Jump to content
  • 0

Rentabilidade Selic


José Eduardo Munhoz Gomes

Pergunta

Olá Pessoal !
Tenho umas dúvidas bem simples, mas estou confundindo um pouco, se alguém puder me ajudar agradeço =)

Segue a tabela abaixo da taxa Selic por mês, retirada no site da receita federal:


image.png.3318ed8c4d3ca398db6c8b55ff5dc85e.png

Pergunta 1) Para saber a taxa Selic de 2022, é só somar todas as porcentagens de cada mês ? 
  No caso seria de 11,73% ?

Pergunta 2) Por exemplo: se eu comprasse um título a R$ 100,00  no início de 2022. E este título rendesse 100% da Selic. No final do ano, é correto afirmar então que eu teria R$ 111,73 em caixa ? 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Fala @José Eduardo Munhoz Gomes beleza. É quase isso ai. Porém não é só somar esses valores. Você precisa procurar por taxa selic acumulada que em 2022 foi de 12,38%. 

Eu achava que era só somar janeiro ~ dezembro, mas pelo visto tem uma conta diferente a ser feita. Pois se somar dá 11,73% e não os 12,38%

 

Mas o calcular de rendimento seria este mesmo. 100,00 * 1.1238

Editado por Heberth Jorge Feres
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

é juros sobre juros, ou seja, a rentabilidade não é uma soma normal, é uma soma geométrica (não lembro se esse é o nome), mas seria = (1.0073*1.0076*1.0093....*1.0112) quando vc multiplica esses valores vai dar certinho. os 12,38% - vai dar um resultado tipo 1.1238 - ai vc tira o 1 e transforma em porcentagem e fica (1).1238 ;; 12.38%

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
30 minutes ago, Victor Hugo Freire Souza Barcelos Guimarães disse:

é juros sobre juros, ou seja, a rentabilidade não é uma soma normal, é uma soma geométrica (não lembro se esse é o nome), mas seria = (1.0073*1.0076*1.0093....*1.0112) quando vc multiplica esses valores vai dar certinho. os 12,38% - vai dar um resultado tipo 1.1238 - ai vc tira o 1 e transforma em porcentagem e fica (1).1238 ;; 12.38%

Não sabia que era este o calculo. Pior que na internet o pessoal fala que é pra somar. E não da certo. Valeu por esclarecer este ponto.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Heberth Jorge Feres disse:

Não sabia que era este o calculo. Pior que na internet o pessoal fala que é pra somar. E não da certo. Valeu por esclarecer este ponto.

@Heberth Jorge Feres é como o @Victor Hugo Freire Souza Barcelos Guimarães disse, o cálculo é juros compostos, ou seja,

R$100,00 x (1+0,0073) = R$100,73

R$100,73 x (1+0,0076) = R$101,50

R$101,50 x (1+0,0093) = R$102,44 

e vai até dezembro acumulando mês sobre mês, cada um com o seu percentual. Por isso se somarmos os meses vamos ter juros simples e não compostos.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

A legal pessoal
Agora entendi bem !


Bom!  Aproveitando o assunto, fiz uma tabela no Excel só para tirar a prova real. E realmente deu certo. Reparem na fórmula que fiz da tabela da taxa Selic, no final foi exatamente igual aos 12,38%.
Da mesma forma, aproveite para fazer a mesma análise com o IPCA de 2022, com a mesma fórmula. E realmente deu o IPCA do ano de 2022 de 5,79% (No Excel deu 5,78%, deve ter sido por causa de arredondamento)
image.png.f58251caf800a0ccf15764248cdc4a93.png

Esta correto esta análise ?

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
26 minutes ago, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

A legal pessoal
Agora entendi bem !


Bom!  Aproveitando o assunto, fiz uma tabela no Excel só para tirar a prova real. E realmente deu certo. Reparem na fórmula que fiz da tabela da taxa Selic, no final foi exatamente igual aos 12,38%.
Da mesma forma, aproveite para fazer a mesma análise com o IPCA de 2022, com a mesma fórmula. E realmente deu o IPCA do ano de 2022 de 5,79% (No Excel deu 5,78%, deve ter sido por causa de arredondamento)
image.png.f58251caf800a0ccf15764248cdc4a93.png

Esta correto esta análise ?

 

@José Eduardo Munhoz Gomes, sim, seus cálculos estão corretos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

A legal pessoal
Agora entendi bem !


Bom!  Aproveitando o assunto, fiz uma tabela no Excel só para tirar a prova real. E realmente deu certo. Reparem na fórmula que fiz da tabela da taxa Selic, no final foi exatamente igual aos 12,38%.
Da mesma forma, aproveite para fazer a mesma análise com o IPCA de 2022, com a mesma fórmula. E realmente deu o IPCA do ano de 2022 de 5,79% (No Excel deu 5,78%, deve ter sido por causa de arredondamento)
image.png.f58251caf800a0ccf15764248cdc4a93.png

Esta correto esta análise ?

