Jump to content

  • 0

A casa é herança da minha avó...


Michelle Ayres De Campos Silva

Pergunta

Boa tarde,

 

Estou afastada a um tempo, mas estou tendo alguns problemas familiares. O que reacendeu uma dúvida e quero saber a opinião de vcs.

Mora com minha mãe, em uma casa que é da minha avó. Minha mãe tem 4 irmãos vivos; Então esta casa não será dela, será dos herdeiros.

A casa está velha, tenho muita vontade de reformar e dar um pouco mais de conforto a minha mãe. Colocar forro nos cômodos que faltam, trocar a instalação elétrica para uma melhor, melhorar a fachada, uma reforma completa.

O problema é que esta casa será herança das minhas tias tb e elas já deixaram claro que tudo que fizermos na casa não é nada mais que nossa obrigação e que se aumentar o valor do imóvel servirá para vender mais caro.

Minha mãe quer comprar a casa e obviamente que quanto mais caro for o imóvel, mais difícil será para comprarmos a parte dos irmãos dela. 

Tenho medo de investir na casa para dar conforto para a minha mãe e meu tiro sair pela culatra e venderem a casa mais caro.

Não é pela grana, é pq ela gosta da casa. Minha bisavó morou aqui, não nesta casa, mas no mesmo terreno. Um terreno grande de 15 x 80m, que chamamos de chácara.

Não quero nada dado não, mas não acho justo reformar a casa e ter que pagar mais caro por isso, ou nem conseguir pagar o preço que eles querem.

Minha mãe mora aqui para cuidar da chácara, tem um custo de manutenção e nós cobrimos. Quando meu pai era vivo, ele ajudava, agora temos que pagar alguém para cuidar. 

Minha avó garante que possamos morar aqui, se ela não estivesse aqui, minhas tias já teriam vendido a chácara. Elas são contra a gente morar aqui e acham que se a chácara dá despesa, tem que vender.

É possível defender os interesses da minha mãe de comprar a parte dos irmãos por um preço justo?

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Michelle Ayres De Campos Silva disse:

Boa tarde,

 

Estou afastada a um tempo, mas estou tendo alguns problemas familiares. O que reacendeu uma dúvida e quero saber a opinião de vcs.

Mora com minha mãe, em uma casa que é da minha avó. Minha mãe tem 4 irmãos vivos; Então esta casa não será dela, será dos herdeiros.

A casa está velha, tenho muita vontade de reformar e dar um pouco mais de conforto a minha mãe. Colocar forro nos cômodos que faltam, trocar a instalação elétrica para uma melhor, melhorar a fachada, uma reforma completa.

O problema é que esta casa será herança das minhas tias tb e elas já deixaram claro que tudo que fizermos na casa não é nada mais que nossa obrigação e que se aumentar o valor do imóvel servirá para vender mais caro.

Minha mãe quer comprar a casa e obviamente que quanto mais caro for o imóvel, mais difícil será para comprarmos a parte dos irmãos dela. 

Tenho medo de investir na casa para dar conforto para a minha mãe e meu tiro sair pela culatra e venderem a casa mais caro.

Não é pela grana, é pq ela gosta da casa. Minha bisavó morou aqui, não nesta casa, mas no mesmo terreno. Um terreno grande de 15 x 80m, que chamamos de chácara.

Não quero nada dado não, mas não acho justo reformar a casa e ter que pagar mais caro por isso, ou nem conseguir pagar o preço que eles querem.

Minha mãe mora aqui para cuidar da chácara, tem um custo de manutenção e nós cobrimos. Quando meu pai era vivo, ele ajudava, agora temos que pagar alguém para cuidar. 

Minha avó garante que possamos morar aqui, se ela não estivesse aqui, minhas tias já teriam vendido a chácara. Elas são contra a gente morar aqui e acham que se a chácara dá despesa, tem que vender.

É possível defender os interesses da minha mãe de comprar a parte dos irmãos por um preço justo?

