Jump to content
  • 0

Empréstimo para o meu pai - 650k


Convidado Anônimo

Pergunta

Pessoal, bom dia tudo bem?

Fiz merda e venho aqui pedir conselhos, nem que seja um "esquece e segue a vida".

Emprestei 650k para meu pai em 2018 para ele quitar o Ap dele. Ele pagou juros por 1 ano R$4000,00 por mês e nunca fez nenhum abatimento da dívida. Depois não pagou mais os juros e eu tô realmente precisando que ele me pague, esse dinheiro hoje faria diferença na minha vida.

Conversei com ele e ele disse que quando vender a casa que ele tem -além do ap- vai me pagar (a casa vale entre 2kk e 2,5kk, mas ele quer vender a 3kk).

Nesta conversa ele combinou comigo até a forma de pagamento (a cada valor que entrasse da venda da casa ele me dá 70% até quitar). Isso foi em abril de 2022 até agora não anunciou a casa nem tirou fotos. Fez uma reforma na casa para facilitar a venda.

Meu pai tá vivendo um estilo de vida muito acima da renda dele, viaja bastante, gasta muito. E não me paga.

NÃO CONSIGO DIZER NÃO PRA ELE.

Como meus pais separaram muito cedo eu tenho essa necessidade de aprovação dele muito latente em mim. Quase mendigando amor...

Amo ele muito e sou grata pois meu primeiro negócio foi ele quem me apoiou. 

Me sinto usada...

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Guest Anônimo disse:

Pessoal, bom dia tudo bem?

Fiz merda e venho aqui pedir conselhos, nem que seja um "esquece e segue a vida".

Emprestei 650k para meu pai em 2018 para ele quitar o Ap dele. Ele pagou juros por 1 ano R$4000,00 por mês e nunca fez nenhum abatimento da dívida. Depois não pagou mais os juros e eu tô realmente precisando que ele me pague, esse dinheiro hoje faria diferença na minha vida.

Conversei com ele e ele disse que quando vender a casa que ele tem -além do ap- vai me pagar (a casa vale entre 2kk e 2,5kk, mas ele quer vender a 3kk).

Nesta conversa ele combinou comigo até a forma de pagamento (a cada valor que entrasse da venda da casa ele me dá 70% até quitar). Isso foi em abril de 2022 até agora não anunciou a casa nem tirou fotos. Fez uma reforma na casa para facilitar a venda.

Meu pai tá vivendo um estilo de vida muito acima da renda dele, viaja bastante, gasta muito. E não me paga.

NÃO CONSIGO DIZER NÃO PRA ELE.

Como meus pais separaram muito cedo eu tenho essa necessidade de aprovação dele muito latente em mim. Quase mendigando amor...

Amo ele muito e sou grata pois meu primeiro negócio foi ele quem me apoiou. 

Me sinto usada...

 

 

Boa tarde!

Olha, empréstimo pra familiar não existe, é doação, mas falando de 650 mil é muito dinheiro. Eu tentaria conversar com ele pra diminuir esse estilo de vida e tentar ir pagando, ou ao menos colocar um dos imóveis para alugar e te passar esses valores, depende muito da sua relação com ele. Caso não funcione, o negócio é esquecer e seguir a vida, afinal, uma hora esses imóveis vão passar pra você.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
2 horas atrás, Guest Anônimo disse:

Pessoal, bom dia tudo bem?

Fiz merda e venho aqui pedir conselhos, nem que seja um "esquece e segue a vida".

Emprestei 650k para meu pai em 2018 para ele quitar o Ap dele. Ele pagou juros por 1 ano R$4000,00 por mês e nunca fez nenhum abatimento da dívida. Depois não pagou mais os juros e eu tô realmente precisando que ele me pague, esse dinheiro hoje faria diferença na minha vida.

Conversei com ele e ele disse que quando vender a casa que ele tem -além do ap- vai me pagar (a casa vale entre 2kk e 2,5kk, mas ele quer vender a 3kk).

Nesta conversa ele combinou comigo até a forma de pagamento (a cada valor que entrasse da venda da casa ele me dá 70% até quitar). Isso foi em abril de 2022 até agora não anunciou a casa nem tirou fotos. Fez uma reforma na casa para facilitar a venda.