 

Não sei qual foi o intuito de fazer a conta com o IPCA também. Você poderia ter feito invertido. Da vez do IPCA somar no montante deveria subtrair, desvalorizando o montante. No caso de investimento atrelado ao IPCA sempre tem um prêmio além do porcentual do IPCA. Ex: IPCA+5,68%

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia @Heberth Jorge Feres
Não entendi porque você diz para subtrair do montante. O IPCA não é um rendimento ? porque deveria subtrair do montante ? 

O meu intuito, na verdade, seria compara-los para realmente saber se eles funcionam da forma como entendi. Se o IPCA está aumentando muito, então o governo aumenta a SELIC para controlar essa inflação. E vice-versa. Esta correto isso certo ?
Mas pela análise que fiz do ano de 2022, por exemplo, isso não ocorre. Fiz ate um gráfico dos 2 para ver com mais clareza.
Podemos ver bem, que nos meses de Junho ate Julho o IPCA teve uma boa queda, e mesmo assim a SELIC continuou subindo. Não deveria ter caído também ?
Estou tirando conclusões erradas ? 
image.png.181b30cf817c315dd223b67cd93d7e07.png

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
32 minutes ago, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

Bom dia @Heberth Jorge Feres
Não entendi porque você diz para subtrair do montante. O IPCA não é um rendimento ? porque deveria subtrair do montante ? 

O meu intuito, na verdade, seria compara-los para realmente saber se eles funcionam da forma como entendi. Se o IPCA está aumentando muito, então o governo aumenta a SELIC para controlar essa inflação. E vice-versa. Esta correto isso certo ?
Mas pela análise que fiz do ano de 2022, por exemplo, isso não ocorre. Fiz ate um gráfico dos 2 para ver com mais clareza.
Podemos ver bem, que nos meses de Junho ate Julho o IPCA teve uma boa queda, e mesmo assim a SELIC continuou subindo. Não deveria ter caído também ?
Estou tirando conclusões erradas ? 
image.png.181b30cf817c315dd223b67cd93d7e07.png

José, acredito que ele falou pra diminuir do montante pra você calcular o ganho real do seu investimento.

O IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) é o índice mais utilizado pra medir a inflação (perda do valor de compra do dinheiro) de um determinado período.

Ou seja, quando você faz um investimento atrelado ao IPCA+x%, dizemos que você está obtendo um ganho REAL daqueles x%, pois, apesar do percentual do IPCA contar no seu rendimento, ele também está "retirando" esse poder de compra do seu dinheiro. 

Vamos pra um exemplo pra ver se fica mais claro:

Nesse momento R$ 100 compram 20 quantidades de um determinado produto. E você decide investir esses R$ 100 por um período de um ano a partir de agora.

Vamos supor que o IPCA desse período que o seu dinheiro ficou investido foi de 5%, isso significa que agora pra você comprar a mesma 20 quantidades daquele mesmo produto você precisa pagar R$ 105,00.

Então se no momento que você investiu os R$ 100, você pegou a taxa selic, e a Selic foi de 12%, podemos dizer que você teve um lucro REAL de 7% (12% do rendimento da Selic no período - 5% que foi a inflação IPCA), claro que para obter o lucro real de verdade você ainda precisaria descontar o IR, mas vamos deixar ele de lado nesse momento pra não complicar o entendimento.

Portanto nesse exemplo e pra esse período um investimento na taxa Selic teve um ganho real maior do que o IPCA+5%:

SELIC - Teria rendido 12% (Lucro real 7%)

IPCA+5% - Teria rendido 10% (Lucro real 5%)

Agora e se a inflação fosse de 8%?

SELIC - Teria rendido 12% (Lucro real 4%)

IPCA+5% - Teria rendido 13% (Lucro real 5%)

Acredito que daí que veio a sugestão de você "descontar" o IPCA do cálculo do rendimento.

Espero que tenha conseguido ajudar com alguma informação.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Leonardo Salles Binato Agora entendi perfeitamente ! 
Vou colocar esse seu exemplo na parede do meu quarto aakakakkakak
Por muito tempo eu não conseguia entender como funcionava o Indexado a inflação (IPCA+), e sua diferença em relação ao Pós-fixado (SELIC).
Agora entendi também, como o IPCA+ sofre marcação a mercado ! 
Com esse exemplo ficou muito claro agora ! 
Obrigado mesmo ! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
51 minutes ago, José Eduardo Munhoz Gomes disse:

@Leonardo Salles Binato Agora entendi perfeitamente ! 
Vou colocar esse seu exemplo na parede do meu quarto aakakakkakak
Por muito tempo eu não conseguia entender como funcionava o Indexado a inflação (IPCA+), e sua diferença em relação ao Pós-fixado (SELIC).
Agora entendi também, como o IPCA+ sofre marcação a mercado ! 
Com esse exemplo ficou muito claro agora ! 
Obrigado mesmo ! 

Que maravilha que consegui te auxiliar na compreensão!

Sempre que tiver alguma dúvida estamos aqui pra ajudar!

Abraço!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...