Jump to content
  • 0

É MUITO ERRADO DESBALANCEAR A CARTEIRA?


Charly Ferreira

Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Eu entendo que o diagrama do cerrado foi desenvolvido justamente para que as nossas decisões sejam baseadas nas metas que lançamos no diagrama, o chamado "método burro", e não nas nossas emoções. Eu entendo também que o diagrama não é um método engessado, tudo depende da sua estratégia e visão de futuro. O importante é você se ater aos aportes e revisão das empresas a cada período, e se aparecer uma empresa que se enquadre melhor na sua estratégia em função de outra, faça a substituição e mantenha a outra empresa em stand-by. Afinal tudo o que o curso nos apresentou serve para ajudar nas nossas decisões e o diagrama está ai justamente para nos ajudar.

Espero ter ajudado. Abraço!

Editado por Alex Rodrigues Feitosa
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Charly Ferreira só não entendi você já querer desbalancear sem nem mesmo ter incluído toda carteira no diagrama .. não fez muito sentido ..

mas a ideia seria , que de acordo com suas metas (definidas após sua análise de perfil e PIAR) , você incluir seu ativos (todos) e assim você saberia com mais clareza a situação da sua carteira e onde ela vai pedir aportes …. Se vive enxerga um ativo único para aportar achando que encontrou uma oportunidade (onde ninguém mais viu , ou onde dicas te induziram a acreditar ou até você mesmo teve um viés por qq motivo ) já considere que o método burro pode te salvar de fazer uma pequena cagada …. 
outros pontos a se considerar , este aporte será quantos % do total de sua carteira ? , está oportunidade vai “turbinar” sua carteira com um único aporte de um único mês? 
fazer você pode fazer o que bem entender , afinal a decisão final sempre será sua , mas a não ser que você tenha um aportes relevante em um ativo que você tenha total convicção e acredita (e terá noites  tranquilas caso ele não seja a joia rara que você espera ) e este risco esteja bem mensurado , aí volte no método burro pra ele te salvar destas tentações … vá e não peques mais 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Charly Ferreira,

Não encontro muito sentido em desbalncear a carteira.  As regas são suas para criar e adaptar em acordo com parâmetros que você determinou e devem te guiar para evitar que os vieses comportamentais ganhem da lógica burra.

Já houve casos em que desbalanceei, mas não em função de viés, e sim em função de grana para aportes que iriam entrar em um periodo curto de tempo e onde optei por investir primeiro em determinada classe por questão de oportunidade, mas logo em seguida, poucas semanas depois, eu levei a carteira para o equilíbrio normalmente.

No início da minha jornada de investsidor, eu "achei" e aportei demais onde queria e nunca deu bom.

Hoje, o equilíbrio me salva.  Quando as ações Brasileiras estão em baixa, as internacionais sobem, ou FIIs sobem.  Em resumo, a volatilidade diminui.  A carteira valoriza com mais inércia que o IBOV ou IFIX, mas também desvaloriza mais lentamente quando cai.

Aprendi na prática que não compensa, mesmo a minha jornada de investidor tendo apenas 2 anos.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Charly Ferreira disse:

Fala galera, 

Até que ponto podemos chegar com um desbalanceamento na carteira caso um determinado ativo apresente uma boa oportunidade de aportes? 

Ou não devemos cair na tentação e manter o foco nas indicações do diagrama? 

Ainda não consegui lançar toda minha carteira no diagrama😬

O método é pra evitar ficar emocionado rsrsrs

Caiu um monte alguma coisa, como você sabe que parou de cair e pode encher o carrinho ? a ainda mais, como saber que vai subir ?

e se aparecerem oportunidades, o diagrama vai apontar o investimento nelas, é que estou entendendo que você que deixar as outras para trás e colocar mais nela, mas ai esta querendo entrar no campo de especulação, não acho que valha a pena.

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Charly Ferreira disse:

Fala galera, 

Até que ponto podemos chegar com um desbalanceamento na carteira caso um determinado ativo apresente uma boa oportunidade de aportes? 

Ou não devemos cair na tentação e manter o foco nas indicações do diagrama? 

Ainda não consegui lançar toda minha carteira no diagrama😬

@Charly Ferreira como disseram os colegas, o Diagrama do Cerrado foi criado justamente para tirarmos o emocional no momento de decidir e fazer os aportes. É o emocional que faz com que façamos cagada. 

O balanceamento da carteira nunca estará 100%, pois as cotações mudam diariamente, porém não devemos fazer o desbalanceamento propositadamente. terminar todas as aulas, inclui todos os seus ativos no Diagrama do Cerrado e aí você inicia os aportes conforme o Diagrama indica.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Alex Rodrigues Feitosa@Henrique Magalhães@William Redig@Marcelo Ribeiro@Flavio Prado muito obrigado pela atenção de vocês.  

Analisando bem a pergunta que fiz não faz muito sentido partindo do princípio que o próprio diagrama vai identificar a oportunidade e indicar o aporte. Quando me referi a oportunidade foi no sentido de uma ação que já tenho em cateira cair a cotação, mas ai automaticamente ela passará a ser indicada pelo diagrama. 🫠🫠

Ajustei algumas perguntas do diagrama e fique espantado com alguns papéis que eu julgava serem bons😬

Editado por Charly Ferreira
  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...