Jump to content
  • 0

Análise de empresa aberta na Bolsa - Pesquisa e Desenvolvimento

Diego Xavier Polati Noffs

Pergunta

Fala pessoal,

Na hora de investir em renda variável, vocês costumam levar em consideração se uma empresa investe em pesquisa e desenvolvimento? Se sim, como vocês pesquisam isso?

Eu tento ver no site da empresa, pesquisar alguma coisa no Google, mas nem sempre tenho certeza se meu veredicto está correto. 

Grande abraço!

Editado por Diego Xavier Polati Noffs
Esqueci uma linha :D
  • Brabo 1
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
10 horas atrás, Diego Xavier Polati Noffs disse:

Fala pessoal,

Na hora de investir em renda variável, vocês costumam levar em consideração se uma empresa investe em pesquisa e desenvolvimento? Se sim, como vocês pesquisam isso?

Eu tento ver no site da empresa, pesquisar alguma coisa no Google, mas nem sempre tenho certeza se meu veredicto está correto. 

Grande abraço!

Bom dia, Diego!

Depende do setor, pois alguns são naturalmente mais obsoletos - saneamento, por exemplo, vai fazer P&D em que? Claro, sempre há uma novidade ou outra, mas não é um mercado de rápido crescimento. O setor de tecnologia, por sua vez, depende completamente de novas pesquisas, então é essencial na análise.

Para pesquisar, procure nos releases da empresa, na central de resultados do RI.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Diego Xavier Polati Noffs disse:

Fala pessoal,

Grande abraço!

@Diego Xavier Polati Noffs complementando a resposta do @Matheus Malheiros Pinto, você pode olhar no RI da empresa as divulgações passadas e verificar na divulgações posteriores se o que eles falaram foi para frente, mas isso dá um bom trabalho.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Diego, creio que há dois aspectos das demonstrações contábeis que, com cuidado, podem te dar alguma direção: o fluxo de caixa de investimentos, nas linhas de intangíveis e, a depender do caso, imobilizados; e o CAPEX. 

[atenção: se o CAPEX for muito próximo da depreciação e amortização, talvez o nível de investimento real seja pequeno. A empresa pode estar investindo só pra repor o que já depreciou/amortizou]

Olhando só pra eles você não vai saber quanto disso foi pra pesquisa, mas os indicadores pelo menos dão uma direção do quanto a empresa está investindo em seu próprio crescimento. Pra saber os detalhes do que foi feito exatamente com o dinheiro, aí é necessário conferir as apresentações do RI mesmo. Olhar o formulário de referência arquivado na CVM, que costuma ser mais detalhado e extenso do que as apresentações do RI, também ajuda a responder não só essa, mas várias das perguntas de Fisher. 

Editado por Thiago De Lucena Motta
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 16/02/2023 at 08:54, Matheus Malheiros Pinto disse:

Bom dia, Diego!

Depende do setor, pois alguns são naturalmente mais obsoletos - saneamento, por exemplo, vai fazer P&D em que? Claro, sempre há uma novidade ou outra, mas não é um mercado de rápido crescimento. O setor de tecnologia, por sua vez, depende completamente de novas pesquisas, então é essencial na análise.

Para pesquisar, procure nos releases da empresa, na central de resultados do RI.

Pode investir em produção de biogás ou de adubo orgânico, por exemplo. Realmente depende do setor, mas eu considero esse item mais diversificação e inovação de produtos do que P&D propriamente dito.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...