Jump to content

Ultima tentativa de tentar entender Fundo Itau S&P500 x IVV11


Recommended Posts

Pessoal,

Conversei numa live com o Raul a respeito desse fundo que acompanha o S&P500 ... esse FI cobra 0,8%a.a. de taxa de adm não tem taxa de performance (na live falei erroneamente que eram 2%a.a.)

image.png.7026c309554f6842ea54ec897e813850.png

Já o IVVB11 cobra uma taxa de 0,23%

A taxa que o FI do Itau cobra é maior que o ETF, mas não consigo entender porque o FI paga mais mesmo com uma taxa maior... não é suposição, são os números mesmo! o saldo real

Enfim, não entendo, se alguém quiser dar uma força

Vou colocar a lamina do fundo ai... e um exemplo

23/08/21 - cota R$ 14,74 - 09/02/23 - cota R$ 14,88   ( + 0,95% )

23/08/21 - Ivvb R$ 263,09 - 09/02/23 - Ivvb R$ 236,00 ( - 10,29% )

Pra piorar e confundir mais ainda, pelo visto o fundo não esta acompanhando fielmente o S&P500 (ruim isso) ele esta melhor.

image.png.cdb7b898c5891cd721c2db9039504519.png

Simulei no Gorila aplicação nos mesmos dias que fiz aplicações no FI fazendo no IVVB ... ao longo de 1 ano e meio, o FI fica 10% a frente...

Sei lá, posso estar deixando passar algo

Deem uma força ai pra ajudar na minha cegueira !!!

 

 

 

Fundo Itau SP500.pdf

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acho que isso é igual falar que o BDR vai perfumar igual ao ativo lá fora, isso nunca é verdade, querendo ou não, como são ativos negociados em bolsa, sempre vai ter uma descorrelação devido a liquidez. Eu vi uma vez, que ativos como Tesla, APPLE e outros com mais liquidez, a diferença é mínima, ativos com menor liquidez, você acaba perdendo por investir em BDRs. Acredito que seja algo no mesmo sentido. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu estou acumulando IVVB11 e EURP11 como forma de dolarizar parte dos meus investimentos.  O objetivo é acumular grana enquanto eu aprendo mais sobre o mercado americano, antes de botar os meus dólares lá fora para render.  Eu procuro comprar quando as bolsas americanas estão para baixo e o dólar aqui também.

Eu estou brincando com o investopedia ponto com e uma carteira com 100 mil dólares imaginários, aprendendo quais ativos eu quero ter.  Há duas semanas, estava tudo super-barato aqui e botei 2500 reais divididos em 15 ativos que escolhi.  A Tesla me deixou com dor de corno.  Subiu 70% desde que comprei, mas só tinha 150,00 investidos nela.  Uma coisa que gostei é que em 2 ou 3 semanas eu já recebi (ou vou receber) proventos de 3 dos 15 ativos.

De forma geral, eu não gosto de FIA; prefiro eu mesmo escolher os ativos.  Meus primeiros investimentos em RV foram 4 fundos de ações do Inter.  Foi para testar, botei 500 reais em cada um de 4 fundos.  Um era de Cripto e consegui vender com um pouquinho de lucro.  Os outros 3 estão "abaixo de zero" até hoje, quase 2 anos depois.  Serviu de lição...

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Certo entendo todos estes pontos… a questão é que estou usando esse FIA como a parte estrangeira da carteira e por ele teoricamente replicar o S&P500 e já estou nele há uns 18 meses, e ele está ficando um pouco acima do IVVB11

Valéria a pena sair dele e colocar tudo no ivvb11 ?

Pelo que está parecendo não… talvez deixar nele mesmo a parte estrangeira.

Ou como o @Matheus Malheiros Pinto disse ele eh “parecido” somente com o sp500, e quando o SP subir forte será que ele réplica igual ?

Desconfio que sim… porque se olhar esse FIA que 96% está nele, acho que é de 2014 … e está super correlacionado com o SP500 porém sempre um pouco acima…

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

36 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Certo entendo todos estes pontos… a questão é que estou usando esse FIA como a parte estrangeira da carteira e por ele teoricamente replicar o S&P500 e já estou nele há uns 18 meses, e ele está ficando um pouco acima do IVVB11

Valéria a pena sair dele e colocar tudo no ivvb11 ?

Pelo que está parecendo não… talvez deixar nele mesmo a parte estrangeira.

Ou como o @Matheus Malheiros Pinto disse ele eh “parecido” somente com o sp500, e quando o SP subir forte será que ele réplica igual ?

Desconfio que sim… porque se olhar esse FIA que 96% está nele, acho que é de 2014 … e está super correlacionado com o SP500 porém sempre um pouco acima…

Na minha opinião, não faz sentido, ele é apenas parecido com o S&P 500.

Por que investir em um fundo que tem LFT na carteira se você mesmo pode invesitr no Tesouro? Além disso, você sofre risco de conversibilidade e não possui dólar ou ativos no exterior, você apenas possui cotas de um fundo que acompanha a variação cambial. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 6 months later...

