Jump to content

Loucura nos investimentos


Recommended Posts

Já li em algum lugar sobre isso.  O que acontece é que o chatgpt não tem a base de dados atualizada, acho que são dados até 2021, e na simulação feita, Oi, Americanas e uma terceira que agora não me recordo estavam nas recomendações.

Se quiser correr o risco.....

Esse negócio de Inteligência Artificial está ficando cada dia mais interessante e perigoso, lembrando muito o HAL do filme 2001 Odisséia no Espaço.  Quem tem cabelos brancos vai se lembrar do filme.  As sardinhas mais novinhas, talvez não....

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Rodrigo Nunes Endres disse:

Se você prefere que uma maquina decida o que é melhor para seu dinheiro. Mas duvido que alguém venda um programa desses, ou mesmo deixe de graça, pois quem perder dinheiro vai colocar a culpa no programador. Terceiriza o problema.

não e questao de decidi, ajudar a decidi, tipo buscando relatorios e informações sobre as empresas, sem quer você tenha que ficra buscando manualmente. 

Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Jerfesson Da Silva Melo disse:

Sabemos que uma coisa que pode atrapalhar numa tomada de decisão e o nosso emocional, se conseguíssemos se separar do emocional seríamos melhores investidores?

será que o ChapGPT poderia nos ajudar a investir melhor? 

loucura da madrugada #insônia

Por coincidência assisti um viciei hoje de um economista testando o chapgtp, cara na boa , ele deu vários sambariloves como resposta , e enfim a princípio tem áreas que o chatgtp não tem tanta assertividade como por exemplo você pedir a receita d e um bolo !

mas falando em investir , siga o método burro , seleciones ativos , avalie você memso (e traga aqui na comunidade para pedir ajuda dos amigos - tem vários q tem muitas experiências e podem colaborar) decida por você mesmo , e siga os aportes no método burro nas % q ele te direcionar , na vai evitar muita merda … errar? Sim acho q todos aqui ou na erramos ou vamos errar em algum momento , mas com um pequeno pedacinho de nossa carteira e que não vai atrapalhar o todo …

va estude , siga o método burro e não peque mais , para de ver vídeos de chatgpt kkkk

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

O Raul e outros também sempre falam que a economia não é uma ciência exata, e em muitos casos acontecem profecias auto realizáveis… tudo isso complica demais o trabalho de uma IA (não se enganem já existem muitas outras por aí especificamente para isso) mas no frigir dos ovos, no longo prazo podemos conseguir resultados muito bons… exatamente como os amigos falaram, use o método burro e seja feliz.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Usei muito o chatgpt, o grande problema que vejo é a divulgação de IA (Inteligência Artificial) a galera associa a inteligência humana e auto desenvolvimento. Mas IA em máquina nada mais é do que um sistema de catalogação e apresentação de resultado utilizando estatística, de certo modo o Google poderia ser considerado, mas evoluímos, a capacidade computacional hoje é muito maior do que a anos atrás.

O que vejo de problema em análise de empresas com o chatgpt é que ele foi programado para responder em dialogo, então o que é dito tem que fazer sentido na frase. Acho que pra esse intuito ele não vai ter um bom desempenho, mas tem modelos, alguns até antigos, de análise de dados voltados pra análise de empresa. Mas eu prefiro mesmo ainda fazer o trabalho "sozinho", porque tem inferências e outra coisas que ainda não estão nesses modelos.

Imagino que no futuro alguém faça algo nesse sentido, mas como comecei dizendo eu uso muito ele pra pedir programação simples, tem dois pontos ai, o primeiro é que eu tenho que saber como pedir, se não vem algo totalmente fora do que preciso e o segundo é que tenho conhecimento da área, as vezes um ponto ou uma vírgula muda todo o funcionamento e sem uma revisão detalhada ele pode gerar muito erro, então mesmo que no futuro tenha um robô que ajude, no final eu sempre acho que um olhar e análise humana serão necessários.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Levy Anesi Py Júnior disse:

Usei muito o chatgpt, o grande problema que vejo é a divulgação de IA (Inteligência Artificial) a galera associa a inteligência humana e auto desenvolvimento. Mas IA em máquina nada mais é do que um sistema de catalogação e apresentação de resultado utilizando estatística, de certo modo o Google poderia ser considerado, mas evoluímos, a capacidade computacional hoje é muito maior do que a anos atrás.

O que vejo de problema em análise de empresas com o chatgpt é que ele foi programado para responder em dialogo, então o que é dito tem que fazer sentido na frase. Acho que pra esse intuito ele não vai ter um bom desempenho, mas tem modelos, alguns até antigos, de análise de dados voltados pra análise de empresa. Mas eu prefiro mesmo ainda fazer o trabalho "sozinho", porque tem inferências e outra coisas que ainda não estão nesses modelos.

Imagino que no futuro alguém faça algo nesse sentido, mas como comecei dizendo eu uso muito ele pra pedir programação simples, tem dois pontos ai, o primeiro é que eu tenho que saber como pedir, se não vem algo totalmente fora do que preciso e o segundo é que tenho conhecimento da área, as vezes um ponto ou uma vírgula muda todo o funcionamento e sem uma revisão detalhada ele pode gerar muito erro, então mesmo que no futuro tenha um robô que ajude, no final eu sempre acho que um olhar e análise humana serão necessários.

