Charly Ferreira Postado 9 de Abril de 2023 Compartilhar Postado 9 de Abril de 2023 Fala galera, Até que ponto podemos chegar com um desbalanceamento na carteira caso um determinado ativo apresente uma boa oportunidade de aportes? Ou não devemos cair na tentação e manter o foco nas indicações do diagrama? Ainda não consegui lançar toda minha carteira no diagrama😬 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Alex Rodrigues Feitosa Postado 9 de Abril de 2023 Compartilhar Postado 9 de Abril de 2023 (edited) Eu entendo que o diagrama do cerrado foi desenvolvido justamente para que as nossas decisões sejam baseadas nas metas que lançamos no diagrama, o chamado "método burro", e não nas nossas emoções. Eu entendo também que o diagrama não é um método engessado, tudo depende da sua estratégia e visão de futuro. O importante é você se ater aos aportes e revisão das empresas a cada período, e se aparecer uma empresa que se enquadre melhor na sua estratégia em função de outra, faça a substituição e mantenha a outra empresa em stand-by. Afinal tudo o que o curso nos apresentou serve para ajudar nas nossas decisões e o diagrama está ai justamente para nos ajudar. Espero ter ajudado. Abraço! Editado 9 de Abril de 2023 por Alex Rodrigues Feitosa 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Henrique Magalhães Postado 9 de Abril de 2023 Compartilhar Postado 9 de Abril de 2023 @Charly Ferreira só não entendi você já querer desbalancear sem nem mesmo ter incluído toda carteira no diagrama .. não fez muito sentido .. mas a ideia seria , que de acordo com suas metas (definidas após sua análise de perfil e PIAR) , você incluir seu ativos (todos) e assim você saberia com mais clareza a situação da sua carteira e onde ela vai pedir aportes …. Se vive enxerga um ativo único para aportar achando que encontrou uma oportunidade (onde ninguém mais viu , ou onde dicas te induziram a acreditar ou até você mesmo teve um viés por qq motivo ) já considere que o método burro pode te salvar de fazer uma pequena cagada …. outros pontos a se considerar , este aporte será quantos % do total de sua carteira ? , está oportunidade vai “turbinar” sua carteira com um único aporte de um único mês? fazer você pode fazer o que bem entender , afinal a decisão final sempre será sua , mas a não ser que você tenha um aportes relevante em um ativo que você tenha total convicção e acredita (e terá noites tranquilas caso ele não seja a joia rara que você espera ) e este risco esteja bem mensurado , aí volte no método burro pra ele te salvar destas tentações … vá e não peques mais 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 William Redig Postado 9 de Abril de 2023 Compartilhar Postado 9 de Abril de 2023 Oi @Charly Ferreira, Não encontro muito sentido em desbalncear a carteira. As regas são suas para criar e adaptar em acordo com parâmetros que você determinou e devem te guiar para evitar que os vieses comportamentais ganhem da lógica burra. Já houve casos em que desbalanceei, mas não em função de viés, e sim em função de grana para aportes que iriam entrar em um periodo curto de tempo e onde optei por investir primeiro em determinada classe por questão de oportunidade, mas logo em seguida, poucas semanas depois, eu levei a carteira para o equilíbrio normalmente. No início da minha jornada de investsidor, eu "achei" e aportei demais onde queria e nunca deu bom. Hoje, o equilíbrio me salva. Quando as ações Brasileiras estão em baixa, as internacionais sobem, ou FIIs sobem. Em resumo, a volatilidade diminui. A carteira valoriza com mais inércia que o IBOV ou IFIX, mas também desvaloriza mais lentamente quando cai. Aprendi na prática que não compensa, mesmo a minha jornada de investidor tendo apenas 2 anos. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Marcelo R Postado 10 de Abril de 2023 Compartilhar Postado 10 de Abril de 2023 10 horas atrás, Charly Ferreira disse: Fala galera, Até que ponto podemos chegar com um desbalanceamento na carteira caso um determinado ativo apresente uma boa oportunidade de aportes? Ou não devemos cair na tentação e manter o foco nas indicações do diagrama? Ainda não consegui lançar toda minha carteira no diagrama😬 O método é pra evitar ficar emocionado rsrsrs Caiu um monte alguma coisa, como você sabe que parou de cair e pode encher o carrinho ? a ainda mais, como saber que vai subir ? e se aparecerem oportunidades, o diagrama vai apontar o investimento nelas, é que estou entendendo que você que deixar as outras para trás e colocar mais nela, mas ai esta querendo entrar no campo de especulação, não acho que valha a pena. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Flavio Prado Postado 10 de Abril de 2023 Compartilhar Postado 10 de Abril de 2023 10 horas atrás, Charly Ferreira disse: Fala galera, Até que ponto podemos chegar com um desbalanceamento na carteira caso um determinado ativo apresente uma boa oportunidade de aportes? Ou não devemos cair na tentação e manter o foco nas indicações do diagrama? Ainda não consegui lançar toda minha carteira no diagrama😬 @Charly Ferreira como disseram os colegas, o Diagrama do Cerrado foi criado justamente para tirarmos o emocional no momento de decidir e fazer os aportes. É o emocional que faz com que façamos cagada. O balanceamento da carteira nunca estará 100%, pois as cotações mudam diariamente, porém não devemos fazer o desbalanceamento propositadamente. terminar todas as aulas, inclui todos os seus ativos no Diagrama do Cerrado e aí você inicia os aportes conforme o Diagrama indica. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Charly Ferreira Postado 10 de Abril de 2023 Author Compartilhar Postado 10 de Abril de 2023 (edited) @Alex Rodrigues Feitosa@Henrique Magalhães@William Redig@Marcelo Ribeiro@Flavio Prado muito obrigado pela atenção de vocês. Analisando bem a pergunta que fiz não faz muito sentido partindo do princípio que o próprio diagrama vai identificar a oportunidade e indicar o aporte. Quando me referi a oportunidade foi no sentido de uma ação que já tenho em cateira cair a cotação, mas ai automaticamente ela passará a ser indicada pelo diagrama. 🫠🫠 Ajustei algumas perguntas do diagrama e fique espantado com alguns papéis que eu julgava serem bons😬 Editado 10 de Abril de 2023 por Charly Ferreira 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Ricardo O Postado 12 de Abril de 2023 Compartilhar Postado 12 de Abril de 2023 Errado, muito errado já é errado deixar desbalanceada, fazer de propósito achando que você está enchergando uma oportunidade, melhor do q um sistema testado é arrogante 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Charly Ferreira
Fala galera,
Até que ponto podemos chegar com um desbalanceamento na carteira caso um determinado ativo apresente uma boa oportunidade de aportes?
Ou não devemos cair na tentação e manter o foco nas indicações do diagrama?
Ainda não consegui lançar toda minha carteira no diagrama😬
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
9/Abr
4
10/Abr
3
12/Abr
1
Top Posters For This Question
Charly Ferreira 2 posts
William Redig 1 post
Marcelo R 1 post
Henrique Magalhães 1 post
DIAS POPULARES
9/Abr 2023
4 posts
10/Abr 2023
3 posts
12/Abr 2023
1 post
Os mais famosos desse tópico
Flavio Prado
@Charly Ferreira como disseram os colegas, o Diagrama do Cerrado foi criado justamente para tirarmos o emocional no momento de decidir e fazer os aportes. É o emocional que faz com que façamos cagada.
Marcelo R
O método é pra evitar ficar emocionado rsrsrs Caiu um monte alguma coisa, como você sabe que parou de cair e pode encher o carrinho ? a ainda mais, como saber que vai subir ? e se aparecerem
Charly Ferreira
@Alex Rodrigues Feitosa@Henrique Magalhães@William Redig@Marcelo Ribeiro@Flavio Prado muito obrigado pela atenção de vocês. Analisando bem a pergunta que fiz não faz muito sentido partindo do p
7 respostas para essa pergunta
Recommended Posts