Jump to content
  • 0

É hora de aportar tudo em BBDC3?


José Carlos Vieira Junior

Pergunta

Recommended Posts

  • 0
30 minutes ago, José Carlos Vieira Junior disse:

Eu tenho uma carteira minimamente diversificada, contem 100k de investimentos.
desse valor, tenho 20% em ações, eu ja tenho algumas ações do BBDC3, duvida:
Esse mês eu vou aportar 4k, devo usar o diagrama do cerrado e distribuir o valor ou METER O LOUCO, e aportar tudo em BBDC3?

Bom dia, José!

Nunca invista dessa maneira, use o diagrama para manter sua carteira balanceada.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
31 minutes ago, José Carlos Vieira Junior disse:

Eu tenho uma carteira minimamente diversificada, contem 100k de investimentos.
desse valor, tenho 20% em ações, eu ja tenho algumas ações do BBDC3, duvida:
Esse mês eu vou aportar 4k, devo usar o diagrama do cerrado e distribuir o valor ou METER O LOUCO, e aportar tudo em BBDC3?

O ideal é sempre ter uma carteira diversificada para reduzir os seus riscos, basicamente essa é a ideia do diagrama do cerrado. Claro que ninguem é obrigado a nada, só que acho que colocar tudo no mesmo ativo não me parece o mais certo a se fazer

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu meti o louco com a reserva de oportunidade, mas o aporte deste mês vou seguir no diagrama, acredito que algumas vezes não tem problema, vai do Feeling, mesmo porque vc pode ter uma excelente oportunidade em alguns casos que pode aumentar seus ganhos, diminuir o PL, acredito que seja uma delas. Vcs preferem comprar BBDC3 e não o 4? Se puderem me explicar ficaria grato, sei a diferença entre as duas mas gostaria de saber o critério de vcs para escolha. Muito obrigado!

 

Editado por Ricardo Ferreira Patini
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Ricardo Ferreira Patini disse:

Eu meti o louco com a reserva de oportunidade, mas o aporte deste mês vou seguir no diagrama, acredito que algumas vezes não tem problema, vai do Feeling, mesmo porque vc pode ter uma excelente oportunidade em alguns casos que pode aumentar seus ganhos, diminuir o PL, acredito que seja uma delas. Vcs preferem comprar BBDC3 e não o 4? Se puderem me explicar ficaria grato, sei a diferença entre as duas mas gostaria de saber o critério de vcs para escolha. Muito obrigado!

 

Nesse momento eu prefiro a BBCD3, já comentamos algumas vezes o motivo, vou ver se encontro o post e mando aqui.

E reserva de oportunidade nesse preço de selic é bom, que até você estudar melhor onde quer investir fica rendendo legal

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, José Carlos Vieira Junior disse:

Eu tenho uma carteira minimamente diversificada, contem 100k de investimentos.
desse valor, tenho 20% em ações, eu ja tenho algumas ações do BBDC3, duvida:
Esse mês eu vou aportar 4k, devo usar o diagrama do cerrado e distribuir o valor ou METER O LOUCO, e aportar tudo em BBDC3?

Fala, José. Bom dia, tudo bom?

Cara, na minha visão não vejo problemas em aproveitar oportunidades. Acredito que o grande ponto aí é "psicologico", tipo, pensa que toda oportunidade que você ver aportar, pode acontecer da sua carteira vai ficar desbalanceada e caso dê algum problema, algumas ações podem se desvalorizar momentâneamente.

Aí vai entrar o seu psicológico, mais "exposto" ou menos balanceado. Mas, na minha visão você tendo uma boa reserva, segue o jogo. Eu particularmente tento sempre manter o mais balanceado possível, o próprio "controle burro" que o Raul comenta nos vídeos e etc, ajuda nesse ponto.

Sobre BBDC3 e BBDC4 (que eu tenho), a BBDC3 tem menor liquidez, porém tem 100% de TAG Along. Já a BBDC4, tem maior  liquidez, mas o TAG Along é de 80%. Em termos de dividendo na teoria BBDC4 seria maior, mas pelo preço que a BBDC3 é negociada acaba que a distribuição dos dividendos fica igual ou maior que a BBDC4.

Espero ter contribuído com algo, abraço.

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Depois que tiver toda sua carteira no no diagrama do cerrado, e uma das suas ações cair tanto igual a BBDC4 o próprio diagrama vai "meter o louco" pra você, te indicando a investir muito nele.

 

Pra quem esta começando a fazer a carteira, parece não fazer muito sentido pois da a impressão de ter muitas oportunidades boas, mas depois com a carteira montada, esses oportunidades vão aparecer de forma mais clara para você.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Ricardo Ferreira Patini disse:

Eu meti o louco com a reserva de oportunidade, mas o aporte deste mês vou seguir no diagrama, acredito que algumas vezes não tem problema, vai do Feeling, mesmo porque vc pode ter uma excelente oportunidade em alguns casos que pode aumentar seus ganhos, diminuir o PL, acredito que seja uma delas. Vcs preferem comprar BBDC3 e não o 4? Se puderem me explicar ficaria grato, sei a diferença entre as duas mas gostaria de saber o critério de vcs para escolha. Muito obrigado!

 

Boa tarde @Ricardo Ferreira Patini,

 

Antes das aulas eu analisava só valor pelo dividendo, a BBDC4 paga 10% a mais de dividendos, se você pegar valor da BBDC3 ( 11,59 x 110% = 12,75) o preço justo de BBDC4 seria 12,75, como esta em 12,97 está mais cara, neste caso compraria a BBDC3, e ainda depois de assistir as aulas podemos tem como o risco da BBDc3 menor também, uma vez que o Tag Along da ON é 100% e do PN 80%

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
37 minutes ago, William Redig disse:

Meter o louco e aportar tudo em um ativo, sem seguir a sua estratégia e diagrama do serrado não é para S@ardinhas....