Meu pai tá vivendo um estilo de vida muito acima da renda dele, viaja bastante, gasta muito. E não me paga.

NÃO CONSIGO DIZER NÃO PRA ELE.

Como meus pais separaram muito cedo eu tenho essa necessidade de aprovação dele muito latente em mim. Quase mendigando amor...

Amo ele muito e sou grata pois meu primeiro negócio foi ele quem me apoiou. 

Me sinto usada...

 

 

Que loucura, jamais aceitaria isso, chegue até ele em uma conversa franca e diga que vai você mesmo anunciar a casa para resolver essa situação.

Jamais que eu aceitaria alguém viajando, gastando, torrando, enquanto eu preciso do meu dinheiro, que abuso...

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
48 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde!

Olha, empréstimo pra familiar não existe, é doação, mas falando de 650 mil é muito dinheiro. Eu tentaria conversar com ele pra diminuir esse estilo de vida e tentar ir pagando, ou ao menos colocar um dos imóveis para alugar e te passar esses valores, depende muito da sua relação com ele. Caso não funcione, o negócio é esquecer e seguir a vida, afinal, uma hora esses imóveis vão passar pra você.

Obrigada! 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
28 minutes ago, Raul Sena disse:

Que loucura, jamais aceitaria isso, chegue até ele em uma conversa franca e diga que vai você mesmo anunciar a casa para resolver essa situação.

Jamais que eu aceitaria alguém viajando, gastando, torrando, enquanto eu preciso do meu dinheiro, que abuso...

Obrigada! Vou tentar e volto aqui para contar.

Como eu disse, o relacionamento é bem complicado e eu acho que meu pai sabe disso e usa isso. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Guest Anônimo disse:

Pessoal, bom dia tudo bem?

Fiz merda e venho aqui pedir conselhos, nem que seja um "esquece e segue a vida".

Emprestei 650k para meu pai em 2018 para ele quitar o Ap dele. Ele pagou juros por 1 ano R$4000,00 por mês e nunca fez nenhum abatimento da dívida. Depois não pagou mais os juros e eu tô realmente precisando que ele me pague, esse dinheiro hoje faria diferença na minha vida.

Conversei com ele e ele disse que quando vender a casa que ele tem -além do ap- vai me pagar (a casa vale entre 2kk e 2,5kk, mas ele quer vender a 3kk).

Nesta conversa ele combinou comigo até a forma de pagamento (a cada valor que entrasse da venda da casa ele me dá 70% até quitar). Isso foi em abril de 2022 até agora não anunciou a casa nem tirou fotos. Fez uma reforma na casa para facilitar a venda.

Meu pai tá vivendo um estilo de vida muito acima da renda dele, viaja bastante, gasta muito. E não me paga.

NÃO CONSIGO DIZER NÃO PRA ELE.

Como meus pais separaram muito cedo eu tenho essa necessidade de aprovação dele muito latente em mim. Quase mendigando amor...

Amo ele muito e sou grata pois meu primeiro negócio foi ele quem me apoiou. 

Me sinto usada...

 

 

Eu acho que o erro foi não entrar com seu nome em participação na casa ao invés de simplesmente emprestar para ele quitar. Isso garantiria pelo menos 50% do bem mesmo que qualquer coisa acontecesse (ainda dá tempo se ele colaborar).
Mas como os outros já disseram, não é empréstimo, é doação. Não é possível esperar que ele te pague. Assim, não vejo como você está sendo usada já que doou o dinheiro "para a caridade".
O máximo você pode falar com ele se o dinheiro está te fazendo falta de alguma forma. Mesmo assim, eu não esperaria muito retorno.

Editado por Rodrigo Nunes Endres
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Gostaria de discordar dos amigos e do Raul inclusive, isso que falam de não existe empréstimo para parentes que é doação, é uma coisa romântica que o Raul disse e que foi extrapolado...

Ninguém empresta 650 fucking mil reais, pensando que é uma doação e que nunca mais vai ver o dinheiro ! a pessoa pensa que esta ajudando !

Uma coisa é você emprestar (doar) 1000 reais pra um parente no aperto etc... e achar que não vai receber e deixar quieto... outra coisa são 650 VEZES isso.

