Jump to content
  • 0

Declaração de IR errada...


Patrícia Grenzi Antonio

Pergunta

O ano passado foi um tanto turbulento para mim, então, como não queria perder tempo quebrando a cabeça com a Declaração do Imposto de renda, achei melhor pagar para alguém com mais experiência fazer... A pessoa nunca tinha declarado ações, mas disse que iria se informar e faria. E fez. E errou. E gerou um DARF referente a Ganhos Renda Variável, que levou todo dividendo que recebi no ano... Só percebi o DARF porque minha restituição não caia e vi que tinha caído da malha fina...

Fui até a Receita Federal tentar arrumar, mas a pessoa que me atendeu também não soube me explicar o que estava errado, também não entendia disso e me orientou a pedir uma revisão na Delegacia da Receita Federal: [email protected], o que me responderam: FAÇA VOCÊ MESMA DONA PATRICIA.

Este ano vou fazer minha Declaração e tentar corrigir a do ano passado. Estou contando com a aula de IR...

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
8 horas atrás, Patrícia Grenzi Antonio disse:

O ano passado foi um tanto turbulento para mim, então, como não queria perder tempo quebrando a cabeça com a Declaração do Imposto de renda, achei melhor pagar para alguém com mais experiência fazer... A pessoa nunca tinha declarado ações, mas disse que iria se informar e faria. E fez. E errou. E gerou um DARF referente a Ganhos Renda Variável, que levou todo dividendo que recebi no ano... Só percebi o DARF porque minha restituição não caia e vi que tinha caído da malha fina...

Fui até a Receita Federal tentar arrumar, mas a pessoa que me atendeu também não soube me explicar o que estava errado, também não entendia disso e me orientou a pedir uma revisão na Delegacia da Receita Federal: [email protected], o que me responderam: FAÇA VOCÊ MESMA DONA PATRICIA.

Este ano vou fazer minha Declaração e tentar corrigir a do ano passado. Estou contando com a aula de IR...

Bom dia, Patrícia!

Delegar a declaração dos seus investimentos para terceiros é complicado, a maioria dos contadores não tem experiência com isso. Pode ficar tranquila que o módulo de IR é completo demais, você vai aprender tudo sobre a declaração dos seus investimentos para não ter problemas com o leão!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Patricia, tenho certeza que na aula de IR você vai tirar todas as suas dúvidas e ficar afiada; e vai aqui uma dica, você deve imeditamente fazer uma retificadora da declaração do ano passado e até final de maio declarar a desse ano; são dois atos diferentes; como você caiu na malha o seu CPF deve estar "IRREGULAR", a dica é fazer a retificadora o quanto antes!! Valeu!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Patrícia Grenzi Antonio disse:

O ano passado foi um tanto turbulento para mim, então, como não queria perder tempo quebrando a cabeça com a Declaração do Imposto de renda, achei melhor pagar para alguém com mais experiência fazer... A pessoa nunca tinha declarado ações, mas disse que iria se informar e faria. E fez. E errou. E gerou um DARF referente a Ganhos Renda Variável, que levou todo dividendo que recebi no ano... Só percebi o DARF porque minha restituição não caia e vi que tinha caído da malha fina...

Fui até a Receita Federal tentar arrumar, mas a pessoa que me atendeu também não soube me explicar o que estava errado, também não entendia disso e me orientou a pedir uma revisão na Delegacia da Receita Federal: [email protected], o que me responderam: FAÇA VOCÊ MESMA DONA PATRICIA.

Este ano vou fazer minha Declaração e tentar corrigir a do ano passado. Estou contando com a aula de IR...

@Patrícia Grenzi Antonio como falaram, normalmente os Contadores não sabem os detalhes para fazer os lançamentos corretos. O lado bom é que, em teoria, basta fazer a declaração retificadora referente ao ano de 2021, e não tem multa por atraso, pois você entregou no prazo. E após a retificação, você faz a declaração deste ano referente a 2022.

Com relação ao DARF pago indevidamente, vai ser precisa entrar com uma solicitação de reembolso do valor pago.

O Módulo de IR está liberado para assistir. Dá uma olhada nele, e estamos por aqui para ajudar.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 08/03/2023 at 09:21, Paulo Roberto Lagedo Lins disse:

Patricia, tenho certeza que na aula de IR você vai tirar todas as suas dúvidas e ficar afiada; e vai aqui uma dica, você deve imeditamente fazer uma retificadora da declaração do ano passado e até final de maio declarar a desse ano; são dois atos diferentes; como você caiu na malha o seu CPF deve estar "IRREGULAR", a dica é fazer a retificadora o quanto antes!! Valeu!

