Jump to content

Vender ou não vender meu imóvel?


Recommended Posts

Olá sardinhas bom dia. 

Tenho uma dúvida particular e gostaria de saber a opinião de vcs. 

Eu e meu marido em 2020 compramos nossa casa a vista. Hj ela vale 800mil.

Estamos pensando em vender e colocar o dinheiro pra investir.

Já fiz as simulações na calculadora do Raul e logo no 1° mês já me rende R$4.500,00, porém, vou precisar de parte desse valor de rendimento pra pagar meu aluguel rs. 

e aí? 😓

Link para compartilhar
Share on other sites

15 minutes ago, Elenice Aparecida Rosa Do Nascimento disse:

Olá sardinhas bom dia. 

Tenho uma dúvida particular e gostaria de saber a opinião de vcs. 

Eu e meu marido em 2020 compramos nossa casa a vista. Hj ela vale 800mil.

Estamos pensando em vender e colocar o dinheiro pra investir.

Já fiz as simulações na calculadora do Raul e logo no 1° mês já me rende R$4.500,00, porém, vou precisar de parte desse valor de rendimento pra pagar meu aluguel rs. 

e aí? 😓

Mas porque vocês querem vender a casa quitada onde vocês moram pra viver de aluguel?

Acho que essa deve ser a primeira coisa a ser respondida por vocês. Trocar o seguro pelo incerto pode trazer muita dor de cabeça, até porque o dinheiro aplicado em investimentos não vai poder ser retirado a qualquer momento sem nenhum critério. Se o objetivo de vocês for comprar uma casa menor ou menos custosa para viver, de forma que sua qualidade de vida seja mantida, vale a pena. Vocês poderiam comprar à vista e aplicar o restante do dinheiro sem nenhuma preocupação. Em qualquer outro caso, acho que vale a pena repensar os motivos por trás dessa ideia, visto que o aluguel vai trazer inseguranças que hoje vocês não têm.

Receber 4.500,00 a partir do primeiro mês é algo muito atraente, mas vocês precisam lembrar também que não existe garantia de rentabilidade futura, principalmente quando o assunto é renda variável. Retirar parte dos proventos dos investimentos para bancar o aluguel também não é uma ideia muito boa, pois olha só:

Imaginem que vocês aluguem uma casa equivalente à que possuem hoje para manter o mesmo padrão de vida (até porque se vocês quisessem diminuir o padrão, vender a casa atual e comprar uma mais simples seria uma opção melhor, como mencionei anteriormente). Como a média dos aluguéis é 0,5% do valor do imóvel, vocês precisariam desembolsar R$ 4.000,00 por mês para bancar somente o aluguel. Isso consome quase todo o rendimento mensal do valor que vocês aplicariam, corroendo assim o efeito do tempo sobre os juros compostos. Com o passar do tempo, o patrimônio investido por vocês iria deixar de crescer muito por conta dessa retirada. Isso sem nem levar em consideração os ciclos naturais do mercado, que podem diminuir temporariamente o valor recebido mensalmente através dos juros.

São alguns pensamentos meus que talvez possam ajudar vocês a tomar a melhor decisão. Um abraço!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Elenice,

É uma questão muito pessoal né? Mas qual valor de aluguel estaria nos planos? Vocês tem ou pretendem ter filhos?

Eu moro na minha casa quitada de mais ou menos esse valor, e não me vejo vendendo pra viver de aluguel não. Ter a segurança de saber que é nosso, sem dor de cabeça me traz conforto. Mas também temos filhos, então pensamos pensar nesse bem estar. Teria que ver se vale a dor de cabeça, pq já está quitado, se ainda tivesse num financiamento, ou fosse tirar dos aportes pra comprar, seria outra história. 

Dps nos conta o acharam melhor!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/04/2023 at 10:17, Elenice Aparecida Rosa Do Nascimento disse:

Olá sardinhas bom dia. 

Tenho uma dúvida particular e gostaria de saber a opinião de vcs. 

Eu e meu marido em 2020 compramos nossa casa a vista. Hj ela vale 800mil.

Estamos pensando em vender e colocar o dinheiro pra investir.

