Jump to content
  • 0

Empresas de Crescimento - Segunda camada da pirâmide invertida


Henrique Magalhães

Pergunta

Bom dia pessoal!

depois que conclui a AUVP, estou passando um processo de organizar minhas % em cada classe de ativo, visto que eu tinha mais de 75% em Renda Fixa.

Pois bem, desde novembro, estudei e fiz um composição da base da minha pirâmide invertida com empresas mais perenes (ainda com poucos aportes) mas ja esta desenhada.

Porém, assim como observo nos chats da lives, com alguns outros alunos, ainda tenho uma certa dificuldade ou falta de tato para filtrar selecionar empresas de crescimento., gostaria de saber de voces e principalmente do pessoal mais experiente com esta seleção - com relação a este tipo de ativo - como procedem..

a pergunta pode parecer boba, mas após ver e rever todas as aulas, eu particularmente toda vez que tento começar minhas pesquisas (olhando setor e sub setores) acabo parando em empresas mais perenes, enfim quem puder colaborar, acredito que ajude outras pessoas também...

aproveito pra afirmar o que o Raul sempre menciona, sim "eu sou burro", é tudo meio novo pra mim ainda, e insegurança tem me segurado - ou até congelado -  com medo de fazer merda, mas em passos lentos quero achar meu jeito nesta pescaria de empresas e claro ter uma carteira decente (ainda estou um pouco distante do que gostaria)

Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
3 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Exato grande @Matheus Malheiros Pinto parece óbvio mas na prática o “burro” aqui deu uma empacada , aí vim recorrer aos mestres para entender que setores estão olhando , e quais peneiras usam , está do market cap e saúde financeira (além de investimentos caped )  já tenho anotada , acho que para quem não é tão habituado ainda seria responder estas questões da vias de crescimento é onde reside mais a dificuldade - e por não conhecer bem os setores que não sejam bancos e utilidade pública por exemplo , estou tentando descolar dos nomes batidos que ouvíamos nas aulas , mas vejo q sempre volto neles , enfim não é uma tarefa fácil , talvez a dica do @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa acabe fazendo mais sentido caso eu não consiga avançar … enfim vamos tentando até achar um meio 

Dentro das vias de crescimento, vamos separar em duas e como ela pode crescer em cada:

  • Crescimento orgânico: ganhar market share
  • Crescimento inorgânico: aquisições, dentre as quais há a vertical (empresas acima ou abaixo da cadeia produtiva) e horizontal (concorrentes)

Acredito que isso já deve dar um bom norte, mas vou deixar um complemento maior da resposta hehe

Empresas de commodities precisam crescer principalmente de forma orgânica, pois atuam na base da cadeia produtiva e não possuem poder de precificação, devem simplesmente vender mais barato que seus concorrentes, por isso, a eficiência exerce um papel fundamental! Pode notar que empresas como a Ferbasa e Unipar estão tentando melhorar nesse quesito.

Para crescer de forma inorgânica, a empresa deve fazer boas aquisições, devem ser estratégicas e por um preço bom. A Fleury é um ótimo exemplo de empresa que segue essa estratégia. E claro, ambas as vias podem (e devem) ser combinadas.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Henrique, eu também tenho MYPK3 e ROMI3, mas as considerei no topo da pirâmide, junto com SQIA3 e STBP3. MYPK3 me parece interessantíssima; só o conjunto de market cap, prejuízo recente e endividamento um pouco alto me fizeram deslocá-la para o topo, com um aporte menor. Acredito bastante no potencial da empresa, de todo modo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...