SEMPRE siga a sua estratégia e diagrama.

Mas se existe a oportunidade de preço em um ativo que ele acredita , e posteriormente vir a rebalancear  a carteira , não seria de todo um pecado … talvez usar boa parte e não tudo do aporte (tipo desbalencear de propósito e depois ir corrigindo , consciente do que está fazendo )

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Mas se existe a oportunidade de preço em um ativo que ele acredita , e posteriormente vir a rebalancear  a carteira , não seria de todo um pecado … talvez usar boa parte e não tudo do aporte (tipo desbalencear de propósito e depois ir corrigindo , consciente do que está fazendo )

100% das vezes que eu segui a emoção eu entrei bem.  Já aprendi a seguir a razão e estratégia, mesmo quando existe um aparente indicador me puxando para seguir a emoção.  Lembro do seguinte:  Nunca vou ganhar do Lewis Hamilton numa corrida de Cart, nem do Guga Kuerten numa partida de tênis, ou do Tiger Woods numa partida de golf.  A chance de eu bater o mercado é ter ativos bons e seguir a minha estratégia.  Igual Bradesco está barato, tem vários ativos em condições similares.

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Mas se existe a oportunidade de preço em um ativo que ele acredita , e posteriormente vir a rebalancear  a carteira , não seria de todo um pecado … talvez usar boa parte e não tudo do aporte (tipo desbalencear de propósito e depois ir corrigindo , consciente do que está fazendo )

Acredito nessa linha de pensamento, um desbalanceamento momentâneo para a oportunidade e rebalanceamento da carteira.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
44 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Mas se existe a oportunidade de preço em um ativo que ele acredita , e posteriormente vir a rebalancear  a carteira , não seria de todo um pecado … talvez usar boa parte e não tudo do aporte (tipo desbalencear de propósito e depois ir corrigindo , consciente do que está fazendo )

Isto acontece porque ele esta montando a carteira ainda, se estivesse tudo no diagrama do cerrado, o sistema já viria esta oportunidade por lá e compraria mais.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, José Carlos Vieira Junior disse:

Eu tenho uma carteira minimamente diversificada, contem 100k de investimentos.
desse valor, tenho 20% em ações, eu ja tenho algumas ações do BBDC3, duvida:
Esse mês eu vou aportar 4k, devo usar o diagrama do cerrado e distribuir o valor ou METER O LOUCO, e aportar tudo em BBDC3?

@José Carlos Vieira Junior não é nada recomendado meter o louco e aportar 100% em um ativo só. Sempre recomendamos lançar no Diagrama do Cerrado o valor do aporte para verificar onde são as indicações, e com base nas indicações você pode ajustar os aportes, pois em alguns momentos o Diagrama vai falar para você comprar 1 ação, por exemplo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Eu gosto deste tipo de provocação pois a maioria vai defender a ferro e fogo o diagrama do cerrado (ou gerenciamento pelo método burro) e isso é bacana demais pq entendemos que ele nos protege, do outro lado vemos que aprendemos que ativos bons em preços atrativos chamam nossa atenção e queremos baixar nosso preço médio …. Quando o amigo que fez o post cita “é hora de aportar tudo em Bbdc3” gera um susto, mas se parar pra pensar , seu aporte mensal hoje representa quanto do total de sua carteira ?

Atualmente eu a aporto por mês o equivalente a 1% do total da carteira que estimo ter até agosto do ano que vem (ou seja até lá terei aportado 16% do total possível da minha carteira ) , veja o só , se eu resolver em algum mês tender a uma tentação destas , tenho dois caminhos: corrigir nos próximos aportes conforme diagrama ou perceber que não fez muita diferença no longo prazo e voltar a seguir o diagrama …

em resumo , relendo as respostas vejo que coletivamente mesmo com algumas divergências de opiniões estamos criando nossas estratégias e seguindo um método e, mais , auxiliando os demais a refletirem em suas decisões pessoais !

que possamos ter mais post como estes , post com empresas , setores , indicadores e este debate maravilhoso com os colegas !!!

Aham, o que mais assusto é que quando você lê, parece que ele vai dar um ALL IN em Bradesco, pode ser que no futuro a gente veja que teria sido a melhor estratégia, que tenha perfumado mais do que a carteira de todo mundo, mas não faz sentido o risco.

Agora igual você falou, dar uma concentrada hoje num certo ativo, aproveitando o excelente desconto que ele possui, com a ideia de ir relanceado com os aportes futuros , seja uma boa sim. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Só tem um pequeno problema em "meter o louco" quem garante que o BBDC chegou no fundo ?

Ai sempre tem a dor de corno depois kkkk

Hoje esta 11... mando brasa em tudo, amanha esta 10, depois de amanha 9, ai demora 3 anos pra voltar em 11...

Temos sempre que lembrar estes detalhes também

E pra piorar mais um pouco o exemplo, vamos supor que ao mesmo tempo outras ações da carteira que você deixou de lado pra aportar na oportunidade, disparem ? 

 

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
28 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Só tem um pequeno problema em "meter o louco" quem garante que o BBDC chegou no fundo ?

Ai sempre tem a dor de corno depois kkkk

Hoje esta 11... mando brasa em tudo, amanha esta 10, depois de amanha 9, ai demora 3 anos pra voltar em 11...

Temos sempre que lembrar estes detalhes também

E pra piorar mais um pouco o exemplo, vamos supor que ao mesmo tempo outras ações da carteira que você deixou de lado pra aportar na oportunidade, disparem ? 

 

Por isso que o segredo esta numa carteira diversificada e com foco no longo prazo!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...