Já fiz as simulações na calculadora do Raul e logo no 1° mês já me rende R$4.500,00, porém, vou precisar de parte desse valor de rendimento pra pagar meu aluguel rs. 

e aí? 😓

 

Tem algumas coisas a considerar

  • na sua cidade tem muitas opções para alugar?
  • tem filhos?
  • tem um lugar em vista para alugar, qual valor do aluguel?
  • teria uma melhor qualidade de vida?
  • achei a conta baixa, se for usar FIIS com 0,7% teria 5600 mensais de dividendo e você precisa de apenas parte dele para pagar o aluguel, financeiramente compensa. Você ainda re-investiria a diferença

Vantagens

  • Quando enjoar da casa, é só procurar uma mais nova e mudar
  • Se aparecer um emprego em outra cidade, é só mudar
  • alem das vantagens conhecidas dos FIIS sobre imoveis (liquidez... etc.) 

Desvantagens

  • O dono pode pedir o imóvel alguma hora, ou querer vender, ai vocês vão ter q se mudar 

Se tiver varias opções para alugar, não vejo problema, eu mesmo estou aberto a essa possibilidade no futuro.

Dependendo do mercado de imoveis, você pode morar em um AP de 1 milhão pagando menos do que o rendimento dos seus 800k

 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/04/2023 at 10:17, Elenice Aparecida Rosa Do Nascimento disse:

Olá sardinhas bom dia. 

Tenho uma dúvida particular e gostaria de saber a opinião de vcs. 

Eu e meu marido em 2020 compramos nossa casa a vista. Hj ela vale 800mil.

Estamos pensando em vender e colocar o dinheiro pra investir.

Já fiz as simulações na calculadora do Raul e logo no 1° mês já me rende R$4.500,00, porém, vou precisar de parte desse valor de rendimento pra pagar meu aluguel rs. 

e aí? 😓

@Elenice Aparecida Rosa Do Nascimento além dos pontos colocados pelos colegas, fiquei em dúvida na sua simulação, qual o valor do investimento e qual rentabilidade você usou para gerar R$4.500,00 no primeiro mês? 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/04/2023 at 10:17, Elenice Aparecida Rosa Do Nascimento disse:

Olá sardinhas bom dia. 

Tenho uma dúvida particular e gostaria de saber a opinião de vcs. 

Eu e meu marido em 2020 compramos nossa casa a vista. Hj ela vale 800mil.

Estamos pensando em vender e colocar o dinheiro pra investir.

Já fiz as simulações na calculadora do Raul e logo no 1° mês já me rende R$4.500,00, porém, vou precisar de parte desse valor de rendimento pra pagar meu aluguel rs. 

e aí? 😓

Elenice, conforme o Flavio disse, qual conta você fez ?

É uma coisa muito pessoal, mas se você ficarem tranquilos morando de aluguel, a parte financeira da conta sempre vai pender para o lado do investimento, só fica a questão psicológica...

Consegue 0,8% ao mês de forma razoavelmente segura e tranquila, ou seja, 800k = R$ 6.400,00

Se você for morar num imóvel equivalente ao seu, no máximo você vai pagar R$ 4.000,00 (pagando caro demais) o normal vai ser pagar R$ 2.400,00 num equivalente ao seu de 800k

ou seja, vai "sobrar" R$ 4.000,00 por mes para investir

Alguns detalhes para lembrar...

Se vale 800k , depois de tudo vai chegar na sua mão uns 600-650k lembre-se disso ( corretagem, impostos, etc, etc )

Então é importante refazer as contas que fiz ai pra cima rsrs, e olhar os números de forma realista e com margem de segurança.

 

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 20/04/2023 at 18:32, Flavio Prado disse:

@Elenice Aparecida Rosa Do Nascimento além dos pontos colocados pelos colegas, fiquei em dúvida na sua simulação, qual o valor do investimento e qual rentabilidade você usou para gerar R$4.500,00 no primeiro mês? 

Eu usei a calculadora de juros compostos do Raul mesmo. 

Coloquei o rendimento de 8% a.a que ele sempre coloca nas aulas. O valor inicial coloquei R$750mil. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Acho q essa filosofia de viver de aluguel e ir aproveitando o crescimento da renda passiva só se aplica a quem não tem casa quitada ainda. Vejo a casa como um checkpoint, a partir do momento q vc conseguiu, ela vira um porto seguro, se tudo der merda na sua vida, vc teria ela para vender.