Vou desenterrar esse tópico porque até hoje não cheguei a uma conclusão...

Não gosto de ficar repetindo frases de efeito prontas, gosto de olhar para os números e os resultados pra entender.

Continuo sem entender se este fundo é ruim (apesar da frase pronta que qualquer fundo é ruim)

Comparando ele com o IVV ele acompanha ou até vence, apesar de ter taxas maiores bla bla bla...

Queria entender de verdade , alguém tem alguma opinião ?

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

13 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Vou desenterrar esse tópico porque até hoje não cheguei a uma conclusão...

Não gosto de ficar repetindo frases de efeito prontas, gosto de olhar para os números e os resultados pra entender.

Continuo sem entender se este fundo é ruim (apesar da frase pronta que qualquer fundo é ruim)

Comparando ele com o IVV ele acompanha ou até vence, apesar de ter taxas maiores bla bla bla...

Queria entender de verdade , alguém tem alguma opinião ?

E ai @Marcelo Ribeiro boa tarde. Se o objetivo for somente rentabilidade e voce esta satisfeito com o que ele esta lhe proporcionando, não vejo problemas.

Mas na minha opinião ele esta bem distante de ser um investimento no exterior ja que seu patrimonio continua em reais aqui no Brasil e tem 1/4 investido em renda fixa com selic a 13,25%

Fica mais justo se voce comparar uma carteira com IVV + renda fixa (75% + 25%) e ver como fica a rentabilidade.

 

Captura de Tela 2023-09-02 às 12.06.01.png

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

32 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Vou desenterrar esse tópico porque até hoje não cheguei a uma conclusão...

Não gosto de ficar repetindo frases de efeito prontas, gosto de olhar para os números e os resultados pra entender.

Continuo sem entender se este fundo é ruim (apesar da frase pronta que qualquer fundo é ruim)

Comparando ele com o IVV ele acompanha ou até vence, apesar de ter taxas maiores bla bla bla...

Queria entender de verdade , alguém tem alguma opinião ?

 

Um deles está em reais, e o outro em dólar E ainda tem um complemento em reais do tesouro (que tá voando alto)

Sabendo a receita, você pode aplicar pagando menos taxas (aí o fundo volta a ser ruim kkk)

A diferença pode estar também na variação cambial, nos últimos tempos o real está batendo o dólar.

Se vc estivesse querendo investir no Brasil, em reais, vc está ganhando, o fundo te serve para  "ganhar" do IVV. Mas aí você teria que retirar os reais e converter em dólares para poder ser uma comparação justa, teria que pagar o spread e IOF.

Deixando em reais, aí teria que comparar com outro investimento em reais (seguindo ou não a receita do fundo), não teria porque usar como "benchmarking" o IVV, não sei se me deixei entender, se não for para ser em dólar, não teria porque se comparar com um índice dolarizado.

Editado por Ricardo Ochoa
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Ricardo Ochoa disse:

 

Um deles está em reais, e o outro em dólar E ainda tem um complemento em reais do tesouro (que tá voando alto)

Sabendo a receita, você pode aplicar pagando menos taxas (aí o fundo volta a ser ruim kkk)

A diferença pode estar também na variação cambial, nos últimos tempos o real está batendo o dólar.

Se vc estivesse querendo investir no Brasil, em reais, vc está ganhando, o fundo te serve para  "ganhar" do IVV. Mas aí você teria que retirar os reais e converter em dólares para poder ser uma comparação justa, teria que pagar o spread e IOF.

Deixando em reais, aí teria que comparar com outro investimento em reais (seguindo ou não a receita do fundo), não teria porque usar como "benchmarking" o IVV, não sei se me deixei entender, se não for para ser em dólar, não teria porque se comparar com um índice dolarizado.

Talvez ai esteja a pegadinha que não estou entendendo...

Como deveríamos interpretar o SP500 e o SP500 em Reais que tem no site mais retorno ?

O fundo ganha do SP500 mas perde para o SP500 em reais ...

O correto seria eu comparar com qual ?

 

image.png.9216a2afad32fe0b0f9785035e2a2db9.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

12 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Talvez ai esteja a pegadinha que não estou entendendo...

Como deveríamos interpretar o SP500 e o SP500 em Reais que tem no site mais retorno ?

O fundo ganha do SP500 mas perde para o SP500 em reais ...

O correto seria eu comparar com qual ?

 

image.png.9216a2afad32fe0b0f9785035e2a2db9.png

Então você  já achou a sua resposta. Está na ilusão de estar vencendo um índice, mas apenas pela ótica do banco, que mostra apenas acurva em dólar, sendo que você aportou em reais.

