Jump to content
  • 0

Dividendos e sua ligação com a empresa (não com a ação)


Jefferson Rodrigues Dos Santos

Pergunta

Estou com um duvida no discurso de algumas aulas (e vídeos o youtube) referentes a Dividendos e a Ações.

É dito que para os Juros compostos trabalharem para nós devemos usar os dividendos para comprar mais ações da empresa que deu o dividendo.

No entanto o Raul já falou em algumas aulas que o preço da ação não tem nada a ver com a empresa em si e isso me gera uma estranheza. Esse discurso aparece principalmente quando o preço de uma ação cai e que devemos sempre lembrar que o preço da ação é um combinando entre 2 pessoas, não tem nada a ver com a empresa, o prédio dela, os funcionários dela.

Portanto em que momento que a realocação do dividendo impacta a empresa? Uma vez que o lucro foi distribuído, como ele volta para a empresa se o valor da ação não tem ligação com a empresa em si?

Quando me pego nesse pensamento não consigo achar a resposta, alguém me ajuda a entender, por favor.

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 17/02/2023 at 15:28, Jefferson Rodrigues Dos Santos disse:

Estou com um duvida no discurso de algumas aulas (e vídeos o youtube) referentes a Dividendos e a Ações.

É dito que para os Juros compostos trabalharem para nós devemos usar os dividendos para comprar mais ações da empresa que deu o dividendo.

No entanto o Raul já falou em algumas aulas que o preço da ação não tem nada a ver com a empresa em si e isso me gera uma estranheza. Esse discurso aparece principalmente quando o preço de uma ação cai e que devemos sempre lembrar que o preço da ação é um combinando entre 2 pessoas, não tem nada a ver com a empresa, o prédio dela, os funcionários dela.

Portanto em que momento que a realocação do dividendo impacta a empresa? Uma vez que o lucro foi distribuído, como ele volta para a empresa se o valor da ação não tem ligação com a empresa em si?

Quando me pego nesse pensamento não consigo achar a resposta, alguém me ajuda a entender, por favor.

@Jefferson Rodrigues Dos Santos vamos ver se entendi bem as suas dúvidas.

- Quando o Raul fala em reinvestir os dividendos ele não está dizendo para que seja aportando na mesma empresa que pagou o dividendos. A bola de neve dos juros compostos acontecem quando reinvestimos os dividendos, independente de ser na mesma empresa ou em outra empresa ou mesmo em outra classe de ativos.

- o preço da empresa na B3 não tem relação com a empresa, pois quem faz o preço é o Mercado, não a empresa. No entanto normalmente não há um descolamento da realidade da empresa, mas vale lembrar que o Mercado é irracional no curto prazo, por este motivo vemos empresas valendo 2x o seu patrimônio e outras valendo 0,50x o seu patrimônio.

- quando reinvestimentos os dividendos, mesmo que seja na empresa que pagou os dividendos, isto não afeta a empresa, pois as ações são negociadas entre duas partes independentes da empresa. Salvo no caso da empresa estar comprando ou vendendo ações.

Não sei se consegui entender e explicar as suas dúvidas.

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 17/02/2023 at 15:28, Jefferson Rodrigues Dos Santos disse:

Estou com um duvida no discurso de algumas aulas (e vídeos o youtube) referentes a Dividendos e a Ações.

É dito que para os Juros compostos trabalharem para nós devemos usar os dividendos para comprar mais ações da empresa que deu o dividendo.

No entanto o Raul já falou em algumas aulas que o preço da ação não tem nada a ver com a empresa em si e isso me gera uma estranheza. Esse discurso aparece principalmente quando o preço de uma ação cai e que devemos sempre lembrar que o preço da ação é um combinando entre 2 pessoas, não tem nada a ver com a empresa, o prédio dela, os funcionários dela.

Portanto em que momento que a realocação do dividendo impacta a empresa? Uma vez que o lucro foi distribuído, como ele volta para a empresa se o valor da ação não tem ligação com a empresa em si?

Quando me pego nesse pensamento não consigo achar a resposta, alguém me ajuda a entender, por favor.

Complementando o que o Flavio disse, é como se você pensasse numa renda fixa... fosse lá todo mês e sacasse o rendimento, você cortaria totalmente o fluxo dos juros compostos...

Imagina um CDB de 100k , no mes seguinte teria 101k (isso acontece de forma automática) mas imagina que esses 1k viessem na sua conta... ai você deveria reinvesti-los 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

O preço de uma ação nem sempre representa o valor justo da empresa. Às vezes, o mercado superestima ou subestima uma empresa, levando a preços injustos das ações. É importante avaliar os fundamentos da empresa para determinar seu verdadeiro valor, ou o mais próximo dele.
Achar esse valor talvez seja mais difícil em empresas de tecnologia ou que estão passando por cash burn. 

Acho que você pode ter levado muito ao pé da letra a fala de que o preço da ação não tem a ver com a empresa. 

Lembre-se: o que importa é o valor que a empresa é capaz de gerar, não o preço de tela em si, mas nem sempre eles estarão descorrelacionados. 
 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...