Tipo, viver de aluguel, se tudo for pra merda, nada impede do proprietário pagar uma multa e meter o pé na bunda do inquilino. Por isso, eu vejo casa própria tipo tesouro direto, não é o ativo para dar o porradão pra cima, é só aquela ativo que vai rendendo de pouquinho e pouquinho, com uma boa segurança e sem muito estresse

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Elenice Aparecida Rosa Do Nascimento está casa que compraram a vista em 2020 se valorizou muito desde então ? 
o pessoal citou vários pontos então fiquei curioso com :

valorização imóvel quitado ?

qual seria aluguel que buscariam ?

avaliaram comprar um imóvel de menor valor já que estão disposto a vender o atual ?

obs: lembrando que um aluguel sofre reajustes e numa análise rasa o valor pode enganar um pouco!

eu estou num processo inverso , moro de aluguel há 15 anos num apto de 34m2, e tenho um terreno em que pretendo construir , na que ele fica a 4 quadras do trabalho da minha mulher e também pq é um desejo nosso (além do terreno já quitado )

mas nossa estratégia (e isso pode mudar ) é tentar levantar a parte bruta com recurso próprio - dinheiro novo a e financiar por uns 20 anos o que faltar , que seria como pagar um aluguel já pagamos (mas no caso elas eh funcionária pública e temos juntos já uma renda passiva que pagaria este aluguel atual ou futuro )

Não pretendemos usar dinheiro já investido para a casa , mas por conta da nossa estratégia (e acredito que isso sempre será muito pessoal )

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Guilherme Xavier Young Fei disse:

Acho q essa filosofia de viver de aluguel e ir aproveitando o crescimento da renda passiva só se aplica a quem não tem casa quitada ainda. Vejo a casa como um checkpoint, a partir do momento q vc conseguiu, ela vira um porto seguro, se tudo der merda na sua vida, vc teria ela para vender.

Discordo. Filosofia viver de aluguel só faz sentido quando vc tem o dinheiro significativo que seria usado pra comprar sua casa (mesmo que só seja uma entrada) e também sabe gerir seu dinheiro. Pra quem vive passando apertos e não sabe o que fazer, melhor se esforçar pra juntar um pouco, somar no FGTS e financiar uma casa mesmo. Assim pelo menos constrói algum patrimônio.

Claro que há casos e casos, por isso a calculadora que vc coloca as duas possibilidades que te surgiram e ela já te o que é melhor fazer.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/04/2023 at 09:17, Elenice Aparecida Rosa Do Nascimento disse:

Olá sardinhas bom dia. 

Tenho uma dúvida particular e gostaria de saber a opinião de vcs. 

Eu e meu marido em 2020 compramos nossa casa a vista. Hj ela vale 800mil.

Estamos pensando em vender e colocar o dinheiro pra investir.

Já fiz as simulações na calculadora do Raul e logo no 1° mês já me rende R$4.500,00, porém, vou precisar de parte desse valor de rendimento pra pagar meu aluguel rs. 

e aí? 😓

Olha eu acho que não vale a pena trocar uma moradia segura por um dividendo de renda VARIAVEL, dependendo do custo do aluguel ficaria meio que elas por elas tambem, é igual um comentario acima, na minha opinião uma casa é um checkpoint/conquista.

mas esse é um ponto de vista tambem

se eu tivesse chance de viver de renda eu nem casa teria, era um mes em cada cidade e se tchau

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 24/04/2023 at 22:36, Henrique Magalhães disse:

valorização imóvel quitado ?

Em 2020, compramos ela por 400mil e ela estava caindo aos pedaços, sério. Gastamos 200mil com a reforma e na avaliação que fizemos em 2021 ela valia 800mil. Não sei 2023, deve ter aumentado um pouco. 

On 24/04/2023 at 22:36, Henrique Magalhães disse:

qual seria aluguel que buscariam ?

Não quero sair do bairro que estou e aqui o aluguel de um apê com as mesmas características da minha casa (3 quartos, 2 banheiros, 2 vagas de garagem) seria por volta de R$3.000,00/mês.

On 24/04/2023 at 22:36, Henrique Magalhães disse:

avaliaram comprar um imóvel de menor valor já que estão disposto a vender o atual ?