 

@Michelle Ayres De Campos Silva sua preocupação é genuína , e infelizmente parentes (tios tias primos etc e as vezes infelizmente até irmãos podem gerar frustrações nestas decisões)

bom você moram na chácara correto??

teriam condições de sentar com os envolvidos e alinhar uma possível venda para vcs da parte deles (já que acham q chácara da trabalho e da mesmo , só que. Cuida sabe)

pergunto isso pq assim evitaria dores de cabeça futura caso faça melhorias e na hora em que infelizmente sua avó faltar os parentes chegarão igual abutres (me desculpe está expressão) mas vi isso acabar de ocorrer com meus primos assim q mãe deles morreu!

mas também irei relatar algo que ocorreu comigo e meus irmãos , meu pai faleceu há 1 ano , e ele tinha um chacara e tinha 50% da casa do meu irmão mais velho! Enfim somos em 3 irmãos , e nossa primeira decisão foi deixar a casa do meu irmao 100% com ele (concordamos em doar)! Sobre a chácara e o carro que meu pai tinha , chegamos q um consenso de deixar tudo em nome de minha mãe (um irmão achou a chácara muito para ela e tb tem a questão de segurança etc e queria incentivar ela a vender ). Mas eu e meus irmãos somos assim se um discordar, nao tomamos a decisão diferente, logo ela fica na chácara e claro que com todo respeito a decisão será dela (minha mãe ) e ponto! Mas entendo que nem sempre isso ocorre nas famílias (eu até percebi que meu pai além de nos criar bem , nós criou para decidirmos sem conflitarmos um com os outros)

dito isso, eu diria a você (que provavelmente conhece seus familiares) que pense em possíveis alternativas:

a) comprar a parte deles 

b) se for reformar etc , conversar e comunicar de forma inclusive documentada para que lá na frente quando sua avó vier a faltar não entrem em conflitos querendo vender a casa pra dividir (vi isso ocorrer com um tio meu)

c) deixarem a chácara e seguir longe deste possível problema 

de qq forma entendo que você quer o melhor para  sua mãe , e quer preservar a chácara de sua avó , mas se isso não for igual para os outros você pode se frustar muito e entrar em uma guerra familiar sem sentido!

 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Michelle Ayres De Campos Silva disse:

Boa tarde,

 

Estou afastada a um tempo, mas estou tendo alguns problemas familiares. O que reacendeu uma dúvida e quero saber a opinião de vcs.

Mora com minha mãe, em uma casa que é da minha avó. Minha mãe tem 4 irmãos vivos; Então esta casa não será dela, será dos herdeiros.

A casa está velha, tenho muita vontade de reformar e dar um pouco mais de conforto a minha mãe. Colocar forro nos cômodos que faltam, trocar a instalação elétrica para uma melhor, melhorar a fachada, uma reforma completa.

O problema é que esta casa será herança das minhas tias tb e elas já deixaram claro que tudo que fizermos na casa não é nada mais que nossa obrigação e que se aumentar o valor do imóvel servirá para vender mais caro.

Minha mãe quer comprar a casa e obviamente que quanto mais caro for o imóvel, mais difícil será para comprarmos a parte dos irmãos dela. 

Tenho medo de investir na casa para dar conforto para a minha mãe e meu tiro sair pela culatra e venderem a casa mais caro.

Não é pela grana, é pq ela gosta da casa. Minha bisavó morou aqui, não nesta casa, mas no mesmo terreno. Um terreno grande de 15 x 80m, que chamamos de chácara.

Não quero nada dado não, mas não acho justo reformar a casa e ter que pagar mais caro por isso, ou nem conseguir pagar o preço que eles querem.

Minha mãe mora aqui para cuidar da chácara, tem um custo de manutenção e nós cobrimos. Quando meu pai era vivo, ele ajudava, agora temos que pagar alguém para cuidar. 

Minha avó garante que possamos morar aqui, se ela não estivesse aqui, minhas tias já teriam vendido a chácara. Elas são contra a gente morar aqui e acham que se a chácara dá despesa, tem que vender.

É possível defender os interesses da minha mãe de comprar a parte dos irmãos por um preço justo?

 

Minha sugestão é comprar a casa hoje, pode fazer até um contrato de gaveta, compra a parte que é deles hoje mais a parte que vão herdar!

