Jump to content
  • 0

Porque o tesouro SELIC é tão indicado no momento?


Felipe Resende Gomes

Pergunta

Eu entendi que o  tesouro SELIC rende mensalmente uma 1/12 do valor da taxa SELIC. Como a SELIC está alta, existe muita recomendação de compra do tesouro SELIC, porém eu tenho perspectiva que em breve a SELIC irá cair devido a pressão de empresas sobre o governo. Então se eu comprar SELIC hoje e nos próximos 3 meses a SELIC cair, eu vou estar rendendo bem menos do que se eu tivesse comprado  um pre-fixado do tesouro a 12%. Faz sentido esse raciocínio? Também quando a SELIC cair, é possível que a inflação suba e ai os títulos IPCA+ disponíveis no futuro não vão valer tanto quanto os de agora então na minha visão, parece que esse é um bom momento para pré-fixados e IPCA+, mas tem que diga que já passou o bonde. O que vocês acham? 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Felipe Resende Gomes disse:

Eu entendi que o  tesouro SELIC rende mensalmente uma 1/12 do valor da taxa SELIC. Como a SELIC está alta, existe muita recomendação de compra do tesouro SELIC, porém eu tenho perspectiva que em breve a SELIC irá cair devido a pressão de empresas sobre o governo. Então se eu comprar SELIC hoje e nos próximos 3 meses a SELIC cair, eu vou estar rendendo bem menos do que se eu tivesse comprado  um pre-fixado do tesouro a 12%. Faz sentido esse raciocínio? Também quando a SELIC cair, é possível que a inflação suba e ai os títulos IPCA+ disponíveis no futuro não vão valer tanto quanto os de agora então na minha visão, parece que esse é um bom momento para pré-fixados e IPCA+, mas tem que diga que já passou o bonde. O que vocês acham? 

 

Seu raciocínio está parcialmente certo, você não precisa esperar o IPCA subir para pegar títulos atrelados a ele, os melhores vc pega agora antes do IPCA subir

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Normalmente o pessoal recomenda o tesouro selic quando a pessoa esta estudando e não sabe bem o que vai fazer ainda

Ai deixa a grana na selic para quando entender e decidir o que vai fazer utiliza ela

Já para outras coisas, normalmente tem melhores opções (com mais risco, nada vem de graca nesta vida) massss se estiver dentro do limite do FGC, vai na fé !

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Felipe Resende Gomes disse:

Eu entendi que o  tesouro SELIC rende mensalmente uma 1/12 do valor da taxa SELIC. Como a SELIC está alta, existe muita recomendação de compra do tesouro SELIC, porém eu tenho perspectiva que em breve a SELIC irá cair devido a pressão de empresas sobre o governo. Então se eu comprar SELIC hoje e nos próximos 3 meses a SELIC cair, eu vou estar rendendo bem menos do que se eu tivesse comprado  um pre-fixado do tesouro a 12%. Faz sentido esse raciocínio? Também quando a SELIC cair, é possível que a inflação suba e ai os títulos IPCA+ disponíveis no futuro não vão valer tanto quanto os de agora então na minha visão, parece que esse é um bom momento para pré-fixados e IPCA+, mas tem que diga que já passou o bonde. O que vocês acham? 

Cara, pelo que entendi.. agora estamos em um bom momento.. Pegar um pré-fixado, esperar a regressiva do IR chegar aos 15%.. quando a taxa começar a cair o preço do título sobe, aí faz a famosa "Marcação ao Mercado" e vende.

Por favor, me corrijam.. mas foi isso que eu entendi das aulas!

Espero ter contribuído.

Abraço

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Othon Oliveira disse:

Cara, pelo que entendi.. agora estamos em um bom momento.. Pegar um pré-fixado, esperar a regressiva do IR chegar aos 15%.. quando a taxa começar a cair o preço do título sobe, aí faz a famosa "Marcação ao Mercado" e vende.

Por favor, me corrijam.. mas foi isso que eu entendi das aulas!

Espero ter contribuído.

Abraço

Raciocínio correto

Só que para IR chegar a 15 tem q passar dois anos, aí tal.vez já passou da hora da marcação a mercado.

Se.fizer a marcação a mercado antes, tem q fazer a correção do IR para ver se mesmo assim vai valer a pena

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Othon Oliveira disse:

Cara, pelo que entendi.. agora estamos em um bom momento.. Pegar um pré-fixado, esperar a regressiva do IR chegar aos 15%.. quando a taxa começar a cair o preço do título sobe, aí faz a famosa "Marcação ao Mercado" e vende.

Por favor, me corrijam.. mas foi isso que eu entendi das aulas!

Espero ter contribuído.

Abraço

é mais ou menos por aí, só não dá pra garantir que de fato a SELIC vá cair, resultando na marcação a mercado E tb não tem mto essa questão de esperar chegar o IR nos 15%. Isso pode até fazer com que vc perca o timming.

Sobre o raciocínio, do "bom momento", é o mais provável, mas não é garantido. Se o governo começar a adotar políticas que reflitam em aumento da inflação, ex - aumento de gastos do governo, de salários, etc - não faria sentido o BC reduzir a Selic no momento. 

Porém o calabouço fiscal, mesmo não sendo um bom plano, é um plano, e tem acalmado os ânimos. Campos Neto e Andrade estão BFF. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pelo que percebi estão todos corretos, porém é como o amigo João falou.

Depende da sua estratégia no momento, porque o contrafluxo vai também contra a marcação a mercado e a marcação a mercado vai contra o contra fluxo rsrs.

Foi isso que eu entendi pelo menos. Me corrijam se falei besteira.

... Acho que para mim que estou em construção de patrimônio o melhor seria o contra fluxo pois eu estarei sempre comprando e deixando render até conseguir um bom patrimônio e aí sim tentar aproveitar da marcação a mercado.

3 horas atrás, Joao Lucas Ferreira Da Silva disse:

Isso ai e a famosa marcação a mercado… depende tudo do seu objetivo com aquele dinheiro…

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...