Não, nossa ideia por agora seria mesmo viver de aluguel, considerando que não quero dar um passo pra trás e ir pra uma casa menor num bairro de nível mais baixo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 20/04/2023 at 18:12, Ricardo Ochoa Pachas disse:

na sua cidade tem muitas opções para alugar?

Sim, mtas opções no mesmo bairro que o meu.

 

On 20/04/2023 at 18:12, Ricardo Ochoa Pachas disse:

tem um lugar em vista para alugar, qual valor do aluguel?

Por volta de R$3.000,00/mês um apê no mesmo nível que minha casa (3 quartos, 2 banheiros e 2 vagas de garagem)

 

On 20/04/2023 at 18:12, Ricardo Ochoa Pachas disse:

teria uma melhor qualidade de vida?

Quero manter a mesma qualidade de vida, morar no mesmo bairro, num local espaçoso igual minha casa 200m²

 

On 20/04/2023 at 18:12, Ricardo Ochoa Pachas disse:

achei a conta baixa, se for usar FIIS com 0,7% teria 5600 mensais de dividendo e você precisa de apenas parte dele para pagar o aluguel, financeiramente compensa. Você ainda re-investiria a diferença

Eu usei a calculadora do Raul mesmo, coloquei taxa de 8% a.a. e no valor inicial considerei 750mil.  

On 20/04/2023 at 18:12, Ricardo Ochoa Pachas disse:

tem filhos?

não, e não esta nos nossos planos.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Elenice Aparecida Rosa Do Nascimento 

pelo que me parece você conseguiram uma boa valorização na casa  e se for fácil vendê-la seria um bom negócio!

como não pretendem ter filhos e você procura um aluguel pra manter o mesmo padrão , é bem válido sim …até por que se vcs resolverem futuramente comprar outra casa não sairiam do zero … 

no fim a decido será pessoal mesmo mas você tem bons números a seus favor , eu só me preocuparia com o aluguel que pode subir muito com o tempo , mas desde que ele não seja uma fatia grande dos custos mensais x receitas , é uma ideia legal !

eu estou no inverso ,hoje meu aluguel representa por volta  de 5% dos meus ganhos , então isso me ajuda muito enquanto quitei terreno e agora iniciar uma construção  sem ter q tirar nada da carteira de investimento (está sim é meu pote de outro pra aposentadoria )

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Elenice, boa tarde.

Eu já fiz isso, mas era um imóvel que utilizava para alugar. Daí, comparando somente aluguel líquido que eu recebia Vs o rendimento liquido (descontado inflação), eu achei que valeu a pena. Mas vender seu único imóvel, que vc usa como moradia, para viver de aluguel, diria que é um movimento muito arrojado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 24/04/2023 at 20:21, Elenice Aparecida Rosa Do Nascimento disse:

Eu usei a calculadora de juros compostos do Raul mesmo. 

Coloquei o rendimento de 8% a.a que ele sempre coloca nas aulas. O valor inicial coloquei R$750mil. 

@Elenice Aparecida Rosa Do Nascimento entendi. Tinha usado R$4.500 e R$800mil e não fechava.

Como o pessoal disse, é uma questão muito pessoal. Financeiramente a diferença fica pequena, pois pelo que entendi você mora em uma casa e iria para um apartamento. A casa tem a manutenção externa que você paga sozinha. No apartamento você tem o valor do condomínio, que serve para pagar a manutenção externa e demais gastos comuns do condomínio, então seria interessante considerar estes valores de "manutenção" da casa e do apartamento.

Agora, respondendo a sua pergunta (e na minha visão): não me parece valer a pena, pois você usaria praticamente todo o rendimento mensal dos R$750mil para custear o aluguel, "matando" a bola de neve dos juros compostos. Entendo que valeria a pena se você fosse para um aluguel bem menor que o rendimento gerado pelos investimentos para que haja um reinvestimento.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Elenice Aparecida Rosa Do Nascimento entendi. Tinha usado R$4.500 e R$800mil e não fechava.

Como o pessoal disse, é uma questão muito pessoal. Financeiramente a diferença fica pequena, pois pelo que entendi você mora em uma casa e iria para um apartamento. A casa tem a manutenção externa que você paga sozinha. No apartamento você tem o valor do condomínio, que serve para pagar a manutenção externa e demais gastos comuns do condomínio, então seria interessante considerar estes valores de "manutenção" da casa e do apartamento.