Reforma de casa alugada é complicada, se não for acordado com o dono antes, é um dinheiro perdido, tem alguns que deixa você abater uma parte do valor do aluguel, tem outros que não ligam de você fazer melhorias no imóvel deles, mas também não te da desconto e tem os piores, que quando você sai, manda você colocar do jeito que era antes.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigada, @William Redig e @Flavio Prado!

É horrível ter que abordar este assunto com a minha avó ainda viva. Imagino que se fosse eu me sentiria com um monte de urubu esperando eu virar comida. Mas pelo visto não vai ter outro jeito. Vou me aconselhar com um advogado, primeiro procurar um pq nunca tratei nada de herança. Quando meus avós paternos morreram, quando meu pai morreu, não tinha nada pelo que brigar.

Falei com minha mãe de comprar um apto pra nós, mas ela fica triste, gosta da chácara. Vamos ver. 

@William Redig, como minha vó se sente eu não sei, não temos coragem de falar com ela sobre isso. É literalmente, "Olha já que a senhora vai morrer logo...."

Realmente o problema não é o dinheiro, são as pessoas.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pessoal, desculpa abordar este assunto desagradável, mas é que é muito difícil viver esta situação. O acordo que meus pais fizeram com meus avós há uns 15 anos atrás, era que eles cuidariam da chácara e morariam aqui, porque meu avô não aguentava mais cuidar do terreno.

Agora estamos com esta preocupação, sendo que minha avó está viva e bem. Com 90 anos, mas bem. E por mim seguiria assim até os 100 ou mais.

Temos a intenção de ficar aqui, brinquei neste quintal, minha mãe brincou aqui, meu filho brincou aqui. 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 minutes ago, Michelle Ayres De Campos Silva disse:

Pessoal, desculpa abordar este assunto desagradável, mas é que é muito difícil viver esta situação. O acordo que meus pais fizeram com meus avós há uns 15 anos atrás, era que eles cuidariam da chácara e morariam aqui, porque meu avô não aguentava mais cuidar do terreno.

Agora estamos com esta preocupação, sendo que minha avó está viva e bem. Com 90 anos, mas bem. E por mim seguiria assim até os 100 ou mais.

Temos a intenção de ficar aqui, brinquei neste quintal, minha mãe brincou aqui, meu filho brincou aqui. 

Michelle, o "confessionário" é para estas coisas mesmo, você está entre amigos que compartilham praticamente dos mesmos ideais acredito, todos falaram muito bem, e é realmente uma situação muito delicada, todos teriam melhor sugestão com mais detalhes, mais não vem ao caso, os detalhes são seus; por exemplo: se o seu avô e sua avó eram casados em comunhão parcial de bens e adiquiriram este imóvel juntos após o casamento, então o raciocínio do Willian está corretíssimo, com o falecimento do seu avô, (acredito que tenha falecido, pois você não comenta sobre, mais como diz que a casa é de herdeiro, então deduzi que ele já não está mais entre nós), o bem é 50% da esposa e os outros 50% dos filhos, e neste caso pelo que entendi os outros filhos dela não tem interesse no imóvel, e realmente seria o caso de você os procurar e saber deles se tinham interesse em vender os percentuais dele que no caso seria 10% de cada, somente após este diálogo é que seria mais coerente pensar em outras opções. Lembrando tudo isso partindo do pressuposto que o casamento foi em comunhão parcial de bens e o imóvel foi adquirido após o casamento;

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Paulo Roberto Lagedo Lins disse:

Michelle, o "confessionário" é para estas coisas mesmo, você está entre amigos que compartilham praticamente dos mesmos ideais acredito, todos falaram muito bem, e é realmente uma situação muito delicada, todos teriam melhor sugestão com mais detalhes, mais não vem ao caso, os detalhes são seus; por exemplo: se o seu avô e sua avó eram casados em comunhão parcial de bens e adiquiriram este imóvel juntos após o casamento, então o raciocínio do Willian está corretíssimo, com o falecimento do seu avô, (acredito que tenha falecido, pois você não comenta sobre, mais como diz que a casa é de herdeiro, então deduzi que ele já não está mais entre nós), o bem é 50% da esposa e os outros 50% dos filhos, e neste caso pelo que entendi os outros filhos dela não tem interesse no imóvel, e realmente seria o caso de você os procurar e saber deles se tinham interesse em vender os percentuais dele que no caso seria 10% de cada, somente após este diálogo é que seria mais coerente pensar em outras opções. Lembrando tudo isso partindo do pressuposto que o casamento foi em comunhão parcial de bens e o imóvel foi adquirido após o casamento;

Obrigada, @Paulo Roberto Lagedo Lins!