 

to aprendendo sobre progamação, atualmente to tentando fazer uma deshboard para acompanha meus investimentos, e fica sempre buscando informações sobre as empresas que tenho em carteira.

mas o negocio dificil 😅

Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, Jerfesson Da Silva Melo disse:

Sabemos que uma coisa que pode atrapalhar numa tomada de decisão e o nosso emocional, se conseguíssemos se separar do emocional seríamos melhores investidores?

será que o ChapGPT poderia nos ajudar a investir melhor? 

loucura da madrugada #insônia

Boa noite Jerfesson!

É impossível fazer uma análise por meio de uma IA, justamente por conta da economia ser formada por humanos, que são extremamente emocionais... tudo no mercado é movido por emoções: medo, ganância, e por aí vai. Uma IA jamais será capais de processar isso, e quando participamos do mercado, nós alteramos ele, e a mesma coisa valeria com a IA. Se todos começassem a usar, ela iria ser simplesmente inútil.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

o @Raul Sena fez um video, ou short falando sobre isso, o chatGPT se baseia em info da net, entao nao esta atualizada e nao é 100% confiavel, ela pode te indicar investir na amer3 por exemplo. entao  amer*da ta ai, cai quem quer

 

diria o Raul, "para de preguiça e vai analisar a empresa direito como eu te ensinei, para de tentar achar o bot magico tra*er sei la o que, vai estudar"

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

o @Raul Sena fez um video, ou short falando sobre isso, o chatGPT se baseia em info da net, entao nao esta atualizada e nao é 100% confiavel, ela pode te indicar investir na amer3 por exemplo. entao  amer*da ta ai, cai quem quer

 

diria o Raul, "para de preguiça e vai analisar a empresa direito como eu te ensinei, para de tentar achar o bot magico tra*er sei la o que, vai estudar"

É isso mesmo! I
Inclusive tem destaque logo na página inicial do https://chatgptonline.net/ as Limitações da AI.  Eu recomendo que deem uma olhada, ou apenas brinquem com o sistema, é realmente divertido e inovador! E vale ficar ligado no que vem por aí...

Mas não custa dizer que eu não faria nada relacionado a investimentos em algo desse tipo! 

Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Douglas Quintanilha Miranda De Souza disse:

Esse aplicativo é meio doido. VI um video sobre ele, a pessoa que fez o video pediu uma lista de 10 fundos imobiliários de shoppings.

 

A lista Misturava FII e Ações e resultava em nomes doidos.

Chatgpt vai se enquadrar na mesma categoria das listas recomendadas de bancões, corretoras e casas de análise, com a desvantagem de só ter dados até 2021, por enquanto.  Talvez depois que a versão paga entrar no ar, tenha um conteudo mais curado.

Tem o método alemão - porque simplificar se complicando também da certo.  Quer perguntar para uma inteligência artificial?  Pergunta pro Google que muito provavelmente a resposta será mais alinhada com a realidade.  Pelo menos vai ter um monte de links para você olhar e analisar, em vez de uma resposta "absoluta" que o chato gpt vai te dar....

Link para compartilhar
Share on other sites

Assunto interessante esse aqui, IA / redes neurais e etc, é um assunto bem antigo no mundo da TI porém apenas agora temos uma evolução realmente interessante nesse assunto e demonstrado ao público através do ChatGPT. 

O que me chama atenção é no potencial a ser explorado com essa evolução, o quanto disso pode ser aplicado para as mais diversas áreas, por mais que a IA seja um algoritmo e que de fato se você não souber pedir vai ter um retorno inadequado a sua expectativa, existe também a questão do aprendizado tanto da máquina que aprende mais conforme sua utilização quanto ao dos usuários que ficarão mais adeptos a tecnologia.

O fato de o ChatGPT possuir informações até 2021 para mim não diz muita coisa uma vez que essa é só a primeira versão sendo liberada para o público logo não haverá mais essa restrição de dados, além do mais a Microsoft anunciou hoje que irá integrar o ChatGPT ao Bing e ao Edge e também o Google já está em testes com sua própria IA que será integrada ao buscador.

Hoje eu não me vejo confiando nisso para fazer investimentos, porém eu imagino que em um futuro muito próximo teremos sim diversos sistemas focados em Mercado Financeiro utilizando IA, hoje o que me passa pela cabeça seria um sistema desses compilando informações de RI ou dados fundamentalistas de empresas, mas tenho certeza que isso será apenas um começo.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/02/2023 at 01:52, Jerfesson Da Silva Melo disse:

Sabemos que uma coisa que pode atrapalhar numa tomada de decisão e o nosso emocional, se conseguíssemos se separar do emocional seríamos melhores investidores?

será que o ChapGPT poderia nos ajudar a investir melhor? 

loucura da madrugada #insônia

Pobre não teria acesso 😎!

Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/02/2023 at 10:17, William Redig disse:

Já li em algum lugar sobre isso.  O que acontece é que o chatgpt não tem a base de dados atualizada, acho que são dados até 2021, e na simulação feita, Oi, Americanas e uma terceira que agora não me recordo estavam nas recomendações.

Se quiser correr o risco.....

Esse negócio de Inteligência Artificial está ficando cada dia mais interessante e perigoso, lembrando muito o HAL do filme 2001 Odisséia no Espaço.  Quem tem cabelos brancos vai se lembrar do filme.  As sardinhas mais novinhas, talvez não....

Não tenho cabelos brancos, mas lembro do filme. 
Acho que não chega a esse ponto, mas algumas teorias da conspiração podem se beneficiar das IAs

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...