Agora, respondendo a sua pergunta (e na minha visão): não me parece valer a pena, pois você usaria praticamente todo o rendimento mensal dos R$750mil para custear o aluguel, "matando" a bola de neve dos juros compostos. Entendo que valeria a pena se você fosse para um aluguel bem menor que o rendimento gerado pelos investimentos para que haja um reinvestimento.

Fora os aportes mensais do casal, iria fazer o patrimônio crescer.

Em relação ao checkpoint, porto seguro, ela tem muitas opções no mesmo bairro e mantendo o padrão, o aluguel consegue ser negociado, concordo que seria melhor ir para um ap um pouco mais barato, para acelerar o crescimento.

@Elenice Aparecida Rosa Do Nascimento

Levando em conta as resposta que você forneceu:

  • eu venderia (o que pode vir a ser a parte difícil e demorada)
  • tentaria negociar o aluguel, já que tem muitas ofertas (atenção ao valor do condomínio e outras taxas, como pontuado pelo @Flavio Prado)

 

Para os cálculos, considero uma situação que seria equivalente ou bem próxima, usando a planilha ivestir x alugar, considerando que:

  1. O casal tem o dinheiro para comprar a casa 750k
  2. a duvida hipotética seria: compro a casa a vista (1 mês na calculadora) ou coloco o dinheiro para render e moro de aluguel.
  3. apos 1 mês, a melhor opção financeira resultante foi, alugar e investir.

 

image.png

 

Segunda simulação, puxando para o lado da "compra do imóvel"

  1. Preço do imóvel 600k (menos dinheiro para investir)
  2. o IGPM para 15% ao ano (aluguel sobe mais rápido caro)
  3.  aluguel 10% mais caro (já começa mais caro)
  4. apos 36 meses, a simulação ainda diz que é mais vantajoso alugar e investir

 

 

image.png

Editado por Ricardo Ochoa Pachas
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

26 minutes ago, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Fora os aportes mensais do casal, iria fazer o patrimônio crescer.

Em relação ao checkpoint, porto seguro, ela tem muitas opções no mesmo bairro e mantendo o padrão, o aluguel consegue ser negociado, concordo que seria melhor ir para um ap um pouco mais barato, para acelerar o crescimento.

@Elenice Aparecida Rosa Do Nascimento

Levando em conta as resposta que você forneceu:

  • eu venderia (o que pode vir a ser a parte difícil e demorada)
  • tentaria negociar o aluguel, já que tem muitas ofertas (atenção ao valor do condomínio e outras taxas, como pontuado pelo @Flavio Prado)

 

Para os cálculos, considero uma situação que seria equivalente ou bem próxima, usando a planilha ivestir x alugar, considerando que:

  1. O casal tem o dinheiro para comprar a casa 750k
  2. a duvida hipotética seria: compro a casa a vista (1 mês na calculadora) ou coloco o dinheiro para render e moro de aluguel.
  3. apos 1 mês, a melhor opção financeira resultante foi, alugar e investir.

 

image.png

 

Segunda simulação, puxando para o lado da "compra do imóvel"

  1. Preço do imóvel 600k (menos dinheiro para investir)
  2. o IGPM para 15% ao ano (aluguel sobe mais rápido caro)
  3.  aluguel 10% mais caro (já começa mais caro)
  4. apos 36 meses, a simulação ainda diz que é mais vantajoso alugar e investir

 

 

image.png

Pois é. Eu financiei um imóvel pq colocando na ponta do lápis os custos totais estavam menores do q eu estava pagando no aluguel. Caso contrário, eu acho q não teria problemas em morar de aluguel. Tudo bem q agora moro num apto bem menor do q eu morava, mas é na mesma rua. E foi uma oportunidade pq os donos estavam com pressa e dando o apto!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Barbara disse:

Pois é. Eu financiei um imóvel pq colocando na ponta do lápis os custos totais estavam menores do q eu estava pagando no aluguel. Caso contrário, eu acho q não teria problemas em morar de aluguel. Tudo bem q agora moro num apto bem menor do q eu morava, mas é na mesma rua. E foi uma oportunidade pq os donos estavam com pressa e dando o apto!

no resumo, quando você tem todo ou quase todo o dinheiro para comprar a vista, já não compensa mais comprar

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...