Sim, meus avós eram casados, não sei o regime de casamento, mas a chácara era dos dois.

Existe um inventário, quem cuida é meu tio (tenho 1 tio e 3 tias) que foi feito quando meu avô morreu.

Meu tio meio que nos ajuda, já disse em "reuniões" para definir a herança, que ele não tem a menor pressa de fazer o inventário e nada será vendido correndo para fazer dinheiro.

Já tentaram mandar avalista aqui para "saber quanto conseguiria se vendesse".

A briga de família já existe. O problema é não ter o dinheiro para comprar na hora que forem vender. Tem um outro imóvel que é onde minha vó mora, mas foi na chácara que demonstraram interesse de compra.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Muitas coisas impactam nesse assunto, primeiro, você tem dinheiro para comprar? Segundo, sua avó quer vender? Terceiro, o imóvel está regularizado e inventariado da parte do seu avô para poder ser vendido?

Se todas as respostas forem sim, eu compraria o imóvel imediatamente, assim, você teria o imóvel e poderia investir mais nele, garantiria o conforto para você e sua mãe, e seus tios também sairiam ganhando, pois evitaria uma nova despesa com inventário num momento de falecimento da sua avó.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Tatiany Barth Simao disse:

Muitas coisas impactam nesse assunto, primeiro, você tem dinheiro para comprar? Segundo, sua avó quer vender? Terceiro, o imóvel está regularizado e inventariado da parte do seu avô para poder ser vendido?

Se todas as respostas forem sim, eu compraria o imóvel imediatamente, assim, você teria o imóvel e poderia investir mais nele, garantiria o conforto para você e sua mãe, e seus tios também sairiam ganhando, pois evitaria uma nova despesa com inventário num momento de falecimento da sua avó.

Obrigada, @Tatiany Barth Simao,

Não tenho todo o dinheiro em mãos, precisaria financiar uma parte. Esta é uma das metas que tenho investindo. Minha avó não quer vender, ela tem apego ao lugar, afinal nasceu aqui. Mas não abordamos com ela a ideia de vender para nós, porque não queremos levantar questões que possam ser difíceis para ela, como a sua própria morte.

Minha avó tem muito medo da morte. Ela realmente tem pânico disso. Eu não sei como vcs veem isso, mas eu entendo ela. Meu pai morreu de câncer, quando recebeu a notícia da metástase o olhar era de desespero e desesperança. Foi muito difícil. No final, graças a Deus, não estava mais lúcido e via médicos de branco no quarto dele. (Eu acredito que eram anjos).

O imóvel está regularizado e está inventariado a parte do meu avô.

A ideia era conversar com a família para comprarmos, mesmo que pagando um de cada vez....pagando uma parte e financiando o resto. Tb acho que seria bom pra todos.

Mas uma das minhas tias disse que recebeu uma proposta "muito boa" de uma construtora porque o terreno é grande. Mandou um Fulano para avaliar aqui e não deixamos entrar. Se o valor subir muito, não vai rolar.

Mas vou procurar um jeito...Assim que conseguir, comentarei aqui....

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 26/03/2023 at 13:24, Michelle Ayres De Campos Silva disse:

Boa tarde,

 

Estou afastada a um tempo, mas estou tendo alguns problemas familiares. O que reacendeu uma dúvida e quero saber a opinião de vcs.

Mora com minha mãe, em uma casa que é da minha avó. Minha mãe tem 4 irmãos vivos; Então esta casa não será dela, será dos herdeiros.

