Jump to content
  • 0

MARCACAO A MERCADO

Guilherme De Abreu

Pergunta

Boa noite comunidade!

Na aula sobre marcação a mercado, a marcação acontece no momento em que vc possui um titulo pre ou pos com uma taxa contratada. Quando ocorre a reunião e o COPOM decide por aumentar ou diminuir acontece a marcação do titulo para mais ou menos, minhas duvidas:

Como eu vou saber o momento certo de sair, olhando o índice de juros futuros que uma previsão do mercado de que para onde o juros vai

Ou aguardando de fato o valor da taxa cair para poder vender o titulo.

obr a todos uma boa noite

Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
6 horas atrás, Guilherme De Abreu disse:

Boa noite comunidade!

Na aula sobre marcação a mercado, a marcação acontece no momento em que vc possui um titulo pre ou pos com uma taxa contratada. Quando ocorre a reunião e o COPOM decide por aumentar ou diminuir acontece a marcação do titulo para mais ou menos, minhas duvidas:

Como eu vou saber o momento certo de sair, olhando o índice de juros futuros que uma previsão do mercado de que para onde o juros vai

Ou aguardando de fato o valor da taxa cair para poder vender o titulo.

obr a todos uma boa noite

Bom dia. Se ocorrer um reajuste da taxa de juros consequentemente irá ocorrer um reajuste da rentabilidade oferecida nos títulos. Caso esse reajuste reflita de forma significativa o valor do seu título, vc pode optar por realizar a venda antecipando juros futuros.

No site do tesouro, na parte que mostra os seus títulos comprados, bem a esquerda tem um botão que mostra o gráfico do valor real do seu título e do valor q ele “deveria “ estar no momento, ajudando a decidir um possível ponto de saída.

Lembrando sempre da alíquota regressiva q pode comprometer esse resultado final 

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
On 12/04/2023 at 09:15, Matheus Malheiros Pinto disse:

Bom dia, Guilherme!

A marcação a mercado não acontece somente após as reuniões do Copom. As taxas são atualizadas diariamente de acordo com as condições do mercado e expectativas futuras, a Selic é apenas um desses diversos fatores.

Para saber se é vantajoso fazer a marcação a mercado, é necessário comparar o preço atual com o preço teórico. Vamos supor que em 2023 você comprou um título do Tesouro Prefixado 2026 por R$700, ou seja, com uma rentabilidade de 12,62% ao ano (700x 1,1262^3 = 1000). Seu valor teórico seria:

• 2024: R$788,37
  • 2025: R$887,90
  • 2026: R$1.000

Se o valo do título no momento da venda for maior que o valor teórico, pode ser uma boa ideia realizar esse resgate antecipado.

As aulas do Raul são ótimas sobre o tema mas agradeço você também @Matheus Malheiros Pinto por ter colocado essa cereja no bolo com as explicações!
Finalmente consegui entender 100% o tema de marcação a mercado!!

Editado por Edison Luis Paulini
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...