  • ele ganha de alguém que colocou a mesma quantidade de dinheiro que você no início, em dólar (desconsiderando iof, spread, e qualquer outra taxa de câmbio). O ganho da renda fixa em reais ao ser convertida a dólar pode se perder, digamos que o dólar estava a 2,50 e agora está a 5, mesmo tendo um rendimento em reais de 40%, você estaria perdendo em dólares.
  • mas perde de quem ficou com o dinheiro investido em reais e não fez a conversão. Pois o ganho da renda fixa continua positivo independente da variação cambial.
  • mais ou menos isso, não são cálculos exatos, pode colocar a variação do dólar junto nesse gráfico, para entender melhor ou desistir de vez de querer entender.

os bancos são fantásticas máquinas de ganhar dinheiro, e finalmente o fundo é ruim

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Ricardo Ochoa disse:

Então você  já achou a sua resposta. Está na ilusão de estar vencendo um índice, mas apenas pela ótica do banco, que mostra apenas acurva em dólar, sendo que você aportou em reais.

  • ele ganha de alguém que colocou a mesma quantidade de dinheiro que você no início, em dólar (desconsiderando iof, spread, e qualquer outra taxa de câmbio). O ganho da renda fixa em reais ao ser convertida a dólar pode se perder, digamos que o dólar estava a 2,50 e agora está a 5, mesmo tendo um rendimento em reais de 40%, você estaria perdendo em dólares.
  • mas perde de quem ficou com o dinheiro investido em reais e não fez a conversão. Pois o ganho da renda fixa continua positivo independente da variação cambial.
  • mais ou menos isso, não são cálculos exatos, pode colocar a variação do dólar junto nesse gráfico, para entender melhor ou desistir de vez de querer entender.

os bancos são fantásticas máquinas de ganhar dinheiro, e finalmente o fundo é ruim

Pra entender melhor eu teria que pegar estes valores e converter para o dolar la atras e hoje tambem certo ?

23/08/21 - cota R$ 14,74 - 09/02/23 - cota R$ 14,88   ( + 0,95% )

23/08/21 - Ivvb R$ 263,09 - 09/02/23 - Ivvb R$ 236,00 ( - 10,29% )

  • Brabo 2
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/02/2023 at 22:45, Marcelo Ribeiro disse:

Pessoal,

Conversei numa live com o Raul a respeito desse fundo que acompanha o S&P500 ... esse FI cobra 0,8%a.a. de taxa de adm não tem taxa de performance (na live falei erroneamente que eram 2%a.a.)

image.png.7026c309554f6842ea54ec897e813850.png

Já o IVVB11 cobra uma taxa de 0,23%

A taxa que o FI do Itau cobra é maior que o ETF, mas não consigo entender porque o FI paga mais mesmo com uma taxa maior... não é suposição, são os números mesmo! o saldo real

Enfim, não entendo, se alguém quiser dar uma força

Vou colocar a lamina do fundo ai... e um exemplo

23/08/21 - cota R$ 14,74 - 09/02/23 - cota R$ 14,88   ( + 0,95% )

23/08/21 - Ivvb R$ 263,09 - 09/02/23 - Ivvb R$ 236,00 ( - 10,29% )

Pra piorar e confundir mais ainda, pelo visto o fundo não esta acompanhando fielmente o S&P500 (ruim isso) ele esta melhor.

image.png.cdb7b898c5891cd721c2db9039504519.png

Simulei no Gorila aplicação nos mesmos dias que fiz aplicações no FI fazendo no IVVB ... ao longo de 1 ano e meio, o FI fica 10% a frente...

Sei lá, posso estar deixando passar algo

Deem uma força ai pra ajudar na minha cegueira !!!

 

 

 

Fundo Itau SP500.pdf 181 kB · 2 downloads

O fundo do Itau tem um Beta maior que o s&p 500?

  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Pra entender melhor eu teria que pegar estes valores e converter para o dolar la atras e hoje tambem certo ?

23/08/21 - cota R$ 14,74 - 09/02/23 - cota R$ 14,88   ( + 0,95% )

23/08/21 - Ivvb R$ 263,09 - 09/02/23 - Ivvb R$ 236,00 ( - 10,29% )

Pois é, até dinheiro parado, selecionado esses dias específicos, dinheiro parado em casa, ganha do IVV ou do IVVB.

 

Screenshot_20230902_210215_Chrome.jpg

Screenshot_20230902_210257_Chrome.jpg

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Talvez ai esteja a pegadinha que não estou entendendo...

Como deveríamos interpretar o SP500 e o SP500 em Reais que tem no site mais retorno ?

O fundo ganha do SP500 mas perde para o SP500 em reais ...

O correto seria eu comparar com qual ?

 

image.png.9216a2afad32fe0b0f9785035e2a2db9.png

A gráfico "junta o nível das curvas" na data inicial de comparação, no zero por cento.

O gráfico todo não representa o seu ganho, apenas se vc tivesse investido da data inicial de comparação do gráfico

Seguem exemplos,.comparando.com ibovespa e ibovespa em dólar.

Screenshot_20230902_211204_Chrome.jpg

Screenshot_20230902_211804_Chrome.jpg

Screenshot_20230902_211827_Chrome.jpg

Screenshot_20230902_211916_Chrome.jpg

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...