Talvez foi uma falha não deixar as coisas claras ou até mesmo ter feito da forma que o Rodrigo disse colocando no seu nome uma parte.

Sobre isso dele ter lhe ajudado, duvido muito que tenha sido neste montante, e se foi um valor alto, ele deveria ter deixado claro que estava cobrando de volta com juros e correção.

Separe as coisas dentro de você e não pense que tem que comprar o amor dele, se ele estiver colocando preço no amor, infelizmente você vai sofrer bastante mas vai precisar entender que ele tem o foco em outras coisas.

É difícil demais pra gente dar "pitaco" nas coisas sem nem conhecer ninguém nem nada, então caso eu esteja sendo injusto com as palavras já peço desculpas de antemão.

Faça como o Raul sugeriu, seja franca e direta ! coloquei todas cartas na mesa e fale pra ele em detalhes como você esta se sentido...

Se achar que não vai conseguir chegar ao fim da conversa, posso sugerir o seguinte:

Combine um dia falando que precisa muito conversar com ele, escreva uma carta falando tudo que gostaria de falar e explicando como se sente, e no final uma "chamada pra ação" perguntando como vão fazer para consertar tudo isso que esta sendo causado emocionalmente (de difícil reparo) e financeiramente.

Na hora do encontro, sente-se junto com ele, estregue a carta, peça pra ele ler e em seguida conversem...  

 

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
45 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Gostaria de discordar dos amigos e do Raul inclusive, isso que falam de não existe empréstimo para parentes que é doação, é uma coisa romântica que o Raul disse e que foi extrapolado...

Ninguém empresta 650 fucking mil reais, pensando que é uma doação e que nunca mais vai ver o dinheiro ! a pessoa pensa que esta ajudando !

Uma coisa é você emprestar (doar) 1000 reais pra um parente no aperto etc... e achar que não vai receber e deixar quieto... outra coisa são 650 VEZES isso.

Talvez foi uma falha não deixar as coisas claras ou até mesmo ter feito da forma que o Rodrigo disse colocando no seu nome uma parte.

Sobre isso dele ter lhe ajudado, duvido muito que tenha sido neste montante, e se foi um valor alto, ele deveria ter deixado claro que estava cobrando de volta com juros e correção.

Separe as coisas dentro de você e não pense que tem que comprar o amor dele, se ele estiver colocando preço no amor, infelizmente você vai sofrer bastante mas vai precisar entender que ele tem o foco em outras coisas.

É difícil demais pra gente dar "pitaco" nas coisas sem nem conhecer ninguém nem nada, então caso eu esteja sendo injusto com as palavras já peço desculpas de antemão.

Faça como o Raul sugeriu, seja franca e direta ! coloquei todas cartas na mesa e fale pra ele em detalhes como você esta se sentido...

Se achar que não vai conseguir chegar ao fim da conversa, posso sugerir o seguinte:

Combine um dia falando que precisa muito conversar com ele, escreva uma carta falando tudo que gostaria de falar e explicando como se sente, e no final uma "chamada pra ação" perguntando como vão fazer para consertar tudo isso que esta sendo causado emocionalmente (de difícil reparo) e financeiramente.

Na hora do encontro, sente-se junto com ele, estregue a carta, peça pra ele ler e em seguida conversem...  

 

Muito obrigada, foi sim muito bom ler isso.

Não era doação, era empréstimo, acredito ainda que as duas partes sabiam disso.

Ele precisava quitar o apartamento e eu tinha o valor, nunca nem pensei que ele poderia não me pagar. Ele me deu até cheques que deveríamos ir depositando. Aí veio a pandemia e lascou tudo.

Nunca depositei os cheques pois sabia que ele não tinha. Depois da pandemia a empresa deu problema (eram cheques de 30mil cada).

O que me dói é ver ele mantendo o padrão de vida sabe, mas acho que ele não tem a intenção de me prejudicar.

Vou conversar sim. Volto aqui pra contar.

Obrigada pela força.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

É bem difícil teu caso, e como o @Marcelo Ribeiro disse, 650k é muito dinheiro para ser dado, pelo menos na minha realidade. 