A casa está velha, tenho muita vontade de reformar e dar um pouco mais de conforto a minha mãe. Colocar forro nos cômodos que faltam, trocar a instalação elétrica para uma melhor, melhorar a fachada, uma reforma completa.

O problema é que esta casa será herança das minhas tias tb e elas já deixaram claro que tudo que fizermos na casa não é nada mais que nossa obrigação e que se aumentar o valor do imóvel servirá para vender mais caro.

Minha mãe quer comprar a casa e obviamente que quanto mais caro for o imóvel, mais difícil será para comprarmos a parte dos irmãos dela. 

Tenho medo de investir na casa para dar conforto para a minha mãe e meu tiro sair pela culatra e venderem a casa mais caro.

Não é pela grana, é pq ela gosta da casa. Minha bisavó morou aqui, não nesta casa, mas no mesmo terreno. Um terreno grande de 15 x 80m, que chamamos de chácara.

Não quero nada dado não, mas não acho justo reformar a casa e ter que pagar mais caro por isso, ou nem conseguir pagar o preço que eles querem.

Minha mãe mora aqui para cuidar da chácara, tem um custo de manutenção e nós cobrimos. Quando meu pai era vivo, ele ajudava, agora temos que pagar alguém para cuidar. 

Minha avó garante que possamos morar aqui, se ela não estivesse aqui, minhas tias já teriam vendido a chácara. Elas são contra a gente morar aqui e acham que se a chácara dá despesa, tem que vender.

É possível defender os interesses da minha mãe de comprar a parte dos irmãos por um preço justo?

 

Então, na parte jurídica acredito que exista uma forma de comprovar as reformas e ser acrescido esses valores na parte da sua mãe no caso de falescimento da sua vó, mas seria bom vc falar com um advogado antes para saber os detalhes de como fazer.
Outra coisa que pode ser feita, mas não sei se sua vó estaria disposta, seria fazer um testamento doando esse valor que for investido no imovel diretamente para sua mãe, uma pessoa viva pode doar até 50% do valor total do seu patrimonio para qualquer um quando tem herdeiros necessários, dessa forma no momento da partilha sua mãe teria além do valor de direito por ser herdeira, o valor doado pela sua avó, mas também tem que ser feito da forma correta e sempre recomendo que se for fazer isso faça com um advogado para que não tenha problemas no futuro.

Essa situação é mesmo complicada e envolvimento em partilhas de bens é mais complicado ainda, tem que ficar atento a tudo para não dar confusão no futuro.

Vale lembrar que mesmo que vc compre essa casa com a sua vó viva, tem que fazer da forma correta para que não seja anulada no momento do inventário e não adianta negociar isso de boca com os demais herdeiros, pois não existe partilha entre herdeiros do que não é deles ainda e coisa só de boca também pode gerar problemas.

Espero ter ajudado, mas também é só minha opinião embasada por conhecimentos bem rasos, por isso melhor pegar a ajuda de profissionais.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 13/04/2023 at 11:11, Priscylla Roberta Dos Santos disse:

Então, na parte jurídica acredito que exista uma forma de comprovar as reformas e ser acrescido esses valores na parte da sua mãe no caso de falescimento da sua vó, mas seria bom vc falar com um advogado antes para saber os detalhes de como fazer.
Outra coisa que pode ser feita, mas não sei se sua vó estaria disposta, seria fazer um testamento doando esse valor que for investido no imovel diretamente para sua mãe, uma pessoa viva pode doar até 50% do valor total do seu patrimonio para qualquer um quando tem herdeiros necessários, dessa forma no momento da partilha sua mãe teria além do valor de direito por ser herdeira, o valor doado pela sua avó, mas também tem que ser feito da forma correta e sempre recomendo que se for fazer isso faça com um advogado para que não tenha problemas no futuro.

Essa situação é mesmo complicada e envolvimento em partilhas de bens é mais complicado ainda, tem que ficar atento a tudo para não dar confusão no futuro.

Vale lembrar que mesmo que vc compre essa casa com a sua vó viva, tem que fazer da forma correta para que não seja anulada no momento do inventário e não adianta negociar isso de boca com os demais herdeiros, pois não existe partilha entre herdeiros do que não é deles ainda e coisa só de boca também pode gerar problemas.

