemos o que conseguimos fazer! Vou focar no aspecto tributário já que os demais me parecem muito mais voltados ao mercado ou negociação com as outras partes envolvidas, o que foge um pouco do direito. Outra coisa, as ideias que vieram a minha mente realmente não são "certeza", se elas vão ser boas ou não realmente depende de ver todos os seus rendimentos, principalmente agora com o novo IR que observa muito mais os recebimentos globais com o IR Mínimo. Primeiro, a limitação de gestor de empresa não é total, então depende um pouco a função que vocês exercem no serviço público, bem como da atividade da empresa. Porém, mesmo partindo do pressuposto de que vocês estão sim limitados a isso, é importante saber que vocês têm outros caminhos. Por exemplo, pensar em uma holding, mesmo que não estejam como diretores. Sendo assim, talvez seja possível sim estabelecer uma holding para vocês. O bom de incluir uma holding agora (sim, o governo conseguiu fazer as holdings voltarem a ter algum sentido) é que, além dos benefícios em sucessão, talvez seja uma forma de manter os lucros da holding dentro dela mesmo para crescer o patrimônio imobiliário, se for o seu desejo (que assumi que pode ser pelo resto de sua mensagem). Outros caminhos são até possíveis, mas não acho que realmente tragam um grande ganho tributário para vocês. Se quiser bater um papo mais longo sobre, só chamar! Pedro Ramalho OAB/SP 443.047 1
Recommended Posts