E a pergunta que fica, teu pai sabe que você esta precisando do dinheiro? Uma coisa é você esta querendo/precisando receber e ele não tem ideia disso. Converse com ele, exponha o teu lado, e vamos atras de vender essa casa! 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

É complicado quando a gente não sabe como é a relação entre você e seu pai. Mas na teoria, amor e atenção não se compra. Em teoria, seu pai daria a vida por você (tenho um filho de 22 anos). Pais também querem ser amados pelos filhos e acredito que ele daria um jeito (nem que fosse emprestando de outra pessoa) de te pagar se soubesse que isso está afetando você e que pode fazer vc gostar menos dele. Bom isso é a teoria, não conheço seu pai. Mas a minha opinião, que óbvio não vale nada neste contexto que não conheço, é que você não tem nada a perder de abrir o jogo com ele e deixar claro que isso está te machucando. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 horas atrás, Guest Anônimo disse:

Pessoal, bom dia tudo bem?

Fiz merda e venho aqui pedir conselhos, nem que seja um "esquece e segue a vida".

Emprestei 650k para meu pai em 2018 para ele quitar o Ap dele. Ele pagou juros por 1 ano R$4000,00 por mês e nunca fez nenhum abatimento da dívida. Depois não pagou mais os juros e eu tô realmente precisando que ele me pague, esse dinheiro hoje faria diferença na minha vida.

Conversei com ele e ele disse que quando vender a casa que ele tem -além do ap- vai me pagar (a casa vale entre 2kk e 2,5kk, mas ele quer vender a 3kk).

Nesta conversa ele combinou comigo até a forma de pagamento (a cada valor que entrasse da venda da casa ele me dá 70% até quitar). Isso foi em abril de 2022 até agora não anunciou a casa nem tirou fotos. Fez uma reforma na casa para facilitar a venda.

Meu pai tá vivendo um estilo de vida muito acima da renda dele, viaja bastante, gasta muito. E não me paga.

NÃO CONSIGO DIZER NÃO PRA ELE.

Como meus pais separaram muito cedo eu tenho essa necessidade de aprovação dele muito latente em mim. Quase mendigando amor...

Amo ele muito e sou grata pois meu primeiro negócio foi ele quem me apoiou. 

Me sinto usada...

 

 

Boa tarde, por aqui tudo bem, e aí?

Li tudo aqui e tem muita coisa bacana, mas acho que além da ajuda do pessoal aqui você também precisa de ajuda profissional, você já reconhece que não consegue dizer não e que tem uma necessidade de aprovação dele. Além de seguir o que a galera
propôs sugiro procurar um psicólogo e se abrir mesmo, dizendo a relação que tem.
 

 

Se seu pai em algum momento percebeu a sua "fraqueza" ele pode estar se utilizando dela, não tem como eu avaliar aqui, mas é uma possibilidade e sendo isso ele vai saber te manipular, então acaba sendo mais difícil de conseguir resolver a situação sem uma ajuda profissional de como lidar e interpretar o que está ocorrendo tanto na sua cabeça quanto na relação entre os dois.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 31/01/2023 at 09:21, Guest Anônimo disse:

Pessoal, bom dia tudo bem?

Fiz merda e venho aqui pedir conselhos, nem que seja um "esquece e segue a vida".

Emprestei 650k para meu pai em 2018 para ele quitar o Ap dele. Ele pagou juros por 1 ano R$4000,00 por mês e nunca fez nenhum abatimento da dívida. Depois não pagou mais os juros e eu tô realmente precisando que ele me pague, esse dinheiro hoje faria diferença na minha vida.

Conversei com ele e ele disse que quando vender a casa que ele tem -além do ap- vai me pagar (a casa vale entre 2kk e 2,5kk, mas ele quer vender a 3kk).

Nesta conversa ele combinou comigo até a forma de pagamento (a cada valor que entrasse da venda da casa ele me dá 70% até quitar). Isso foi em abril de 2022 até agora não anunciou a casa nem tirou fotos. Fez uma reforma na casa para facilitar a venda.

Meu pai tá vivendo um estilo de vida muito acima da renda dele, viaja bastante, gasta muito. E não me paga.

NÃO CONSIGO DIZER NÃO PRA ELE.

Como meus pais separaram muito cedo eu tenho essa necessidade de aprovação dele muito latente em mim. Quase mendigando amor...