Não está irregular, não. Como paguei o DARF, ficou tudo certo e inclusive liberaram minha restituição. Emitiram um comprovante.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Tatiany Barth Simao disse:

Adorei a resposta deles, além de termos que pagar, temos que nos virar para saber quanto pagar, como pagar... "se virem, só me mandem o dinheiro que o estado decidiu que temos o direito de tomar de vocês, e ai de voces se errarem algo, mesmo não sendo contadores ou profissionais da área" 🤡

“O diabo mora nos detalhes e é bilíngue” , infelizmente a regra do IR é essa e como nossa colega citou , mesmo pagando um contador (ele ainda corre o risco de errar ) . Nas aulas de IR do curso vocês vão notar a preocupação e recomendação exaustiva do Raul para que sejamos cautelosos pra declarar! E façamos nos mesmo a conferência e não delegar a terceiros (a menos que confie que eles realmente saibam como fazer )

Mas além do módulo de IR temos a comunidade aqui pra tirar dúvidas e debater sobre o tema … 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 08/03/2023 at 09:11, Matheus Malheiros Pinto disse:

Bom dia, Patrícia!

Delegar a declaração dos seus investimentos para terceiros é complicado, a maioria dos contadores não tem experiência com isso. Pode ficar tranquila que o módulo de IR é completo demais, você vai aprender tudo sobre a declaração dos seus investimentos para não ter problemas com o leão!

Ai, Gzuis! Agora vocês me deixaram preocupados. Será que meu contador também não sabe fazer?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 minutes ago, Juliana Bassetti disse:

Ai, Gzuis! Agora vocês me deixaram preocupados. Será que meu contador também não sabe fazer?

O importante é ter uma boa noção caso não vá fazer, e ajudar o contador poder te ajudar rsrs

Por exemplo se esquecer de passar informações para ele, pode fazer falta... notas fiscais dedutíveis, etc etc

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 02/04/2023 at 15:18, Henrique Magalhães disse:

“O diabo mora nos detalhes e é bilíngue” , infelizmente a regra do IR é essa e como nossa colega citou , mesmo pagando um contador (ele ainda corre o risco de errar ) . Nas aulas de IR do curso vocês vão notar a preocupação e recomendação exaustiva do Raul para que sejamos cautelosos pra declarar! E façamos nos mesmo a conferência e não delegar a terceiros (a menos que confie que eles realmente saibam como fazer )

Mas além do módulo de IR temos a comunidade aqui pra tirar dúvidas e debater sobre o tema … 

Bom saber. Sempre confiei de olhos fechados. Nunca nem peguei o material para conferir. A única vez que eu fiz por mim mesma, fiz besteira e traumatizei. Mas esse ano eu vou pedir pra conferir, sim.

Sou mega organizada com os comprovantes, faço a completa. Dou tudo de bandeja e tudo com antecedência. mas o banco emite o informe de rendimentos, já estou encaminhando. A minha desse ano, inclusive, já deve estar pronta.

Bom saber que vamos aprender mais aqui no curso. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 02/04/2023 at 15:03, Tatiany Barth Simao disse:

Adorei a resposta deles, além de termos que pagar, temos que nos virar para saber quanto pagar, como pagar... "se virem, só me mandem o dinheiro que o estado decidiu que temos o direito de tomar de vocês, e ai de voces se errarem algo, mesmo não sendo contadores ou profissionais da área" 🤡

É pacabá mesmo. Eu sou daquelas que ainda paga diferença no final, por ter duas fontes de renda que descontam na fonte porcentagens diferentes. Pensa na minha tristeza anual? Só abato plano de saúde. Por outro lado, eu faço doação de parte pro IR devido a projetos culturais. Então não vai tudo pro governo, ao menos.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Juliana Bassetti disse:

É pacabá mesmo. Eu sou daquelas que ainda paga diferença no final, por ter duas fontes de renda que descontam na fonte porcentagens diferentes. Pensa na minha tristeza anual? Só abato plano de saúde. Por outro lado, eu faço doação de parte pro IR devido a projetos culturais. Então não vai tudo pro governo, ao menos.

@Juliana Bassetti quando tem duas ou mais fontes de renda, acaba que fica difícil escapar de pagar algum valor. A não ser tenha muita despesa com saúde, educação etc para usar como redutor da base de cálculo. Normalmente a declaração simplificada acaba sendo a melhor.

Veja por outro lado, você deveria pagar mensalmente mais imposto de renda e você está aplicando o valor para devolver ao Governo sem correção rsrsrs 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...