Espero ter ajudado, mas também é só minha opinião embasada por conhecimentos bem rasos, por isso melhor pegar a ajuda de profissionais.

Obrigada, @Priscylla Roberta Dos Santos!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Michelle Ayres De Campos Silva entendi os problemas e dificuldades. Família é complicado.

Vc está tentando resolver isso no PIX, o que pode ser só uma "punheta mental" (desculpe o termo). Sinceramente, como vc realmente quer e vai comprar, financiamento costuma ter taxas menores que a da SELIC, vc poderia antecipar isso e não descapitalizar, ainda manter o dinheiro rendendo mais que os juros do financiamento. O financiamento também pode te abrir margem pra negociar, pois vc está dizendo que não tem o dinheiro. Quando tem queda razoável de juros, é possível tentar vender o financiamento para outro banco, com taxas menores. Também tem a amortização.

É que a gente pode estar perto de uma baixa dos juros, então esperaria ano que vem para ver o caminho das coisas e decidir o que fazer. Mas eu já estaria, com certeza, analisando os financiamentos e tentando resolver isso logo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Michele, bom dia, tudo joia?

 

Então, situação complicada.

Vamos por partes:

1) Como está o inventário do seu avô? Parado? Se sim qual o motivo? 

2) Sua avó (e seu avô) só tem esse bem? 

3) Não coloque as pessoas no "mesmo balaio", veja como cada tio e tia pensa sobre vocês na casa e as reformas que vão fazer. Anote suas constatações logo após cada conversa (nossa memória prega peças, o ideal é sempre anotar e tentar se ater apenas aos fatos, não aos sentimentos e impressões).

4) É interessante tentar respeitar soberanamente o desejo da sua avó e da sua mãe (tentando encaixar a realidade financeira nessa vontade delas).

5) Seria do seu interesse morar na chácara pelo tempo de vida da sua mãe ou você também pretende morar aí por tempo indeterminado?

Com isso mais claro talvez as respostas apareçam de maneira mais clara pra você. 

Se a coisa azedar entre os tios e sua mãe use duas perguntas chaves que podem direcionar a conversa para um lado mais positivo: "Qual a sua intenção quando o senhor(a) diz ou faz isso?" e "Para que caminho estamos indo quando a gente age/pensa assim? Será que é isso que queremos para a família?"

Abraços pra ti

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 minutes ago, Marina Freitas De Almeida disse:

Michele, bom dia, tudo joia?

 

Então, situação complicada.

Vamos por partes:

1) Como está o inventário do seu avô? Parado? Se sim qual o motivo? 

2) Sua avó (e seu avô) só tem esse bem? 

3) Não coloque as pessoas no "mesmo balaio", veja como cada tio e tia pensa sobre vocês na casa e as reformas que vão fazer. Anote suas constatações logo após cada conversa (nossa memória prega peças, o ideal é sempre anotar e tentar se ater apenas aos fatos, não aos sentimentos e impressões).

4) É interessante tentar respeitar soberanamente o desejo da sua avó e da sua mãe (tentando encaixar a realidade financeira nessa vontade delas).

5) Seria do seu interesse morar na chácara pelo tempo de vida da sua mãe ou você também pretende morar aí por tempo indeterminado?

Com isso mais claro talvez as respostas apareçam de maneira mais clara pra você. 

Se a coisa azedar entre os tios e sua mãe use duas perguntas chaves que podem direcionar a conversa para um lado mais positivo: "Qual a sua intenção quando o senhor(a) diz ou faz isso?" e "Para que caminho estamos indo quando a gente age/pensa assim? Será que é isso que queremos para a família?"

Abraços pra ti

 

Oi, @Marina Freitas De Almeida!

O inventário segundo eu sei já está dividido entre minha avó e os herdeiros. Esta é a informação que meu tio que é advogado passa. Ele não passa muitas informações pq já houve pressão de vender tudo com minha avó viva.

Tem a chácara que é onde moramos eu e minha mãe e uma casa onde ela mora. 

Minhas memórias são de brigas acaloradas na casa da minha avó quando meu avô morreu. E algumas discussões no hospital quando minha avó ficou doente.