Amo ele muito e sou grata pois meu primeiro negócio foi ele quem me apoiou. 

Me sinto usada...

 

 

Bom dia, olha não sou a melhor pessoa pra dar esse tipo de conselho não, pois não tenho esse amor que me mata não, a primeira coisa que pensaria é em me amar primeiro, ser grata não deve ser sinônimo de ser boba, ele te ajudou e vc ajudou ele, vcs combinaram e ele não cumpriu, então deveria cobrar com mais afinco, ainda meus que está te fazendo falta, e ele tá torrando dinheiro sem dó e nem aí pra vc, não sei se vc é casada ou não, se mora em sua casa ou de aluguel, mas já que ele não te paga, se der, vai morar na casa dele e perturbe bastante, se ele reclamar, basta dizer que está quebrada e precisa do dinheiro..assim ele te paga pra sair de lá, só acho!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Nossa, só conselho bom! Vocês são legais demais.

Sim, vou chamar para uma conversa franca assim que for possível. 

Sim, vou procurar levar isso pra psicóloga.

Não pago aluguel e moro com a minha família nuclear (eu, marido e filhos), não dá pra ir morar lá na casa do meu pai, bem radical essa medida, kkkkk...

Só tenho a agradecer a sinceridade e humanidade de vocês. ☺️

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 31/01/2023 at 15:04, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

É bem difícil teu caso, e como o @Marcelo Ribeiro disse, 650k é muito dinheiro para ser dado, pelo menos na minha realidade. 

E a pergunta que fica, teu pai sabe que você esta precisando do dinheiro? Uma coisa é você esta querendo/precisando receber e ele não tem ideia disso. Converse com ele, exponha o teu lado, e vamos atras de vender essa casa! 

Muitas vezes o que a gente acha óbvio não é tão óbvio. Por isso mesmo vou ter essa conversa. Obrigada!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 31/01/2023 at 09:21, Guest Anônimo disse:

Pessoal, bom dia tudo bem?

Fiz merda e venho aqui pedir conselhos, nem que seja um "esquece e segue a vida".

Emprestei 650k para meu pai em 2018 para ele quitar o Ap dele. Ele pagou juros por 1 ano R$4000,00 por mês e nunca fez nenhum abatimento da dívida. Depois não pagou mais os juros e eu tô realmente precisando que ele me pague, esse dinheiro hoje faria diferença na minha vida.

Conversei com ele e ele disse que quando vender a casa que ele tem -além do ap- vai me pagar (a casa vale entre 2kk e 2,5kk, mas ele quer vender a 3kk).

Nesta conversa ele combinou comigo até a forma de pagamento (a cada valor que entrasse da venda da casa ele me dá 70% até quitar). Isso foi em abril de 2022 até agora não anunciou a casa nem tirou fotos. Fez uma reforma na casa para facilitar a venda.

Meu pai tá vivendo um estilo de vida muito acima da renda dele, viaja bastante, gasta muito. E não me paga.

NÃO CONSIGO DIZER NÃO PRA ELE.

Como meus pais separaram muito cedo eu tenho essa necessidade de aprovação dele muito latente em mim. Quase mendigando amor...

Amo ele muito e sou grata pois meu primeiro negócio foi ele quem me apoiou. 

Me sinto usada...

 

 

Seu pais sofrendo um risco sério em não quitar o financiamento.

O Imóvel só é transferido para seu pai quando o financiamento é quitado.

Se seu pai se tornar inadimplente por tempo demais, o Banco irá tomar algumas providencias.

1° Despejar seu pai e recuperar o imóvel;

2° Colocar o Imóvel para Leilão;

3° Como os imóveis são mais baratos quando são leiloados, dependendo do que constar no contrato,, seu pai ainda vai dever ao banco, porque a instituição financeira vai recuperar o valor do Leilão e o Valor quitado Inicialmente, mas seu pai ainda vai dever ao Banco a diferença do valor inicialmente contratado.

Convence seu pai a vender o imóvel que permita quitar o financiamento, caso contrário, vai ser mais difícil recuperar parte do dinheiro se independente do que o Banco faça, seu pai irá continuar com dívida.

E Sorte que você não dividiu o financiamento com ele, pois metade da dívida seria sua.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...