Jump to content
  • 0

Rentabilidade diaria Selic

Adriano Umemura

Pergunta

Boa noite. Alguem poderia me ajudar com uma formula matematica para colocar no excell para o calculo da rentabilidade diaria a partir da selic anual. Se puder ser um sistema em que colocando a taxa selic em uma celula, o valor do investimento em outra e ele gera uma coluna com a rentabilide diaria do investimento. Desde ja agradeço.

• Brabo 1
Link para compartilhar

Recommended Posts

• 0
8 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Boa noite. Alguem poderia me ajudar com uma formula matematica para colocar no excell para o calculo da rentabilidade diaria a partir da selic anual. Se puder ser um sistema em que colocando a taxa selic em uma celula, o valor do investimento em outra e ele gera uma coluna com a rentabilide diaria do investimento. Desde ja agradeço.

Opa, eu ia sugerir a calculadora de juros compostos, mas entendo que vc precisa que seja no Excel, certo?

Editado por Rai Nunes Espindola
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Rai Nunes Espindola disse:

Opa, eu ia sugerir a calculadora de juros compostos, mas entendo que vc precisa que seja no Excel, certo?

Seria melhor se fosse no excell. Mas voce tem alguma calculadora de juros compostos que atende estas caracteristicas? Vc coloca a taxa anual, o aporte e ele mostra a evolução diaria do rendimento?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
2 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Seria melhor se fosse no excell. Mas voce tem alguma calculadora de juros compostos que atende estas caracteristicas? Vc coloca a taxa anual, o aporte e ele mostra a evolução diaria do rendimento?

Não, a do Raul mostra mês a mês.

Achei um pouco complicado isso que vc quer, por conta dos finais de semana e feriados, o ideal é usar o mês mesmo.

Mas tentando algo próximo do que vc quer:

Células:

A1, coloque o label "Taxa Selic Anual".
B1, coloque o valor da taxa Selic anual em decimal (por exemplo, 0.1375 para 13.75% ao ano).
A2, coloque o label "Valor do Investimento".
B2, coloque o valor do investimento inicial
A4, coloque o label "Dia".
B4, coloque o label "Rentabilidade Diária".
A5, coloque 1 para o primeiro dia.
B5, insira a fórmula seguinte fórmula: =B2*((1+B1)^(1/365)-1)..

Arraste as célula A5 e B5 para baixo o quanto quiser utilizar...

Me fala se deu certo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
24 minutes ago, Rai Nunes Espindola disse:

Não, a do Raul mostra mês a mês.

Achei um pouco complicado isso que vc quer, por conta dos finais de semana e feriados, o ideal é usar o mês mesmo.

Mas tentando algo próximo do que vc quer:

Células:

A1, coloque o label "Taxa Selic Anual".
B1, coloque o valor da taxa Selic anual em decimal (por exemplo, 0.1375 para 13.75% ao ano).
A2, coloque o label "Valor do Investimento".
B2, coloque o valor do investimento inicial
A4, coloque o label "Dia".
B4, coloque o label "Rentabilidade Diária".
A5, coloque 1 para o primeiro dia.
B5, insira a fórmula seguinte fórmula: =B2*((1+B1)^(1/365)-1)..

Arraste as célula A5 e B5 para baixo o quanto quiser utilizar...

Me fala se deu certo.

Quando copiar para celula B6, qual variavel da formula que ira mudar em relação a B5?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
10 minutes ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Quando copiar para celula B6, qual variavel da formula que ira mudar em relação a B5?

Realmente, não sei que besteira fiz...

Vamos lá, monta a planilha assim:
image.png.422437651be8f67dd6a1a08fe31b2c55.png

Na B4 coloque seu aporte inicial.

Na B5 coloque: =B4*(1+((B1/100)/365))

Na C5 coloque: =B5-B4

Daí só replicar a fórmula pra baixo, sem deixar alterar o "B1"...

Observe que isso é algo parecido com a realidade, mas não a realidade de fato, pois há feriados, finais de semana a serem considerados, fora anos bissextos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

A fórmula que uso no Excel é:

=((1+(1*TaxaAno))^(1/252)-1)

na parte 1/252, você pode substituir o 1 pelo número de dias úteis que quer calcular o rendimento.  FDS e feriados não contam. 

Se quiser conferir seu resultado, extraí um pedaço da minha planilha...  A coluna Taxa Dia é um multiplicador a aplicar no principal.

image.png.86840d7a9628b60756a33db80796ba59.png

Espero que tenha me explicado de forma clara e que isso te ajude!

Editado por William Redig
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, William Redig disse:

A fórmula que uso no Excel é:

=((1+(1*TaxaAno))^(1/252)-1)

na parte 1/252, você pode substituir o 1 pelo número de dias úteis que quer calcular o rendimento.  FDS e feriados não contam. 

Se quiser conferir seu resultado, extraí um pedaço da minha planilha...  A coluna Taxa Dia é um multiplicador a aplicar no principal.

image.png.86840d7a9628b60756a33db80796ba59.png

Espero que tenha me explicado de forma clara e que isso te ajude!

Boa essa que usa 252, que são apenas dias uteis. Massa!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
23 minutes ago, Rai Nunes Espindola disse:

Realmente, não sei que besteira fiz...

Vamos lá, monta a planilha assim:
image.png.422437651be8f67dd6a1a08fe31b2c55.png

Na B4 coloque seu aporte inicial.

Na B5 coloque: =B4*(1+((B1/100)/365))

Na C5 coloque: =B5-B4

Daí só replicar a fórmula pra baixo, sem deixar alterar o "B1"...

Observe que isso é algo parecido com a realidade, mas não a realidade de fato, pois há feriados, finais de semana a serem considerados, fora anos bissextos.

Para não alterar o "B1" escreve na fórmula B$1, desse jeito fixa a linha 1 e não muda ao arrastar para baixo

Editado por Ricardo Ochoa Pachas
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 minute ago, Rai Nunes Espindola disse:

Percebi kkkkkkkkk

Eu tentei criar algo rápido aqui pra ele, mas era óbvio que vcs teriam algo mais profissional.

Quando comecei a investir, o meu desafio foi a minha planilha bater com o rendimento diário informado no app da corretora.  Apanhei, mas consegui.  

De lá para cá, minha planilha de investimentos evoluiu para uma super planilha que faz quase tudo sozinha...

Estou trabalhando numa versao 2.0 dela, para poder compartilhar.  Por enquanto ela só funciona bem comigo....

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Vou ver se consigo fazer uma coluna com o saldo liquido. Utilizando os descontos regressivos de IOF e IR. Mas agora o sono não vai deixar 😅

Dps compartilha aqui hahahaha só pra ver se tá tudo certo 😌🤣

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...