Eu sei que pelo menos uma tia minha quer vender tudo e pegar o dinheiro na mão. Sempre ela puxa o assunto, sempre o marido dela solta piadas.

Tem outra que está bem endividada e precisa do dinheiro, a filha dela vive criando problemas com gastos excessivos e suspeitamos até de uso de substâncias pela menina.

Os demais preciso ver, pq tinha um outro tio (marido da minha tia) que queria o dinheiro, mas ele morreu. Agora minha tia prece pensar diferente.

E o único irmão da minha mãe eu sei que não quer vender. Ele cuida do inventário. 

Minha avó nasceu neste lugar e aqui estão lembranças da infância da minha avó, minha mãe, minha e até do meu filho. 

Sobre morar aqui o resto da vida, eu estou tentando buscar algum tipo de cultura que faça sentido para um espaço tão pequeno. Bicho não rola, só galinha, mas tenho 3 cachorros e eles matariam.

Agora que conseguimos limpar o terreno e podar as árvores. Tem uma horta, mas penso em coisa maior. 

Plantar para consumo próprio é complicado, pq dá muito. Tempo atrás deu carambola, agora tem abacate, mamão e tem banana tb. Cada pé dá muito e de uma vez. Não entendo de terra preciso aprender, a família agora é pequena. Tinha amora, mas o pé morreu, tem que cuidar.

Socorro.....

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 03/06/2023 at 11:16, Michelle Ayres De Campos Silva disse:

Oi, @Marina Freitas De Almeida!

O inventário segundo eu sei já está dividido entre minha avó e os herdeiros. Esta é a informação que meu tio que é advogado passa. Ele não passa muitas informações pq já houve pressão de vender tudo com minha avó viva.

Tem a chácara que é onde moramos eu e minha mãe e uma casa onde ela mora. 

Minhas memórias são de brigas acaloradas na casa da minha avó quando meu avô morreu. E algumas discussões no hospital quando minha avó ficou doente.

Eu sei que pelo menos uma tia minha quer vender tudo e pegar o dinheiro na mão. Sempre ela puxa o assunto, sempre o marido dela solta piadas.

Tem outra que está bem endividada e precisa do dinheiro, a filha dela vive criando problemas com gastos excessivos e suspeitamos até de uso de substâncias pela menina.

Os demais preciso ver, pq tinha um outro tio (marido da minha tia) que queria o dinheiro, mas ele morreu. Agora minha tia prece pensar diferente.

E o único irmão da minha mãe eu sei que não quer vender. Ele cuida do inventário. 

Minha avó nasceu neste lugar e aqui estão lembranças da infância da minha avó, minha mãe, minha e até do meu filho. 

Sobre morar aqui o resto da vida, eu estou tentando buscar algum tipo de cultura que faça sentido para um espaço tão pequeno. Bicho não rola, só galinha, mas tenho 3 cachorros e eles matariam.

Agora que conseguimos limpar o terreno e podar as árvores. Tem uma horta, mas penso em coisa maior. 

Plantar para consumo próprio é complicado, pq dá muito. Tempo atrás deu carambola, agora tem abacate, mamão e tem banana tb. Cada pé dá muito e de uma vez. Não entendo de terra preciso aprender, a família agora é pequena. Tinha amora, mas o pé morreu, tem que cuidar.

Socorro.....

Michele, tudo bem? 

O lugar é bem lindo! Amo rosas! 

Bom vejo que cada tio e tia tem seus motivos para vender ou ficar com a casa da chácara.

Hoje, pelo que entendi (caso o inventário do seu avô tenha terminado) a propriedade é um condomínio, no qual sua avó é dona de 50% e os outros 50% são divididos entre seu tios e sua mãe. O outro imóvel possivelmente está na mesma situação.

Cabe muitas formas de acordos aí, o que não pode é a conversa debandar pra brigalhada...

Desejo pra vocês não briga, mas sim uma solução que a família continue coesa e unida mesmo na ausência da sua avó. Ter nosso cantinho é maravilhoso, mas nada paga a PAZ!

 

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...